Loading
  • 20 de Novembro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O Papa Francisco e o marketing do Vaticano

Anda por aí, repassada (como se diz em mau português), isto é, divulgada até à náusea a informação de que o atual Papa afronta a Cúria e arrisca a vida. Vive fora dos aposentos pontifícios, beija pés improváveis e ameaça obrigar o I.O.R. a reger-se pelas normas internacionais de transparência, depois de o Vaticano ter sido colocado na lista negra dos centros bancários de lavagem de dinheiro, pelos EUA. As eventuais relações com a máfia e o paraíso fiscal não podem manter-se, sem arriscar a credibilidade do Paraíso.

Este Papa, Francisco, foi uma inevitabilidade, para romper de forma controlada com os escândalos sucessivos, desde o encobrimento da pedofilia à cumplicidade na falência fraudulenta do Banco Ambrosiano, que financiou o sindicato polaco Solidariedade e a luta contra o comunismo.

Não tenho qualquer informação que não seja veiculada pela comunicação social e outra, mais suspeita, que circula pelos esgotos da NET, a céu aberto, encaminhada por pessoas de várias tendências, inclusive ateus e agnósticos, usualmente alheios ao que se passa no Vaticano, informação que chega «repassada» a todas as caixas de email.

Vale a pena refletir sobre o papado e a sua influência enorme sobre países e populações de vários países do Globo. Com exceção de João Paulo II, um pároco de aldeia de parca preparação e imenso ativismo político, servido pela descomunal rede de propaganda ao serviço do Vaticano, os Papas são clérigos de altíssima qualidade intelectual e de grande experiência política.

Francisco é jesuíta, de uma ordem que prima pela preparação intelectual, perseguida por João Paulo II em detrimento do Opus Dei cujos recursos enormes serviram para cobrir o buraco financeiro aberto por João Paulo II, que protegeu o autor do desfalque do Banco Ambrosiano, o arcebispo Paul Marcinkus, a quem negou a extradição para ser julgado.

Convém referir que um padre jesuíta, que raramente aceita lugares hierárquicos, tem as habilitações correspondentes a um doutoramento. Ninguém julgue que Francisco é um clérigo ingénuo saído de um conclave onde há séculos não havia notícia da presença do Espírito Santo, apenas da crescente influência do Opus Dei a que João Paulo II conferiu a qualidade de prelatura pessoal e a rápida canonização ao fundador.

Francisco é o Papa necessário a esta fase em que a Europa, secularizada, começa a olhar para a Igreja católica perante a ameaça do proselitismo islâmico e que precisa de cuidar da América do Sul onde a implantação é grande e a concorrência evangélica agressiva.

Mantendo a indústria do milagres e a idolatria à Virgem, obsessões do Opus Dei, o Papa Francisco é o pontífice capaz de fazer esquecer a conivência do Opus Dei com todas as ditaduras fascistas, a começar pela de Franco, onde foi dominante no Governo e culpado pelos escândalos financeiros da Rumasa e Matesa, e a acabar na de Pinochet.

A aura de um papa acossado pela máfia e pelos gangues da Cúria é uma interessante via de promoção, a puxar ao sentimento e à solidariedade. Isto, sem duvidar dos interesses obscuros e contraditórios que se digladiam no interior da Cúria romana.

7 thoughts on “O Papa Francisco e o marketing do Vaticano”
  • Tolo_Mor

    Prontos, já sabemos que o Francisco é o papa preferido dos ateus. E que tal se agora falassem um poucochinho de ateísmo ?

  • Deusão

    Por que razão atribuir uma capacidade intelectual elevada a um indivíduo cujo primeiro ato foi um exorcismo em praça pública ? O que o chico faz é apenas uma cópia caricata do protetor (será apenas protetor ? ) de padréfilos, vulgo jp2. O chico é apenas mais um velhote demente e doente, um palhacinho divulgando o circo icar, nada mais. É tão intelectual quanto uma pedra. Exceto, evidentemente, se se considerarmos que entreter pobres ignorantes seja um atributo restrito a intelectuais,o que seria uma adulteração completa da palavra – coisa corriqueira para a icar. Nesta linha, até mesmo xeçuis seria um gênio, caso tivesse existido ( evidentemente estou ironizando: xeçuis seria sempre um completo palerma !)

    • Dunque

      Aquilo não foi um “exorcis..”; foi um “toque” como: “Precisamos tratar melhor esse bicho ‘grotesco’ que está a seguir por nós”.

      O D1A já fez um labor e tanto para contribuir que a ICAR se desse contra dos próprios calos. Agora é momento de visar o covarde e infame “plano” de atacar as mulheres (no Brasil), engendrado pelo bancanato-petista-evangélico.

      Se querem esmerar no que fazem, precisam se aperceber de como os crápulas se “comunicam”:

      Exemplo:

      ” O “cão” simão dado pelo Maduro (da Venezuela) à kirchner (da Argentina), é um deboche e “recado” pelo triunfo de terem no bolso um macaquinho (de circo) no Brasil ; pois “simão” é nome de macaco, e do bandido fazedor de pizza inimigo do Batman (lembram?). Debochadamente os “donos” de governos corruptos se divertem com a pantomima do capanguinha disfarçado de “juiz” (que também, como lacaio covarde ,debochou da Justiça e de todos nós), se esbaldam com o mesmo racismo pulhítico que o bancanato petista-evangélico insufla na população. A desgraça ainda maior é que o dinheiro ROUBADO, bilhões e Bilhões, está sendo canalizado para a auto-promoção desse raBoza, como plano B(22) do Lularápio, que manipula a mídia, enquanto o seu capacho encapado manipula a Justiça Brasileira.

      Em imagens midiáticas, o genú incita o tempo todo, aos seus cúmplices a ATACAREM as mulheres, e em nenhum momento mostra-o como “detento”.

      É o NAZI conluio corrupto esgoelando o Brasil.”

      (em Sinn-Klyss – TigBlog)

      Esqueceram de notar que os católicos ( e espantosamente mesmo, bispos) influenciados pela adoração e “louvação” da violência da máfia dos pastutos evangélicos lá nos EUA e no Brasil “se esquivam” de refletir e acatar a postura do Papa Fran; e estão “rezando” pela cartilha da “mafia do Facão” tipo evangelho-talebã, desgraçadora de mulheres e civis livres. Só que as gentes insufladas por canalhices (como racismo pulhítico, e dominação pelas drogas e cultos cheios à custa de um “formato” sanguinário) esquecem que os batistas e outros evangélicos FALIRAM os Estados Unidos, apoiando esses patifes na política.
      Sabemos que o Pensador Sinn-Klyss não é “ateu”, nem “agnóstico”, nem adepto de crença alguma; mas tem muito a ver com as ponderações de Carl Sagan sobre como estamos (nos) conduzindo civilmente.

  • kavkaz

    Algumas cabeças quadradas começam a reconhecer os direitos da mulher iguais aos do homem…

    «O sínodo da igreja anglicana de Inglaterra aprovou hoje, em Londres, por uma maioria esmagadora o princípio da ordenação das mulheres de mulheres bispos»

    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3543092&seccao=Europa

  • stefano666

    “Francisco é o Papa necessário a esta fase em que a Europa, secularizada,
    começa a olhar para a Igreja católica perante a ameaça do proselitismo
    islâmico e que precisa de cuidar da América do Sul onde a implantação é
    grande e a concorrência evangélica agressiva.”

    como se o catolicismo fosse santo! milhoes de mortos… milhares de estuprados…

    milhoes de espoliados etc pelo empresa papal….

You must be logged in to post a comment.