Loading
  • 13 de Dezembro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

A fé, a esmola e o poder do clero

O Islão, o mais implacável dos monoteísmos, insiste no 3.º pilar, “Zakat”, a obrigação de dar esmolas aos pobres, devendo cada muçulmano dar 2,5% dos seus rendimentos, se os tiver. Não é novidade do Islão, é herança judaico-cristã acolhida na cópia medíocre do cristianismo feita pelo arcanjo Gabriel, que voou junto a Maomé, entre Medina e Meca, em numerosas viagens, durante 20 anos, até o obrigar a decorar o que viria a ser o Corão, enquanto conduzia camelos. Que seria das religiões sem pobrezinhos?

Não tenho aversão à esmola, tanto mais que tenho estado do lado de quem a pode dar e não do de quem é obrigado a solicitá-la, mas não tenho ilusões sobre o facto de se tornar a indústria de quem a administra, para evitar a luta de quem a recebe, e um instrumento para a conquista do poder.

Os Irmãos Muçulmanos estão na origem da sobrevivência de multidões onde a religião não deixa florescer um Estado laico, justo e solidário. Depositários da verdade única, tal como as duas religiões que copiaram de forma primária, resolvem as carências básicas na educação, saúde e alimentação. A liberdade, o álcool e o toucinho é-lhes vedado, mas o martírio, o Paraíso e o tapete para as cinco orações diárias ficam garantidos, enquanto as esmolas e o Corão impedem a modernidade.

Em Portugal, enquanto o Governo, com fortes motivações ideológicas, vai reduzindo o povo à miséria, não falta com o cheque às escolas privadas, pondo em xeque as públicas e a igualdade de acesso à educação. No que diz respeito à saúde e à assistência está em curso a transferência para privados, sobretudo IPSSs, com dinheiros públicos e gestão das Misericórdias. Os Irmãos Católicos, sem necessidade de recorrerem aos suicídios, até porque lhes falta o estímulo das 72 virgens e dos rios de mel doce, vão ocupando o espaço público, com fortes ajudas estatais, generosas doações pias e benefícios fiscais.

Em breve. não será possível encontrar um lar de idosos, um centro de reabilitação com internamento ou um hospital, que não tenha uma pia de água benta, à entrada de um doente, e um turíbulo a queimar incenso à saída do defunto.

Aposto duplo contra singelo que o Hospital de Santo António, no Porto, não tarda a cair nas mãos da Misericórdia, a grande proprietária imobiliária do país. Depois será fácil ao prestigiado Instituto Abel Salazar, mudar o nome honrado para o de um santo qualquer, e transformar-se na ambicionada Faculdade de Medicina da Igreja.

Por todo o País, enquanto se destrói o SNS, à sorrelfa, espreitam as Misericórdias, os Melos e o Espírito Santo, o do banco. Os velhos, doentes e pobres serão a mercadoria que dará dinheiro ou garantirá indulgências.

Espero que os nossos netos respeitem e amem o Afonso Costa que um novo ciclo há de gerar.

Apostila: Os Irmãos Católicos chamam-se Irmãos Mesários.

31 thoughts on “A fé, a esmola e o poder do clero”
  • stefano666

    o mais implacável dos monoteismos ?? oh.. e o monoteismo cristão.. que ficou envolvidos em inumeros genocidios ??
    Inquisição, Cruzadas, S;Bartolomeu etc.
    Que dizer do massacre dos , cataros, indios, negros etc. ??
    Que dizer dos campos da morte na 2ª guerra chefiados por padres ? (na Croacia)
    ou dos n crimes cometidos por monsenhor Tiso , Führer eslovaco?
    ou da colaboração clerical com o genocidio em Ruanda?
    ou da cooperação clerical com a PIDE, Gestapo etc.
    ou da protestante KKK
    ou dos evangélicos brasileiros que promovem pogroms contra o candomblé…

    os Irmãos Muculmanos ….. diante destes santinhos.. citados anteriormente.. parecem meninos inocentes.

    • GriloFalante

      Stefano, quando é que tu aprendes que as asneiras não se legitimam umas às outras?

      Mas repara: eu aprecio o teu esforço para igualar a imbecilidade do Antolo. Estás quase, basta só mais um esforço, para te tornares o Fifi dos mouros. Depois, é só aparecer um fifi de trancinhas que se dedique a destruir o Muro de Jerusalém à cabeçada, e temos a trindade completa.

      • Molochbaal

        Concordo que o stefano é parcial a favor de tudo oq ue nãos eja ocidental.

        Mas neste caso tem 100% de razão.

        Em termos de violência potencial o cristianismo é igualzinho ao islamismo.

        Aliás, os islamitas aprenderam com os cristãos.

        Temos a muito mais a temer de um revivalismo cristão do que de uma invasão muçulmana.

        • stefano666

          até citei uma notícia de narcotraficantes evangélicos que expulsaram moradores de um bairro pobre só pq eram adeptos do candomblé. E mais.. Parte dos evangélicos brasileiros(e de outros países) nada devem aos radicais islâmicos. Cansei de ver notícia deles praticando intolerância contra religiões minoritárias.
          Não vejo tanta diferença entre Edir Macedo ou um mullah no poder.

          • Molochbaal

            Os islamofobos baseiam-se simplesmente na falta de poder dos cristãos para alegar que serão melhores.

            Simplesmente isso é uma questão do ESTADO em que se encontram essas religiões em relação ao poder político e não da QUALIDADE das religiões em si mesmas.

            O cristianismo conservador não é nem mais humanista nem mais pacifista dou tolerante do que o islão, simplesmente está açaimado.

            Se os fifis recuperarem o poder político vai ser exactamente a mesma coisa.

            O cão vai morder.

            O pessoal está a ir na conversa deles e não se põe a pau.

          • stefano666

            até citei caso de poder paralelo… o tráfico!
            no lugar onde moram… o chefoes do tráfico são o “Estado”.
            aí você a barbaridade deles… banir moradores que são de religiões “satânicas”

    • carlos cardoso

      Tudo isso é verdade mas é o passado. O Islão é (hoje) efectivamente o mais implacável dos monoteísmos, incluindo o monoteísmo que tem três deus.

      • Molochbaal

        Não é o passado.

        O cristianismo é aquilo que sempre foi.

        O que mudou foi o resto da sociedade.

        Vocês confundem a actuação a que uma organização é OBRIGADA pelas circunstâncias, com a sua actuação natural.

        Mudem as circunstâncias sociais e vamos ver o regresso de tudo aquilo.

        E as forças de direita, instaladas no poder, estão a fazer tudo para mudar nesse sentido.

        Se leres o post com atenção, entendes o que eu quero dizer.

        • carlos cardoso

          Concordo que o cristianismo foi obrigado a mudar, mas mudou mesmo e hoje a grande maioria dos cristãos não aceitaria que as respectivas igrejas voltassem ao passado.

          • Molochbaal

            Hoje, porque os valores societários são outros.

            Mas o valores evoluem, por vezes tão rapidamente como vimos na Alemanha, em que, no ano de 1933/34 dirse-ia estar, não noutro país, mas noutro planeta, de uma galáxia distante, em relação à Alemanha de 1932.

            Existe um núcleo duro de fifis que anseia pelos velhos tempo. sentem-se profundamente ofendidos, pesssoalmente, por coisas como o casamento gay, o uso de preservativos, haver gente que apalpa as namoradas antes do casamento ou que assina a revista Gina e outras demências do género.

            Sem dúvida que são uma minoria, mas não são assim tão poucos, ainda há pouco tempo havia uma série deles neste mesmo blog, que elogiavam a inquisição e remetiam toda a gente direitinha para o inferno.

            Para além de não serem poucos, ainda têm uma influência desproporcional nas igrejas. O ultraconservadorismo das igrejas salta à vista. Por vezes é assustador.

            Por exemplo, achas mesmo que a maioria não permitira voltar ao passado?

            Experimenta então ler as entradas da enciclopédia católica sobre a Inquisição, Torquemada, a cruzada contra os albigenses, etc.

            Estão escritas em termos tão dúbios, tão desculpabilizantes, que, quem não conheça a história vai ficar a pensar que aquilo era tudo pessoal porreiro, que coitados, até agiram em legítima defesa.

            Pior, chega ao ponto de dar a entender que a inquisição SALVOU vidas, que a igreja agiu para SALVAR vidas, mesmo quando exercia perseguições. Ora, acontece que a maior parte das pessoas não sabe nada de história, só ligam ao futebol, às novelas, e, muitos, àquilo que as suas igrejas dizem.

            Está ali todo um potencial de recuperação dos instrumentos persecutórias das igrejas, para quando a sociedade laica sair do caminho.

            O pessoal não percebe que a única coisa que mantém as igrejas em respeito é a existência de forças laicas muito importantes na sociedade, que, nomeadamente, contrariam fortemente a sua propaganda.

            Daí teres um fifi a espumar de raiva pelos assuntos discutidos neste blog, é exactamente por isso. Este género de discussão, aqui e nos média, é o que lixa a propaganda deles. A brincar a brincar, borramos-lhes a pintura toda de encobrimento dos seus crimes.

            Agora, imaginemos que há um recuo significativo das forças laicas.

            Nem é preciso imaginar muito. As forças político-sociais de direita, que actualmente mandam na política em todoo mundo ocidental, estão discretamente a minar o estado e sociedade laica.

            Ora, no momento em que houver um recuo significativo dos laicos, quando a opus dei tiver nos jornais a influência que tem na banca, quando a blasfémia for crime, quando tivermos de ficar imensamente agradecidos à igreja pelas esmolas que se seguirão ao esmagamento do estado social, a sua propaganda será muito mais eficaz.

            Ao cidadão papador de novelas, será servida a versão alternativa da história, em que, afinal a inquisição não era assim tão má e que sim senhor, a homossexualidade e o sexo antes do casamento são perversões terríveis. e que sim senhor, tem de se tomar medidas contra essas perversões. Nesse momento, a estrada é sempre a descer e não se sabe onde irá parar.

            Eu ainda sou do tempo em que a homossexualidade era crime, a mulher não podia sair do país sem autorização do marido, para aceder a certas profissões era preciso ter bons valores católicos etc etc. E estava-se em pleno recuo do poder cristão desde há séculos.

            Imagino o que será se, em vez de um recuo, houver um renascimento em força desses valores.

            Aliás, não preciso de imaginar, a ascensão desses valores está escrita a sangue nos livros de história.

            Infelizmente o pessoal não tem consciência histórica, vive no imediato e só vê o que se está a passar no momento.

            Não tem a percepção de que o fundamentalismo islâmico actual não passa de um dos muitos picos de fervor persecutório que é NORMAL em TODAS as religiões do livro.

            Não estou a dizer que vai acontecer, estou a dizer que o perigo é muito maior do que vocês imaginam, se o pessoal não tiver consciência disso. O facto de o mundo ser totalmente diferente não quer dizer nada, porque o mundo tanto muda num sentido como no outro, o determinismo histórico não passa de um mito.

            Em 1932 também ninguém imaginava o que seria Alemanha em 1934.

            E quem avisava passava por louco…

          • stefano666

            caso análogo.. imagina se algum vidente dissesse em 1910… que a I Republica Lusa seria abatida pelo salazarismo ?? O vidente seria taxado de louco!

          • stefano666

            Outro caso parecido. Há 30 anos… se alguém dissesse: “África do Sul e EUA terão presidentes negros.”
            Ela seria ironizada !!! Mas você ve.. os tempos mudam!

          • stefano666

            “Estão escritas em termos tão dúbios, tão desculpabilizantes, que, quem não conheça a história vai ficar a pensar que aquilo era tudo pessoal porreiro, que coitados, até agiram em legítima defesa.”

            Experimenta alguem desculpar a execução de prelados católicos na França jacobina ou na Espanha republicana… alegando que foi legítima defesa.. e que era o espírito da época… os fifis vão armar escândalo!!!

      • stefano666

        diga isso aos adeptos do candomblé… que são alvo dos talibans evangélicos !

        http://oglobo.globo.com/rio/traficantes-proibem-candomble-ate-roupa-branca-em-favelas-9892892

        http://oglobo.globo.com/rio/crime-preconceito-maes-filhos-de-santo-sao-expulsos-de-favelas-por-traficantes-evangelicos-9868841

        nem vou falar dos inumeros casos de terreiros invadidos e depredados!

        • carlos cardoso

          Uma coisa é a violência dos “traficantes da favela, frequentadores de igrejas evangélicas” e outra, diferente, é a violência dos representantes legítimos da própria religião, como é o caso, muitas vezes, do Islão. Confundir as duas é o que fazem os que culpam o ateismo pelos crimes de Estaline.

          • Molochbaal

            Os representantes oficiais da religião estão metidos numa camisa de forças pela sociedade laica.

            São obrigados a piar fininho, porque se não arriscam-se a perder ainda mais poder.

            É só por isso que não agem como os traficantes.

            E mesmo assim…

            Já viste o “respeito” com que eles tratam os homosexuais e as mulheres?

            Se não fossem uma organização tão poderosa estavam simplesmente PRESOS, como os traficantes, por incitamento e prática de discriminação agressiva.

            Se fosse eu, a perseguir assim as mulheres e as minorias, já estava preso.

            Mas como são as igrejas, o pessoal olha para o lado e ainda acha que estão a fazer uma grande cedência e são muito tolerantes, só por não nos queimarem vivos.

          • stefano666

            Eu até aceitaria seu argumento se não fossem os pastores “talibans” da Universal (e de outras igrejas similares a esta !) … pq eles incitam claramente ódio ao candomblé e toda forma de crença “satânica”. Procure ver vídeos e reportagens sobre a Universal.
            Os traficantes que eu mencionei são ovelhinhas destes “bons pastores”….

            A Universal é mal vista no Brasil e em vários países !

  • Tolo_Mor

    O mal ou o bem é INDEPENDENTE da religião ou da falta dela. Se têm dúvidas, perguntem ao meu agnóstico alter ego.

    • Molochbaal

      Isso é verdade.

      Merda como tu existe em todas as ideologias.

      • Vox Populi

        “Merda como tu existe em todas as ideologias”

        Onde páram agora os hipócritas do Carlos Cardoso e do Carlos Esperança ? Calados como ratos ? As ofensas aqui são permitidas só aos ateus e aos agnósticos ? É essa a vossa ética ? Cambada de fariseus…

        • Molochbaal

          Ohhhh.

          Tão indignado. Tão ofendido.

          Falsificas nicks todos os dias, provocas todos os dias, adulterando todos os dias frases dos outros. Depois, quando finalmente mandado à merda, apela chorosamente à proteção do moderador.

          Grande vitíma que o é o fifi.

          • GriloFalante

            É, aquilo pega-se. A Igreja dele também tem o hábito de se armar em vítima.

          • Molochbaal

            Eu tenho muita pena do fifi.

        • carlos cardoso

          Não sei qual foi a sua educação, mas na minha, a palavra m**** está a um nível muito diferente do dos palavrões contra os quais me insurgi. Se for ler o que escrevi na altura verá que nunca critiquei o facto de estar ou não a ofender alguém mas sim a linguagem em que o fazia.

          • Molochbaal

            O fifi anseia por ser mandado à merda, para fazer o seu número de vitíma. De outro modo, porque provocaria todos os dias? A sua constante falsificação de nicks, as mentiras, o fazer-se passar por outras pessoas, o adulterar o sentido das frases de terceiros, são muito mais insultuosas do que ser mandado à merda.

            Eu simplesmente fiz-lhe o favro de poder exercer o seu número favorito de mártir cristão.

            Até acho que vai mandar pintar um quadro, em que aparece no papel de virgem cristã entregue aos leões do ateísmo. É que ele tem um fraco pelos nicks femininos, uma das razões pela qual eu lhe chamo fifi.

          • Vox Populi

            És um reles e nojento hipócrita. Tu e aquele que só saneia crentes com base em meros pretextos de linguagem brejeira. Vocês são do piorio. Agora sou eu quem vos manda para o caralho.

          • anti-tolo

            Oi, chamou?

          • Molochbaal

            O novo disfarce do fifi fica-lhe a matar.

            Pode ser que agora ele nos consiga enganar, porque até aqui sempre o imaginei como um cara-de-cu.

          • Molochbaal

            SÓ AGORA É QUE NOS INSULTAS?

            Ó fifi, não sei em que pocilga tu foste educado, mas, visto que não te ensinaram, quando eras pequenino, eu explico-te o que tu tens feito.

            MENTIR, FAZER-SE PASSAR POR OUTRO, ENGANAR, INTERPRETAR AO CONTRÁRIO AS PALAVRAS DE TERCEIROS, ETC – SÃO INSULTOS E MÁ CRIAÇÃO.

            TU TODOS OS DIAS TU INSULTAS TODAS A GENTE NESTE BLOG, DESDE HÁ ANOS, SEM PARAR.

            Só agora é que nos manda para o caralho, vejam lá que educadinho que ele tem sido.

            Isto é o cúmulo da lata.

            A tua paróquia deve ser nas barracas com certeza.

          • Molochbaal

            Mas ó fifi.

            Tu não foste saneado por ser crente.

            Tu foste saneado por ser um escroque, um aldrabão rasca, sem educação, que anda a tentar sabotar o blog, insultando toda a gente no processo.

            E acho imensa graça que, já tendo tu admitdo que não estás a qui para trocar ideias, mas apenas para provocar conflitos, te venhas fazer de vitíma quando os conflitos sobram para ti.

            És mesmo um nojo.

You must be logged in to post a comment.