Loading

Espanha – Um país e dois Varelas

O cardeal Antonio María Rouco Varela, bispo de Madrid, um dos mais reacionários de Espanha e do mundo, abriu feridas insanáveis com a ajuda de Ratzinger, ao canonizar e beatificar, em doses industriais, defuntos admiradores de Franco.

Foi um ato deliberado contra a democracia e, na pressa, nem todos eram aconselháveis para os altares apesar da generosidade com que Bento XVI elevou fascistas à santidade.

Podia ter-se ficado por Escrivà, a quem devia favores e dinheiro, apesar da conivência com a ditadura e o ditador, e poupado a Espanha ao reavivar de memórias dolorosas de quem viveu horrores praticados dos dois lados da guerra civil.

Depois apareceu outro Varela, a quem também não faltam vestes talares e a nostalgia do ditador cruel que, depois de ganhar a guerra, nunca mais perdeu o espírito sanguinário.

O juiz de instrução do Supremo Tribunal, Luciano Varela, levou a julgamento Baltasar Garzón, por ter decidido investigar os desaparecidos da guerra civil e do franquismo, ‘violando a lei de amnistia geral de 1977’. Faltava este Varela para evitar que os crimes de um dos mais sanguinários ditadores do século passado fossem conhecidos com rigor.

Exultaram os franquistas, incluindo a maioria do clero, que assistiram à democratização de Espanha, convictos de que Franco era o enviado da providência divina. O fascismo ainda vive nas Forças Armadas, nos Tribunais e nas Universidades que permaneceram intactas, tal como a Igreja católica, e se mantêm redutos sólidos do fascismo espanhol.

Quando o juiz Baltasar Garzón, certo de que os crimes contra a humanidade não deviam prescrever, resolveu exumar os crimes da Guerra Civil, com a mesma coragem com que perseguiu os da ETA, viraram-se contra si os carrascos que logo rejubilaram.

O julgamento de Baltazar Garzón foi um um libelo contra a democracia e o direito dos descendentes das vítimas à verdade, a vingança mesquinha contra um juiz que, ao ser afastado, perdeu o direito à proteção policial e ficou sujeito às balas dos inimigos.

Era talvez isso que os algozes queriam. Bastou ao Varela de toga poder ter feito o que o Varela de mitra não conseguiu. Nem o escândalo internacional, nem a indignação dos descendentes das vítimas, nem a estupefação de magistrados democratas o demoveu. O ódio velho não cansa.

Hoje, com Baltazar Garzón irradiado, a lei da Memória Histórica beneficia a proteção dos carrascos que executaram milhares de espanhóis por razões ideológicas, depois de terem derrubado a República sufragada pelo voto.

Em Espanha, com as conivências conhecidas, ficam impunes os crimes do franquismo. Nem sequer se podem investigar para que a História os registe.

18 thoughts on “Espanha – Um país e dois Varelas”
  • Catellius

    Caro Carlos Esperança,

    Dê uma lida em meu post sobre a beleza dos deuses cristãos.

    http://pugnacitas.blogspot.com.br/2013/08/deuses-devem-ser-belos.html

    Trecho:

    “Maria continuou bela mesmo na morte. Se após a crucifixão do filho viveu ainda por quinze anos, ascendeu aos céus com corpo e alma, de acordo com o dogma, com uns 60 anos. Sem filtro solar e creme hidratante naquelas paragens áridas da Judéia e, posteriormente, na Ilha de Patmos com João Evangelista, seu corpo, que, por definição, ocupa lugar no espaço e está algures, passível de ser visto por um ET ou por um astronauta, assemelha-se mais a uma jaca desidratada do que à Afrodite das pinturas e esculturas.

    Abraço!
    Catellius

    • Deusão

      Uma amiga repete sempre o mote (que já se tornou um adágio, e bem atual): não existe mulher feia, existe mulher pobre. E se mesmo com dinheiro a mulher for feia, você precisa beber mais.

    • Molochbaal

      De facto, é muito mais provável que os personagens bíblicos reais sejam como os dessas fotos de pessoas reais, do que as imagens idealizadas pela propaganda religiosa.

  • Deusão

    Não foi por estas bandas que ocorreu o último churrascão da inquisição ?
    O clero espanhol tem a alma muito limpa. Levar um professor á fogueira deve ter aberto um lugar de destaque junto a xeçuis, na mesa do sinhô.
    Nos meus muitos anos de vida ainda fico surpreso com tanta gente a ver a luz nas trevas da icar. Será a luz das fogueiras mantendo ainda um pouco do brilho ? pode até ser. As fogueiras brilharam intensamente e o cheiro de carne queimada ainda se mantém em alguns lugares.

  • orenascido

    Felizmente que Portugal não é o país populista dos demagógicos e panfletários Esperanças.

    Baltazar Garzón foi um juiz de grande coragem, mas não está acima da Lei.

    E, contrariamente ao escrito mentiroso do Carlos Esperança, ele não foi demitido da magistratura por Luciano Varela mas, de forma unânime, pelos sete juízes do Supremo Tribunal de Espanha.

    O Supremo Tribunal espanhol também é fascista ?

    http://expresso.sapo.pt/baltasar-garzon-suspenso-por-11-anos=f703561

    • Molochbaal

      E tu que não fosses a favor do encobrimento dos crimes franquistas.

      Não, o supremo espanhol não é fascista.

      Sim, é possível que o supremo seja susceptível a grupos de pressão.

      Uma decisão de um tribunal não pode ser criticada?

      Então porque é que vocês estão sempre a criticar a lei quando se trata do casamento ou coadopção homosexual etc etc?

      PS

      Não precisas de responder que já sabemos a tua resposta; que eu sou um bandalho, o meu nick é muito mau e o Moura não gosta de mulheres.

      Vês? Até te poupo o trabalho de responder!

      • orenascido

        Ó grunho nojento, ó aldrabão de merda, ó lili fascistóide, sabes perfeitamente que eu nada tenho a objectar ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e, não obstante, continuas a ser o mesmo reles aldrabão, atribuindo-me posições que nunca defendi.

        Eu, quando quero criticar-te, cito as tuas palavras reaccionárias. Tu não és capaz de fundamentar as tuas aldrabices com citações precisas das minhas posições.

        Por isso, aldrabas e mentes, grunho badalhoco. Por isso és um nojento cobardolas e um pútrido complexado. Por isso, mostras constantemente a tua enorme falta de carácter.

        • Deusão

          Mesmo ? ele também falou sobre a lei de interrupção da gestação. Talvez não tenha visto. Estou aqui para ajudá-lo a responder todas as questões colocadas.
          Não precisa agradecer-me. É apenas uma gentileza ateísta.

        • Molochbaal

          Não tens nada a obstar?

          É possível.

          Mas como 99,9% das vezes em que se critica a igreja, seja no que for, incluindo esses assuntos, tu limitas-te a insultar quem critique, na prática a tua “não obstação” funciona como se fosses 100% contra.

          Tomemos como exemplo este post.

          Aposto que também vais dizer que “não obstas” a que se investiguem os crimes do franquismo.

          Entretanto, para supostamente “concordar” (?) com o autor do post, tu chamas-lhe demagogo e dás a entender que a decisão de um tribunal, contra a investigação, estará acima de qualquer crítica.

          Depois, mais tarde, discretamente, até és capaz de dizer que sempre concordaste com a investigação. Principalmente se for para contrariar alguém.

          Mas quando o assunto foi discutido limitaste-te a insultar quem critique o tribunal que proibiu a investigação.

          Eu já percebi como tu funcionas.

          Tu tens duas vertentes, uma de lambedor de botas oficial da igreja, outra de cultivador de ódios pessoais.

          Assim, o esperança, ou eu, até podemos dizer coisas com as quais concordas. Mas tu NUNCA vais admitir.

          Sabes perfeitamente que a igreja se farta de meter a pata na poça, mas tu NUNCA vais admitir.

          Assim, por vezes, a medo, lá vais dizendo que não tens nada contra o casamento homo, o preservativo etc.

          Mas se algum de nós disser o mesmo, tu insultas-nos à mesma e passas 99,95 dos teus textos a defender quem é CONTRA as tais ideias que tu DIZES que és a favor.

          Diz lá fifi, se não tens nada contra a investigação dos crimes do franquismo, o preservativo ou o casamento gay, porque é que insultas SEMPRE quem quer que diga a mesma coisa?

          Porque é que defendes em 100% dos casos quem diz o contrário?

          Como é possível que nem uma ÙNICA vez tenhas criticado os papas pela sua política anti-homo, por exemplo, contra o direito ao casamento etc?

          Como é possível que insultes sempre quem é a favor do casmento gay e defendas quem é contra?

          Isso é que é “não obstar”?

          Isso é outra coisa. Isso é saberes que uma pessoa tem razão, mas não admitires e dares razão a quem sabes estar errado, apenas porque quem está errado é da tua seita.

          Isso é SABUJICE.

          Tu sabes a verdade, mas estás-te nas tintas para ela, concordas SEMPRE com os padrecas, mesmo que saibas que não têm razão, só pela cor da camisola.

          Insultas-nos sempre, mesmo que saibas que temos razão, só pela cor da camisola.

          O conceito de verdade para ti é absolutamente indiferente, vives na mentira como um peixe na água.

          Nada tens contra o casamento homo? Nem contra a investigação dos crimes do franquismo?

          Então torna-te um homenzinho. Não insultes quem diz o mesmo, CONCORDA abertamente com quem o disse, mesmo que seja ateu, CRITICA quem diz o contrário, mesmo que seja um padre.

          Vê se ganhas um bocado de brio e um mínimo de decência humana.

          Deixa de ser um sabujo.

          PS

          Gostei imenso do “pútrido complexado”.

          • orenascido

            “Aposto que também vais dizer que “não obstas” a que se investiguem os crimes do franquismo.”

            Toma fascista de merda:

            “A igreja pode apoiar Franco ? Pode.

            Se acha que faz bem, eu acho muito bem que apoie.

            A questão não será bem uma maldade intrínseca da aliança com o fascismo podiam ter muitas razões para isso.”

            DduA, Apoiantes do genocida Franco 11/5/2013

          • Molochbaal

            Quer dizer que continuas a faver exatamente o mesmo que eu estava a dizer

            Sim, evidenmtemente que a igreja espanhola conservadora tinhas todas as razões para se aliar com a ditadura conservadora.

            E obviamente que eu reconheço que a igreja conservadora tinha todas as razões para se aliar a uma ditadura conservadora.

            Tu chamas-me fascista d emerda por eu reconhecer um facto óbvio.

            Muito bem, prova agora que és homem e não uma puta dos padres, que anda sempre com o cristo enfiado no traseiro.

            Se eu sou um porco fascista por admitir que a igreja tinha razões práticas para se aliar ao fascismo então a igreja que se aliou ao fascismo é o quê minha puta de merda?

            Então tu insultas-me por não criticar a aliança da igreja com o fascismo e não criticas a igreja por se alaiar ao afscismo!!!!!

            Continuas na mesma, sempre o mesmo palhaço.

            A desviar o bico ao prego como a puta que és..

            Se és a favor da investigação dos crimes do fascismo porque é que vens aqui insultar quem diz o mesmo?

            Eu sou a favor dessa investigação.

            Tu não?

            Estás com medo que se venha a descobrir mais coisas sobre a aliança da igreja com o fascismo?

            Não podes criticar os teus donos meu rafeiro de merda?

            E então insultas-me a MIM pela merda dos teus papas se terem aliado ao fascismo?

            Nasceste um merdas e hás-de ser sempre um merdas.

            PS

            E a tua citação está aldrabada, como muito bem sabes. Na frase a seguir eu digo que se a igreja pode aliar-se ao fascismo, não pode a seguir vir dizer que sempre defendeu os valores da vida.

            Pelo que a tua citação vale o que tu vales, nada.

          • stefano666

            os jacobinos franceses e bolcheviks russos tambem tinham suas razoes em tirar o poder do clero.

          • Molochbaal

            Evidentemente que sim.

            Mas não é por admitir factos óbvios como esse que passo a ser jacobino ou bolchevique, como o fifi diz que sou franquista por admitir o facto óbvio de que a igreja conservadora tinha muitas razões políticas, tácticas e ideológicas para se aliar ao franquismo.

            Mas também ele sabe que está a mentir apenas para provocar. À falta de argumentos…

          • stefano666

            desespero dele

          • stefano666

            pra entendermos o conflito republicanos x clero na Espanha… temos que ler mais sobre a Espanha antes de 1931. (antes da republica)

            a republica espanhola cassou os privilegios do clero em virtude do custo que era mante-lo e tambem porque o clero era o 1° Estado. *

            * alusão ao “Ancién Régime ”

            Ainda cito-lhe um caso curioso da relação clero estado.

            na Argentina, Perón era um forte aliado do clero. mas na reta final de seu governo, Peron se tornou inimigo da igreja… chegou a querer laicizar o estado.

            a igreja se aliou com setores militares pró-clero e estes setores tentaram um golpe militar, ao bombardear a Plaza de Mayo em 1955. centenas de civis morreram. em represalia… os peronistas atacaram e incendiaram n igrejas, em virtude da ligação do clero com os golpistas.

            http://es.wikipedia.org/wiki/Quema_de_iglesias_del_16_de_junio_de_1955

  • stefano666

    Um assunto que o Vaticano nao diz.o franquismo caçou o protestantismo com as bênçãos papais.

    o vaticano se portou de maneira similar no Vietnam (Saigon) de Diem ,… quando este perseguiu os budistas, na Croacia de Pavelic, quanto este perseguiu ortodoxos e judeus e na Argentina de Videla … quando este perseguiu test. de jeova.

    http://www.protestantedigital.com/ES/Espana/articulo/12213/La-persecucion-franuista-a-los-protestantes-en

    http://www.publico.es/215768/el-monopolio-del-dios-de-espana

  • Molochbaal

    De facto é uma verdadeira vergonha a preseguição que se faz ao Garzón.

    Negar às famílias das vitímas o conhecimento do que aconteceu aos seus entes queridos é em si mesmo um crime contra a humanidade.

    Afastar um juiz por este querer investigar um crime é surrealista.

    • stefano666

      por falar em impunidade. Um mauricinho (betinho) dirigiu embriagado e atropelou um cidadão humilde. Está livre.

      Imaginemos a situação inversa.

You must be logged in to post a comment.