Loading
  • 30 de Julho, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O sexo, a hipocrisia e a ICAR

“Quem sou eu para julgar os gays?”, disse o Papa Francisco, na primeira conferência de imprensa na viagem de regresso ao Vaticano.

***
Esta interrogação do Papa católico, ainda que fosse um gesto estudado para limpar a face da sua Igreja, destinado a atenuar a erosão moral causada por sucessivos escândalos, não deixa de marcar uma diferença abissal com a tradição romana e o seu antecessor.

Bento 16, ressentido da longa repressão sexual, nutria pela sexualidade a animosidade e o constrangimento que caracteriza a ICAR. Negar o sacerdócio a homens com «tendências homossexuais profundamente enraizadas» era espantoso em quem reclamava a castidade
Bento 16 não conhecia o desejo. Jamais percorreu um corpo, saboreou uma boca ávida ou sentiu o afago; não descobriu no seminário um púbere adolescente ou um diácono curioso; não contemplou, na paróquia, o cio de uma catequista; não sentiu, na diocese, o assédio de um presbítero ou a languidez da freira que lhe engomava os paramentos.

A raiva às mulheres e o desvario perante opções sexuais minoritárias remete para uma adolescência em que o pecado solitário é a única fonte de prazer e vergonha, o coito uma obsessão reprimida e a ejaculação noturna se tornou um remorso com sabor a genocídio.

Se, em vez de orações e jejuns, amassem, os vetustos inquisidores gostariam do amor.

A pergunta do Papa Francisco, “Quem sou eu para julgar os gays?”, traz uma mudança capaz de aliviar a infelicidade e dissimulação a que, durante séculos, a Igreja condenou parte da humanidade. Finalmente parece existir um pensamento humano sob uma tiara.

É justo saudar a leve brisa que parece percorrer os soturnos corredores do Vaticano.
absoluta. Que interessava a orientação sexual se era vedada a atividade?

Para Bento XVI o paradigma de sacerdote era um ‘homem com tendências heterossexuais profundamente enraizadas e nunca experimentadas’. Não admira. A ICAR nega à mãe do seu Deus o êxtase de um orgasmo e ao marido a consumação do matrimónio. Até o Deus mais velho da trilogia quis reduzir a reprodução a um trabalho de olaria.

88 thoughts on “O sexo, a hipocrisia e a ICAR”
  • orenascido

    Papa Francisco marca já uma enorme diferença em relação ao seu antecessor. Um papa que apela a um sentido revolucionário para a conduta dos cristãos, que visitou uma favela brasileira, que destaca a importância do apoio aos mais pobres e desfavorecidos, que defende o princípio da laicidade, que abdicou de viver no fausto do Vaticano, que nomeou uma comissão para analisar os escândalos financeiros do IOR, que não estigmatiza os homossexuais nem os ateus, que tem, em suma, um comportamento de proximidade, afável, simples e despretensioso,merece certamente o respeito de todos quantos são capazes de louvar um homem digno, onde quer que ele se encontre.

    • kavkaz

      antolo, multiniks, ainda vais pedir “perdão” à Igreja católica e voltas para ela depois de a teres abandonado, como aqui escreveste!

      És um hipócrita lambe saias de padres!

      • orenascido

        És um idiota chapado, a vergonha do ateísmo nacional. Que patarata…

        • kavkaz

          Tu és uma ovelha ranhosa da igreja católica que rasteja atrás das saias dos padres da ICAR, sejam eles quais forem, e enches o papo de ar a dizer que NÃO és católico e que os abandonaste.

          – Foste tu que aqui o afirmaste, PALHAÇO!

          Consegues negar isto, multiniks?

          • orenascido

            Irresponsáveis são aqueles que te deixaram sair do Júlio de Matos.

          • kavkaz

            Miserável, não foste Homem para negar o que eu escrevi!

            És um PALHAÇO que aqui andas, que afirmaste ter abandonado a Igreja Católica e passas o tempo a lamber as saias da padralhada católica, seja de quem for!

            Só fazes rir com as tuas pioretas constantes, multiniks!

            – Serves para o circo!

          • orenascido

            Eu passei a ser católico pelo mero facto de elogiar o Papa Francisco, que tu também elogias ? O Esperança, que igualmente o elogiou, também passou a ser católico ? E tu, quando andas de braço dado com o Policarpo, és o quê ?

          • kavkaz

            Tu elogias qualquer padre, diga o que disser, e atacas qualquer ateu! É esta a tua posição aqui, PALHAÇO!

            Quando eu colocava criticas à ICAR sobre a sua política homofóbica, vinhas tu, porco cristão, denegrir-me. Agora chupas do papa Francisco o mesmo que eu dizia e já és todo salamaleques de ovelha ranhosa da ICAR! PALHAÇO!

            O que é que tens contra de eu defender esta ou aquela afirmação que esteja correcta deste ou daquele dirigente da vigarice religiosa? Isso significa que eu acho que os deuses existem? És mesmo BURRO!

            E o facto do Papa Francis vir dizer AGORA aquilo que SEMPRE aqui defendi, como outros ateus? Para ti significa que o Papa Francisco anda de “braço dado” comigo? Tens cabeça de serradura!!!

          • orenascido

            Eu elogio quem entendo, gostes ou não gostes. Infelizmente, há muitos poucos ateus que mereçam o meu respeito. Tu não és obviamente um deles, mas Carl Sagan e Bertrand Russell, sim. Que culpa tenho eu que a maralha ateísta, que anda por aqui,seja do piorio ? Que sejam uns grandes ressabiados existenciais, deprimidos e traumatizados ? Não eras tu que escarnecias do Papa Francisco, chamando-lhe ” papa Chico” ? Agora muddaste de ideias, porquê ? Por teres visto 3 milhões de pessoas a aplaudi-lo na praia de Copacabana ? Que falta de personalidade.

            P.S. Tu bem gostarias de andar de braço dado com o Papa Francisco ( ou ainda será ” Chico” ?), mas para isso já andas há de braço dado com o Policarpo. Traíste a Jonet e isso é muito feio, mesmo muito feio. Também serás misógino como o JPM ou apenas um gay reprimido, a avaliar pelas tuas constantes alusões às saias dos padres ?

          • Moloch Baal

            “Eu elogio quem entendo,”

            Escuzas de dizer quem é, que já adivinhamos.

            Tu elogias qualquer um que ande de batina e saia rendilhada, principalmente se tiver um anel papal, ou pelo menos episcopal, no dedo.

            Elogiaste os papas homófobos, agora elogias o papa anti-homófobo.

            Para ti a questão não é o que se diz, mas quem o diz.

            Se eu disser algumas coisas que os padres progressistas dizem, sou insultado por ti, que sou nacional-porreirista etc etc.

            Mas se depois vier um papa dizer o mesmo, sim senhor, que sua santidade tem toda a razão!

            Até já chegaste ao cúmulo de me insultar quando eu concordei contigo.

            Claro que, se eu vestisse uma batina e dissesse exactamente a mesma coisa, tu enchias-me de razão…

          • orenascido

            Ó lili, e se fosses dar uma volta ao bilhar grande para tentares esquecer o teu inultrapassável complexo de inferioridade ? Será um problema resultante dos tempos ds tua cornadura ?

            P.S. Que tu e maralha da tua jaez tentem dizer que eu sou católico só revela a vossa desonestidade intelectual. Vocês sabem perfeitamente que o não sou. Mas isso significa que eu não possa elogiar personalidades católicas sempre que achar justo ? Quando eu elogio católicos passo a ser católico ? E quando tu, o Kavkaz ou o Esperança elogiam um ou outro católico, embora muito raramente, já não são católicos ? Quantas vezes seguiste aqui as minhas pisadas, sempre que elogiei Oscar Romero, Leonardo Boff, Helder da Câmara, Aristides Sousa Mendes ? Algumas. Eu passei por isso a ser católico e tu não ? Como vês, é muito fácil desmontar o teu discurso desonesto e ressabiado.

            P.S. 2 Já engoliste completamente o desaforo do Luís Grave Rodrigues, quando afirmou que um agnóstico é um “irracional” ou um “ateu abichanado” ou contiuas a dar-te bem com o teu papel de submisso lambe-botas dos ateus ?

          • Moloch Baal

            “Mas isso significa que eu não possa elogiar personalidades católicas sempre que achar justo ?”

            Ninguém, nem um católico decente, elogia SEMPRE a hirarquia católica como tu fazes.

            Tu NUNCA criticaste o que quer que fosse à actual hierarquia católica.

            Só um perfeito lambe botas, um sabujo dos mais reles, fazer uma coisa dessas.

            Neste blog costumam ser defendidas muitas coisas que os católicos progressistas também defendem e que tu atacas, só porque a sacrossanta hierarquia ultra-conservadora está contra.

            A menos que seja outra coisa, ainda pior.

            Tu estás sempre a atacar-nos e a elogiar a hierarquia católica, seja no que for, apenas para contrariar e criar conflitos.

            Então devo-te um pedido de desculpas, não és católico, és um tarado de merda.

            Ou então és um católico tarado de merda.

            Acho que a dúvida já é só entre estas duas.

            Seja como for, nestes anos todos NEM UMA VEZ criticaste a homofobia mórbida e agressiva da tua igreja enquanto estás sempre a atacar qualquer ateu que interpretes como homófobo, mesmo ligeiramente.

            E agora bates palmas por o Francisco parecer querer tirar a igreja da sua HABITUAL homofobia.

            Qunado isso era o que TODA A GENTE neste blog pedia, até alguns mais preconceituosos, mesmo assim muito menos do que a merda dos teus santinhos de trazer por casa.

            Resumindo, tu atacas-nos constantemente não pelo que dizemos, mas pelo que somos, tu és do contra, porque sim.

            Ou és um sabujo indecente ou um tarado de merda. Ou as duas coisas.

          • orenascido

            Ó Lili, volto a repetir-te em português bem vernáculo, para ver se consegues entender:ESTOU-ME A CAGAR PARA TI.Aquilo que tinha para te dizer já o disse. Agora só me divirto com a tua azia de grunho cornudo e complexado.

          • Moloch Baal

            Fifi, já conheço a tua argumentação quando és encurralado.

            Deves considerar que fazes um brilharete quando, em vez de responder dizes que te estás a cagar para tudo e para todos.

            Mas só estás a passar por palhaço e mal criado fifi.

            Claro que não espero que compreendas, não tens berço para isso.

            Foste ensinado a insultar quando não consegues responder e agora não consegues sair desse nível.

            Tenho pena de ti, porque és um desgraçado, vitíma de uma educação boçal.

          • Moloch Baal

            Caro fifi, aqui TODA a gente tem a certeza de que és católico.

            Não é por AGORA elogiares o papa Francisco, que está toda a gente a elogiar, mas sim por elogiares TODOS os papas, seja ele qual for e nunca discordares de nenhum.

            Estás agora a elogiar Francisco, mas NUNCA foste capaz de discordar da política homófoba dos seus antecessores, que, para ti, eram SEMPRE, todos uns santos mesmo quando tinham políticas agressivamente homófobas.

            Seja o que for que um papa diga ou faça, para ti tem sempre razão.

            Se o Francisco tivesse insultado os homosexuais, tu NÃO ias discordar dele.

            Na melhor das hipóteses assobiavas para o lado, isto se não o poiasses abertamente, como fazes com a política católica criminosa do preservativo e da educação sexual.

            É por isso que TODOS aqui sabemos que és católico.

          • orenascido

            Lili:

            As tuas falsidades, as tuas calúnias e os teus insultos não me incomodam minimamente, é para o lado que durmo melhor. Permananeço impávido e sereno. Os cães ladram eu eu calmamente prossigo. E como já deves estar farto saber, dá-me um gozo tremendo verificar que permaneces a tentar sobreviver na minha sombra como a barata tonta cornuda que nunca deixarás de ser.

          • Moloch Baal

            Na tua sombra fifi?

            Mas tu vês-me a passar a vida nos sites católicos?

            És TU que passa a vida num site ateu, és TU que vives na nossa sombra.

            Tu és o maior contribuinte em textos para o diário, quer em nick verdadeiro quer falso, passas aqui mais tempo, de longe do que qualquer um de nós.

            Tu estás DOENTIAMENTE OBCECADO connosco fifi, não podes passar um dia, nem sequer uma tarde sem procurar a nossa companhia.

            Não sou eu que te procuro fifi, eu raramente vou aos sites católicos. Mesmo aqui apareço muito menos vezes do que tu.

            ÉS TU QUE PASSAS A VIDA NUM SITE ATEU, ÉS TU QUE VIVES HÁ NOSSA SOMBRA.

            Nenhum de nós sente necessidade de passar montes de tempo em sites cristãos.

            MAS TU PASSAS MAIS TEMPO DO QUE TODOS OS ATEUS NUM SITE ATEU!

            Não sei se é para exorcizar as dúvidas que tens na tua própria fé, que no fundo, se calhar, até sabes ser uma treta, se é um problema sexual, ou psicológico, mas tua passas a tua vida atrás de nós, na nossa sombra fifi.

            Depois autoiludes-te imaginando que somos nós que andamos atrás de ti.

            Mas és TU que vens para o nosso sítio, não somos nós que vamos para o teu.

            E mais do que isso, és TU quem aqui passa mais tempo, do que todos os ateus!

            ÉS TU QUEM NÃO PODE PASSAR SEM OS ATEUS FIFI.

            Coitado.

            Não passas de um desgraçado.

            PS

            Se calhat a ateofobia é também uma demonstração de tendências ateias reprimidas.

            Não vejo outra explicação para o facto de um cristão passar mais tempo em blog ateu do que qualquer dos ateus.

            É doentio.

      • Deusão

        Reparou que ele se diz um cristão não católico mas mostra-se alegre e saltitante como um bambi a cada notícia não danosa à imagem da icar ?

    • Moloch Baal

      Ufa!

      Até que enfim que aparece um papa que diz umas coisas decentes.

      Assim, como tu, apesar de “não” seres católico, concordas sempre com tudo o que os papas e restante hierarquia digam, vais ser obrigado a apioar coisas decentes, quer queiras quer não, só porque o papa diz.

      Provavelmente ainda não vai ser com este papa, que a igreja leva umas gerações a compreender aquilo que o resto da sociedade compreende numa década, mas ainda vou ver os papas a desmentirem os antecessores no tocante ao preservativo, ao divórcio, sexo fora do casamento etc etc.

      Mas o mais giro vai ser ver-te a TI, logo a seguir, a dizer exactamente o contrário do que andaste aqui a dizer durante anos.

      Mas por agora esta já me basta para riri um bocado.

      • orenascido

        Vai dormir, vai descansar essa mona complexada, lili cornudo.

        • Moloch Baal

          Não te cansas de estar sempre a fugir de nós fifi?

          Nunca respondes a nada fifi?

          A tua argumentação consiste essencialmente em estares-te a cagar, em chamares-me cornudo etc etc.

          Falta de berço e de ideias próprias fifi?

  • kavkaz

    O Papa Chico faz Igreja Católica corar de vergonha pelo passado monstruoso de perseguição aos homossexuais.

    Só agora, em 2013, o Vaticano começa a ter a decência de reconhecer que as diferenças de orientação sexual não dão o direito aos católicos de perseguirem e até matarem pessoas.

    O Vaticano está a mudar de rumo com o novo Papa, actualiza-se, para não cair no lixo. Falta agora pedirem “perdão” aos homossexuais pela vergonhosa perseguição milenar e inspirados pelo “Espírito Santo”!

    • Deusão

      Interessante é o perdão por atacado. O chico perdoou 2 milhões de crentes no automático.
      Matou o pai ? aceita xeçuis ? está perdoado pelo resto da vida
      Matou a mãe ? aceita xeçuis ? está perdoado pelo resto da vida.
      Violentou uma criança ? aceita xeçuis ? está perdoado pelo resto da vida
      Estuprou ? aceita xeçuis ? está perdoado pelo resto da vida.

      Nem atribuo culpa ao xico; ele tem que alegrar o circo. Não tem culpa pela platéia ser formada por idiotas…

      • orenascido

        3 milhões de brasileiros em Copacabana devem ter-te provocado uma azia diabólica, né ?

        • Deusão

          Na verdade, não. Estavam em paz, celebrando uma festa entre eles. Não tenho por que ficar incomodado com isto.
          Incomodou foi uma velhota uruguaia falando mal do presidente José Mujica usando os famosos argumentos: foi deus quem determinou…foi xeçuis… está na gibibribria…
          Isso é o que enche o saco. O fanático, o prosélito… esses são idiotas. O crente que manifesta suas crenças entre os seus não me perturba.
          Ah, a cobertura da impressa também foi muita cansativa; desejam pegar até os peidos do papa…isso encheu o saco. Mas bastou desligar a tv.

          • orenascido

            “Nem atribuo culpa ao xico; ele tem que alegrar o
            circo. Não tem culpa pela platéia ser formada por idiotas…”

            Deusão

            Bom, então, os 3 milhões de brasileiros que estiveram em Copacabana são idiotas ? A enorme maioria de católicos brasileiros são idiotas ? Tens provavelmente familiares brasileiros que são católicos. Também são imbecis ? Ou tu, armado em chico-esperto, é que és um caso típico de imbecilidade congénita ? Cá para mim, não envergonhas o Brasil. Envergonhas-te a ti próprio.

          • Deusão

            Você é burro ou é um analfabeto funcional ?
            Está dizendo exatamente o oposto do que eu disse !
            Leia o que eu escrevi com atenção.

            ps. você está incluso entre os crentes idiotas.

          • Deusão

            O fanático, o prosélito… esses são idiotas.

            Não está claro o que eu disse ?
            Quer um desenho, antolo ?

          • orenascido

            Não és capaz de desenhar, isso exigir-te-ia a inteligência que não tens.

          • orenascido

            “Nem atribuo culpa ao xico; ele tem que alegrar o
            circo. Não tem culpa pela platéia ser formada por idiotas…”

            Nem consegues entender o que escreves, imbecil.

          • Deusão

            Retardado, não deveria perder o meu tempo com um tro(ll)xa como você, mas…

            Leia do começo:

            ” Interessante é o perdão por atacado (…) ”

            ele tem que alegrar o
            circo. Não tem culpa pela platéia ser formada por idiotas ”

            Esperava melhor de você. Realmente não consegue entender ?
            Lamento, não tinha ideia de que fosse tão energúmeno assim

            ps. Em que pedaço chamei todos os crentes de idiotas ? onde, asno ?
            Não platéia havia inúmeros idiotas; mas também havia inúmeros crentes sérios. Entenda de uma vez por todas. Eu estou cagando e andando para o seus deuses. E se o indivíduo adulto deseja conscientemente acreditar na historinha, phoda-se !
            meu problema é com os pilantras que se aproveitam de quem não pode se defender; aqueles deixados à margem pelos governos corruptos e oportunistas – muitos dos quais só se mantiveram graças a sua querida icar.

          • Deusão

            ps2 . você acha mesmo que a maioria do católicos acredita no poder do perdão papal ? no sexo depois do casório ? que não fariam um aborto caso necessário ?
            Se responder sim a uma das perguntas, você é sofre de ” asnóides crentóides “

          • orenascido

            Ó patarata, vou perder mais alguns minutos do meu precioso tempo a desmascarar-te:

            1.Estou-me nas tintas para o perdão papal. Não acredito nem confiro a menor importância às indulgências. Percebeste imbecil ou necessitas que te repita ?

            2.Não sou casado, vivo uma união de facto com a minha companheira e estou-me a borrifar se os católicos fazem ou não sexo antes, durante ou depois do casamento. Entendeste idiota ou precisas que te repita ?

            3. Sou contra o aborto, exceptuando a situação da ocorrer perigo de vida para a mulher. O aborto é um acto altamente reprovável numa sociedade eticamente evoluída. Em caso de conflito de valores, eu defendo a relevância do valor mais elevado, que é a vida do feto indefeso. Se os católicos, os macumbeiros, os ateus, os fãs do Peter Singer ou do Santos Futebol Clube defendem ou não o aborto é com eles. Cada um de nós responde perante a sua própria consciência. Entendeste palermóide ou necessitas que te repita ?

          • Deusão

            E onde eu mostrei algum interesse sobre o que você acredita ou não, animal ?
            A sua opinião sobre qualquer assunto interessa-me tanto quanto os seus deuses. Junte a sua opinião ao jesus que mantém enfiado.
            É tão burro que não entende uma pergunta retórica ? Eu já sabia da sua incapacidade de compreender ironia… mas uma coisinha tão simples…

          • Moloch Baal

            .”Não sou casado, vivo uma união de facto com a minha companheira e estou-me a borrifar se os católicos fazem ou não sexo antes, durante ou depois do casamento. Entendeste idiota ou precisas que te repita ?”
            Então andavas a insultar toda a gente e a provocar por “nacional-porreirista” as pessoas, pelo preservativo, sexo fora do casamento etc, e agora vens dizer que era tudo treta tua só para poder insultar alguém?
            Queres dizer que concordavas connosco mas insultavas e provocavas na mesma, só para ver o efeito!
            Tu és demente não és?
            É a EMRC que vos induz esse estado psicopata?

          • orenascido

            E eu, em português bem vernáculo, também me estou a cagar para ti, imbecil.

          • Deusão

            Já tentei desenhar e você ainda não conseguiu entender…quer saber ? phoda-se! entenda o que quiser ! Todo crente (do seu estilo, antolo) é um imenso imbecil. Isso inclui a maioria dos crentes.
            Tolero apenas os crentes que percebem a religião como uma parábola moral.
            Todo crente que acredita em deus, jesus, maria, apóstolos, milagres , céu e inferno é um imenso imbecil , uma cavalgadura. Uma ovelhinha prontinha para ser comida pelos pastores – em todos os sentidos.
            Aos crentes da lista acima: adquiram o jesus que o antolo carrega enfiado no modelo big size extra plus e …façam o mesmo que o antolo ! bem socado e bem no fundo ! divirtam-se crentes otários.

    • orenascido

      psssstt….

      Ainda insultas os teus pais católicos de ” imbecis” por serem católicos ou evoluíste por mero e cego acaso ?

      • Moloch Baal

        Mas tu também insultas os pais católicos dos ateus fifi.

        Por exemplo, quando dizes que nós não temos “berço” seja lá o que isso for, em 90% das vezes estás a insultar católicos, precisamente porque a maior parte dos pais dos ateus são católicos.

        Tu estás a insultar católicos.

        É o meu caso, metade da minha família é católica.

        E vocês não se importam nada de os insultar, se isso servir para agredir psicologicamente os vossos compalheiros de blog.

        É uma pena que te tenha de estar constantemente a explicar estas coisas obvias fifi, mas se não for assim tu nunca chegas lá sozinho.

        • orenascido

          Claro que não tiveste berço, qual a dúvida ? Um gajo que diz que coze as couves na água com que lava o rabo é porque não teve mesmo berço.A ralé tem berço?

          • Moloch Baal

            A tua “argumentação” está mesmo ao teu nível.
            Tu foste criado numa pocilga não foste?
            De qualquer maneira tomo nota;
            Não te importas nada e até achas graça de insultar os teus “irmãos” cristãos, desde que isso sirva para agredir as pessoas com quem discutes e provocar conflitos entre nós.
            As ovelhas da religião do amor, do dar a outra face etc etc etc cada vez me surpreendem mais.
            Vocês parecem é uma seita satânica.

      • kavkaz

        BURRO CRISTÃO, vai zurrar para o Poker alho!

        • orenascido

          Os burros são animais inteligentes, embora não acreditem em Deus. Se fosses burro até que seria um grande elogio, mas nem a esse nível consegues chegar. O teu nível é mais rasteiro, ao nível de um barata tonta, estás a ver ?

    • Bill

      Será?
      Ou será que toda a sociedade e as leis de muitos países não toleravam (e muitos ainda não toleram) esses comportamentos desviantes.

      Com o passar do tempo, com a banalização dos comportamentos, as pessoas acabam por não ligar, mas não aprovar.

      O mesmo se passou com os drogados. Já foram condenados, já foram presos, já foram até mortos, mas hoje são tolerados. Não porque as pessoas concordem ou achem bem, mas porque não ligam.

      Atenção que os gays não são tolerados em países não católicos, tal como em 2013 não foram nem são tolerados nos países ateus, como a Coreia.

      Não há perseguição aos gays. O que a Igreja NUNCA poderá aceitar é a institucionalização das práticas dos gays como praticas normais. NUNCA a igreja poderá casar dois gays, pois isso significaria a negação de todos os valores da Igreja, de todos os valores da nossa civilização. NUNCA poderia aceitar a adopção das parelhas gays, pois isso significa destruir o que a sociedade tem de mais importante. A família é uma instituição que não pode ser posta em causa pela Igreja, seja na sua génese seja nas palhaçadas que com ela se tentam fazer. Na sociedade, a família real e institucionalizada é mais importante do que todas as outras instituições, incluído os governos, as leis, o sistema judicial, etc.

      É evidente que os políticos e os estados podem defender tais comportamentos imbecis. Os Estados são vistos como instituições de políticos, e os políticos são vistos como gente desprezável, desonesta, imbecil, não digna de grande apreço nos actos e nas palavras. Por isso são toleradas pela sociedade todas as coisas que os estados impõem, contra a própria sociedade, como é o caso das leis pró-gays.

      • kavkaz

        Dizes tu que “não há perseguição aos gays”…

        – Fazes rir com a tua ignorância!

  • Deusão

    O atual papa parece ser o mais íntegro dos que tenho notícia, porém o histórico da icar nos manda analisar os fatos como o porco-espinho macho faz para transar. Com cuidado, muito cuidado….

    • kavkaz

      O papa já percebeu que a ICAR se estava a afundar. E que mudar de rumo, fazer uma “perestroika” na ICAR. Como acabará quem tenta a “perestroika” numa organização bolorenta?

      • Deusão

        acho que JP 1 tem a resposta à sua indagação…

      • Bill

        Por que dizes que a Icar se está a afundar?

        Achas que a Igreja Católica corre risco de desaparecer?

        Não sejas pateta. Nem pela força ela desapareceu na Albânia, na “cortina de ferro”, na China, na Índia, na Coreia do Norte, em Cuba… e achas que corre algum risco nos países noutros países.

        O que tem preocupado a Igreja é a forma cada vez menos correcta como os católicos vivem a religião. Incluindo a falta de cultura religiosa que os católicos têm, como se prova nas afirmações imbecis e infantis dos católicos que dizem que passaram a ser ateus ou apóstatas.
        A infantilidade das afirmações e “deduções” dos “ateus” deste blogue, só pode ser considerada ignorância, se não for problema de saúde mental. A parte curiosa da questão é que os ateus, e alguns crentes de hoje, dizem que são esclarecidos “porque leram a Biblia” (alguns usam uma expressão ainda mais fantástica: “estudaram”). O Relvas também era um “doutor” desse tipo; o Sócrates um “engenheiro” desse tipo.

        • kavkaz

          O pateta és tu! A tua igreja aldrabona pode não acabar, mas já não manda no mundo nem nas pessoas como no passado e engana menos. Se não sabes isto és infantil ainda!

          Os vossos católicos vivem como os ateus, não vão à missa, não ligam patavina ao que os padres dizem e conhecem a Bíblia só pelo nome da capa do livro. E fazem a vida deles livremente, como os ateus!

    • Moloch Baal

      Concordo.

      Temos d ever o que isto dá. Ainda sai alguma “interpretação” oficial da igreja a dizer que não era bem isso que o papa queria dizer.

      • orenascido

        É natural que concordes com os ateus, mesmo que te chamem ” irracional” e ” ateu abichanado”

  • João Pedro Moura

    “Quem sou eu para julgar os gays?”, diz o papa Chico…

    Que desaforo! É o papa! É o chefe máximo da Igreja! O que é que ele quer dizer com isso?! Que vai tolerar os “gays”?!
    A Igreja sempre execrou os homossexuais e quando dominava a política até os mandava matar!
    A pena de morte para eles está na Bíblia!
    Que é que o chico-desperto do Bergoglio pretende? Tolerá-los? Incorporá-los? Deixar tudo como está e evitar abordar o assunto?
    A igreja tem de continuar a execrar os homossexuais… para ser coerente!…
    Não temos cá costumes novos!…
    Começam a ceder aqui e depois acolá e qualquer dia temos uma instituição atualizada, de bar aberto, “flash mobs” e festarolas com o Quim Barreiros…

    • kavkaz

      Mais tarde vão dizer-nos que é preciso saber “interpretar” a Bíblia no que toca à perseguição e execução dos homossexuais. O Papa deu uma pirueta de 180º no discurso da ICAR para não deixar cair a ICAR no caixote do lixo da história! A vida está difícil… Para isso darão todas as piruetas que forem necessárias para sobreviver!

      • orenascido

        Decide-te de vez. Amas ou não o Papa Francisco ? Ou voltaste depressa à fase em que dele escarnecias como papa Chico ?

        • Moloch Baal

          O kavkaz está apenas a constatar o facto de, a ser verdade ser a igreja inspirada por deus, esta devia ser a pioneira no reconhecimento de verdades simples, como os direitos dos homosexuais.

          Está também a constatar o facto de, se a reforma da igreja for mesmo para a frente, muitas coisas que estão escarrapachadas na bíblia vão ser “interpretadas” simbólicamente”, para além das que já são.

          Assim, as condenações à tortura, à morte e ao inferno dos homosexuais que vemos na bíblia, vão ser “interpretadas simbólicamente” como um apelo divino à amizade com os nossos irmãos homosexuais!!!!!!!!!

          O que está a ser criticado NÃO é a humanização progressiva da igreja, é a presunção de que esta ou a escritura alguma vez tenham sido “inspiradas” divinamente”.

          Mas ainda te vou ver A TI aqui a defender o uso do preservativo ou o sexo fora do casamento.

          Deixa vir mais um ou dois papas desta linha, para depois a gente se rir mais um bocado

          • orenascido

            Fica-te tão mal esse discurso patarata. Eu nada tenho a opor ao preservativo nem ao sexo fora do casamento. Aliás, até pratico muito o sexo fora do casamento porque não sou casado com a minha companheira. Estou-me nas tintas para o matrimónio católico, o que não significa que não respeite aqueles que, coerentemente, observam os princípios a que se impuseram. O que não alinho é com discursos demagógicos e populistas de que a SIDA e as doenças venéreas se evitam exclusivamente pelo uso do preservativo. Criminosos são aqueles que acham que se pode foder à vontade com preservativo em relações promíscuas e tu és um deles. Qualquer pessoa racional sustenta o uso do preservativo em relações esporádicas, o que não vai deixar de dizer é que, por si só, o preservativo evita a propagação da sida e das doenças venéreas. E, sim, a fidelidade conjugal é uma boa forma de se evitar a sida e as doenças venéreas. São factos objectivos que qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe. Menos tu que, em vez de neurónios, tem hastes no topo da cabeça.

          • Moloch Baal

            “Eu nada tenho a opor ao preservativo nem ao sexo fora do casamento. Aliás, até pratico muito o sexo fora do casamento porque não sou casado com a minha companheira.”

            Ah!

            Então o que andaste aqui a fazer todos estes anos a gritar contra o preservativo e o sexo fora do casamento meu monte de merda?

            Então andaste anos a insultar toda a gente, eramos todos “nacional.porreiristas” porque eramos a favor do preservativo e do sexo fora do casamento e agora afinal já és a favor?

            Então estás aqui só para provocar, és mesmo um tarado da net.

            Ou cheira-te que os teus donos vão em breve deixar cair essas anormalidades com que andavam a atormentar a humanidade?

            Tens que te por a jeito com o vento que sopra do Vaticano meu aborto de merda?

          • orenascido

            Decididamente, não consegues deixar de viver à minha sombra, grunho nojento. Queres caluniar-me, aldrabar o que eu sempre defendi? Força, continua. Eu há muito tempo que topei a tua falta de carácter, não é de agora, lii cornudo.
            Aquilo que eu reafirmei no meu comentário anterior, foi, sem tirar nem pôr, o que sempre sustentei, não é nada de novo. Mas como te faltam argumentos sérios, permaneces a deturpar as minhas palavras, atribuindo-me defesa de posições que nunca sustentei.Quanto ao preservativo e ao sexo fora do casamento, a minha posição sempre foi a que anteriormente enunciei. O resto são as tuas habituais mentiras reles do porco nojento que és.

          • Moloch Baal

            !!!!!

            Tu fartaste-te de insultar toda a gente a defender a política da igreja em relação ao preservativo e ao sexo fora do casamento meu animal.

            Lembras-te quando andavas a clonar o meu nick minha besta?

            “MoloChBaal

            Não digas palermices.
            Tu e o Carlos ou estais cegos ou doentes, pois toda a gente sabe que as campanhas de distribuição de preservativo têm tido um efeito próximo de Zero.

            Desacreditar as Igrejas é uma medida sanitária imprescindível à felicidade humana. Afirmações como esta levam-me a ter vergonha de ser ateu. Se bem que estes fulanos não se podem considerar ateus, pois passam a vida a falar de Deus e de Religiões, acho que são gente com perturbações mentais ou sociais, mesmo assim , religiões, doenças nada têm a ver e felicidade e algo que não falta aos crentes que conheço.

            A fidelidade é e a castidade são formas infalíveis de combater a propagação das DST, negar isto deveria ser considerado crime muito grave.”

            O seguinte foste tu que escreveste esta campanha anti-preservativo com o meu nick roubado meu mentiroso de merda.

            “MoloChBaal jmc

            Não digas palermices.
            Tu e o Carlos ou estais cegos ou doentes, pois toda a gente sabe que as campanhas de distribuição de preservativo têm tido um efeito próximo de Zero.

            Desacreditar as Igrejas é uma medida sanitária imprescindível à felicidade humana. Afirmações como esta levam-me a ter vergonha de ser ateu. Se bem que estes fulanos não se podem considerar ateus, pois passam a vida a falar de Deus e de Religiões, acho que são gente com perturbações mentais ou sociais, mesmo assim , religiões, doenças nada têm a ver e felicidade e algo que não falta aos crentes que conheço.

            A fidelidade é e a castidade são formas infalíveis de combater a propagação das DST, negar isto deveria ser considerado crime muito grave.”

            E queres uma com o teu nick?

            antoniofernando

            “Aliás não vejo nada de extraordinário que a Igreja Católica assuma todas as posições que entender sobre as mais diversas temáticas, desde o preservativo, ao aborto ou ao casamento homossexual. Já somos todos suficientemente crescidinhos para assumirmos as nossas posições de adultos e decidirmos pelas posições que nos derem na realíssima gana,”
            Quer dizer, vens aqui insultar quem tenha ideias diferentes das dos teus donos, mas os teus donos já podem dizer “o que lhes der na gana”, desde insultar e perseguir os homosexuais, pregar contra o preservativo etc, que ninguém, a começar por ti, pode criticar.
            Porque só eles podem dizer o que lhes der na gana, por mais criminoso que seja.
            Quem somos nós para poder discordar?
            Agora se eu e o Moura dissermos alguma coisa, cá estás tu para insultar toda a gente.
            Depois aparece um papa a dizer aquilo que nós já dizíamos há anos e ai que sua santidade já tem toda a razão.
            Tu és simplesmente nojento.

    • Provocador

      1) JOÃO PEDRO MOURA, O HOMOFÓBICO PRIMÁRIO

      ” Os homossexuais não devem ser autorizados a adotar crianças.

      Postado perante candidaturas de casais hetero e homossexuais, de simples homens ou mulheres, qual deverá ser a atitude do juiz, responsável pela entrega da criança aos adotantes?! Uma criança decorre do concurso dum homem e duma mulher. O quadro normal de criação duma criança é a existência dum pai e duma mãe que a conceberam e, concomitantemente, irão tratar dela. Logicamente, o juiz deverá entregar a criança a um casal adotante, heterossexual, que exprimirá, assim, o quadro mais vulgar e normal da sociedade.

      A psicologia da pessoa homossexual, denotando um carácter mais delicado e baralhado de atributos, atrás referidos, é susceptível de não enriquecer tanto, emocional e afetivamente, a criança. Parece-me, também, que a estabilidade do casal homo é menor do que a do casal hetero, o que não favorece a educação da criança”

      João Pedro Moura,”Bardamerda Sr. Deputado”, DduA ,25/2/2012

      2) JOÃO PEDRO MOURA, REACCIONÁRIO E MISÓGINO

      “Acrescidamente, em matéria política, desportiva, direção de empresa,
      força determinativa, génio inventivo e criativo, as mulheres são
      substancialmente inferiores aos homens e nunca se lhes equipararão.”

      João Pedro Moura, ” Bardamerda Sr. Deputado”, DduA, 25/2/2012

      3) JOÃO PEDRO MOURA, O DÚBIO HIPÓCRITA

      “A igreja tem de continuar a execrar os homossexuais… para ser coerente!…”

      João Pedro Moura, ” O sexo, a hipocrisia e a ICAR”, Ddua 30/7/2013

      João Pedro Moura, o coerente ou hipócrita ? Uma das duas hipóteses é verdadeira e, seja ela qual for, mostra bem o seu carácter.

      • Moloch Baal

        Sim, o Moura disse umas coisas com as quais quase ninguém aqui concorda.

        Mas diz-me uma coisa, tu dás mais importância ao Moura do que as centenas de papa que, desde a nossa época até há 1500 anos regeram a igreja?

        É que até parece que o Moura para ti é mais importante do que a igreja católica em peso!

        É que estás CONSTANTEMENTE a acusar o Moura mas NUNCA te vi UMA única vez a denunciar a homofobia muito mais radical e até assassina da igreja.

        Ah!

        Não podes rosnar aos donos não é?

        Tu só rosnas a quem o dono manda.

        És um bom sabujo.

        • orenascido

          Esta tua intervenção mostra bem o tipo reles que és. Nem uma única palavra explícita contra a homofobia e a misoginia do Moura. Ficas-te apenas, quanto a esse tipo obscuro, com um discurso pífico e temeroso.Que ele sustente que ” as mulheres são substancialmente inferiores aos homens” é algo que não te suscita nenhuma objecção. Grande reaça me saíste também. Que o dito cujo ache os homossexuais com ” carácter mais baralhado de atributos” também passa sem nenhuma crítica. Ora, quem cala consente, quem cala concorda. Portanto, só posso concluir que és tão reaccionário quanto o Moura. Aliás, isso não é novidade nenhuma, desde o tempo em que te vi legitimar o apedrejamento das mulheres muçulmanas, já nada de ti me espanta. Nem me espantaria que aqui viesses abertamente defender o sacrífico pagão de crianças. Isso até seria muito coerente com a tua cornuda simbologia. Ainda não percebeste que gozo à brava como teu notório complexo de inferioridade patarata ?

          • Moloch Baal

            E tu a darlhe com o Moura e a fingir que não sabes que os teus donos são muito piores.
            O Moura já defendeu o direito dos homosexuais a existirem livremente e a casarem, apenas discorda da adopção.
            Eu, naturalmente discordei dele, porque acho que são iguais, em tudo, a qualquer outra pessoa.
            Mas tu meu animal, continuas a assobiar para o lado em relação à tua igreja, que ASSASSINOU homosexuais no passado e até agora tenta persegui-los fazendo lobby contra todos os seus direitos.
            Mesmo agora ainda ninguém te viu UMA palavra de critíca a animais como os teu queridos santinhos de merda, JPII e companhia, que PERSEGUIRAM activamente, negando os direitos mais básicos aos homosexuais.
            Tu continuas a MENTIR que nem uma besta a dizer que eu nunca discordei dele e a NÃO criticar os teus donos que são mil vezes piores do que ele.
            Já que não te deram educação em casa, vê se ganhas vergonha pelo que aqui andas a fazer.

    • Bill

      Acho que este comentário deu a conhecer uma mente mórbida e sem noção da realidade.

      “Tolerar” não significa concordar, muito menos apoiar.
      Devemos ser tolerantes com quem tem tais problemas, não temos que concordar com a proliferação e institucionalização dos seus problemas, muito menos apoiá-los.
      Na melhor das hipóteses, aos gays deve aplicar-se o que se aplica aos “canhotos” – todos sabemos que se trata de um desvio, até sabemos que é um problema físico (neurológico), mas dada a pequena expressão e o desvio em relação à normalidade, não há que fazer nada.
      Aqui é que surge o problema. Se aplicássemos aos canhotos o que os gays querem que se lhe aplique, teríamos em breve estradas alternativas para os canhotos, escolas alternativas para os canhotos… tudo para os canhotos, numa cópia simétrica do que os normais destros têm.

      Há, no entanto, uma grande diferença. Os canhotos são assim fisicamente e já nascem assim, mas os gays adquirem as suas manias pela prática. Até hoje a ciência não conseguiu ligar os gays a um problema físico, mas antes comportamental.

      Portanto, se querem assim, é lá com eles, o que não podem é exigir que a sociedade crie uma cópia de si própria, só para satisfazer as manias e práticos dos gays, Sou contra, tais cedências e tais palermices.

      “A pena de morte para eles está na Bíblia!”

      Não corresponde à verdade.
      Além de que, os comportamentos promiscuos e nojentos não têm a ver com ser ou não ser gay, mas com gostar de dar nas vistas ou não.
      Pelo facto de uma pessoa ter tendências assassinas e propensão para a violência, não tem que ser condenada. Só é condenada se praticar actos que a isso levem. Os gays fazem igual e está tudo resolvido.

      • Moloch Baal

        Toda a tua teoria não passa de tretas.
        Ao contrário do que dizes fazem-se de facto esforços para integrar canhotos, deficientes etc. Com custos para toda a sociedade, mas custos que valem a pena, porque eles têm tantos direitos como nós.
        Sim, são feitos acessos especiais para deficientes nos edifícios públicos, por exemplo. Tem custos? Tem. Mas ainda bem que são feitos.
        Também há lojas especiais com artigos para canhotos, cegos etc, existem também programas de ensino para canhotos que visam facilitar-lhes a vida e não me lembro de ninguém protestar por tais investimentos comerciais ou sociais irem contra a norma. Porque é ponto assente que quem o fizesse seria um imbecil chapado.
        Entretanto, a pena de morte para homossexuais está mesmo na bíblia, não temos culpa que sejas um canhoto mental e que só leias as partes que achas que ficam bem.

  • kavkaz

    A ICAR vai ter que engolir mais um sapo… Os homossexuais vão ter de ser respeitados ou a ICAR ficará para trás e cairá no lixo da História ainda mais depressa!

    • orenascido

      KAVKAZ, O GRANDE HIPÓCRITA

      “Tu queres é pila boa dos ateus!” ( Kavkaz)

      “Ficaste amargurado por não teres pila boa dos ateus para ti.”

      (Kavkaz)

      “O espírito santo é a opus dei gay.” ( Kavkaz)

      “Enfia as tuas pérolas no sítio onde enfiaste o Jesus Cristo que disseste ter dentro de ti.” ( Kavkaz)

      • kavkaz

        ZURRA, BURRO CRISTÃO !!!

        Zurra, aí… Engoliste bem o sapo dos homossexuais terem de ser respeitados pelos idiotas da ICAR? Sabe-te bem engolir sapos? Ainda hás-de engolir muitos mais, BURRO!!!

        • orenascido

          Os teus pontos de exclamação não me impressionam. És um histérico, devias dar um bom caso de estudo para o Freud. O teu problema deve ser falta de sexo.

          • kavkaz

            Andas na fase de engolir sapos e levar… É aquilo que tu gostas!

            :-)))

          • orenascido

            Não consegues nem disfarçar o gay reprimido que és….eheheh…

          • kavkaz

            Tu é que não consegues deixar de ser um VIGARISTA profissional !

            Já faz parte dos teus reflexos coondicionados…

            – PALHAÇO !!!

          • Moloch Baal

            Gay reprimido? Por homofobia?
            Assim como todos os papas, hierarcas e santos católicos dos ultimos 2000 anos?

    • Bil

      Respeitados já são (até demais). Mas não vai além disso. O Papa não manda no povo, ao contrário do que tu imaginas.

      • kavkaz

        Tu lá sabes se abusas do respeito aos homossexuais… E eles não se queixam do teu abuso de demasiado respeito para com eles?

        P.S. Tu sabes lá o que eu imagino…

      • Moloch Baal

        O papa não manda no povo…

        Como é possível que todos vocês não conheçam a vossa própria doutrina?

        Mas que raio de educação é que vos dão?

        Então não sabes que o teu papa até se faz passar por infalível?

        Duma uma lata dessas até o Hitler e o Estaline tiveram vergonha de tentar.

  • kavkaz

    A Verdadeira razão do “golpe de rins” da ICAR e ter engolido mais um sapo, o de aceitar os homossexuais, está na perda de clientela no negócio religioso:

    http://www.otempo.com.br/capa/brasil/para-n%C3%A3o-perder-fi%C3%A9is-papa-francisco-diz-a-bispos-que-a-igreja-tem-de-ficar-perto-do-povo-1.688251

    • carpinteiro

      Caro Kavkaz, eu faço outra leitura das palavras do papa.

      O motivo pelo qual diz que não é ninguém para julgar os homossexuais, é que não pode julgar mais de 37% dos seus confrades, que segundo alguns estudos, é a percentagem de homossexuais entre o clero.

      Ele mesmo admitiu a existência de um lobby gay no Vaticano, e quando um papa admite um facto destes publicamente, nem nós conseguimos imaginar o que realmente se passa e as dimensões do problema.

      Quando já não dá para continuar a esconder a homossexualidade existente entre os pregadores da moral, o seu chefe, habilmente, mandou o recado:
      – Quem sou eu para julgar…
      Chama-se a isto jogar por antecipação.

      • Deusão

        Também cheguei a esta mesma conclusão. O atual papa é da “inteligência” católica – o equivalente a CIA + FBI. Ele não dá ponto sem nó. Pode até passar por bobo, mas bobo é quem acredita que um papa é eleito por suas qualidades e não pelo que ele sabe.

      • kavkaz

        A mim parece-me que o negócio religio$o é mais importante. Eles têm homossexuais no Vaticano desde sempre. E só agora reconhecem-lhe direitos. Já há dez países a reconhecerem os direitos dos homossexuais no casamento. Este número de países tenderá a aumentar. O Vaticano vai ficando para burro… A clientela vai fugindo e há que reunir mais ovelhas para pagar a boa vida do clero. Onde ir buscar mais clientes? Os homossexuais também têm dinheiro e contam para o número no rebanho. Há que ignorar a Bíblia e o que ela diz sobre aquelas pessoas. Mais importante será sustentar o sistema. Não há volta a dar de outra forma… Reconheceram (só) agora que os homossexuais também lhes fazem falta. Antes que seja tarde demais e fiquem totalmente sem crédito pelo que se passa dentro do Vaticano. Assim, ganham apoios onde antes tinham resistência e descrédito. É a reforma da ideologia para sobreviver… É assim que fazem há dois mil anos. E aguentam-se!

        P.S. São parecidos com os partidos políticos do centro que querem estar sempre bem com todos e tanto dão viragens para a esquerda como para a direita. O que interessa é estar ao meio onde são aceites pela maioria. Os princípios, esses, podem mudar ora para um lado, ora para o outro conforme as conveniências eleitorais… Do meio é que não saem! E são os maiores!

        • Bill

          “Já há dez países a reconhecerem os direitos dos homossexuais no casamento. ”

          Não é bem assim. Há 10 Estados que impuseram ao país tais leis.
          Não há nenhum país que defendam para o seu país tais leis na integridade do país. Mesmo nos países nórdicos. estima-se que a aceitação plena não ultrapasse os 40%.

          A Igreja só correria perigo que desse razão aos gays, Mas isso nunca acontecerá, independente das aberturas do Papa. Dentro de cada país, a Igreja não depende do Papa, nem tem obrigação de obedecer cegamente aos seus actos e ideias.

          • kavkaz

            A tua Igreja só tem que fazer o que deve fazer: respeitar as pessoas em vez de as perseguir e/ou queimá-las como fazia na Antiguidade. Vê-se que conheces mal o que os criminosos cristãos faziam no passado!

      • Bill

        Não precisava de admitir o “lobby gay” no Vaticano, pois isso é público há mais de 10 anos, desde a data em que o Vaticano tentou implementar um regra que urge impor hoje: para ser ordenado padre antes deve ser feita uma análise psicológica para verificar se é ou não gay.

        A razão é simples. Segundo os dados na posse do clero, 98% dos padres abusadores de crianças são gays.
        Mas, nessa altura, levantou-se o tal “lobby gay” e impediu esta regra.

        Hoje os gays, tal como os drogados, os corruptos e os mafiosos, infiltram-se em todo o lado, para defender as suas práticas. Por vezes os gays acumulam: são também corruptos, drogados e mafiosos.

  • kavkaz

    «Padre ‘gay’ pede a Papa que se adapte a mundo de hoje»

    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3350182&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

  • kavkaz

    – Como a padralhada muda o discurso rapidamente e canta melodiosamente por quem antes perseguia…

    «…o importante é haver uma “boa harmonia”, já que a sexualidade é algo “complementar”»

    «Gays dividem peregrinos»

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/gays-dividem-peregrinos-005755470

  • João Pedro Moura

    Nessa mesma conferência de imprensa aérea, no regresso a Itália, o papa declarou que “em relação à ordenação de mulheres, a Igreja já falou e disse que não. Essa porta está encerrada.”, noticia o Jornal de Notícias de ontem, dia 30 de julho.
    Pronto, está arrumado o assunto, e não é, pelos vistos o chico-desperto do Bergoglio que o vai avigorar…

    Para a homossexualidade, o papa está mais amolecido e condescendente, mas para as mulheres, o Chico está mais teso… não aceita…
    Enfim, compreende-se uma e outra atitude…

    Ainda bem que não aceita e que entende que a mulher é inferior ao homem…
    … É uma questão de coerência…

    Mas, então, o mulherio católico tem de refletir sobre isto, consequentemente, e tomar uma de duas decisões:

    – Ou essas católicas aceitam a subalternização da mulher e a interdição de ordenação das mesmas, com resignação cristã…
    – Ou não aceitam…

    Se não aceitam, deveriam abandonar a Igreja e até o cristianismo, pois que a discriminação e subordinação da mulher está na Bíblia…
    E também acho que os companheiros delas, ditos cristãos, também deveriam solidarizar-se com a atitude das mesmas…
    … Por uma questão de coerência…

    Não é assim, dona Luísa G?

You must be logged in to post a comment.