Loading
  • 16 de Janeiro, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Sobre os ateus e o ateísmo

Há por aí quem nos julgue supérfluos, indignos e mal formados, quem considere a nossa existência inútil, perniciosa ou perigosa, quem secretamente gostaria de nos ver calados, amordaçados ou erradicados. E nós, ateus, obstinadamente vivos, perante a indiferença divina e o espanto dos crentes, insistimos em ser uma voz ao serviço da liberdade, do livre pensamento e da descrença.

Das numerosas religiões que disputam o bazar da fé todas se julgam inspiradas no único Deus autêntico, donde se conclui forçosamente que, na melhor das hipóteses, todas são falsas e só uma é autêntica, e, no caso mais provável, que nenhuma delas passa de um embuste de que se alimentam os parasitas da fé à custa dos crédulos.

Os ateus respeitam os crentes e desprezam as crenças. São como médicos que cuidam os doentes e atacam as doenças; são solidários com os que sofrem e abominam os que incentivam o sofrimento; defendem a felicidade, o conhecimento e a razão e combatem a resignação, a subserviência e a superstição.

Nunca o Diário de uns Ateus sustentou posições racistas, discriminações com base na raça, sexo, religião ou em qualquer outro pretexto. Não faz a apologia do nacionalismo ou estimula atitudes bélicas. Reiteramos a cada momento a nossa determinação na defesa dos princípios que regem a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Qual a religião que se conforma com tais princípios?

Defendemos a liberdade, os direitos humanos e a democracia. Combatemos a pena de morte, a prisão perpétua e a tortura. somos contra o racismo, a xenofobia e a discriminação sexual. Há alguma religião que nos acompanhe? Quem é intolerante?

É ignóbil que alguém procure impedir a prática de uma religião mas é ainda mais abjeto haver quem imponha a sua prática, hábito a que não renunciam facilmente os prosélitos dos diversos credos, decididos a fazer cumprir a vontade do deus a que se encontram avençados, escravos da vontade divina analisada pela mente embotada dos seus padres.

As sociedades que aprofundam o laicismo não põem em causa o exercício da liberdade religiosa mas as que se submetem a um credo facilmente confiscam todas as liberdades em nome de um deus que não existe com sanha persecutória e a vocação totalitária de quem se julga detentor de verdades absolutas.

 

4 thoughts on “Sobre os ateus e o ateísmo”
  • Tolo_Mor

    O Esperança podia mudar de refrão. Este já está muito gasto e enjoa. Para ele, os camaradas ateus são todos muito progressistas, bondosos e respeitadores da DUDH, mesmo que sejam os maiores criminosos e genocidas do mundo.

    • Irene

      Ateus são seres humanos e por isso podem ser criminosos e genocidas, tal como todos os seres humanos com religião. Uma coisa não invalida a outra.

  • David Ferreira

    Nunca é demais relembrar as motivações do ateismo militante.

  • Milba

    Por que citou-se só “os padres” e não os “líderes de crenças”? Temos postura próxima à dignidade dos ateus e somos SEM-CRENÇAS, não somos agnósticos, e deixamos a “divindade” à baila da cabeça de cada um. Somos terminantemente avêssos ao formato fingido de crenças que enfileiram interesseiros, pilantras disfarçados de “guias espirituais”, etc. Mas reiteramos uma simpatia pelas posturas difíceis e corajosas do Pontífice Fran,assim como várias vezes nos desgostamos com posts meio dissimulados de alguns autores no D1A, e também valorizamos várias outras vezes outros posts e comentários aqui:

    Portanto, uma vez que ESTUPRADORES que berram em púlpitos (no Brasil) não podem agora nem ser chamados de “criminosos” sem termos nossa tela invadida por “avisos” do infame “marco civil”,então vamos colocar aqui (se permitirem) um comentário extenso que reporta ao levante na Espanha, o vigor do Papa Fran, e a putridão do reino alastrador de crack no Brasil:

    Papa Fran Detona Corrupção e Covardes.

    http://pt.euronews.com/2014/01/16/vaticano-acerta-contas-com-os-seus-pecados/

    Epidemia sistêmica de corrupção do esfumaçado Nazi-monarco-comuno-ditatorial-socialismo do bush-lula-maduro-castro,o(S)bama, etc (baseado em infestação de drogas e “vacinas” e vigia opressiva e insana sobre cidadãos e amarguramento covardemente impositivo sobre mulheres, açulado e manipulado com “controle” imposto por crença covarde e enganosa no “formato” talebâ-evangélico, tudo isso agora cai como carcaça com entranha apodrecida.

    http://pt.euronews.com/2014/01/16/revolta-de-burgos-alastra-a-toda-a-espanha/

    Break do Negão doidão ridicularizou toda a “vigia” do o(S)bama.

    Leiam também:

    http://www.youtube.com/watch?v=rLGC3n3QvGs

    É por essa e por outras .. pulhítica racial exacerbada cauxa vexame até pros
    negros. E toda a vigia do o(S)bama mentiroso não consegue notar que um escurotá fazendo até do próprio farsante-mor um palhaço diante da Nação Americana.

    Tentem ENTENDER — os pulhas estão USANDO RACISMO como uma manobra podre de controle civil.
    ..
    E no Brasil ..

    Um excremento CONDENADO está sob as “benesses” duma “lei BOMBRIL”, forjada pelo cupincha encapado de “juiz”, vulgo raBoza — gentilmente pintado politicamente com tom escuro na pele para adular e enganar os negros — CAPANGA disfarçado do lula LARÁPIO que enlameia a Justiça Brasileira. Esse crápula raBoza é o “plano B” do lula LADRÃO; e um fantoche do pútrido NAZI-monarco-petismo-evangélico; que enfiouo Brasil em um corrupto esgôto de pastutos “no controle”.

    Não notaram a “babação” midiática em cima do raBoza (que é o “plano B” do lula PILANTRA)?

    Nós estamos sob um covardezinho “marco civil” que póda nossos comentários na internet, enquanto os BANDIDOS CONDENADOS ficam soltinhos em CASA e “trabalhando” no “conforto do lar”. Só falta a coleirinha de “presidentO” pro raBoza (depois do apê para “festinhas” em Miami). O salário minimo do brasileiro vai pra míseros 700 pilas, e já liberaram 190 MILHÕES para os coleguinhas do planalto enfeitarem seus domicílios. Estamos vivenciando uma FARSA com um fraudulento traíra trepado no STF.

    Essas “governanças” se tornaram INIMIGO de cada povo.

    Frase no EuroNews realça e faz decalque da contundência expressiva do Pensador Haddammann, ao dizer que a postura firme do Papa Fran faz “inveja” à arremêdos de líderes falastrôes.

You must be logged in to post a comment.