Loading
  • 31 de Julho, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Homenagem do Diário de uns Ateus

León Ferrari, morreu quinta-feira aos 92 anos. Foi um dos artistas mais prestigiados da Argentina, mas também uma das figuras que mais irritou os católicos em seu país. Entre eles, o então cardeal Jorge Bergoglio, chamando um de seus exemplares como “uma vergonha” para Buenos Aires.

202

11 thoughts on “Homenagem do Diário de uns Ateus”
  • lourenco carvalho

    Perante um passado recente, extremamente Conservador do Papa, como prova a leitura do artigo sobre Leon Ferrari, sera que em tao pouco tempo o mesmo evoluiu tanto? E, omo aparentemente se deduz da entrevista dada aos jornalista no aviao de regresso do Brazil a Itala ? Considero tal evolucao mental, extremamente official.

  • Carlos Esperança

    Artista León Ferrari tinha forte relação com o Brasil

    Assim como a Argentina, o Brasil perdeu um grande artista em 24 de julho de 2013. Morreu León Ferrari, aos 93 anos, em Buenos Aires. Perseguido pela ditadura militar de seu país, viveu em São Paulo entre 1976 e 1991. Na Argentina teve um filho, Ariel, e a mulher dele, “desaparecidos” pelos militares.

  • Deusão

    Por falar na entrevista do papa, repararam na justificativa para não criticar os homossexuais ?
    ” vejam, pedro renegou cristo por 3 vezes e ainda assim foi papa. Então, quem sou eu para julgá-los ?”
    Ora, os católicos se deliciam com isso. Porra, pedro renegou cristo 3 vezes !! pedro, o forte a valoroso amigo ( ou algo mais ) de jesus o renegou…
    Sob ameaça de tortura e cadeia qualquer um renega até a si mesmo !! Renego até meus pais, meu cachorro e a minha amante ! Não seenhhor…não conheço, nunca vi, não sei quem são…
    kkkkkk
    Como se fosse grande coisa !!!
    Estes crentes são uns tontos.

    • kavkaz

      O Pedro acreditava tanto nas tretas do Jesus Cristo, como os ateus!

      A diferença está em o Pedro ter-se adaptado às aldrabices da religião e explorou-as para chegar ao Poder!

      • Deusão

        O papa em exercício é muito esperto. Sabe por que ele andou entre o povo e permaneceu de pé a maior parte do tempo ? foi para mostrar a todos que está muito bem de saúde. E já marcou mais duas visitas. Não quer ficar muito tempo dentro do vaticano.

        Sabe como é, JP 1 ficou muito quieto dentro dos muros e deu no que deu…
        Outra coisa: todo papa é padroeiro de alguma coisa, certo ? então, uma pergunta que não quer calar, JP 1 é o padroeiro dos assassinados ?
        Deve ser. Isso justifica o fato de ele ainda não ter sido canonizado. Faltam testemunhos….

    • Moloch Baal

      Tens razão.

      Mas ao mesmo tempo a história de Pedro, significa, precisamente, que somos todos humanos, fracos, e não somos ninguém para julgar os outros.

      Os verdadeiros heróis são raridades de museu. A maior parte de nós provavelmente faria como Pedro.

      O que, até certo ponto não deixa de ter razão.

      A vida é complicada.

      Eu não sei se, em risco de vida, me ia comportar como um herói.
      É muito fácil falar confortavelmente sentado.

      Uma coisa é o que queremos e devemos fazer, outra coisa é do que somos capazes. A história de Pedro é a de alguém que renegou o seu mestre, por medo, mas mais tarde ganha coragem para se deixar matar como um herói.
      De certa forma é significante da condição humana, mesmo os heróis não são heróis todo o tempo, deve haver alturas em que têm dúvidas e hesitações. Mesmo quem em certas ocasiões se comporta como um cobarde, pode noutras ser um herói e vice versa. É simplesmente humano.
      Aliás, a questão de Pedro, numa situação de ameaça mortal, mas em que a sua morte realmente nada ia adiantar para salvar o seu mestre, nem se pode considerar cobardia, mas simplesmente o medo natural em qualquer humano.
      E a questão de Francisco é, quem somos nós para julgar? Será que somos capazes de fazer melhor e sem hesitação morrer pelos nossos ideais? A esmagadora maioria com certeza que não.
      Eu tenho muito ideais e já arrisquei a vida por eles. Mas se hesito? Hesito e muito, todos os dias, de herói não tenho nada.
      Quem somos nós para julgar outro ser humano numa situação extrema como essa?
      Acho que Francisco esteve bem ao citar a autêntica blasfémia do maior santo da igreja. Se o maior santo de todos fez uma coisa dessas, como é que qualquer cristão pode arrogar-se a julgar os homossexuais?
      Acho uma maneira inteligente de lidar com os extremistas conservadores da igreja, que nunca aceitarão de bom grado os homossexuais.

      • Deusão

        Não me interesso pelas ações do pedro. Critico a forma hipócrita de agir dos católicos. Pedro renegou cristo ? está mais do que certo. De que adiantaria morrer junto com o zé ruela ?Agora, transformar isto em um ato heroico é hipocrisia. Mas nada surpreendente; o que não é hipocrisia na icar ?
        Essa forma demente de ver as coisas, esses raciocínios tortuosos, isso me enoja. Um outro exemplo: Joana D’arc: ela foi assassinada pela icar. Como limpar a barra ? fácil. transforme-a em santa. Segundo o papa, as mulheres são mais importantes que os apóstolos- ora , pedro era um apóstolo, então as mulheres são mais importantes que pedro, certo ? não é bem assim , o papa falou em em um certo contexto,..etc
        A icar pensa que o mundo ainda é formado por iletrados ? por gente que não sabe pensar ? Só fazem se afundar cada vez mais no ridículo. Estão em um buraco e querem usar uma pá para sair…

        • orenascido

          “Pedro renegou cristo ? está mais do que certo”

          Tem ateu que é crente, que não duvida nem um segundo que, afinal, Jesus Cristo existiu e Pedro também.

          Ah, tanta fé….Eheheh…

          • Deusão

            Não se esqueça desta parte :

            ” De que adiantaria morrer junto com o zé ruela ? ”

            Faço questão. Demonstra todo o meu apreço pelo seu herói.

  • Deusão

    Sinceramente, espero que o papa em exercício não mostre o mesmo amor cristão que o papa em ostracismo quando da morte de Saramago; que ele não diga que Ferrari foi se encontrar com o chifrudo no inferno…

  • pss

    Tão prestigiado que cerca de 70% dos argentinos nem o conheciam!

You must be logged in to post a comment.