Loading
  • 2 de Dezembro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Fátima

A Irmã Lúcia e o folhetim dos segredos

Irma_Lucia

 

 

Lúcia de Jesus dos Santos ou Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, Irmã Lúcia, para os mais chegados, fez a 1.ª comunhão aos 6 anos e aos 14 tornou-se reclusa, como pensionista, na escola das Irmãs de St.ª Doroteia, em Vilar, próximo do Porto.

A 3 de janeiro de 1944, já com letra aprimorada e intimidade com o divino, escreveu, a pedido, a “Terceira Parte do Segredo de Fátima”, quando ainda usava o pseudónimo de Maria das Dores e vivia enclausurada em Tui, Espanha.

Já era então vasto o currículo místico, com amplo traquejo no campo das visões, desde as entrevistas com a Virgem, que saltitava de azinheira em azinheira, até aos rodopios do sol, transformado em bola de fogo, a brilhar em numerosas cores, e à viagem ao Inferno onde encontrou o Administrador do Concelho de Ourém, a frigir como merecia, por, em vida, ter faltado à missa.

A Terceira Parte do Segredo de Fátima foi um ponto alto da sua bibliografia pois era a profecia que o papa João Paulo II, na sua superstição, entendeu ser a seu respeito. Esse recado celeste vai agora ser investigado por uma professora catedrática de Coimbra, Maria José Azevedo Santos, não porque tenha a santidade no apelido, mas por ser uma cientista em Paleografia, Diplomática e Codicologia, ciências terrenas que hão de ajudar a compreender as idiossincrasias do Paraíso.

A Congregação para a Doutrina da Fé, ex-Santo-Ofício, de passado pouco estimável, é a possuidora do valioso documento, ora emprestado, pelo prazo de 1 ano, ao Santuário de Fátima onde integrará a exposição «Segredo e Revelação», evento que acordará paixões pias e êxtases místicos.

Espera-se que no acervo dos alvitres da Senhora do Rosário – nome com que a virgem se apresentou aos pastorinhos –, não faltem as cartas que a experiente vidente dirigiu a Marcelo Caetano pedindo legislação adequada para a altura das saias e o tamanho das mangas dos vestidos femininos.

Sabe-se que a Ir.ª Lúcia está no Céu porque, no dia do seu funeral, o Papa João Paulo II e o futuro Papa Bento XVI disseram que ela iria para o céu e Deus seria incapaz de lhes contrariar as previsões.

9 thoughts on “A Irmã Lúcia e o folhetim dos segredos”
  • Tolo_Mor

    Hoje, voltei à minha fase agnóstica, rigorosamente ao centro. Ou seja, não acredito, mas admito.

  • Molochbaal

    A questão de Fátima é dos casos mais gritantes de burla religiosa.
    O sol a dançar apenas no exato local onde se junta uma multidão fundamentalista religiosa em estado de histeria, mas que já não está a dançar na aldeia ao lado, nem em mais local nenhum do mundo, prova que nunca houve dança nenhuma.
    Devemos dar a “videntes” desta categoria o mesmo reconhecimento que damos ao aldrabão residente do blog.
    Também ele juraria que vira tudo, qualquer coisa, até hipopótamos a voar, só pelo gozo de inventar uma trata qualquer e lamber as botas aos padrecas.

  • João Pedro Moura

    CARLOS ESPERANÇA disse:

    “Lúcia de Jesus dos Santos ou Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, Irmã Lúcia, para os mais chegados”

    E que tal “Virgem Lúcia”… para os mais afastados?…

  • GriloFalante

    Sinceramente, entre as duas estou a hesitar… E ainda ninguém conseguiu provar-me que são a mesma pessoa.

  • kavkaz

    Os crentes, os muçulmanos, principalmente, não vão gostar nada desta… :-))

    «Humanos são um cruzamento entre chimpanzé e porco.
    Geneticista Eugene McCarthy desafia teoria da evolução humana»

    http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-quiser/chimpanze-porco-evolucao-eugene-mccarthy-hibridos-tvi24/1515641-4088.html

    • Molochbaal

      Essa teoria está perfeitamente provada pela nossa experiência neste blog.

      Só um porcalhão poderia passar a vida a falsificar nicks.

You must be logged in to post a comment.