Loading

11 de Setembro de 2001 – In memoriam

As memórias são como os vinhos. Evoluem com o passar do tempo. As boas apuram-se, tornando-se inesquecíveis, e as más avinagram-se, tornando-se igualmente inesquecíveis. Ambas são fruto de condições particulares. E só prevalecem as que se extremam porque fogem à norma.

11 de Setembro de 2001. O calor de Díli envelhece prematuramente o corpo e a vontade. Os corpos, moldados às diferentes estações europeias, soporizam. Tolda-se o juízo que o ai-manas* se encarrega de espevitar, acicatando a língua e espevitando a libido. O excesso de humidade sufoca e a pele é um filtro em permanente sudação.

O restaurante City Café é um dos locais mais “in” da capital de Timor Leste, local onde diariamente se reúnem as tribos de burocratas das Nações Unidas, civis e militares, para destilar a fadiga da rotina extenuante em que se tornara a construção de um novo país. O dono, um português que não resistira às maravilhas do oriente, um simpático anfitrião sempre disponível a receber quaisquer convivas provenientes de países tão distantes como distintos, partilha um sorriso amistoso e jovial, mesa a mesa. Como denominador comum da satisfação geral, uma cozinha aportuguesada, que tem tanto de saudade na apresentação como de deslumbre no tempero.

Celebrávamos a partida antecipada para o “puto” de uns camaradas nomeados para a frequência inadiável de um curso profissional. Na sala privada exibe-se uma enorme tela, fixada, ao fundo. Um quadro branco, inexpressivo, a diluir-se no branco da parede que parece fundir-se com ela ao fim de uns quantos copos de uma boa cepa lusitana. E eis que, por entre brindes de despedida e a mastigação de inesquecíveis crustáceos pincelados a fogo terrestre oriental, entra repentinamente no animado cubículo reservado o dono do restaurante, visivelmente perturbado.

– Liguem a televisão!

– Que se passa?

– Está a acontecer um ataque aos Estados Unidos da América!

– O quê?

– Isso mesmo. É o que parece.

A empregada timorense liga a televisão e a tela exibe uma das torres do World Trade Center a fumegar profusamente, como um gigantesco fósforo aceso que o vento soprara. E com o fumo se foi o jantar, perante o olhar boquiaberto dos comensais.

Haveria de passar o que restava da noite a digerir o faustoso jantar em frente a um ecrã convencional, a descrer do que via, qual crente. Há realidades que nem o sonho mais maquiavélico pode antecipar.

Recordo o meu pensamento após a queda da primeira torre: “Isto é uma implosão!” Recordo o que senti após a queda da segunda torre e, sobretudo, após a queda matematicamente simétrica do edifício anexo que não tinha sido atingido por nenhuma aeronave: “ Não me lixem! Isto são implosões!”

Sem o antecipar, a humanidade tomava um novo rumo. Assim de rompante, entre um trago de Grão Vasco e um ardor a sol na língua. Entre o agridoce sabor do fruto da terra e a amargura de um fruto desidratado que o fanatismo semeou nos céus para colher no paraíso.

Regressado à reconfortante pacatez da Pátria Mãe, haveria de saber mais tarde que a verdade nunca nos é servida de bandeja. Que aquilo que julgamos saber é, muitas vezes, apenas aquilo que outros pretendem que saibamos. Mas também que as verdades paralelas que teorizamos como aparentemente óbvias podem não ser mais que uma bandeja cheia de enganos com que alimentamos a insatisfação de não conseguirmos saber tudo o que esses outros não pretendem que saibamos na totalidade.

A vida é como um jogo de xadrez que todos intentam ganhar. E sempre que um jogador oferece a rainha em sacrifício, tanto desconfia o adversário das reais intenções do estranho ardil com que se depara, como desconfiam as peças do jogo que, surpresas mas condicionadas pela bidimensionalidade do tabuleiro onde peleiam, apenas conseguem vislumbrar a sombra do inimigo a movimentar-se em direção a elas e nunca o gesto da mão que, por cima, noutra dimensão, o movimenta , engendrando planos para o futuro de ambos.

A verdade do jogo, essa, será sempre a do vencedor. Mesmo que seja mentira.

 

* Picante timorense

32 thoughts on “11 de Setembro de 2001 – In memoriam”
  • kavkaz

    – A escumalha islamita…

    «Menina de oito anos morre na noite de núpcias»

    Uma rapariga de oito anos, casada com um homem de 40, morreu, no passado sábado, no Iémen, depois de ter sofrido lesões sexuais graves durante a noite de núpcias.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3414312

    • GriloFalante

      Cuidado, Kavkaz. Isso de “escumalha islamita” pode estar previsto e punido pelo Código Penal. Pergunta ao travesti de serviço, que a besta percebe de direito até dizer chega. Ele consegue conciliar o Código Penal com o Catecismo da ICAR, que é coisa que não é para qualquer um.
      Quanto à rapariguinha islamita que morreu, não tarda aí o Stefano a dar-te tal explicação, que tu ainda lhe ficas a dever dinheiro.

      • kavkaz

        🙂

        O imbecil confia mais no Código Penal português do que no Jesus Cristo que disse estar dentro dele. A este não se dirige… Mas nós sabemos porquê!

    • orenascido

      1- “Sim, defendo o EXTERMÍNIO da gentalha muçulmana, mormente da sua hedionda escumalha, o maior perigo mundial.”

      “De Lisboa a Paris, de San Francisco a Moscovo, de Porto Santo a Papeete, qualquer aeroporto internacional ou de voo doméstico está
      submetido a vigilância drástica e restritiva, tudo causado pela hediondaescumalha islâmica, que são homens, mulheres e CRIANÇAS, futuras escumalhas duma gentalha geneticamente incapaz de progresso normal e respeitabilidade cívica e que conseguiram pôr todo o mundo em alerta e restrição circulatória.”

      João Pedro Moura

      Jesus Cristo o Exterminador Implacável DduA 6/9/2013

      “A hedionda escumalha islâmica é para ser combatida e exterminada mesmo, se for necessária…

      Homens, mulheres e CRIANÇAS… porque tudo isso é islamismo boçal”

      2-” Não me parece que alguém pretenda o EXTERMÍNIO de um quarto da população mundial “por pertencer a determinada religião”; mas sim PELO QUE DE MAL POSSAM FAZER EM NOME DESSA RELIGIÃO”

      Grilo Falante, DduA,7/9/2013,
      Fanatismo

      3- O Moura, o Falante e tu devem ter ficado todos contentes. Mais uma criança muçulmana abatida. Menos uma que, nas vossas contas, deixa de pertencer ao mundo dos vivos da ” ESCUMALHA ISLÂMICA”.

      • kavkaz

        Antolo, palhaço multiniks,

        O “sangue de Cristo” dá-te azia. Bebe “Água das Pedras” para te tratares…

        P.S. O Jesus Cristo é que te inspira a ler o Código Penal?

        • Anti-pulha

          Se o desgraçado bebesse sangue de cristo, o mais que lhe podia acontecer era apanhar uma bebedeira. Mas o pulha bebe óleo de rícino, para andar sempre mal-disposto.

          • kavkaz

            É um triste revoltado com a liberdade de pensamento e com a Verdade…

    • Molochbaal

      Então ?
      Vocês acham que não tem nada de mal o Moura sonhar com o extermínio de TODOS os islamitas, incluindo MULHERES E CRIANÇAS, o que, naturalmente, inclui TODAS as rapariguinhas.
      Mas ficam indignados por um islâmico matar UMA rapariguinha da sua religião.
      Estão com inveja ?
      Vocês Queriam matá-la pessoalmente, mas o sacana do islâmico adiantou-se.
      Foi isso ?
      Ou é a questão do sexo ?
      Se fosse à martelada, já não havia problema !

      • Anti-pulha

        Ó pulha, já te apropriaste de um nick alheio? És um escroque da pior espécie, pulha de merda! É por seres cristão Opus Dei que és assim?
        Qualquer galinha esquizofrénica te supera em inteligência, crápula. Mas olha, continua assim; és a melhor publicidade para a cristandade. São todos assim, ou és só tu?

        • Molochbaal

          Ná, sou mesmo eu.

          O que eu não consigo perceber, é como vocês não conseguem perceber, que um ateu desejar a morte a milhões de pessoas é EXACTAMENTE a mesma coisa que um religioso desejar a morte a milhões de pessoas.

          Vocês acusaram o Jesus Cristo de tendências sádicas-dementes, por desejar a tortura eterna a milhões de pessoas.

          E com muita razão.

          Mas depois acham muito natural, que um ateu deseje a morte violenta a outros tantos milhões de pessoas.

          Então este já não é sádico ?

          Mas não estamos a falar da mesma coisa ?

          Eu devo ser mesmo muito estúpido, mas é se alguma vez chegar a perceber isto.

          Não percebem que é EXACTAMENTE essa mentalidade que esteve na origem de todos os genocídios.

          Chama-se incitamento à violência. Ele pode nunca concretizar, mas se esse tipo de ideias se espalham, não tardará a haver pessoas que concretizem.

          Porque não ?

          Afinal o Moura definiu as famílias muçulmanas como MOSCAS.

          Daquelas que nós gostmos de eliminar o mais depressa possível, sem olhar a meios.

          Esmagamo-las, envenenamo-las, o que for preciso.

          A DESUMANIZAÇÂO do adversário é o primeiro passo para todos os genocídios.

          E ainda percebo menos, quando vocês se indignam muito com um caso, mas acham o outro muito natural, só porque veste a vossa camisola.

          E depois ficam muito indignados com UM caso de assassinato, em relação a uma criança, quando VOCÊS defenderam, como muito natural, o direito de alguém querer que sejam assassinadas crianças – mas às centenas de milhões.

          • Molochbaal

            Só faltava agora aparecer um Breivic de trazer por casa, inspirar-se em tão sábias filosofia para atacar alguma família muçulmana.

            Afinal, ao contrário dos países nórdicos, nós fomos um país de templários.

            Aqui mesmo, houve muitos pogroms contra comunidades estrangeiras.

          • Anti-pulha

            Peço desculpa, Molochbaal, mas o tipo de linguagem e o fio de raciocínio remeteram-me para o pulha que ambos conhecemos. Ele é que é capaz de confundir, aleivosamente, um inimigo armado com uma criança que nem sequer tem capacidade para se determinar sexualmente.
            As minhas desculpas. mais uma vez.

          • Molochbaal

            Só ele ?

            Mas vocês estãoa fingir que não percebem o que o MOURA diz ?

            ” A hedionda escumalha islâmica é para ser combatida
            e exterminada mesmo, se for necessária…

            Homens, mulheres e crianças… porque tudo isso é islamismo boçal”

            João Pedro Moura

            “A política, a religião e o totalitarismo”

            DduA 25/8/2013

            Toda a população islâmica, incluindo os moderados, incluindo crianças, é um “inimigo armado”?

            As crianças de berço que o Moura quer exterminar vêm armadas com o quê ? Com chupetas de repetição ?

            Já vi que o pessoal gosta de se fazer de ceguinho quando não convém.

          • Molochbaal

            e se as crianças islâmicas são, TODAS, um “inimigo armado” a exterminar, porque é que, de repente, desata tudo a chorar, quando um islâmico mata uma criança deles ?

            Se forem mortas por outros islâmicos, as crianças islãmicas, já são consideradas “desarmadas” para efeitos de propaganda ?

          • stefano666

            Moloch.. detesto.. a igreja.. mas nao é por isso ke vou aprovar um holocausto contra ela.
            ah.. paradoxalmente o proprio vaticano foi conivente com a morte de catolicos contrarios a ditaduras amigas do papado.

      • stefano666

        figuras que nem monsenhor Tiso, padre Filipovic… ou padre Seromba (Ruanda) mataram aos montes. logo.. todos os católicos são genocidas e merecem o exterminio. (ironic mode)

      • stefano666

        Jim Jones e pastor Ludwig Muller(pró-nazi) eram protestantes (a KKK é tambem).
        logo… todos os protestantes são racistas e assassinos e merecem a morte. (ironic mode)

        • Molochbaal

          Pois.

          Os teus amigos ateus, quando lhes convém, sabem fazer o número do ceguinho, tão bem como os fifis crsitãos.

          Se fosse um católico a dizer uma bacorada dessas , já estavam todos a cair-lhe em cima e a cahmar-lhe nazi.

          Assim, olham para o lado e assobiam…

  • JoseMoreira

    Parabéns, David Ferreira, pelo belo texto.
    É certo que a verdade nem sempre é servida de bandeja, principalmente quando essa bandeja mais não é do que um tabuleiro de xadrez onde se movimentam interesses a um tempo tão díspares e tão convergentes como são a política, o capital, a indústria de armamento, o petróleo, só para citar alguns. E também é verdade que a História é escrita pelos vencedores.
    No entanto, nem tudo o que parece é. Recordo-me, também, de ter visto as implosões, e a conclusão a que cheguei, a quente, foi: “eles” fizeram implodir as torres, e já arranjaram um bode expiatório. Depois, arrefeci e deixei que as memórias me transportassem até ao Regimento de Engenharia de Tancos, onde fiz o curso de Minas e Armadilhas. Ultimava-se a construção da Ponte da Arrábida, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia. O alferes instrutor esclarecia-nos de que a ponte, à semelhança de muitos edifícios estratégicos, estava já preparada para ser destruída a qualquer momento, em caso de necessidade. Inclusivamente, aprendemos os locais e as quantidades de explosivos a colocar.
    As torres do WTC eram edifícios estratégicos, como ficou, infelizmente, demonstrado.

    • David Ferreira

      Caro José Moreira, as torres não eram e não são os únicos edifícios estratégicos. Existem muitos mais pelos EUA fora, assim como planos de defesa confidenciais que não estão ao alcance do comum cidadão. Muito podemos especular, mas a verdade é-nos sempre sonegada, quer por motivos de segurança nacional quer pelos interesses que manipulam à escala mundial todo um sistema do qual também fazemos parte. Quem está minimamente por dentro do funcionamento dos serviços de informações sabe que grande parte do que assistimos nas televisões e na comunicação social em geral, não passa ou de mentiras ou de meias verdades. Por vezes interessa espalhar a confusão para distrair a turba. São jogos onde o excesso de informação, em vez de elucidar, apenas baralha e confunde. Resta-nos esperar que o tempo ou uma qualquer fuga nos elucide um pouco mais. Até lá, só podemos especular. Abraço

  • stefano666

    Timor Leste ? paradoxalmente os EUA apoiaram a invasão e genocidio neste pobre pais por parte da Indonesia.
    o 11/9 parece festinha de criança diante do massacre do Timor.

    • David Ferreira

      A Indonésia justificou a invasão alegando a defesa contra o comunismo, discurso que lhe garantiu apoio do governo dos Estados Unidos e da Austrália, entre outros, mas que não impediu a sua condenação pela comunidade internacional.

      • stefano666

        condenaram.. mas nao castigaram o governo indonesio.. a exemplo de Saddam Hussein
        http://resistir.info/pilger/pilger_28jan08.html
        Aqui está uma pista da razão* porque Suharto, ao contrário
        de Saddam Hussein, morreu não na forca mas sim cercado pela melhor
        equipe médica que os seus secretos milhares de milhões podiam
        comprar.

        * Suharto repartiu Timor com os oligarcas australianos , estadunidenses e ingleses.

  • José Gonçalves Cravinho

    A propósito do ataque criminoso que derrubou as Tôrres gémeas de Novaiorque e que matou centenas de pessoas,crime êste que justificou a invasão do Iraque e do Afeganistão,lembro que a Gestapo incendiou o Reischtag e dêsse crime que chocou os alemães,foram acusados os comunistas que depois foram dizimados.Quando Cuba lutava pela sua independência contra a Espanha,os USA que abUSA de tudo e de todos,para ter um motivo para «ajudar»Cuba,dinamitou um Navio cargueiro que se encontrava num porto cubano e culpando a Espanha por tal crime,declarou guerra à Espanha e após a derrota desta,instalou.se em Cuba formando um Governo de sua feição e fazendo de Cuba um prostíbulo e um Casino de jogatana dominado pela Máfia que colaborava com os Serviços Secretos e com o Governo que oprimia o Povo.E o Tio Sam mafioso e flibusteiro instalou-se em Guantanamo e ainda lá está contra a vontade de Cuba.E Também se assenhoreou do Porto Rico.

    • stefano666

      Porto Rico é um caso triste.Souber que os exercicios militares dos USA lá provocaram cancer em boa parte da população.

      Sobre a máfia em Cuba na época.. um dos mais notórios chefões foi Meyer Lanski (Jewish-American Mafia).

    • Molochbaal

      O Reischtag era um símbolo do parlamentarismo, odiado pelos nazis. E não morreu ninguém no seu incêndio.

      Não se pode comparar com o trade center, aut~entico símbolo do capitalismo e do poder americano, onde possivelmente trabalhavam milhares de pessoas, possivelmente, até parentes dos elementos das forças de seguranças.

      E os states só perderam com o atentado. Gerou uma das piores crises económicas e paralisoua sua maior cidade e o seu maior centro financeiro.

      Para quê ?

      Para invadir o Iraque ou o Afeganistão ?

      Bastava aos states arranjar qualquer problema de fronteira com um dos vizinhos dos iraquianos ou afegãos, para os states invadirem na mesma.

      Não era preciso darem cabo daquilo que para eles é o principal – a própria economia.

      Quanto ao couraçado americano que explodiu, não está provado que tenha sido “dinamitado”, nem nenhum historiador o afirma. O que se provou é que não se tratou de uma mina. Pode perfeitamente ter sido um acidente e é isso o que a maior parte dos historiadores pensa.

      Acidentes com explosões, na época do vapor, principalmente em navios de guerra, em que conviviam paóis e fornalhas de carvão, eram comuns e temidos.

      Quanto a que tenha havido aproveitamentos é outra coisa.

      Agora também não nos façam de parvos de que tudo, mas tudo, o
      que aconteça aos americanos é provocado pelos próprios.

      Só falta dizerem que os incêndios na califórnia são provocados pelo Obama e que foi o Bush que “soprou” o Katrina.

      Já agora.

      • stefano666

        O responsavel pelo 11/9. A mossad.

        hava nagila!

      • stefano666

        o governos dos USA é uma oligarkia pseudopatriota. Ela tem mais o coração no Knesset que na Casa branca.

        • Molochbaal

          Errado.

          Ainda antes do Knesset, o coração dos governos americanos está nas contas bancárias off shore dos seus amiguinhos financeiros.

          Mais uma razão para não ser muito provável um ataque tipo 11/9, que afectou precisamente, o centro financeiro dos states e provocou uma crise financeira.

          Para os EUA irem para a guerra, bastava uma crise fronteiriça qualquer. Com Israel, por exemplo.

          Essa vossa teoria de que os states passam a vida a dar marteladas nos dedos, só para caçar pulgas, é tudo menos inteligente.

          Com inimigos assim, até o Saddam tinha ganho a guerra do golfo.

          • Molochbaal

            A teoria da “dinamitação” do Maine é outro exemplo de que vocês não deviam abusar da cachaça com que temperam os flocos do pequeno-almoço.

            Então os americanos, só para provocarem a guerra, iam dinamitar logo o seu MELHOR couraçado ?

            Então, ainda antes da guerra começar, iam assegurar aos espanhóis a maior vitória que estes alguma vez poderiam sonhar ?

            Ou são MESMO uns grandes desportistas, ou são os maiores burros do mundo, estes americanos.

            Espanta como gajos tão, mas tão burros, que passam a vida a infligir-se a si mesmos desastres humilhantes, possam ter chegado a maior potência do mundo.

            Caro stefano, para declarar guerra à Espanha, bastava arranjar uns gajos que disparassem uns tiros de espingarda contra o Maine.

            Não morria ninguém, arranhava a pintura é certo. mas a opinião pública americana punha-se à mesma do lado do partido da guerra.

            Se não resultasse, podiam afundar uma canhoneira velha e sem tripulação, just in case.

            NÃO era necessário afundar o seu melhor navio de guerra…

          • stefano666

            e mesmo se fosse alqaeda a responsavel.. a casabranca teria sua culpa tambem.. pois a casa branca na epoca de Reagan.. patrocinou este… grupo mesmo sabendo de seus crimes e sharia. a mesma casa branca que é aliada militar de teocracias estilo A.Saudita, Qatar e Bahrein…

            é risivel ver um governo repudiar o dito terrorismo islamico ao mesmo tempo que apadrinha gente do mesmo tipo…
            o 11/9 foi um Mossad CIA Job…

          • stefano666

            olha.. que dizer da Fox News ?

            http://www.youtube.com/watch?v=LbkQddEDPs0

You must be logged in to post a comment.