Loading
  • 16 de Setembro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

Associação Ateísta Portuguesa (AAP). Exposição ao M.A.I.

Exmº Senhor Ministro da Administração Interna

   Dr. Miguel Macedo

  Praça do Comércio

1149-015 – LISBOA

Senhor ministro da Administração Interna

Excelência:

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP), vem expor e solicitar a V. Ex.ª o seguinte:

 

1 – A Junta de Freguesia de Grijó organizou uma peregrinação a Fátima, como se tornou público pelas cenas de pugilato a que a presença do candidato à Câmara de Gaia, Carlos Abreu Amorim, PSD/CDS, deu origem;

2 – A referida peregrinação foi organizada pelo presidente da Junta de Freguesia, Sr. Rogério Tavares, com a participação de 800 idosos distribuídos por 17 autocarros, como referido na comunicação social em 9 do corrente mês;

3 – Entende a Associação Ateísta Portuguesa (AAP) que, num Estado laico, as autarquias não devem apoiar oficialmente a devoção a uma religião. Pelo contrário, devem respeitar criteriosamente o n.º 2 do artigo 13º e o n.º 4 do artigo 41º da Constituição da República Portuguesa e não beneficiar nenhum cidadão em razão da sua religião;

Assim, em nome da laicidade do Estado e da moralidade pública, vem a Associação Ateísta Portuguesa solicitar a V. Ex.ª se digne mandar esclarecer o seguinte:

1 – Qual a base legal para a despesa da Junta de Freguesia com o aluguer de autocarros, almoço e outros custos adicionais para uma manifestação de carácter particular;

2 – Qual o montante gasto na excursão;

3 – Quais os cuidados que a autarquia tomou relativamente aos idosos antes de submetê-los a tão longa e cansativa excursão;

4 – Se houve uma alternativa cultural, abonando em numerário o custo individual da excursão a Fátima a quem preferisse, por exemplo, visitar um museu.

Antes das respostas que aguarda, a AAP repudia, desde já, a atitude da Junta de Freguesia de Grijó que considera imprópria de um país europeu, laico e democrático.

Receosa do regresso aos tempos de Fátima, Futebol e Fado, a AAP considera ética e civicamente lamentável a promoção de peregrinações religiosas por órgãos do Estado ou pelas autarquias.

Em defesa da ética republicana e do carácter laico do Estado que impede a caça ao voto através de pias excursões e lamentáveis expedientes, a Associação Ateísta Portuguesa solicita ao senhor ministro da Administração Interna que, por intermédio da Inspecção-geral da Administração do Território, se digne averiguar eventuais ilícitos na matéria exposta e proceder em conformidade.

Aguardando que V. Ex.ª se digne esclarecer esta Associação, apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos,

Odivelas, 15 de setembro de 2013

a) Associação Ateísta Portuguesa

27 thoughts on “Associação Ateísta Portuguesa (AAP). Exposição ao M.A.I.”
  • Ícaro Cristão

    Estava eu sem nada para fazer quando me lembrei deste local de verborreia cristofóbica. Mais uma vez não me iludi com a leitura sempre a roçar a cegueira que fazem do mundo. Lá porque os óculos são escuros nem tudo é breu… É claro que a notícia sobre um autarca que compra os votos se centra somente na questão religiosa e não no facto que é de facto errado, ou seja, comprar votos. Centram-se na única atenuante que a história possa ter… a ida a Fátima. Abraço

    • GriloFalante

      Caríssimo Ícaro, que saudades tínhamos…! Já era tempo de alguém vir dar uma ajuda ao idiota de serviço. Ainda bem que te lembraste da caridade cristã.
      Mas olha, quem anda com os óculos trocados és tu; ou então, andas a ler muitos comentários do idiota acima referido, porque a tua linha de raciocínio vai no mesmo sentido.
      Vejamos: o que está em causa nem é a compra de votos; o que está em causa é a baixeza de se organizarem excursões a Fátima com o dinheiro dos contribuintes. Tu não deves ser, porque os padres estão isentos, mas isso é outra conversa.
      Porque organizar excursões para comprar votos ou para dar graxa ao povo, é igual.

    • Molochbaal

      Caro ícaro.
      Na minha qualidade de pagão cultural, queria agradecer-lhe, a si, cristão obviamente esclarecido, o usar, tal como eu, um nick em homenagem á religião dos nossos pais – o paganismo.
      É raro um cristão reconhecer a matriz pagã da Europa.
      Obrigado. Obrigado.

      • Ícaro Cristão

        Oh cruzamento Molotof com um Dragon Ball.. não há nada de pagão. É ilusão de óptica… este ìcaro vem de ICAR, a forma como os ateus acham que desvalorizam a Igreja Católca Apostólica Romana. Desculpe desiludi-lo…

        • orenascido

          O IGNARO MOLOCH

          O Moloch ainda consegue ser mais palerma do que eu pensava. Quando aqui se posicionou como defensor de Franco deve ter admitido que o iam interpretar como apologista de um franco homem e não do fascista espanhol. Acho que o qualificativo de IGNARO MOLOCH lhe ficava muito bem, embora haja o risco de ele pensar que ” ignaro” também seria uma forma de enaltecer as supostas virtualidades do seu paganismo sacrificial, quando adoptou a simbologia do deusinho pagão, ao qual eram sacrificadas crianças.. A menos que ele ache que o sacrifício dessas crianças também era meramente metafórico.Ele é capaz de tudo, de elogiar Oscar Romero e Franco ao mesmo tempo. O tonto assumiu completamente o papel de bobo. Se ele aqui deixasse de circular, isto perderia muita piada.

          • Molochbaal

            Caro fifi.
            Já aqui defendi posições comunistas e católicas e não sou comunista nem católico.
            Aliás, se eu aí defendi uma posição da IGREJA, pela tua mentalidade de fanático estúpido, isso devia fazer-me automaticamente católico…
            Mas deixa lá.
            Eu sei que tu sabes perfeitamente que não sou fraqnquista.
            Estás apenas no teu número do costume, tentar irritar as pessoas, para desviar o assunto de qualquer patada na poça que a tua igreja tenha feito.
            Depois vem dizer que não és católico.
            Tu és tão mentiroso que já nem tu deves saber o que és.
            Tu simplesmente não és NADA.
            És um desgraçado que anda aqui a provocar as pessoas. Um trollzito de segunda categoria.

        • Molochbaal

          Sim. Sim, caro ícaro.
          Vamos fingir que não sabemos que ícaro é um nome da mitologia pagã.
          Vamos esquecer que os católicos não se tratam por ícaros, mas, precisamente, por católicos…
          O nome ficou-lhe no ouvido foi ?
          Estas histórias da nossa cultura ancestral estão-nos mesmo metidas na matriz não estão ?
          Por mais que as queiram fazer esquecer, acabam sempre por vir ao de cima.
          Mas apreciei a sua tentativa de “recauchetar” mais um elemento pagão.
          Afinal é uma tradição vossa.
          Praticamente todas as vossas tradições têm origem em tradições pagãs anteriores.
          Desde o natal, ao direito canónico, a organização da igreja, o culto do deus menino, salvador e ressuscitado etc etc.
          Por que não também o seu nick ?
          Ícaro vem de ICAR, não tem nada a ver com Ícaro…
          Brilhante !

          • Ícaro Cristão

            Pois é caro Dragon Ball. É como quiser. É como lhe apetecer. Pelo menos para si… será.

    • GriloFalante

      Só mais duas coisas, Ícaro:
      1) – Não se trata de “cristofobia”, porque não se pode ter fobia por uma coisa cuja existência não está minimamente comprovada. Quando muito, “cristianofobia” que, no entanto, nada tem a ver com o Cristiano 7.
      2) – As compras de votos “tout-court” não têm cabimento neste portal; trata-se de uma questão meramente política. Aqui, trata-se de assuntos religiosos. Como é natural.
      Continuo a dizer que a doença do idiota em causa é contagiosa, em certos casos. Já foste ao médico?

      • Ícaro Cristão

        Olá Grilo,
        Lá vem vocemessê com essa conversa mole e com as alusões ao Comentador Único (será Deus?). Olhe, você de tão obcecado com a Igreja vê-a em todo o lado… deve ser complicado viver num país Cristão. Olhe, vá para a Coreia do Norte, vai ver que lá dificilmente se falará em Deus…

        • GriloFalante

          “Lá vem vocemessê com…”
          Querias dizer “vossemecê”, mas deixa lá, acontece aos melhores. Olha, a mim tem-me acontecido muitas vezes.

          • orenascido

            E já ” fostes” ao Ciberdúvidas ver se o Ìcaro terá mesmo errado ?

          • Ícaro Cristão

            hahahahah. Foi consigo que tive esta discussão? Muito bom. Já nem me lembrava… Vós tivestes piada…. Trsh, fostes!!!

            ps: vai antes ao dicionário. Lá verás que “Fostes” é:
            2ª pess. pl. pret. perf. ind. de Ir
            2ª pess. pl. pret. perf. ind. de ser

          • orenascido

            Ignaro ou ignorante é igual ou litro. E também se aplica aos ignorantes da língua portuguesa. Ora aprende:

            http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/tu-foste-ou-tu-fostes-?id=5159&langid=1

          • Ícaro Cristão

            Graças a Deus!!! Destes-me razão!!!

          • orenascido

            Continuas com a mesma dificuldade de aprendizagem. Nem com os ensinamentos do link da Porto Editora consegues aprender.Um caso deveras difícil. Literacia não é contigo.

          • Ícaro Cristão

            Enfim. A vida continua igual por aqui. Vós não estais a perceber patavina e por isso fostes domado por mim. Dei-vos baile. Fostes!!!

          • Ícaro Cristão

            lol… ups

        • GriloFalante

          Não é nem um bocadinho complicado viver num “país cristão”, porque não vivo; vivo num país onde há muitos cristãos, o que é diferente. Aliás, trata-se de um país formalmente laico, embora a prática indique o contrário.
          De qualquer modo, não me vês entrar num blogue religioso para atacar seja quem ou o que for, o que quer dizer que sou tolerante – ao contrário de ti e de outros como tu, que aparecem aqui não para discutir, mas para atacar.
          Como fizeste acima, aliás.

          • Ícaro Cristão

            Eu sou leigo (se fosse estado seria laico) e nem por isso deixo de ser Cristão. Laico refere-se tão somente à separação de poder entre Estado e Igreja. Posto isto vamos ao segundo tema… mas quem é que está aqui a atacar? Bem sei que debater ideias é algo estranho ao fundamentalismo ateu mas Grilo, estamos todos cá para conversar…

          • orenascido

            Acho que o Grilo é um cobardolas e um choramingas. Como não tem estaleca para debater ideias, insulta quem o contesta e faz normalmente processos de fuga para a frente, ao estilo daqueles putos temerosos e queixinhas:

            ” Sotôra, aquele menino quer-me bater”…

            Este ateísmo do DduA é mesmo muito foleiro.

          • Molochbaal

            Mas agora falas contigo próprio ?
            Olha lá, já tomaste os comprimidos ?
            PS
            Por falar nisso, quando é voltas a aparecer com aquele “ateu” que insulta, oferece pancada e ameaça de morte todos os ateus e a quem quer que critique a igreja ?
            A tal igreja a que tu dizes que não pertences, mas que, por pura coincidência, também insultas a qualquer um que a critique ?
            Não podes deixar os teus personagens na prateleira tanto tempo.
            Ainda apanham pó.

          • Ícaro Cristão

            hahahaha
            O Dragon Ball, eu não sou ele. lolololol

  • kavkaz

    Pior seria se fosse um burro…

  • Ah Pois

    Resposta do MAI
    ahahahahahahahahahahah

    À:
    Associação Recreativa dos Ateus de Odivelas

    Em resposta à v/ comunicação piadética, encarrega-me Sua o Sr. Ministro que informar o seguinte:

    Por ser laico, o Estado Português reconhece a religião católica como a religião predominante do país e tem na Igreja Católica um parceiro social que presta ao país elevados e imprescindíveis serviços. Não está vedada a nenhum estado laico a convivência com a Igreja nem a participação activa em actividades publicas ou privadas da Igreja, nem sequer o apoio institucional ou financeiro à Igreja ou a quaisquer outras religiões.
    Não há inconstitucionalidade, nem sequer a mais leve inconformidade com o espírito da ordem jurídica nacional, no episódio relatado, nem que tal viagem envolvesse todo o Estado Português.

    Atendendo ao valor objectivo da v/ associação e à sua importância local e nacional, somos a informar que Sua Exa. o Sr. Ministro determinou que se abrisse um inquérito rigoroso aos pais que deixam os “filhos jogar aos cowboys”, que fossem aprendidos todos os bocados de madeira usadas pelos menores para imitar armas, que fossem contabilizadas todas as verbalizações “tau!” proferidos pelas crianças em apreço e que, de forma célere, se identifiquem os pais responsáveis pelo treino dos seus filhos nesta forma de terrorismo.

    Mais informamos que, por norma interna, não responde este Ministério a brincadeiras infantis de nenhuma associação recreativa de bairro, por mais cómico ou pueril que seja o conteúdo da missiva.

    O secretário, do secretário do sub-secretário de estado

You must be logged in to post a comment.