Loading

O catolicismo, o islamismo e a democracia

Pio IX, a quem a epilepsia impediu uma carreira militar, seguiu o caminho da teologia, e foi, mesmo para a época, o exemplo do extremismo reacionário. A encíclica «Syllabus errorum» é um catálogo de condenações, desde o panteísmo ao naturalismo, do racionalismo ao socialismo, sem esquecer o comunismo, a maçonaria e o judaísmo.

O roubo de uma criança, Edgardo Mortara, aos pais judeus, com a alegação de que uma criada a batizara em segredo, para ser educada na religião católica, não o impediu de ter um milagre adjudicado por João Paulo II, que o promoveu a beato, mas ficou como uma das nódoas mais negras da Igreja católica. Não o salvam do opróbrio os dogmas criados: a infalibilidade papal e a virgindade de Maria.

Para Pio IX, a Igreja católica era incompatível com a liberdade, a democracia e o livre-pensamento, valores aprovados no concílio Vaticano I, uma reedição do de Trento. A História acabou por desmenti-lo e a excomunhão da modernidade é um mero detalhe na nódoa do seu pontificado. Sabemos hoje que a repressão sobre o clero e a imposição da laicidade transformou os países cristãos em berço da democracia.

O Islão vive hoje os piores preconceitos do catolicismo de há 150 anos. No Egito, onde, enquanto escrevo, ardem igrejas, assiste-se a uma orgia de sangue. Depois do golpe de Estado de 3 de julho, que pôs termo a 1 ano de governo dos Irmãos Muçulmanos, nunca mais houve paz e a Irmandade Muçulmana, que tinha ganho as eleições, está em vias de ser proibida, voltando à situação a que Nasser a remetera em 1954, à clandestinidade e à repressão, situação de que tem larguíssima experiência, com uma imensa e sólida rede de proteção médica, assistência social e educação, organizando-se de novo através das mesquitas e universidades donde tinha saído da clandestinidade para a vitória eleitoral.

A pressa na imposição da sharia e o aumento da violência contra cristãos que resistiam à islamização, bem como contra a sociedade urbana, laica e secularizada, foi a detonadora do movimento militar que derrubou o presidente Mohamed Morsi, que jamais respeitou os limites que a constituição lhe impunha. Não era, aliás, pessoa para compreender que a democracia é também, e sobretudo, o respeito pelas minoria, minudência inaceitável para o Islão, totalitário e prosélito.

Curiosamente, o presidente turco, Tayyip Erdoğan, que a Europa e os EUA teimam em considerar um islamita moderado, seja isso o que for, não teve um conselho para Morsi durante a sua deriva islamizadora, mas não lhe fata agora com o apoio na sua defesa.

No Egito repete-se a dolorosa experiência argelina de 1994 quando o governo derrotado declarou guerra à Frente Islâmica de Salvação (FIS), com a débil condenação da Europa e dos EUA, que respiraram de alívio.

Não sei o que nos reserva o futuro, onde o terrorismo religioso não pode ser consentido nem a fé do crentes reprimida. Para já, sob os auspícios da esquizofrenia da fé, o medo e a desconfiança vão miando a possibilidade da democracia onde o fascismo islâmico alastra.

26 thoughts on “O catolicismo, o islamismo e a democracia”
  • orenascido

    Desculpem-me por não comentar este post, mas ainda não acabei de rir com os mais recentes exemplos de iliteracia do Carpinteiro. Aquelas frases “provavelmente obrigoute” e ” vislumbras-te a estupidez” são mesmo de partir o coco a rir. Como é que o homem conseguiu ser professor com tanto asneiredo lexical à mistura ? Que grande mistério.

    P.S. Quanto à questão egípcia, o Stefano anda calado. Será que hesita entre apoiar ou censurar os islâmicos da Irmandade Muçulmana ? Andará mais numa de defender ou atacar Morsi ? Mais fundamentalista islâmico ou mais laico ? Aguardemos para ver em que esquizofrénica fase se encontra o braslieiro-soviético-cubano. Com ele tudo é possível, desde apoiar Morsi ou Abdel Fattah al-Sissi, é consoante o lado para que se encontrar virado.

    • stefano666

      os generais e a irmandade sao 2 lixos.

      • orenascido

        Desta vez concordo contigo e até te digo mais: se dependesse de mim, Edward Snowden seria nomeado Prémio Nobel da Paz e retirado esse prémio ao hipócrita do Obama.

        • Tó Zé

          Qualquer Presidente dos EUA é obrigado a ser hipócrita a não ser que queira ir pelo mesmo caminho do Kennedy. É uma triste realidade mas não só dos states.

          • orenascido

            Mas há homens com H grande que arriscam a vida pelos seus ideais: Gandhi, Luther King, Mandela, Oscar Romero. Depois há os hipócritas, estilo Obama, que têm a falta de vergonha de perseguir quem, como Edward Snowden, teve a coragem e a decência de denunciar a atitude pidesca dos EUA em todo o mundo. E, em vez de reconhecer que Snowden prestou um enorme serviço à Democracia , ainda o quer julgar e prender. Se Obama não desconhecia o que se estava a passar, ao nível da rede alargada de espionagem das próprias redes sociais, ele é que devia ser julgado no Tribunal Penal Internacional e a Academia Sueca devia retirar-lhe o Prémio Nobel da Paz. Edward Snowden, esse,merece sem dúvida tal galardão. Eu não legitimo nenhum tipo de terrorismo, mas, infelizmente, o povo americano tem sofrido as represálias dos muitos actos prepotentes das sucessivas administrações dos EUA à escala mundial.

          • Anti-pulha

            “Mas há homens com H grande”
            Ó pulha, aquilo não é um H grande, é um h maiúsculo. Mas tu, como bom analfabeto e devorador de bíblias e catecismos só sabes o que os teus patrões do O.D deixem que tu saibas.
            Já leste aquele artigo lá em cima? Estás de parabéns! Mas nem é novidade, a tua falta de inteligência é manifesta.

          • orenascido

            Ó badalhoco, vai lá ver a resposta pronta que para ti preparei. Não vais gostar.

          • Anti-pulha

            Para mim. não deste qualquer resposta. Mas gostei, de qualquer modo, porque continuas a ser igual a ti próprio: fanático Opus Dei, fatalmente numerário, que até interrompe as férias para vir para aqui fazer pulhices. Desaperta o cilício, energúmeno. Estás a ficar chéché.

          • orenascido

            Ai não, não dei, badalhoco. Se pudesses até desafivelavas o ar de anormal da tua foto. Mas nem isso consegues, mentecapto, ficas com esse riso alarve mesmo quando sistematicamente enxovalhado. Também já eras assim quando fazias o papel de submisso sacristão ? Levaste dos gajos do Opus Dei e ficaste completamente traumatizado ?

          • stefano666

            ou entao Bradley manning.. ke está nas mãos da “PIDE” USAmericana

          • stefano666

            Romero foi tratado como lixo pelo $anto Wojtyla… razao.. Romero era adversario dos aliados do $anto.

          • stefano666

            JFK ousou falar de certas eminencias pardas … meses depois…. ele levou “headshot” em Dallas.

          • stefano666

            dizem tbm ke JFK foi morto pela CIA.. em virtudfe de divergencias oriundas da Baia dos Porcos.

    • carpinteiro

      antoniofernando.

      Passei aqui por acaso, e reparei na forma como me insultas.

      Será que vale a pena dizer-te que há pelo menos 21 dias que eu não escrevo uma única frase neste blog?

      Percebes porque te dizia nessa altura, que devias ser mais moderado nas tuas intervenções?

      Que se passa contigo?!

  • Deusão

    Para acabar com a demência religiosa há só um caminho: educação.
    Na Europa, onde a religião respira na cti, a educação baniu os vendedores de je$su$. No Brasil, o povo das grandes cidades já não se preocupa com a treta. Só nos locais atrasados ainda há um pequeno espaço para je$u$, mas é um canto escuro, do lado de fora das casas. Serve de morada para je$u$ e para alguns ratos que não se incomodam com a má companhia.

  • stefano666

    O catolicismo com as maos sujas de sangue

    http://www.youtube.com/watch?v=Qd7RHlgoI-I

    • GriloFalante

      Saúde-se o islamismo, tão puro, tão dondocas, tão angélico…

      • stefano666

        se analisarmos a historia… o islamismo é menos diabolico ke o catolicismo

        • Deusão

          Discordo. É a mesma porcaria. Ambos julgam-se defensores de deus quando na verdade não passam de defensores de seu próprio status.
          Ninguém acredita verdadeiramente em céu, inferno e outrs patetices tais ( exceto os asnos crentóides fanáticos), participam da treta como bois no pasto buscam a segurança da coletividade. Só conseguem sair do lugar se toda a manada se mover. Mas há uma diferença crucial: se um boi saí do conjunto os outros não o perseguem com o intuito de matá-lo.

          • stefano666

            de fato… agora o problema é ke o catolicismo tem QG importantissimo… e que nenhuma confissao conseguiu ter ate hoje.

          • Deusão

            De fato. Os islâmicos ainda se matam entre si mesmos para saber quem era o preferido do profeta. Não surgiu (ainda bem ! ) nenhum Constantino para os organizar.
            Se se unissem xiitas, sunitas e outros “itas”, estaríamos lascados. Haveria uma guerra medonha abençoada por deus (ironia).

          • stefano666

            de fato… so nao existe guerra similar entre cristaos pq o sistema os impede hoje.

          • stefano666

            Afirmei ke o catolicismo é mais “diabolico” ke o islamismo em virtude dos inumeros crimes contra a humanidade que a igreja compactuou…

            massacre de indios, escravidao negra, massacre de s.bartolomeu, nazismo (incluindo os estados-fantoches do Reich), os regimes fascistas na AM.Latina… o genocidio em Ruanda, as atrocidades contra crianças no Quebec ( Les Orphelins de Duplessis)
            isso sem contar atualmente com o conluio da igreja com o narcotrafico.

          • Molochbaal

            Isso é treta.
            O islamismo sempre pactuou com a escravatura e a sua forma de expansão durante séculos foi a guerra de conquista.
            As três religiões de Abraão são idênticas na sua violência.
            Podem ter períodos melhores ou piores, mas todas usaram de violência extrema em certas fases do seu desenvolvimento.

          • stefano666

            de fato,… basta lembrarmos dos talibans, de Meyer Lanski, Bugsy Siegel, Irgun, Ante Pavelic, padre Tiso, Jim Jones ou os “rebeldes” anti-Siria.

  • JSILVA

    “Para Pio IX, a Igreja católica era incompatível com a liberdade, a democracia e o livre-pensamento”

    ONDE ESTÁ ESCRITO ISSO?

You must be logged in to post a comment.