Loading

O sangue de João Paulo II, a publicidade e a santidade

Roubaram relicário com sangue de João Paulo II

Os jornais anunciam o roubo «de valor incalculável» de uma relíquia. A polícia italiana lançou uma formidável operação, com a ajuda de cães treinados, para encontrar o frasco roubado com sangue de João Paulo II, com uma cruz de um igreja medieval.

Só há, em todo o mundo, três frascos com sangue de João Paulo II, papa a canonizar em abril, momento em que a raridade da relíquia atingirá valores incalculáveis. A imprensa é omissa quanto ao treino dos cães que ajudam a polícia, sem dizer se foram adestrados a descobrir frascos, sangue ou cruzes. De qualquer modo espera-se que uma relíquia tão valiosa seja recuperada das mãos dos ladrões. Há outros que precisam dela para as rotas do turismo pio junto de um amplo recipiente para o óbolo. E não correm riscos.

Que morbidez é essa que faz sangrar um papa para alimentar o mercado das relíquias? Se a moleza da fé embota a razão, por que motivo não lhe tiraram uma dose maior para baixar o preço? Na bolsa da fé, como na de outros valores, a escassez está na base da subida dos preços mas, tratando-se de um bem intangível, a canonização não é alheia à valorização da relíquia.

João Paulo II teve como profissão e estado civil a santidade em vida. Quanto à bondade, dividem-se as opiniões. Em relação ao negócio sinto uma verdadeira repugnância, pela exploração de um órgão do morto e fico a pensar, no meu pensamento de incréu, quanto valerão as vísceras e outros órgãos se, à semelhança do sangue, lhos furtaram à sorrelfa para alimentarem o devoção necrófila dos que julgam que a visita a uma relíquia conduz o peregrino ao Paraíso.

É preciso acreditar muito na santidade e duvidar ainda mais da inteligência.

 

7 thoughts on “O sangue de João Paulo II, a publicidade e a santidade”
  • Tolo_Mor

    Agora só falta saber se a notícia é verdadeira.

  • Molochbaal

    O fifi já encomendou um frasco de sangue, duas fatias de fígado, um naco de visícula, 30 cm de intestino e uma hemorróida de João Paulo II.

    Vai colocar tudo à sua cabeceira.

    É recordação dos actos do santinho, conhecido por apoiar o regime de Videla e Pinochet, destruir a teologia da libertação, entregar padres progressistas à morte e perseguir os homosexuais, mas ajudar Marcinkus, acusado de corrupção, a fugir à justiça e encobrir a pedofilia no vaticano.

    E muitos, muitos, outros actos de grande santidade.

    • stefano666

      Wojtyla ainda por cima foi conivente com os responsaveis (incluindo padres e freiras) do holocausto (Ruanda)…
      ele poderia se chamar Pio XIII… o nome cairia bem

      • Molochbaal

        Vai ser mais um santo envolvido em corrupção e assassinato em massa.

        A juntar a dezenas de outros…

  • Jose_Povinho

    Os agnósticos gostam de jogar com todas as cartas do baralho. Para parecerem ateus, dizem que não acreditam em Deus. Para passarem por crentes, admitem, no entanto, que possa existir.É o que se chama um verdadeiro oportunismo filosófico.

    No caso do chanfrado agnóstico, adorador do deus wotan, o oportunismo é também político, oscilando entre a adesão à extrema.direita franquista e ao progressismo de Oscar Romero. Por um lado, compraz-se com o bombardeamento de Guernica, por outro verte lágrimas de crocodilo com o assassinato de Romero.

    Não é possível ser-se mais canalha.

    • Molochbaal

      Yap.

      É lixado não é ?

      Lidar com alguém, como eu, que não se encaixa em rótulos e preconceitos e que não defende ou ataca alguém pela sua cor política, mas por razões objectivas.

      Alguém que é capaz de atacar e ao mesmo tempo defender a mesma causa ou pessoa, consoante os vários casos concretos em que considere que tem ou não tem razão e não negar tudo por embirração generalizada ou tudo aceitar por seguidismo carneirista.

      Alguém que até ao inimigo é capaz de reconhecer razão, se for caso disso, e de criticar o amigo, se vir que este está enganado.

      Alguém com independência de espírito, que não encara a vida com a tua visão tacanha de clubismo redutor.

      Tudo isto é demais para a tua cabecinha de carneiro seguidista, que concorda, por defeito, com tudo, mas tudo, o que qualquer chefe diga, e que discorada de tudo, mas tudo, o que diga alguém de quem o teu chefe não gosta.

      Era mais fácil se eu alardeasse cegamente a propaganda de uma cartilha qualquer e atacasse cega e estupidamente, como tu fazes, todos os que não fossem desse clube. Era, não era ?

      Temos pena.

      E não te esforces que nunca conseguirás perceber.

      Está fora do alcance dos sabujos como tu.

      • Molochbaal

        Aproveito para anunciar que estou a vender um saco de bofe do santinho JP II.

        Eventuais interessados devem trasnferir o guito para o meu nib.

        Não se acotevelem, que tenho mais de 100 quilos.

You must be logged in to post a comment.