Loading
  • 30 de Outubro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

A Turquia, a República e a laicidade ameaçada

Ontem, dia 29 de outubro, a República comemorou 90 anos. Esse dia é, naturalmente, o feriado identitário do País que deve a Mustafa Kemal Atatürk, não apenas a República, mas o ensino primário gratuito e obrigatório e um país laico a caminho da modernidade.

Sabe-se como foi difícil combater os preconceitos e como o Islão é avesso à liberdade. Não foi fácil nem meiga a luta de Atatürk contra o carácter totalitário da religião. Não obstante a violência que usou, hoje inaceitável, continua a ser visto como pai da Turquia moderna que o atual presidente, o Irmão Muçulmano disfarçado de moderado, quer ver virada para Meca.

Ontem, Dia da República, feriado que nem o devoto Erdogan ousou suprimir, foi aberto o túnel ferroviário que liga as duas margens do canal que divide Istambul e separa dois continentes, a Europa e a Ásia.

O túnel é um símbolo da modernidade sonhada por Ataturk que via no Islão o principal adversário de uma República moderna, secular e democrática, a ponto de ter proibido o uso público do véu islâmico e de quaisquer outros símbolos religiosos.

Ontem, o túnel ferroviário serviu ao devoto Erdogan para a sua promoção política e aos defensores da laicidade para comemorarem os 90 anos da República secular, herdada do grande militar, estadista, primeiro presidente e fundador da moderna Turquia.

A gigantesca manifestação de protesto contra a reislamização turca ombreou com a devoção de Erdogan.

3 thoughts on “A Turquia, a República e a laicidade ameaçada”
  • Tolo_Mor

    Não sei, duvido. Há dias em que a lapidação me parece justa para quem transgride a lei da Sharia.Noutros, fico com peninha das lapidadas.

  • Molochbaal

    Apesar dos islamófobos não perceberem, a Turquia é o melhor aviso do que pode acontecer à Europa cristã, se voltar a cair nas mãos de radicais CRISTÃOS.
    Vocês todos podem a figura triste que certo cristão vem aqui fazer todos os dias.
    Agora imaginem um demente destes com o poder absoluto.

  • stefano666

    o paradoxo é que o Imperio Otomano nunca foi acusado de ser extremista islamico.

You must be logged in to post a comment.