Loading

Baixou o preço das canonizações

A santidade custa os olhos da cara. Quem julga que só os vivos se dividem em classes e estas se sujeitam às inclemências do mercado, ignora o que custa a um defunto chegar à santidade.

São pesados os emolumentos para investigação de milagres, para transformar as graças recebidas, alegadas pelos crentes, em milagres certificados com a chancela do Vaticano. É inútil a dimensão do prodígio se a Sagrada Congregação para a Causa dos Santos não rubricar o milagre. Não se criam beatos e santos de graça, apesar das graças.

Quantos defuntos de países pobres, exímios a curarem achaques, a endireitar espinhelas caídas, a alinhar corcundas, a transformar coxos em maratonistas ou a sarar moléstias da pele, não ficaram no anonimato de crentes que lhes beijaram o retrato ou lhes dirigiram preces a troco de uma novena ou de uma simples ave-maria?

L’Osservatore Romano, Diário do Reino do Vaticano, informou na última quarta-feira, através do cardeal italiano Angelo Amato, que foi criada uma «lista de preços «como referência».

A medida, em vigor desde o princípio do ano, pretende – segundo o referido cardeal –, «inspirar-se num sentido de sobriedade e igualdade», a fim de evitar uma «desproporção de valor entre as várias causas».

A decisão, de acordo com o órgão oficial do Vaticano, resulta de uma colaboração entre a Congregação para a Causa dos Santos e as várias dioceses, que durante alguns meses apresentaram as suas despesas à Santa Sé.

O cardeal italiano não se tem esquecido de apelar à realização de donativos para ajudar ao financiamento de «causa pobres», isto é, de defuntos de elevado potencial milagreiro cuja simplicidade não atrai o mecenato de devotos ricos, injustiça que o Papa Francisco quer corrigir, tentando acabar com certos privilégios para um maior equilíbrio dentro da Igreja que conta com 1,2 mil milhões de batizados.

Os milagres não são exclusivos das dioceses ricas e da bondade dos crentes abastados.

4 thoughts on “Baixou o preço das canonizações”
  • Tolo_Mor

    Isto anda muito fraquinho de camaradas ateus a comentar. Quando aqui apareço é o deserto total. Será que a maioria deles vai a caminho da católica e silenciosa conversão e não dizem nada às tropas ?

  • Molochbaal

    É uma grande vitória para as classes trabalhadoras. O stefano deve estar contente. E também é bom para a economia. O IPM, índice de potencial milagreiro, dos países pobres deve subir significativamente.

    Entretanto, eu ando à procura de investidores, para lançar um santo, não muito caro, que cure ressacas.

    Vou recorrer ao santo António, o santo que encontra coisas.

    PS

    Isto de ser católico é fenomenal. É como viver no no Disney World o ano inteiro. Só falta os animais falarem.

    Ah, pois. A cobra já fala…

    • GriloFalante

      “Ah, pois. A cobra já fala”.
      Sim. E o camelo escreve.

      • Molochbaal

        Sim.
        Mas o camelo é fake. Sendo, sem dúvida, um grande camelo, não é um camelo a sério, que, esses, merecem o nosso respeito.

You must be logged in to post a comment.