Qualquer pessoa, com um mínimo de conhecimento sobre a filosofia de Nietzsche, sabe que ele nunca empregaria a expressão ” moral pública”. Mas, aqui, neste blogue vale tudo, até inventar o que Nietzsche nunca diria.
Reconheço o erro, mas Nietsche a falar abrangentemente de ” moral pública” é de rir.
Nietzsche acabou louco num hospício. E na parte final desse artigo segundo também escreveu:
” CONSEQUENTEMENTE O MAIOR DOS CRIMINOSOS É FILÓSOFO”
Nietzsche foi filósofo.Seria uma espécie de confissão ?
Aqui, vocês só citam aqueles que se reconhecem como os maiores dos criminosos ?
João Pedro Moura
ZECA DIABO perguntou:
1- “Nietzsche foi filósofo.Seria uma espécie de confissão ?”
Confissão de alguma loucura… só se for…
2- “Aqui, vocês só citam aqueles que se reconhecem como os maiores dos criminosos ?”
Não. Nem vejo aqui citações elogiosas de criminosos…
Zeca Diabo
Nietzsche não escapa à marca de uma visão política notoriamente reaccionária, como bem denunciou Bertrand Russell. Para além de uma patente misoginia, reflectida em várias das suas obras, foi adepto de uma governação anti-socialista, dirigida por uma espécie de aristocracia iluminada, onde só havia lugar para duas espécies de classes: as dominadoras e as dominadas, as superiores e as escravizadas. E, se há algo que O Anticristo reflecte, para além de um feroz ataque ao cristianismo, é a evocação da moral dos mais fortes sobre os mais fracos. Se ligarmos Nietzsche ao darwinismo social de Herbert Spencer, facilmente entenderemos as bases ideológicas do Nazismo. Por outro lado, Nietzsche esrevia de mais, dava para todos os lados, tanto dizia uma coisa, como o seu contrário. Era uma espécie de Moloch Baal aluconado, embora bastante mais culto e inteligente. Por isso, não me admira que tivesse aludido a uma “moral pública”, como se este tipo de conceito pudesse ser univocamente perspectivado, fora de uma específica delimitação. Ora, o conceito de ” moral pública” acaba sempre por remeter para o critério da moral dominante que, na época de Nietzsche, gostassse ele ou não gostasse, era a moral de predominância religiosa.Por isso, é absolutamente caricato que Nietzsche viesse defender que ” a participação num serviço religioso é um atentado à moral pública”. A frase é evidentemente contraditória nos seus próprios termos, Mais parece uma tirada do Moloch Baal num dos seus habituais dias de nacional-porreirismo bacoco.
David Ferreira
Compreender Nietzsche é como aprender a interpretar Jazz. Não nos podemos ficar pelo imediato. Há que ouvir para lá das notas. Ou das palavras.
Um homem que nunca entra em contradição é um homem que nunca aprendeu nada.
O cristianismo como doutrina jamais poderá ficar isento de ataques, não só pela insanidade imaginária que propala mas sobretudo por nunca se ter coibido de atacar ferozmente todo o pensamento ou prática que se lhe opusesse ou que lhe fosse estranha e adversa.
Só uma cabeça doentia é que liga Nietzsche ao darwinismo social de Herbert Spencer e só desta forma se entendem algumas das bases ideológicas do Nazismo. Do mesmo modo quando você diz que Nietzsche escrevia de mais e que dava para todos os lados, tal como o Moloch Baal, também não podemos interpretar que você acha que Moloch é um bissexual reprimido.
Zeca Diabo
Só um pateta ou um ignorante é que não consegue perceber a óbvia ligação entre Nietzsche, Herbert Spencer e o Nazismo.
David Ferreira
Um pateta, um ignorante e também Nietzsche e Herbert Spencer
Molochbaal
Mas estás-lhe a dar conversa?
Ao grande “especialista” em Nietzsche,
que começou a conversa decretando unilateralmente ser impossível o filósofo ter dito algo que se comprova que afinal sempre disse?
E que qualquer “entendido” – como ele – saberia logo ser “impossível” o filósofo ter dito aquilo, quando afinal o filósofo disse mesmo?
Esqueces-te que é o mesmo maluco que há pouco tempo se aramava em doutor em biologia, que ia “esmagar” o darwinismo, contra a opinião dos verdadeiros biólogos?
Gabo-te a pachorra.
Molochbaal
O anti-socialismo era a base do nacional-socialismo?
O próprio nome do partido nacional-socialista não te diz nada?
E o que dizes destes pontos do programa do NSDAP?
13. Exigimos la nacionalización de todos los negocios que se han organizado hasta la fecha en forma de agrupaciones de sociedades (trusts).
14. Exigimos que las utilidades del comercio al por mayor sean compartidas por la Nación.
15. Exigimos que se ponga en práctica un plan gradual de asistencia social a la vejez.
16. Exigimos la creación y mantenimiento de una sana clase media, la nacionalización inmediata de las propiedades utilizadas en la especulación, a fin de que se alquilen en favorables condiciones a pequeños comerciantes, y que se tengan especiales consideraciones para con los pequeños proveedores del Estado, de las autoridades de distrito y de las localidades menores.
17. Exigimos la reforma de la propiedad rural para que sirva a nuestros intereses nacionales; la sanción de una ley ordenando la confiscación sin compensación de la tierra con propósitos comunales; la abolición del interés de los préstamos sobre tierras y la prohibición de especular con las mismas.
18. Exigimos la persecución despiadada de aquellos cuyas actividades sean perjudiciales al interés común. Los sórdidos criminales que conspiran contra el bienestar de la Nación, los usureros, especuladores, etc. Deben ser castigados con la muerte, sean cuales fueren su credo o su raza.
E não és capaz de compreender que nitzcshe era irónico e que a frase citada é um perfeito exemplo da sua ironia?
Por mais nicks que falseies, o teu ADN de burro consumado mas armado em grande intelectual denuncia-te sempre.
Está-se a ver que as toneladas de textos do filósofo com que tu nos bombardeavas – na altura achavas que o homem era o máximo – nem sequer foram realmente lidas por ti.
Zeca Diabo
“E não és capaz de compreender que nitzcshe era irónico e que a frase citada é um perfeito exemplo da sua ironia?”
Ai sim ? Então vamos ler a frase no seu contexto:
“Quanto mais próximo se está da ciência, maior o crime de ser cristão. Consequentemente, o maior dos criminosos é filósofo.”
Para qualquer pessoa, com dois dedos de testa, com essa frase, Nietzsche queria dizer que a verdade estaria com a Ciência e que, quanto mais próximo se estivesse afastado dela, fossem os cristãos, fossem os filósofos maior seria o crime.
Como é óbvio, Nietzsche acada por fazer uma maniqueísta separação entre a Ciência e a Filosofia, colocando a verdade com a Ciência e a mentira com a Filosofia ou com a metafísica religiosa.
Só que, como todos os intolerantes, esqueceu-se dele próprio.
Mas deixa lá, não fiques incomodado com o Nietzscche que o Tolo Mor continuas a ser tu.
Hoje acordaste mais metafórico, mas o tiro saiu-te mais uma vez pela culatra.
És mesmo um grande palerma
Molochbaal
Claro que o que disseste não tem nada a ver com o que eu tinha dito.
Mas tu dizes sempre qualquer coisa.
No entretanto, já todos aqui ficámos a perceber que tu, que encheste este blog com toneladas de textos de
Nitzsche, na realidade nunca os chegaste a ler, nem percebes nada do assunto.
Olha, fica-te pelo chamar-me franquista que te enterras menos.
Molochbaal
Tu é acabaste de meter a pata na poça, ao afirmar que o filósofo nunca disse o que se prova que disse.
Percebes tanto disto como do resto.
Ainda há pouco tempo estavas armado em grande biólogo, que ias acabar com o darwinismo, contra a opinião de 99%dos verdadeiros biólogos.
Agoras queres armar-te em doutor em filosofia, conhecedor profundo de um filósofo do qual, obviamente, não conheces a obra, porque começas por afirmar que é impossível que tenha dito coisas que realmente disse e que até estão dentro do seu estilo habitual.
Olha, deixa-te de peneiras que só te cobres de ridículo.
Já todos sabemos que és um génio da filosofia, da biologia, da teologia e de tudo o resto, que o mundo “vive à tua sombra” e outras idiotices do género.
Coitado.
Molochbaal
Não era preciso reconheceres, porque todos já percebemos que tu não percebes nada do assunto.
Com que então,
“Qualquer pessoa, com um mínimo de conhecimento sobre a filosofia de Nietzsche, sabe que ele nunca empregaria a expressão ” moral pública”.”
Fifi, o maior burro peneirento da internet, auto-doutorado em filosofia dixit.
E depois de bacoradas destas ainda te continuas armar em grande especialista em assuntos de Nietzsche.
kavkaz
– Na imagem só há tolos… O Tolo_Mor é o que comenta abaixo!
Neste post há grandes tolos. O primeiro é o Nietzsche que proferiu uma frase completamente contraditória, conforme demonstrei no comentário anterior. O outro é o chico-esperto que lhe seguiu as pisadas. O terceiro és tu, incapaz de perceber onde está o disparate de frase citada pelo Luís Grave Rodrigues. O quarto tolo é o Moloch Baal, mas esse ficou na toca com vergonha de sair à liça.
“uma cultura superior só pode surgir onde existam duas castas distintas no seio da sociedade: a dos trabalhadores e a dos ociosos (…) ou para
dizê-lo com palavras mais fortes, a casta do trabalho forçado e a do trabalho livre”
Nietzsche, pelo contrário, era fortemente marcado por um ódio aristocrático às classes populares e ao socialismo, inclusive nas suas formas mais amenas. A sua crítica ao capitalismo era essencialmente conservadora e reacionária
Na sua obra clássica Para além do Bem e do Mal, afirmou: o movimento democrático era “uma forma de degradação da organização política”, equivalente à “degradação e apequenamento do próprio homem”.
Mas ó antolo-zeca-tolomor-etc-etc, não eras tu o grande admirador do filósofo, que nos atiravas com enormes textos do dito? Textos que obviamente não conhecias e que agora te deu para dar como um exemplo criminoso?
Além disso, fifi, o facto do filósofo ter inspirado o nazismo, não quer dizer nada.
Himmler também se inspirou nas ordens religioso-militares católicas para criar as SS e não vamos dizer que era um católico fervoroso ou que as SS seguiam a regra beneditina.
Os Hammer skins, o movimento nazi skin , mais violento e radical, também se inspira na imagem e simbologia de uma obra dos Pink Foyd e num filme do Kuprik, sendo que, com certeza que os dois últimos são abertamente antifascistas.
Houve aspectos do pensamento do filósofo que inspiraram o nazismo, outros eram-lhe completamente antagónicos.
Assim, por exemplo, grande critíco da influência judaica na cultura europeia, Nitzsche, posicionou-se ao mesmo tempo CONTRA o antisemitismo.
É que a realidade é bastante mais complexa do que alguém como tu alguma vez conseguirá ententder.
Para ti, existem os “bons” e os “maus”, sendo que os primeiros usam necessariamente a tua camisola.
Não és capaz de sair de um universo minimalista e infantilizado, ao nível de um puto de três anos.
Não te metas a discutir filosofia, que nem tens capacidade ética ou lógica para te portar dignamente num simples blog.
“Qualquer participação num serviço religioso é um atentado à moral pública” – DEVER SER POR ISSO QUE É UM DIREITO PLASMADO NA DUDH E NO TEXTO CONSTITUCIONAL DE QUASE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO.
Curiosidades:
– Na DUDH não há referência ao ateísmo;
– No texto constitucional Não aparece a palavra “ateísmo”, excepto em dois casos;
– Nietzsche é uma das fontes de inspiração do nazismo; os ateus tentam colar o ateísmo à crença, mas são eles que citam as suas fontes inspiradores, como neste caso.
O Diário de uns ateus é o blogue de uma comunidade de ateus e ateias portugueses fundadores da Associação Ateísta Portuguesa. O primeiro domínio foi o ateismo.net, que deu origem ao Diário Ateísta, um dos primeiros blogues portugueses. Hoje, este é um espaço de divulgação de opinião e comentário pessoal daqueles que aqui colaboram. Todos os textos publicados neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não representam necessariamente as posições da Associação Ateísta Portuguesa.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
28 thoughts on “Serviço Religioso”