Loading

A Espanha profunda continua católica e nazi

«Bandeiras pré-constitucionais, cartazes do ditador Francisco Franco, quadros com a efígie de José António, fundador da Falange, estandartes com a suástica nazi, panos com a caveira emblemática das SS Totenkopf… O colégio público Príncipes de Astúrias, de Quijorna, município de 3.000 habitantes governado pelo Partido Popular, converteu-se no sábado num mercado infindável da parafernália franquista e nacional-socialista numa dezena de stands encimados com a seguinte bandeira: “Saúde a Franco! Viva Espanha!”.

A presidente do município, Mercedes García, pediu desculpas. “Não havia nenhuma intenção de ferir os sentimentos de ninguém. Quando visitei a exposição, não me dei conta de que havia bandeiras pré-democráticas ou cruzes gamadas. Não ia com essa ideia de observar”, tentou explicar-se ontem. O PP conta com seis vereadores em Quijorna, para quatro do Grupo Independente de Quijorna e uma edil do PSOE».

(…)

(Traduzido do El País, de hoje)

2 thoughts on “A Espanha profunda continua católica e nazi”
  • orenascido

    “A igreja pode apoiar Franco ? Pode.

    Se acha que faz bem, EU ACHO MUITO BEM QUE APOIE

    A questão não será bem uma maldade intrínseca da aliança com o fascismo –
    podiam ter muitas razões para isso”

    Moloch Baal

    DduA, Apoiantes do genocida Franco 11/5/2013

    P.S. O lili também poder ter ido a essa manifestação clamar ” Saúde a Franco ! “, é menino para isso.

    • Molochbaal

      E se fosse ?

      Isso ilibava a igreja de ter feito uma aliança com um dos maiores assassinos de massas de todos os tempos ao mesmo tempo que jura que sempre defendeu a cultura da vida ?

      PS

      Outra coisa fifi.

      Já puseste centenas de vezes essas minha citação.

      Porque é que eliminas sempre a frase a seguir, em que eu afirmo que a igreja não se pode arrogar a defensora da “cultura da vida” depois de se ter aliado a Franco ?

      Tens medo que as pessoas percebam que estás a deturpar o sentido da frase ?

You must be logged in to post a comment.