Loading

6 de novembro

1936 – Há 77 anos principiava o cerco a Madrid pelas tropas franquistas, enquanto o Governo republicano se mudava para Valência.

Os demónios nazi-fascistas, que andavam à solta pela Europa, tinham ali a sua primeira e decisiva batalha, de muitas que iriam ganhar na orgia de sangue que rasgou a Europa e alastrou pelo mundo.

O golpe militar que começara em 17 de julho, em Marrocos, era já um impetuoso ajuste de contas contra a democracia e a República. Hordas de militares e de sotainas, ávidas de sangue, esperavam às portas de Madrid. No céu travou-se a primeira batalha aérea. A Legião Condor, constituída na Alemanha, experimentava as novas armas de destruição.

Em Portugal, a ditadura salazarista servia de retaguarda ao fascismo espanhol. O Rádio Clube Português era o instrumento de propaganda dos sediciosos. Os Viriatos, em zelo fascista, emigravam ao encontro do franquismo numa aventura cruel que terminou com a vitória fascista, em 1939, e continuou com fuzilamentos sistemáticos ordenados pelo genocida Francisco Franco.

Nunca a aliança entre as mais brutais forças fascistas e as mais horríveis hostes clericais tinham dado origem a semelhante violência, a tamanho morticínio, a tão cruel vingança.

8 thoughts on “6 de novembro”
  • Tolo_Mor

    A igreja apoiou Franco e se acha que fez bem, eu acho muito bem que tenha apoiado.A questão não será bem uma maldade intrínseca da aliança com o fascismo .Podiam ter muitas razões para isso.

    • stefano666

      A igreja tinha suas razões…. Franco ia encher o rabo dela de Pesetas…

      • Molochbaal@clix.pt

        E não é uma boa razão?

        • stefano666

          obvio… viver as custas do povo é excelente!!
          (ironic mode)

          • Molochbaal

            Para ELES era uma excelente razão!

          • stefano666

            pelo mesmo motivo que o clero respaldou Tiso, Pavelic ou Videla

  • stefano666

    Na realidade… A invasão da Manchuria foi o prenuncio da 2 guerra!
    o zen budismo (ramo japones) deu pleno apoio ao Império Japonês

  • stefano666

    O clericalismo na Espanha seria o prenuncio do clericalismo nazi na Slovakia e Croacia.

You must be logged in to post a comment.