Loading
  • 21 de Janeiro, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Brasil

G_religiao.jpg

29 thoughts on “Brasil”
  • Tolo_Mor

    Só foi pena não citarem a fonte da estatístca, mas aqui é tudo meia bola e força, em bom estilo porreiraço.

  • Vox Populi

    E que tal analisarem os dados oficiais do Censo de 2010 do Brasil ? Não seria mais honesto ? Os ateus, de acordo com esses dados, representam apenas 0,33% da população brasileira.

    http://ateuedai.wordpress.com/tag/censo/

    ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/tab1_4.pdf

    • Falas muito

      para aí mais de 40% nem devem saber o que quer dizer a palavra ateu…

      • E tu gostarias de branquear

        Este DduA deve significar Diário de uns Aldrabões, até conseguem meter quadros estatísticos que contrariam claramente os resultados oficiais do Censo 2010 do Brasil. É obra. É essa a especial “ética” ateísta do DduA ( Diário de uns Aldrabões) ?

  • carlos cardoso

    Os dados aqui apresentados não contradizem de forma alguma os dados oficiais do censo de 2010 no Brasil. Pretender o contrário é que é desonesto.

    Seria no entanto interessante saber mais sobre a base deste inquérito, assim como as definições utilizadas, para poder julgar da sua credibilidade. Parece-me pelo menos curioso que os “sem religião” se pronunciem sobre as “orientações
    sexuais ditadas pelos seus templos”…

    • Vox Populi

      Vocês são uma cambada de aldrabões. O Esperança não edita nenhuma fonte quanto ao gráfico que apresenta e vocês acham normal, entendem que isso é muito honesto. Depois acham plausível e não contraditório que os valores do suposto gráfico dos anos de 2004 e 2008 apontam para números substancialmente inferiores aos do censo brasileiro de 2010. E também acham normal que alguém edite números de 2004 e 2008 quando os números do censo de 2010 apontam para uma percentagm de 0,33% de ateus no Brasil.E escondem esta percentagem ridícula com números inventados e completamente aldrabados de 2004 e 2008, relaivamente aos quais não citam a sua fonte, como seria da mais elementar relevância. Finalmente, como não conseguem digerir os dados oficiais do censi de 2010, põem-se a debitar paletmices como ” seria no entanto interessante saber mais sobre a base deste inquérito”. Ou seja, relativamente aos dados inventados de 2004 e 2008, nenhuma objecção a fazer. Quanto aos dados oficiais de 2010, aparece um ressabiado a dizer que ” para aí mais de 40% nem devem saber o que quer dizer a palavra ateu”. E logo a seguir, aparece outro ressabiado a tentar desvalorizar a força concludente de 0,33% de ateus no Brasil em 2010 sem nenhum argumento concreto que possa opor a esses resultados. Aproveitem também para olhar para a expressividade dos cristão, católicos e não católicos, que os dados de 2010 apresentam, pois a vossa azia ainda crescerá mais exponencialmente.

      • Vox Populi

        “Depois acham plausível e não contraditório que os valores do suposto
        gráfico dos anos de 2004 e 2008 apontam para números substancialmente
        inferiores aos do censo brasileiro de 2010”

        Vox Populi

        Aqui estava a referir-me ao número de crentes, cristãos, católicos e não católicos, que, no censo de 2010, são substancialmente superiores ao do famigerado gráfico.

    • Vox Populi

      Os dados do gráfico publicado são completamente inventados e não há qualquer referência à sua fonte.

      Os dados do censo oficial de 2010 do Brasil desmentem categoricamente os valores desse gráfico, em todas as suas vertentes, nomeadamente em relação à percentagem de 0,33% de ateus.

      Depois, por que razão se publicam supostos dados de 2004 e 2008 quando em 2010 tinha sido publicado o censo oficial ?

      Por aqui se podem ver onde e com quem está a desonestidade.

      • Ateu, e dai?

        Boa tarde Vox Populi. Sou editor do site “Sou ateu, e daí”, que publicou o artigo que você usou como referência aqui nos comentários. Não conhecia este site ainda, mas agradeço pela referência.

        Quanto à divergência entre os números aqui apresentados e o censo de 2010, há uma explicação plausível. O gráfico deste artigo está se referindo somente aos JOVENS que se evadem da religião, enquanto o censo do IBGE corresponde à população geral do Brasil.

        Há uma grande variação de escolhas religiosas de acordo com a idade dos entrevistados. Utilizando o próprio censo do IBGE como fonte, podemos ver que, apesar de 0,33% da população como um todo se considerar ateia, entre os jovens de 20 a 24 anos esse percental aumenta para quase 11%.

        Portanto, não sei se eu descartaria esses números imediatamente como inventados. Pode ser que eles façam sentido, dependendo da metodologia aplicada na pesquisa. Porém, alguns dados seriam importantes para se avaliar a plausibilidade dos dados, como a idade dos participantes da pesquisa. E a apresentação da fonte também seria fundamental para que ela pudesse ser levada a sério.

        • Vox Populi

          0,33% são 0,33%, não há argumentação que contraria as regras das evidências matemátticas. O resto é conversa de treta. Ou seja, aldrabice refinada.

          Quanto ao gráfico publicado pelo Esperança, sem alusão a qualquer fonte, do qual tivesse derivado, a conclusão só pode ser esta: mais um mero panfleto propagandístico , que me faz lembrar a célebre frase de Goebbels: ” uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”

          Mas não A mentira tem perna curta e 0,33% são sempre 0,33%.

          Ou seja, no Brasil, em função dos dados oficiais do Censo 2010, os ateus praticamente não existem. Nem se pode dizer que existe 1 ateu por 100 pessoas, Nem sequer metade de um ateu por 100 pessoas.

          É pouco, muito pouco.

          P.S. Ah, você não conhcia este site ? Então como chegou cá ? Caiu do céu aos trambolhões ?

          • Ateu, e dai?

            Olha, eu sei que a matemática pode por vezes parecer complicada, então eu vou dar um exemplo para clarificar a situação.

            Imagine que há uma população de 300 pessoas em um país. Desses 300, somente 1 é ateu. Então, pode-se dizer que 0,33% da população desse país é ateia.

            Agora, suponha que esse 1 ateu é jovem, estando, digamos, entre 18 e 25 anos. E além dele, há mais 9 pessoas entre os 300 da população nessa faixa etária (que obviamente não são ateus, já que o dito era o único).

            Assim, entre os jovens dessa população 10% seriam ateus (1 jovem entre 10 existentes), apesar de apenas 0,33% da população total ser ateia.

            Entendeu agora porque o gráfico pode fazer sentido? A veracidade dele vai depender de outros dados que também deveriam ter sido fornecidos, sendo a idade dos entrevistados provavelmente o mais importante.

            Dados como esse também são interressantes para saber como será a demografia da população futura. Os ateus brasileiros realmente são pouco existentes no momento, porém, se a maioria da população religiosa for de idosos ou pessoas de meia idade, essa situação tende a se inverter futuramente.

            P.S. Eu cheguei aqui graças ao link que você colocou em seu comentário. Quando se tem acesso ao painel de controle de um site, ele direciona para você o link de outros sites onde o seu foi mencionado. Vivendo e aprendendo, viste?

          • Molochbaal

            E achas que o fifi ainda não percebeu ?

            Se és novo aqui, ficas apresentado ao troll oficial do blog. O aldrabão que está aqui apenas para criar mau ambiente.

            Porque até ele está farto de saber que, entre a juventude de TODAS as gerações, desde há uns 100 anos, os católicos têm vindo a perder terreno e ateus, agnósticos e sem religião a aumentar.

            Todos sabemos isto. O facto de pretender criar um caso contra o que é do conhecimento geral, até do conhecimento dele, apenas demonstra o animal com que estamos a lidar.

          • stefano666

            Baal… o número de deístas(pessoas que creem em Deus, mas não pertencem a nenhuma igreja) também aumentou no Brasil e no mundo.

          • stefano666

            o catolicismo tem perdido adeptos a cada geração em virtude do histórico repressivo, regras medievais

          • stefano666

            o papa não adota uma grande “perestroika” na ICAR….
            a ICAR assinalando sua decadencia

          • stefano666

            o número de evangelicos e pessoas sem-igreja(ateus, agnósticos e deístas) aumentou aqui.
            Embora o Brasil tenha presença religiosa… no cotidiano… a onipresença da religião tem sido menor que antigamente.

          • Vox Populi

            0,33% são 0,33%. A matemática é uma ciência muito rigorosa, não é contornável à medida da quantidade crescente de palavras, que alguns usam, para tentar contornar a crueza dos números,

            Vivendo e aprendendo, viste ?

          • stefano666

            olha… eu percebi que há muito deísta também no Brasil.
            (aquele que é crente.. mas não tem igreja)

            sem falar de pessoas que não são cristãs “puras” (seguem candomblé, buzios, tarô etc tambem)

          • stefano666

            e tem muita gente que tem mais “devoção” ao mundano…
            alcool, sexo, festa etc.

          • stefano666

            na verdade a população deísta e evangélica se expandiu no Brasil…

            já atéia e agnóstica não é tanta…

  • Deusão

    No censo 2010 não havia a opção “ateu”. Uma exigência dos asnos crentóides aos quais a nossa presidanta (presidente anta) se subordina. Inclusive o presidente do IBGE foi substituído quando contestou as orientações da presidanta.
    Os ateus foram incluídos na categoria “sem religião”, o que evidentemente não é a mesma coisa. Os asnos crentóides fingem que é sim o mesmo.
    Mas as coisas por aqui estão mudando, basta ver o”enorme prestígio” do papalhaço, chico I. A visita do gajo não fez para a feira….

    • Vox Populi

      “No censo 2010 não havia a opção “ateu”.

      Deusão

      “O censo de 2010 foi o primeiro realizado pelo IBGE em que o entrevistado tinha a opção de se considerar ateu”

      Ateu sim e daí ?

      http://ateuedai.wordpress.com/tag/censo/

      És tão palerma que nem consegues saber que, no censo de 2010, foi a primeira vez que apareceu a opção de alguém se afirmar ateu.

      Os ateus são assim tão estúpidos como tu ? Que nem conseguem ler coisas elementares ?

      Mas os resultados não mentem. No Brasil, em 2010 havia apenas 0,33% de ateus.

      E como é que, no quadro de 2004 e 2008, alguém poderia contabilizar o número de agnósticos e ateus em inquérito oficial se essa possibilidade só apareceu no censo de 2010 ? Não podia. Por isso, o quadro editado pelo Esperança é uma completa mentira. Números totalmente falsos e inventados.

      Vocês são uma cambada de aldrabões e devem estar com uma azia monumental. É muito bem feito. Quiseram ter entradas de leão e acabam estrondosamente derrotados, com vergonhosas saídas de sendeiros..

      • Molochbaal

        Diz lá, ó fernandinho;

        Independentemente do que estás a dizer, porque é que tens de usar nicks falsos ?

        E outra coisa, já toda a gente percebeu que a sondagem apresentada se refere apenas a jovens, enquanto o censo de que tu falas se refere a toda a população.

        Ora, o título do post é bem claro e não deixa margem para dúvidas – esta sondagem refere apenas jovens.

        Ora, é sabido que o número de católicos está a baixar. O de crentes também, principalmente entre os jovens.

        Pelo que, o único aldrabão aqui és tu.

        Como sempre estás a tentar distorcer as coisas. Picaste-te não foi ? Ao ver que as novas gerações se estão cada vez mais nas tintas para vocês…

        Então vens com uma treta de contradição de resultados, quando está preto no branco, escrito que esta sondagem se refere a um universo diferente (JOVENS) do do censo que referiste, (POPULAÇÂO TOTAL).

        Toda a gente percebeu que estás outra vez a meter a pata na poça. Ficaste foi todo histérico com os resultados, não foi fifi.

        Porque significam que, a longo prazo, dinossauros como tu vão sendo remetidos à insignificância.

        Ora, de facto, não sendo publicada a fonte, que pode ser apenas uma sondagem da revista que os publicou e até não serem fifdedignos, não deixa de ser um facto que, os dados apresentados exprimem uma realidade que não é nova.

        Todos aqui sabemos que não é de agora, é de há mais de cem anos, que o vosso número tem vindo a descer, de geração em geração, desde que perderam a possibilidade de assassinar quem não fosse à missa.

        Mesmo que aesta sondagem fosse completamente fake, não deixava de expressar um facto verídico que todos bem conhecemos. Em Portugal, por exemplo, há uns 100 anos, os católicos praticantes deviam ser uns 90%. Hoje são uns 30%, a descer.

        E a queda, gradual, verifica-se precisamente nas novas gerações, onde o vosso número tem vindo a ser cada vez menos expressivo. assim como o número de ateus e agnósticos tem vindo a aumentar.

        Ficaste todo histérico não foi fifi ?

        Temos pena.

        PS

        Vê lá se te tornas um homenzinho e te deixas de falsificar nicks.

        • Deusão

          Ele se preocupa muito com a matemática e a lógica…e como fica a possibilidade de um peixe e um pão alimentar – e bem – milhares de pessoas ?
          Não vale a pena perder tempo com esse zé ruela bobalhão.

          • Molochbaal

            Essa de um peixe e de um pão conseguir alimentar milhares, não espanta nada.

            Os governos neoliberais, apoiados pela igreja católica, têm-se esforçado para reduzir as populações a esse santo estado.

      • Deusão

        Prezado débil mental,
        eu respondi ao questionário do IBGE e sei do que estou falando. E você, sua besta, respondeu ?
        O questionário está disponível no site do IBGE. Vá e verifique, palerma.

  • Deusão

    Outra observação: quem gosta de acompanhar o acréscimo dos torcedores de xeçuis são os asnos e as mulas crentóides. Eu tô cagando e andando para deus, jesus, santos e virgens parideiras.
    Só fico incomodado – e muito – com os débeis mentais de saias e os pastutos vomitadores de milagres e outras merdas. A bíblia não tem cheiro – é só um livreco; padres e pastores fedem !

  • carlos cardoso

    Entre os censos de 2000 e 2010 a percentagem de católicos desceu de 73.6% para 64.6% da população brasileira. No mesmo período a percentagem dos “sem religião” (em 2000 não havia a opção “ateu”) subiu de 7.4% para 8% da população. Esta tendência é a mesma que se verifica nos números acima (de 2004 e 2008), embora estes números se refiram, segundo parece, a um inquérito a uma população de jovens.

    A bem da verdade não vi aqui ninguém contestar os dados dos censos oficiais do Brasil.

You must be logged in to post a comment.