Loading
  • 13 de Outubro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Fátima

Fátima – todas os caminhos vão dar ao Santuário_13_10_2013

Pelos caminhos de Portugal, a pé para os mais crentes, de carro para os mais céticos ou com um caminheiro alugado, para cumprir promessas dos mais abastados, há imensos peregrinos que hoje se dirigem para o anjódromo de Fátima, local onde a República viu organizar a oposição e, mais tarde, durante a guerra fria, a luta contra o comunismo.

Em 1917, o sol interrompeu o sedentarismo sideral enquanto uma virgem irrequieta ia de azinheira em azinheira a conversar com uma pastorinha que a via e ouvia, enquanto outra só a ouvia, e o outro não via nem ouvia. E foi assim que pobres prédios rústicos se converteram num lucrativo comércio da fé e o sector primário virou terciário.

Podia a voz da senhora mais brilhante do que o sol não ter chegado ao céu, mas ouviu-a, na Terra, a diocese de Leiria e a gente simples que rezava, primeiro, contra a maçonaria e a carbonária, e, depois, contra o comunismo. O terço era o demonífugo de eleição e o instrumento para a conversão da Rússia, rezado com afinco nos 31 dias de cada mês de maio, nas aldeias de Portugal.

Hoje, o talismã dos peregrinos está em Roma, a pedido do PDG, para despertar emoções e perpetuar a crença. Foi de avião, acondicionado por um clérigo, dar alma ao negócio que começou com um burrito a tropeçar nos buracos dos caminhos de Nazaré e acabou a voar a jacto para todos os continentes.

Os peregrinos, conformados com a ausência da mascote, sentindo-se defraudados na sua caminhada, não deixaram de se regozijar por ter ido fazer milagres para o Vaticano, o bairro com maior densidade de sotainas e onde os milagres obrados nos mais diversos sítios do Planeta acabam por obter o certificado de garantia.

No universo, cada vez mais inseguro, é a fé o cajado onde se encostam as angústias e se amarram as frágeis esperanças de quem espera num mundo imaginário o que lhes faltou no que lhes coube.

12 thoughts on “Fátima – todas os caminhos vão dar ao Santuário_13_10_2013”
  • Fernando

    Caro Carlos Esperança,
    Temo que haja uma pequena imprecisão no texto quando refere que o pastor Francisco não via nem ouvia a virgem. Penso que o pastor em questão apenas via e mas não ouvia. Pelo menos esta é a versão que coube nas “memórias” da pastora Lúcia. Algo pouco relevante para o caso e para o objectivo último do texto, mas que pode atiçar em devaneios de impropérios os crentes mais raivosos.

    Saudações,
    Fernando

    • GriloFalante

      É admissível. Na biografia não autorizada, o Francisco foi considerado surdo que nem uma porta.

    • Carlos Esperança

      Então era a Jacinta a surda e cega para com a virgem?

  • kavkaz

    Parece que a “Senhora de Fátima” não voltou a aparecer… Ela não quer mesmo nada com aquela gente!

  • Tolo_Mor

    Estou fodido e desinspirado.E tudo isso porque o carlinhos não gosta que eu diga palavrões, mas só se for eu. Se forem todos os ateus, não agnósticos, já o carlinhos não se importa que digam que os crentes são montes de merda, imbecis, FDP, ou cagadelas do mesmo estilo.

    • kavkaz

      Vai-te queixar à boneca de Fátima e ao Jesus que disseste ter dentro de ti. Eles não ligam patavina ao Tolo_Mor e vens para aqui mostrar as tuas habilidades verbais aprendidas na igreja.

    • Anti tolo

      Antolo recebe os ateus

      • Molochbaal

        Ainda falta muito para estarem todos lá dentro ?

        Afinal o jesus já tinha escalavrado aquilo tudo.

      • kavkaz

        Agora percebe-se por onde entrou o Jesus Cristo que disseste teres dentro de ti. Nessa tua igreja cabe o clero todo!

    • José Vaz

      Como ateu, fico surpreendido pela linguagem usada. Não sei se é para ter graça, se é moda, ou sei lá o que será(???), ofender gratuitamente outros seres menos esclarecidos.
      Vc faz-me lembrar as “testemunhas de Jeová”, que só elas é que são iluminadas e todos os demais são uns incultos, uns ignorantes!
      Para fazer valer as nossas ideias e convicções, não é preciso ofender. Essa posição é dos fracos e um tanto cobardes. Saiba ser ateu.

  • kavkaz

    «Incêndio destruiu loja de artigos religiosos em Fátima»

    – Sem protecção dá nisto!

    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Santar%E9m&Concelho=Our%E9m&Option=Interior&content_id=3474003

    • GriloFalante

      Hummmm… Vais ver que a loja não tinha sido benzida. Às tantas, até era propriedade de um ateu, que essa gente não quer nada com benzeduras.

You must be logged in to post a comment.