Loading

Peregrinação a Fátima «contra o ateísmo»

 

 

 

Procissão das velas 12.05.2008

 

Esta peregrinação (13 de maio de 2008) sob o lema «contra o ateísmo» foi comandada pelo então chefe da Repartição «para a causa dos santos», Sr. Saraiva Martins, com a patente de cardeal.

57 thoughts on “Peregrinação a Fátima «contra o ateísmo»”
  • JJ

    “Ser ateu é, finalmente, respeitar todos os crentes, descrentes e anti crentes, enjeitar o proselitismo e combater as superstições e as crenças detonadoras do ódio e das guerras”

    Carlos Esperança

    Mas ser crente também pode ser, finalmente, respeitar todos os ateus, agnósticos e anti ateus, enjeitar o proselitismo e combater as superstições e crenças ateístas, detonadoras do ódio e das guerras.

    Então porque se admira o Carlos Esperança que os crentes pugnem contra o ateísmo se ele próprio diz que respeita os anti crentes ?

    Por que não há de também respeitar os anti descrentes ?

    • David Ferreira

      Os ateus não têm crenças míticas e muito menos superstições. Os crentes têm todo o direito de se manifestar contra o que quiserem. A grande questão, o pó que se esconde debaixo da carpete, é o porquê de tal empreendimento. Qual o motivo? Qual a necessidade? Afinal, o número de crentes supera em muito o número de descrentes…

      Nós desconfiamos do motivo. Não digo que temos a certeza porque esta é uma palavra que, como se tem visto por aqui, suscita sempre demasiadas paixões e interpretações dúbias.

      • JJ

        Os ateus têm as suas crenças, superstições, ódios e preconceitos. Num mundo, onde impera o relativismo ético e cultural,podem entender que não têm e estão no seu direito. Mas assim como julgam os crentes a partir da sua crença materialista, também os crentes em Deus têm o mesmo direito de entenderem que o ateismo é, igualmente, uma crença filosófica específica.

        Os modernos ateus andam é muito mal habituados. Já se julgam no direito de poderem assumir que são anti religiosos e até anti crentes, e considerarem que isso é respeitavel, como sustenta o Carlos Esperança, e depois empertigam-se todos quando alguém, usando similar linha de raciocínio, também preconiza a legitimidade de se posicionar contra o ateísmo.

        Os ateus modernos fazem-me lembrar aqueles meninos mimados, que se auto concedem a prerrogativa de serem impertinentes contra tudo e todos e depois ficam muito admirados quando se lhes responde à letra.

        A democracia custa a aprender, mas é para todos.

        • Luisa G

          Os ateus têm as suas crenças, superstições, ódios e preconceitos.

          Sem mais. Muitos ateus vivem de superstições. Conheço ateus que rosacrucianos.

          O ateismo é, em si, uma superstição. Todos os ateus que aqui encontramos são anti religiosos (laicistas/anti-clericais) e não ateus. Um ateu não acredita em Deus, mas não é hostil às pessoas religiosas.

          • David Ferreira

            Conheço ateus que são vegetarianos. Ser vegetariano é uma superstição…
            O ateísmo é uma superstição? E a sua clarividência é o quê? Uma alienação?
            Um ateu não é hostil às pessoas religiosas? E é você que determina a atitude que se deve ter em relação às religiões ou aos crentes? Os ateus, como quaisquer outras pessoas, respeitam quem respeita e quem se sabe dar ao respeito. As pessoas são respeitadas pelo que são, pelas suas atitudes e comportamentos e não pelas crenças que abraçam. Crentes ou crenças hostis, fanáticas e proselitistas merecem o tratamento igualmente proporcional à sua estupidez.
            Você continua na senda de condicionar o comportamento de quem pensa o contrário. Perfeito. É um comportamento muito típico de um/a fanático religioso. Pela minha parte (pela minha, repito), é contra esse perfil alienado que eu adoro ser hostil.

        • David Ferreira

          No mundo impera o relativismo ético. Mas em certos casos não deveria imperar.
          No mundo das religiões não é bem assim, embora a imagem hipócrita que se tente passar seja de outra ordem. Convenhamos, não existe nenhuma religião que não julgue estar mais certa que as outras, que julgue a sua ética mais esclarecida do que a das outras.
          O único menino impertinente e mal educado que por aqui anda obssessivamente não é ateu. É crente. Nem sabe ele bem de quê, mas é crente.
          O seu Deus é democrático? Por isso se empenhou tanto em eliminar toda e qualquer concorrência…

          • JJ

            No mundo impera o relativismo ético, é um facto objectivo. E o ateísmo não escapa a essa circunstância. Há os ateus trauliteiros, boçais, mesquinhos e, às vezes, até mentecaptos, do chamado ” novo ateísmo” e depois há ateus de elevado gabarito intelectual, que até têm vergonha de alinhar com esse tipo de trogloditismo.

            As religiões são feitas pelos homens e os homens sempre deram mostra da sua intolerência, em nome de todas as ideologias, sejam elas de pendor religioso ou ateísta.

            Quanto aos meninos mal criados, anda por aqui uma caterva de meninos mal educados, que não acreditam em Deus, e que são verdadeiramente do piorio.

            Mas pior cego nem é aquele que não vê. São os hipócritas cúmplices, com óculos na cara, que se obstinam em branquear a sujeira dos seus apaniguados ideológicos.

          • David Ferreira

            Não branqueio nada, está enganado. Assim como você também não branqueia a sujeira do seu Portal Anti Ateu.

          • JJ

            Ainda por cima és mentiroso e caluniador. Não tenho nenhum Portal Anti Ateu. Faz parte da tua ética lançares calúnias quando te dá na gana? É por isso que te escondes atrás dos teus óculos ?

          • David Ferreira

            A negação é um mecanismo de defesa que um sujeito faz uso quando sente culpa.
            Deixe lá, JuJu, eu não conto a ninguém que sei tudo sobre si. Fica entre nós.

          • JJ

            És reles, Ferreira.Tu darias um bom Torquemada ateísta e até negarias aos acusados o direito de negarem as acusações.

            Volto a repetir-te: és um nojento caluniador pois nada tenho a ver com o Portal Anti Ateu. Sou cristão, não católico, e esse blogue possui um claro alinhamento católico. Não sou homofóbico e esse portal assume posições notoriamente homofóbicas, como a grande maioria dos ateus que aqui comentam. Para além disso, não partilho de posições políticas de direita.

            P.S. Existe porém um outro portal muito similar ao Portal Anti Ateu, embora com distinta formulação filosófica. Um tal DduA , onde tu assumes o submisso papel de capataz de serviço ? Conheces ? Os jagunços ateus usam óculos ?

          • David Ferreira

            Sabe que há heterónimos que são como as lesmas. Deixam um rasto de baba por onde passam.
            Mas não se preocupe. O seu segredo está salvaguardado. 😉

          • JJ

            O teu problema deve ser falta de sexo. Se praticasses mais, a tua mona não via fantasmas.

          • David Ferreira

            “Pela administração do Portal Anti-ateu de Portugal.”
            Patarata: uma palavra muito comum.
            Arrefinfe-lhes! 😉

    • Chinês

      «Ser ateu é, finalmente, respeitar todos os crentes, descrentes e anti crentes,»

      Até pode ser, mas aqui não se pratica.

      Já agora, faço uma pergunta e agradeço a resposta:
      Ser ateu engloba respeitar os anti-crentes. Também engloba respeitar os anti-descrentes ou anti-ateus?

    • Nilson de Simas

      CONTRA ATEÍSMO?????? É por estas e outras, que quanto mais ouço os religiosos, mais convicto fico do quanto as religiões envenenam tudo o que tocam. O maniqueísmo religiosos anula a evolução da humanidade é motivo de atraso e homeostase da ignorância. Acreditam em cobra falante e jumento conversador e os que não compartilham desta sandice, são gays, mal caráter, estão possuídos pelo satanás e coisa e tal. Enfim, vivem do mundo da obscura e infernal ignorância.

      • Tiago

        Espera lá!!!!

        Quem acredita na cobra falante ou no jumento conversador parece que és tu, senão nem a citavas ou lhe darias importância. Alguma vez viste um judeu ou um cristão a esperar que uma cobra ou um jumento falasse. Não serás tu que estás frustrado por imaginar um coisa dessas e não a poder provar ou observar.

        Li com atenção os comentários do Chinês. O que ele pede, na resposta à afirmação citada, e razoável e justo. A partir de agora, que me perdoe o comentador, mas serei eu a pedir uma resposta dos ateus.

        Repara que tu ficaste ofendido e desancaste em cima dos crentes (e não das religiões como costumam os ateus desculpar-se), coisa que o Chinês não fez.

  • Provocador

    SITE PROTEGIDO A COMENTADORES INDESEJADOS

  • Provocador

    O ZELOSO MODERADOR…

  • David Ferreira

    O desenho inteligente. Ou de como o delirium tremens provocado pela abstinência existencial também pode afetar a inspiração dos deuses.

    • kavkaz

      Crentes, este homem foi feito à imagem de “Deus”… Se têm dúvidas leiam a Bíblia! É isso que lá vos “ensinam”!

    • Chinês

      Podias respeitar a doença. Não custava nada.

      Aproveitar-se da doença dos outros para tentar ofender alguém, é intolerável.

      Num qualquer forum já tinhas sido banido.

      A questão não se foi feito à imagem de Deus, mas a que pontos a doença o levou.

      • David Ferreira

        O objetivo não é ofender ninguém, muito menos a pessoa em questão. O objetivo é pô-lo a pensar um pouquinho e a todos os que pensam que nós fomos desenhados por um qualquer criador.
        Num qualquer fórum eu sei bem quem é que já tinha sido banido há muito tempo…mas aqui dá-se asas ao “livre arbítrio”.
        A questão não é se foi feito à imagem de Deus. A questão é que a situação desta pessoa é fruto da evolução, nem sempre perfeita. Essa é que é a grande questão.
        É sempre fácil sentirmo-nos ofendidos perante as evidências, sobretudo quando não conseguimos suportar a realidade e preferimos esconder-nos em mitos e sonhos que não dão respostas a nada, apenas nos anestesiam o Eu.

        • Moloch Baal

          “O objetivo não é ofender ninguém,”

          Não vês que tocaste mesmo no ponto?

          Claro que tem de se fazer muito ofendido para não te responder.

          É a tática habitual de fuga destes aldrabões.

          Ele está muito “ofendido” é porque o encostaste à parede e ele tem de dizer uma idiotice qualquer para se safar.

          É evidente que a existência da doença e de deformações congénitas naturais é a prova de que, a existir deus, não poderá ser absolutamente bom e muito menos perfeito.

      • Moloch Baal

        É preciso ter lata ó aldrabão.

        Estás sempre a pedir provas aos ateus.

        Mas quando as apresentam dizes que deviam ser banidos por isso!

        Grande “argumentação”.

  • Luisa G

    Acho que os ateus são dignos de compaixão. Uma peregrinação pelo fim do ateismo é um favor que os ateus nunca vão conseguir retribuir.

    Depois ainda se queixam que os crentes não os respeitam. Queriam mais?

    • David Ferreira

      Pode ir pregar para o Portal Anti Ateu. Lá você demonstra bem a inteligência de quem teme o ateismo. O que não deixa de ser estranho. Se eu acreditasse num ser tão poderoso, não temeria nada…Realmente o pensamento de quem crê nas crenças dos outros é muito estranho.

  • peregrino

    Mas qual é o interesse, para este Diário, em ir buscar um acontecimento de 2008, referente a uma manifestação de católicos contra o ateísmo ? E qual o problema de se fazerem manifestações contra o ateísmo ? Os ateus não se fartam de atacar a religão e as pessoas religiosas ? Por esta amostra se vê como seria Portugal se os ateus mandassem politicamente. Eles poderiam ser anti religiosos à vontade, mas os religiosos não poderiam ser anti ateus. Que linda democracia.

    • Apolo

      Segue o teu caminho e não te percas.

    • Moloch baal

      E qual é o vosso problema de aqui se falar nisso?
      Vais-nos dar uma lista de assuntos acerca dos quais estamos por ti autorizados a falar?

  • kavkaz

    É uma Igreja Católica alienante, mentirosa e desavergonhada!

    Além das aparições de Fátima não terem acontecido e a que a Igreja Católica só aderiu por volta de 1930 ao ver o filão de exploração que prometia, efectuar uma peregrinação “contra o ateísmo” mostra que não têm deuses para apresentar e nada para dizer deles, reconhecem claramente que os ateus são muito importantes e lhes metem medo.

    O ateísmo pode honrar-se dos atrasados mentais, como o Sr. Saraiva Martins, representante no Vaticano naquele período, dedicar aos ateus a sua atenção e estupidez natural.

    • Chinês

      E quem és tu para afirmar que as aparições de Fátima nunca aconteceram?

      Onde vais buscar provas que refutem os que estudam isso a sério e dizem o contrário.

      • Apolo

        Quem é que estuda isso a sério? Os padres da ICAR? Poupa-me…

        • Luis A

          Nem por isso.
          A quantidade de estudos, incluindo jornalismo sério vindo do estrangeiro, não deixa margem para dúvidas.

          Poderá confirmar, mas, mesmo entre os ateus, não crentes e os não católicos, apenas uma pequena percentagem arrisca negar categoricamente.

      • David Ferreira

        A questão é mesmo essa. Onde estão as provas de que isso aconteceu? Sabe onde? Na cabeça dos mentirosos que divulgaram a mentira e na dos que nela creem.

        • Luis A

          A matéria factual é provada por testemunho de quem presenciou os factos, e, eventualmente, por análise pericial.

          Nenhum dos casos arguiu, convincentemente, em desabono.

      • Moloch Baal

        Pois.
        Também há imensas provas das aparições da deusa Atena…

        • Luis A

          Não é verdade.
          Não existe nenhuma prova de testemunha presencial – ninguém depôs como testemunha, nesses casos.

          • Tiago

            Ui!
            Vais levar porrada dos ateus. Prepara-te!

  • Kurcudilo

    Caramba !

    É infernal esta peregrinação !

  • kavkaz

    – Qual dos crentes desta manifestação consegue responder às perguntas simples dos ateus?

    “Pai, porque me abandonaste?”

    Uma boa pergunta aos crentes… Eles devem saber porquê!

    Esperemos sentados, para não nos cansarmos, pelas respostas teológicas dos crentes…

    O “Pai” que abandonou o “Filho” único muito mais facilmente abandonará as ovelhas cristãs!

    – Os cristãos estão à espera de “almoços grátis” para rebanhos?

    • Luis A

      A minha “religiosidade” permite-me falar com distância e apenas movido pelo que sobre o assunto tenho escutado.

      A frase será “Pai, por que me desamparaste!” e julgo que não seja interrogativa.

      A expressão é o culminar da vivência humana de alguém que não era um simples humano. Aqui está a parte humana em acção. Teologicamente, ao que julgo saber, e se estou errado quem sabe mais que me corrija, tal expressão não se aplica a Jesus Deus Filho, pois esse é consubstancial com o Pai e não morre,

      Será o mesmo que se passa com o espírito/alma durante a “desencarnação”.

      • kavkaz

        A tua resposta falhada mostra que não conheces a Bíblia e fazes considerações pessoais quando é tudo claro no “Livro Sagrado”.
        É demasiado frequente os cristãos não conhecerem ou conhecerem mal a Bíblia. Por isso há tantos que se dizem cristãos. Eles percebem mal o pouco que leram. No teu caso nem leste esta expressão de Jesus.

        Em primeiro lugar, vejamos onde encontramos tal frase:

        Nos
        evangelhos de Mateus (27:46) e no de Marcos (15:34). No entanto, nos
        evangelhos de Lucas e de João nada disso existe, mas outra citação bem
        distinta saída de Jesus durante a crucifixação.

        Na Bíblia está um ponto de interrogação à frente desta frase atribuida a Jesus. Tu duvidaste porque não leste o livro e deverias saber isto.

        Escusavas de dizer que ele não morre, pois na crucifixação é esse o “filme”. Ele morre mesmo e depois inventaram que ele ressuscitou passados três dias. É uma história mal contada e que os crentes aceitam sem pestanejar, pois raciocinar não é o forte deles!

        Quanto à “desencarnação” será aquilo que cada um dos crentes quiser…

  • Moloch Baal

    De facto é outra situação curiosa.

    Os crentes e as igrejas estão sempre a afirmar que o ateísmo é coisa de meia dúzia de pessoas a quem ninguém liga nenhuma, que a sociedade é essencialmente religiosa e que a quase totalidade da população comunga dos valores cristãos.

    Mas depois, os mesmos crentes e as mesmas igrejas fazem peregrinações de massas contra o ateísmo, onde declaram que este é o maior problema dos tempos modernos e que é preciso reconverter a Europa. Isto porque, segundo eles, os valores cristãos praticamente desapareceram e porque a sociedade já não se identifica com a religião.

    Estou um bocado confuso.
    Como é que se pode ora afirmar uma coisa, ora exatamente o seu contrário conforme vai dando jeito à conversa se tenta impingir?

    Alguém me explica isto?

  • JoaoC

    Não é preciso uma peregriação contra o ateísmo, o incomparavelmente pior e mais funesto dos males e tragédias do mundo, ficando imediatamente atrás do mal absoluto que existe, que é o pecado. É preciso mesmo uma Cruzada e é isso que é nosso dever: Combater as ideias perigosas e preversas da negação de Deus – Bem Supremo – para implementar na sociedade a morte e a destruição. Com oração, penitência e Fé será combatido – e já está a ser bem conbatido e enfraquecido! – este mal maior dos nossos dias… Tudo, contudo, a seu tempo!

    • ManuelB

      Toma. Para fanáticos tem que ser uma hóstia das grandes. Abre a boquinha e diz: méééééééé!

    • GriloFalante

      Mas olha que se eu estivesse no teu lugar apressava-me. Não é por nada, mas é que vai seu uma cruzada e pêras!!
      Já agora: como é que vais fazer a cruzada? À bomba, à espadeirada, ou à fisga?
      Há muito tempo que não aparecias por cá; mas olha: para escreveres a merda que escreveste, mais te valera continuares ausente. Só a trabalheira que vais ter a lavar as mãos,.. E reza muita para que estejam limpas na próxima vez que meteres mais uma rodela de Cristo na boca. Ou então, não lhe toques com as mãos, que alteras o sabor.

  • David Ferreira

    Também há manifestações pacíficas e tolerantes cristãs.

    • GriloFalante

      Diz onde é, que o antoluisaprovocadorcarlos não há-de querer faltar. Nem ele nem o João César das Neves que, por aqui, assina com JoãoC.
      Claro que a Luisinha vai ter problemas, que aquilo não é para travestis; mas se ele se disfarçar de homem, até é capaz de enganar, que a crentalhada é meio idiota. Quer dizer, “meio” é metáfora.

  • GriloFalante

    Sela como for, e digam o que disserem. Eu só gostava de saber é qual foi o resultado CONCRETO da pífia peregrinação; passou a haver menos ateus? Houve conversão de ateus, tal como houve conversão da Rússia? Ou será que, pura e simplesmente, o “velhote” está-se borrifando para essas pedinchices?
    Com jeitinho, chegaremos à conclusão de que o gajo não existe. Ou, se existe, gosta de ateus – talvez por os considerar mais razoáveis e não passarem a vida a meter cunhas à santalhada.

  • Nilson de Simas

    CONTRA ATEÍSMO?????? É por estas e outras, que quanto mais ouço os religiosos, mais convicto fico do quanto as religiões envenenam tudo o que tocam. O maniqueísmo religiosos anula a evolução da humanidade é motivo de atraso e homeostase da ignorância. Acreditam em cobra falante e jumento conversador e os que não compartilham desta sandice, são gays, mal caráter, estão possuídos pelo satanás e coisa e tal. Enfim, vivem do mundo da obscura e infernal ignorância. ndsimas@yahoo.com.br

You must be logged in to post a comment.