Loading

A fé esclarecida e o ateísmo ignorante

«Não existem apenas fundamentalistas religiosos. Também existem fundamentalistas ateus e sem religião. Também existem ateus sem religião que combatem o fundamentalismo de um ateísmo ignorante». (Frei Bento Domingues).

Ateus sem religião deve ser o oposto de crentes com religião. Os crentes sem religião são supersticiosos não filiados.

Os ateus não têm livros sagrados nem são incitados a combater os fiéis. Ao contrário dos crentes, não têm o Paraíso à espera. Não os aguardam setenta virgens nem rios de mel em recompensa de atos terroristas; não ascendem aos Céus por participarem em cruzadas; não comprazem Deus a carrear lenha para queimar hereges.

É verdade que os ateus se livram do Purgatório, sítio mal frequentado, com aposentos despojados de qualquer eletrodoméstico, sem divertimentos nem conforto, donde se sai à custa de missas de quem tem cabedais e devoção para mandar rezar.

Também o Inferno é reservado aos crentes que discordam da teologia do latex, comem carne de porco à sexta-feira, faltam à santa missa e amam sem intuitos exclusivamente reprodutivos.

O ateísmo pode ser ignorante, ao contrário da fé. Fr. Bento lê o Diário de uns Ateus e tem-nos em má conta. Mas pensar que a fé é esclarecida e que a devoção não é ignara, é miopia ou necessidade de preservar o futuro da ICAR, os seus ativos financeiros e os negócios do Vaticano.

 

48 thoughts on “A fé esclarecida e o ateísmo ignorante”
  • David Ferreira

    É engraçado como um membro de uma instituição que surgiu de uma seita fundamentalista e que se impôs ao mundo abusivamente, numa mão sempre a cruz e noutra a espada, uma instituição que tem no seu seio várias seitas secretas de fundamentalistas, uma instituição que tem um passado dos mais vergonhosos de que há memória, tenha o desplante de se referir aos ateus como fundamentalistas.
    Assistimos diariamente a episódios vergonhosos protagonizados por elementos seguidores de diversas religiões ou mesmo pela sua hierarquia . Não chamar a atenção para essas situações é ficar indiferente e permitir que elas continuem a ocorrer.
    Fundamentalistas? As voltas que o mundo dá!…
    É caso para dizer: cá se fazem, cá se pagam; ou: contra grandes males, grandes remédios; ou ainda: se não gritassem com hostilidade contra a montanha, ela não emitiria eco.
    Para se ser ateu não são precisos doutoramentos. Ser ateu está ao alcance de qualquer ser comum. Basta possuir bom senso, lucidez e espírito crítico. E fazer a sua escolha. Tão simples como isso. E tão complicado como isso também.

    • stefano666

      exato

    • orenascido

      Toma Ferreirinha, entretém-te com o ateu Terry Eagleton a desancar no fundamentalismo imbecilóide do teu Mestre Dawkins:

      http://groups.yahoo.com/group/mythfolk/message/3006

      Agora, vais dizer o quê ? Que Terry Eagleton também é ” membro de uma seita fundamentalista ” ?

      És um tonto Ferreirinha e levas a peito o papel de bobo do DduA. Continua na tua cruzada ateísta, João César das Neves ateu.

      • carpinteiro

        <>

        Ó Troll, porque é que insultas quem não te insulta, porque és mal educado com quem te respeita?
        Porque és um Troll? E não estarás a abusar da liberdade que aqui te concedem?

        • orenascido

          Saiste da toca Carpinteiro ? Já te esqueceste dos tempos das tuas javardices e das tuas ameaças, grande hipócrita ? Já não te recordas dos comentários insultuosos do Ferreirinha e de outros da mesma igualha ? Recordas, sim, tens boa memória, o que te falta é genuína integridade de carácter para reconheceres os constantes insultos do Ferreirinha, do Kavkaz, do Moloch Baal e de ti próprio.Para ti, os insultos dos ateus não são para levar em linha de conta, só as respostas que esses insultos merecem, não é fariseu ?

          • carpinteiro

            És um triste. Um Troll, mas triste.

            Continuas a usar os velhos e gastos termos: igualha, fariseu, hipócrita, javardo …
            Será que não te cansas de ser tão igual todos os dias?
            Será que não consegues ver que não é normal insular tudo e todos durante tantos anos no mesmo sítio, e que portanto tens um problema comportamental obsessivo que precisa tratamento?
            Diz-me uma coisa, se eu fosse durante anos a fio ao blog Padres Inquietos, por exemplo, insultá-los todos os dias, que pensavas de mim? Que tinha algum problema. Ora essa é a figura que tu fazes aqui todos os dias. Achas normal??

            Tu não comentas um texto, insultas o autor. Tu não respondes quando te perguntam, insultas o interveniente.
            Tu não dás a tua opinião, copias a opinião de outros.
            E quando não tens argumentos mudas de assunto ou desapareces para reapareceres com novos insultos e o mesmo comportamento. Achas que é normal?
            Responde-me por favor.

          • carpinteiro

            Em 2010 discutimos educadamente, os dois, este mesmo tema, (Agostinho da Silva) lembras-te?
            Dizias tu que Agostinho da Silva tinha sido perseguido pela Igreja Católica em Portugal, e respondia eu, que foi para o Brasil onde fundou várias universidades.
            E que inclusive numa das suas últimas entrevistas, à pergunta: – você acredita em deus? Ele respondeu: – diga-me o que é deus e eu digo-lhe se acredito ou não.
            Pois tu, hoje e aqui, queres fazer-nos engolir, que Agostinho da Silva era um fervoroso crente. Porquê ??

          • orenascido

            Durante algum tempo, tentei sinceramente ter um discurso cordato e fiz um esforço para não responder aos diversos insultos e tentativas de achincalhamento, que me eram sistematicamente dirigidos. Mas cedo percebi que esse meu esforço foi em vão. Tinha duas hipóteses: continuar a não responder a esses constantes insultos ou reagir de forma mais contundente.Optei por esta segunda via, não tenho vocação para mártir nem para Cristo.

            Quanto a Agostinho da Silva, as citações, que dele fiz, mostram à evidência, para quem não esteja totalmente cego por um irracional fanatismo ateísta, que o grande Agostinho da Silva sempre foi crente e possuía uma belíssima e pacífica concepção de Deus. Perguntas-me por que é que editei essas citações e eu respondo: porque são a mais pura das verdades.

            P.S. Tenho as minhas convicções, das quais não abdico. Se há outros que pensam diferentemente de mim, e me respondem com educação, sem ofensas ou tentativas de achincalhamento, já demonstrei que fui capaz de respeitar quem me respeitou. Infelizmente, aqueles que aqui me respeitaram foram muito poucos. Deste longo debate, algo, contudo, retirei. Ressalvadas honrosas excepções, uma extensa camada de portugueses não tem o menor espirito democrático. Isso vê-se aqui e na generalidade dos blogues ou jornais on line. Essa foi, para mim, uma triste mas grande lição. Por outro lado, aprendi a nunca esmorecer perante os mais sórdidos ataques que me foram dirigidos e a nunca abdicar das minhas ideias. Afinal, sou um crente, que acredita numa concepção benévola de Deus, muito próxima da veiculada pelo grande Agostinho da Silva. Nunca admiti que, em nome de Deus ou de Cristo, se praticassem os horrores que a História regista. Se reneguei o AT, criticam-me porque o reneguei. Se não o renegasse, criticar-me-iam porque não o renegaria.Aqui sempre fui um homem só. Nunca procurei alianças estratégias. Sempre disse o que pensava, gostassem ou não das minhas ideias. E sinto-me muito bem comigo próprio.

          • Moloch Baal

            “Durante algum tempo, tentei sinceramente ter um discurso cordato ”
            Deve ter sido quando roubaste o meu nick.
            Tadinho do fifi, tão santinho que ele é.
            Ainda vai para o céu com a coroa do martírio!

          • Moloch Baal

            “Porquê ??”

            Porque ele está aqui apenas para provocar.

            Se for preciso hoje diz uma coisa e amanhã outra, mente como um animal, implica com idiotices, como nicks, rouba e falsifica nicks, aplica conceitos gerais “à medida” apenas àqueles de quem não gosta etc etc etc.

            Ele tem a ementa toda do provocador indecente.

            O único objectivo dele é criar mau ambiente, virar todos contra todos, sabotar o blog e fazer assédio moral de forma traiçoeira e cobarde.

            É essa a educação que lhes dão.

            Questão de berço.

          • orenascido

            Os termos que eu uso são os que se adequam ao vosso comportamento, só isso e o meu anterior comentário é suficientemente esclarecedor. Tu foste apenas alguém que sistematicamente me ofendeu e cobardemente ameaçou, eu tenho muito boa memória, tu fazes de que conta que não te lembras. Que dizer desse teu comportamento ? É sério ? E não estás a ser hipócrita quando pretendes ignorar esse teu reprovável comportamento ? Quanto ao ” triste Troll”, tens direito à tua opinião, nada mais. Posso garantir-te que sou um homem feliz e de bem com a vida,amo e sou amado. Tu é que nunca conseguiste digerir que, num blogue aberto ao debate público, alguém aqui expendesse ideias que não partilhas. Mas sabes que mais ? A tua amargura existencial é bem notória e nada tem a ver com o teu ateísmo. O teu ateísmo tornou-se apenas uma válvula de escape para tentares exorcizar os teus ” demónios” interiores. Tu sabes disso e sabes que eu sei.

          • carpinteiro

            Diz-me quantas vezes te insultou o jovem 1983? Pois conseguiste correr com ele deste blog. Porquê?
            Quantas vezes te insultou o Carlos Esperança?
            Quantas vezes te insultou o David Ferreira?
            Quanto a mim deixei de participar na caixa de comentários e deixei de responder às tuas provocações a partir do momento em que me percebi que tens problemas psiquiátricos graves, pois só assim se explica o teu percurso aqui.
            E esta não é a minha opinião, mas a de todos os comentadores que há muito lêem e participam neste blog.
            Aliás, tu mesmo afirmaste por mais que uma vez que havias de “acabar com o DA”, ora isso não é de quem tem muito juízo, tens que concordar.

          • orenascido

            Não sou santo e admito que me excedi. Mas já alguma vez reconheceste alguma falta tua ? Foste sempre irrepreensível no teu comportamento ? Nunca insultaste ? Nunca ameaçaste ? Tens um problema de má consciência. E não deixa de ser curioso como um malcriadão, como tu, se permite insistir numa espécie de lamentável visão maniqueísta, imputando-me falhas de comportamento, que eu reconheço, mas fazendo de conta que nunca as tiveste. Estás a ver a diferença ?

            P.S. Quanto à temática de avaliações psiquiátricas, isso dá muito pano para mangas. Depende do ponto de vista de cada um. Tu és livre de pensares o que quiseres a meu respeito, mas, democraticamente, é apenas uma mera opinião. Curiosamente, quanto aos malcriadões do Kavkaz, do ateu sim e daí , do Moloch Baal, ou de ti próprio, já vocês são o suprasumo da sanidade intelectual ? Não me faças rir. E, como estamos em debate democrático, reafirmo o que sempre pensei de ti. Não és tolo, reconheço-te um bom fio de raciocínio. Seres ou não ateu, para mim, é igual ao litro. Mas o teu problema não é obviamente o ateísmo. Se conseguisses defender as tuas ideias, sem o tom raivoso que habitualmente reflectes nos teus comentários, poderias tecer uma apreciável defesa do ateismo. Mas os teus ” demónios” interiores são mais fortes do que tu. E o teu ateísmo tem muito mais de raiva explosiva existencial do que de uma genuína posição filosófica.

          • Moloch Baal

            Mal criadão eu?

            Tu roubas-me o nick, aldrabas dezenas de outros nicks, mentes a toda a gente, enganas toda a gente!

            Passas o tempo a provocar para criar mau ambiente, fazes assédio e tentas sabotar um blog, impedindo os outros de trocar livremente ideias, só porque não são as tuas e ainda te vens armar em educadinho?

            Lá lata não te falta.
            PS
            Sugiro que dês exemplos de pessoas que se tenham comportado civilizadamente e que eu tenha insultado.
            Claro que chamar aldrabão a gajos que vêm aqui dizer coisas do género de que a igreja não teve nada a ver com a inquisição ou que a religião pagã não é religião, não é insulto, mas a constatação de um facto.
            Deixem-se de provocações porcas e indecentes e deixem-se de se comportarem como animais se querem ser tratados como gente.
            Mas NÃO é isso que tu queres fifi, todos nós sabemos que tu só aqui estás precisamente para PROVOCAR as situações e depois ainda te armares em vitimazinha inconsolável.
            Tenho muita peninha de ti meu aldrabão.

          • Moloch Baal

            Mas eu insultei-te fifi?
            Se te chamo assassino por apoiar a política assassina da igreja contra o preservativo, ou aldrabão por aldrabares nicks, não são insultos fifi, são a simples descrição daquilo que tu és.
            EU não tenho culpa que sejas assim.

    • Moloch Baal

      Bem, os ateus não são todos fundamentalistas.

      Mas existem ateus fundamentalistas.

      E existem ateus moderados que tentam “combater” os ateus fundamentalistas.

      É um facto.

    • Pedro

      O catolicismo não surgiu de uma seita fundamentalista, pois era a mais liberal que algum vez tinha existido, a ponto de alguns acharem de Jesus foi o primeiro comunista da História.

      “uma instituição que tem um passado dos mais vergonhosos de que há memória”

      Deves estar a falar de alguma seita da família dos marxismos ateus. Essas ideologias, quando se institucionalizaram como governos, deram origem ao que de mais negro e vergonhoso cobriu a Terra , desde que o Homem conta a sua História.

      Não podes estar a falar da Igreja católica, pois assistiu, ajudou e salvou biliões, numa profícua e crescente História de vinte séculos.

      “Para se ser ateu não são precisos doutoramentos.”

      Não. Basta ser ignorante não se dar ao trabalho de querer pensar um bocadito.

      Lucidez em que aspecto?

      Espírito critico. Será que sabes do que se trata, para fazer esta afirmação?

      (o espírito critico exige que tenhas um sistema de valores como padrão, a menos que confundas espírito critico com outras coisas que nada têm a ver)

      • Moloch Baal

        “Não. Basta ser ignorante não se dar ao trabalho de querer pensar um bocadito. ”

        Então todos os não crentes são ignorantes.
        Insultar todos os que não pensem como tu deve ser a tua ideia de ter nascido num “berço” super fino.
        Depois venham fazer-se de vitímas quando levam o troco.

    • Nilson de Simas

      Bravo!!!!!!!!!!!!!! Tens meu respeito e admiração

  • orenascido

    Ah grande Frei Bento Domingues. Que grande sopapo nas barriguinhas presunçosas de certos maltrapilhos ateus !

  • David Ferreira

    Estes amam o povo, mas não desejariam, por interesse do próprio amor, que saísse do passo em que se encontra; deleitam-se com a ingenuidade da arte popular, com o imperfeito pensamento, as superstições e as lendas; vêem-se generosos e sensíveis quando se debruçam sobre a classe inferior e traduzem, na linguagem adamada, o que dela julgam perceber; é muito interessante o animal que examinam, mas que não tente o animal libertar-se da sua condição; estragaria todo o quadro, toda a equilibrada posição; em nome da estética e de tudo o resto convém que se mantenha.

    Há também os que adoram o povo e combatem por ele mas pouco mais o julgam do que um meio; a meta a atingir é o domínio do mesmo povo por que parecem sacrificar-se; bate-lhes no peito um coração de altos senhores; se vieram parar a este lado da batalha foi porque os acidentes os repeliram das trincheiras opostas ou aqui viram maneira mais segura de satisfazer o vão desejo de mandar; nestes não encontraremos a frase preciosa, a afetada sensibilidade, o retoque literário; preferem o estilo de barricada; mas, como nos outros, é o som do oco tambor retórico o último que se ouve.
    Só um grupo reduzido defende o povo e o deseja elevar sem ter por ele nenhuma espécie de paixão; em primeiro lugar, porque logo reprimiriam dentro em si todo o movimento que percebessem nascido de impulsos sentimentais; em segundo lugar, porque tal atitude os impediria de ver as soluções claras e justas que acima de tudo procuram alcançar; e, finalmente, porque lhes é impossível permanecer em êxtase diante do que é culturalmente pobre, artisticamente grosseiro, eivado dos muitos defeitos que trazem consigo a dependência e a miséria em que sempre o têm colocado os que mais o cantam, o admiram e o protegem.

    Agostinho da Silva, in ‘Considerações’

    • orenascido

      “A visão mais alta que podemos ter com Deus, nós que somos apenas uma parte
      do Universo, é uma visão de Inteligência e de Amor; os pecados fundamentais
      que o homem poderá cometer são as limitações da Inteligência ou do Amor:
      toda a doutrina estreita, sem tolerância e sem compreensão da variedade do
      mundo, toda a ignorância voluntária, todo o impedimento posto ao progresso
      intelectual da humanidade, toda a violência, todo o ódio, limitam o nosso espírito
      e o dos outros, impedem que sintamos a grandeza, a universalidade de Deus.”

      Agostinho da Silva,” A Doutrina Cristã”

    • orenascido

      “A visão mais alta que podemos ter com Deus, nós que somos apenas uma parte do Universo, é uma visão de Inteligência e de Amor; os pecados fundamentais que o homem poderá cometer são as limitações da Inteligência ou do Amor: toda a doutrina estreita, sem tolerância e sem compreensão da variedade do mundo, toda a ignorância voluntária, todo o impedimento posto ao progresso intelectual da humanidade, toda a violência, todo o ódio, limitam o nosso espírito e o dos outros, impedem que sintamos a grandeza, a universalidade de Deus”

      Agostinho da Silva, in ” A Doutrina Cristã”

  • orenascido

    ” Deus é imanente e transcendente ao homem; O homem é transcendente e imanente a Deus”

    Agostinho da Silva

  • João Pedro Moura

    Alguém conhece um padre, articulista de jornal ou vocalista televisivo ou radiofónico, que diga alguma coisa de jeito, com ideias claras e fundamentadas?

    O articulista do jornal Público, frei Bento Domingues, é um daqueles macrólogos eclesiásticos que falam e escrevem, sem nada dizerem de concreto.

    Temos de convir que é a grande especialidade dos padres, num grande número de polémicas e casos: esquivarem-se a respostas concretas, que os possam comprometer num quadrante de pensamento ou
    de conceções, que não convém adotar, para não se mostrarem muito desfasados da realidade.

    Do género:

    Pergunta – É contra o celibato eclesiástico?

    Resposta – Isso não é um dogma… nem algo que não possa ser discutido nas organizações da Igreja… é uma tradição… é…

    P – Mas é a favor ou contra?

    R – O sacerdócio é um estado de alma… de generosidade, de ligação às comunidades, de disponibilidade permanente, de abertura ética à sua transformação interior…
    Teoricamente, até poderia haver padres casados, em comunhão diária com os leigos…

    P – É a favor do sacerdócio feminino?

    R – As mulheres são parte essencial da comunidade, em geral, e da Igreja, em particular. Da sua generosidade, assegura-se boa parte da catequese e dos arranjos e limpeza das igrejas e preparação das festas religiosas. A mulher é igual ao homem, na sua dimensão salvífica e…

    P – Mas é a favor ou contra?

    R- Nada é indiscutível na Igreja e na sua abertura à comunidade e…

    P – Aceita os homossexuais na igreja?

    R – Os homossexuais são pessoas inteiramente credoras, como as outras, da generosidade da Igreja, da sua vocação libertadora, mesmo que a Igreja discorde de conceções e modos de vida de certas pessoas, pois que…

    P – Mas é a favor ou contra?

    R – Nós somos a favor da integração, na comunidade cristã, de todos os que comungam da fraternidade salvífica… dos que anseiam por justiça … dos carentes de graças, mesmo que a Igreja admita problemas de integração com certas comunidades ou pessoas…

    P – Olha, padre, eu posso ir-te ao cu?

    R – Que ideia?! Que desconcerto é esse?! Nós, padres, enfim, estamos abertos à…

    Entrevistador – `Bora lá! Deixa-te de tretas e põe-te a jeito!…

    Uns macrólogos, uns homossexuais e outros de sexualidade dubitativa, mais ou menos reprimidos, uns farsantes… estes padres…

    • Moloch Baal

      Fazem lembrar o fifi, que diz que não é católico mas concorda com tudo o que os chefes católicos digam.

      Que afirma que homofobia, quando expressa por ateus, é homosexualidade escondida, mas que se esquece de adoptar o mesmo conceito perante as demonstrações grotescas e criminosas de homofobia persecutória dos líderes religiosos, papas incluídos.

      De facto há aqui muito farsante.

      • orenascido

        JOÃO PEDRO MOURA, O HOMOFÓBICO PRIMÁRIO

        ” Os homossexuais não devem ser autorizados a adotar crianças.

        Postado perante candidaturas de casais hetero e homossexuais, de simples homens ou mulheres, qual deverá ser a atitude do juiz, responsável pela entrega da criança aos adotantes?! Uma criança decorre do concurso dum homem e duma mulher. O quadro normal de criação duma criança é a existência dum pai e duma mãe que a conceberam e, concomitantemente, irão tratar dela. Logicamente, o juiz deverá entregar a criança a um casal adotante, heterossexual, que exprimirá, assim, o quadro mais vulgar e normal da sociedade.

        A psicologia da pessoa homossexual, denotando um carácter mais delicado e baralhado de atributos, atrás referidos, é susceptível de não enriquecer tanto, emocional e afetivamente, a criança. Parece-me, também, que a estabilidade do casal homo é menor do que a do casal hetero, o que não favorece a educação da
        criança”

        João Pedro Moura,”Bardamerda Sr. Deputado”, DduA ,25/2/2012

        JOÃO PEDRO MOURA, REACCIONÁRIO E MISÓGINO

        “Acrescidamente, em matéria política, desportiva, direção de empresa, força determinativa, génio inventivo e criativo, as mulheres são substancialmente inferiores aos homens e nunca se lhes equipararão.”

        João Pedro Moura, ” Bardamerda Sr. Deputado”, DduA, 25/2/2012

        P.S. Em relação ao reaccionário, homofóbico e misógino João Pedro Moura, os restantes ateus, que aqui deambulam, não dizem nada ?

        Não dizem, porque são tão reaccionários, homofóbicos e misóginos como ele. Os ratos são assim. Frei Bento Domingues já lhes deu a merecida lição.

        E o cornudo do agnóstico lambe-botas dos ateus também não diz nada ? O lili adora ser submisso dos ateus. Por isso, cala e consente. É outro rato e timorato.
        Todos juntos, formam a rataria completa.

        • Moloch Baal

          Mas eu já disse fifi.

          Na altura entrei em discussão com o Moura, discordando da sua opinião.

          Eu já te disse que não sou como tu fifi, que mentes que nem um animal pela tua camisola e que julgas as pessoas apenas por serem ou não da tua seita.

          Eu já aqui discordei e entrei em discussão com muitos ateus.

          És TU meu aldrabão de terceira categoria, que só implicas connosco e desculpas tudo e mais alguma coisa que venha dos líderes católicos.

          Continuo à espera que apliques a mesma teoria da homofobia, com a qual por acaso até concordo, AOS LÍDERES DATUA IGREJA QUE SÃO MUITO MAIS HOMOFÓBICOS DO QUE O MOREIRA.

          A tua nauseante aplicação dessa teoria SÓ a ateus, as tuas mentiras constantes de que não teria dito nada, quando na altura entrei em discussão com o Moreira só provam o que todos aqui sabemos.

          Tu estás aqui apenas para provocar e criar um ambiente de assédio e agressão, para sabotar o blog.

          E depois ainda tens o desplante da falta de educação de te armar em virgem perseguida.

          Tu és um nojo.

          Isto não é um insulto, é um facto.

    • Carlos Sampaio

      O padre demonstra ter uma formação e uma cultura muito superior à tua. Isso não será inveja? Ou será revolta de incapaz?

  • kavkaz

    Ler ou ouvir os profissionais da religião a debitarem dislates sobre o ateísmo e os ateus é de rir às gargalhada… :-))

    – Porque será que essas anedotas religiosas estão tão preocupados com os ateus e falam tanto deles já que consideram que eles são uma pequena minoria? Haverá algo que os preocupa… É o facto de eles falarem Verdade!

    Os beatos religiosos na sua profunda ignorância não conseguem dar-nos provas dos deuses inventados deles. Gastam o latim a falar de quem realmente existe: os ateus e o ateísmo!

    – Não percebem que são PARVOS!

    • Carlos Sampaio

      Um ateu é uma anedota. Si tu dizes o que os clérigos dizem asneiras, o que é que se pode chamar ao conjunto de imbecilidades e palermices que se escrevem neste blogue, para tentar combater a religião.

      Os crentes estão preocupados com os teus, como estão preocupados com restantes doentes e deficientes.
      Não deixa de ser curiosa a tua visão da compaixão, ou seja, da pena que os crentes têm dos ateus, a qual tu julgas ser medo dos ateus.

      Um ateu é uma pessoa com problemas psicológicos ou alguma neuropatia. Os crentes sempre tiveram como máxima a tentativa se ajudar os doentes a ultrapassar os seus problemas. No caso das doenças do foro psicológico e psiquiátrico, não é fácil. Um dos sintomas da doença é o facto dos doentes acharem que estão sãos e ou outros é que estão doentes. Não aceitam a ideia de serem pessoas doentes e, pelo contrário, acham-se mais sãos e muito superiores às pessoas sãs que os rodeiam.

      Daí que seja muito comum, neste tipo de doentes, terem um discursos como este e aparecerem com expressões com aquela que termina o teu comentário.

      • Moloch Baal

        Conversa de chacha.

        Tu é que és muito saudável. Pronto.

        Para conversas de parvos respostas parvas.

  • Hona

    Por cá pelo Brasil, há a convir que a Virgin Mave não deve de estar nem um pouco satisfeita com o velhaco desenfaixado espojado em “retiro” opulento lá no vaticano; pois se o Fran foi pedir “proteção” para vir ao Brasil, e ao mesmo tempo levou de “carrinho” as intenções pro ratazinger-Nazi (padrinho do lula-Ladrão, do maduro, do morales, da kirchner, e do dilmo) ‘vistoriar”; então por isso é que o tempo por aqui está dos mais HORRÍVEIS que já se viu; coisa de espantar neném e grandinhos, feio “mermo”.
    Não deixem de ver os “ensinamentos” de um “companheiro evangélico” (PR – Partidos dos Roubadores — da “capacitada” bancada evangélica, no Brasil), publicado pelo programa Fantástico, e postado em link no blog honagbor (digitem assim no Google).

  • GriloFalante

    Tenho de concordar com o Moloch Baal. Há, efectivamente, ateus fundamentalistas, embora eu prefira chamar-lhes fanáticos. Porque, e esta é a minha opinião, os fundamentos do ateísmo resumem-se num só: não há divindades, ponto final. Já o fanatismo pode levar um pouco mais longe a não crença. Por exemplo, aqui há uns anos servi de cicerone a um ateu neo-zelandês, a quem mostrei o que pude da minha cidade. Dentre as belezas, não podia omitir algumas igrejas; no entanto, o antípoda escusou-se a entrar por ser contra a sua convicção.

    Não vejo qualquer inconveniente em um ateu entrar numa igreja. Ou numa mesquita. Ou numa sinagoga. Vou um pouco mais longe:não me parece censurável um ateu assistir a uma missa. Assistir não é o mesmo que participar. Como diria o Onofre Varela, um indivíduo pode ser ateu e não ser alérgico, e uma missa pode ser um bom espectáculo. Tudo depende do ponto de vista do espectador.

    • stefano666

      tbm nao vejo problema entrar em templos. admiro os templos como obra de arte .. antes de tudo.

      • stefano999

        Eu tbm não vejo problema em entrar em casa de ateus, apreciadores de obras de arte, desde que sejam bem-educados e não tenham sarna.

        • Moloch Baal

          A tua esposa ateia tem sarna fifi?
          E pegou-a ao teu melhor amigo ateu?
          O que tu sofres para alcançar o céu fifi.

          • Moloch Baal

            Entretanto fifi 999, anotei a tua provocaçãozinha até quando se está a falar amigàvelmente dos crentes.

            É o costume.

            Tu estás aqui apenas para criar conflitos.

            E depois ainda te armas em educadinho e mártir cristão profissional.

            O teu mal é falta de berço fifi.

            Não te souberam dar educação.

          • GriloFalante

            Não concordo. No caso do travesti, não será uma questão de educação; será, mais de formação. O badalhoco é mal formado, o que nos (me) leva a questionar as vantagens da “formação” religiosa, ou em que a religião entre, ainda que em quantidades diminutas.

          • Moloch Baal

            De facto é estranho.

            A esmagadora maioria dos crentes que aqui passam mostram falhas de carácter, para não dizer ausência total de carácter.

            Parece que onde a EMRC falha é precisamente a transmitir-lhes VALORES.

            Transmite superstições e espirito clubistico, mas ética é coisa que não sabem o que é.

            Eles acham que brilham imenso só por não se calarem, mesmo que só digam asneiras.

            O fifi, por exemplo, está convencidíssimo de que nós vivemos na sua “sombra” só por vir para aqui aldrabar nicks e concordar com tudo o que os líderes católicos digam e discordar de seja o que for que nós dissermos.

            Ningúem lhe ensinou, quando era pequeno, que a desonestidade e a sabujice são em si mesmas erradas e dão mau aspecto.

            Mesmo que as ideias dele estivessem certas, esses espectáculos de palhaço fálo-iam perder a razão.

            Mas ele está convencidíssimo de que faz um brilharete.

            É não ter qualquer noção do que sejam os valores humanos e sociais.

    • Hona

      Se um “culto” evangélico no Brasil e nos EUA pode ser um bom espetáculo é outros quinhentos; vc conhece ou já viu o que “róla” dentro de um circo criminoso desses?
      Mas não se avexe, dê uma chance para sua bondade (Já imaginou se o ateu que vc se referiu tivesse passado o que alguns meninos e meninas tiveram de se livrar dentro de uma igreja evangélica na sala dos pastutos e seus tarados babando com sede de estupro? Iria dizer que são “radicais” por sentirem nojo de entrar num covil desses? E por terem contas a acertar com esses CANALHAS?)
      Um momento da melhor arte para a juventude:
      Visitem o blog honagbor (escrevam assim no buscador Google)

    • Moloch Baal

      Precisamente.
      Porque senão acabamos uns atrasados mentais como os fifis.

  • Nilson de Simas

    TODOS NASCEMOS ATEUS, por isso as crianças são felizes, então vem a doutrinação da família e posterior lavagem cerebral da religião e nos transformamos nestes lindos e maravilhosos seres, cheios de preconceitos, rancor, ódio e dispostos a arrancar as tripas dos que não acreditam na existência de nossos amiguinhos imaginários.

  • Nilson de Simas

    NUNCA VERÁS UM ATEU jogar avião na casa dos outros por ideais religiosos, explodir pessoas para comer 72 virgens no paraíso, queimar em praça pública seus semelhantes, por crime de opinião, fazer algo que comprometa sua saúde e liberdade, pois sabe que só terá esta vida. Enquanto que o cristão, se assassinar, estuprar e esquartejar crianças, vai ao paraíso, basta que para isto, se arrependa de coração. Deve ser isto, que leva a China a considerar uma doutrina deturpada e doentia.

You must be logged in to post a comment.