Loading
  • 17 de Junho, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Política

A impunidade dos crimes do franquismo

Há um único tipo de crimes cuja investigação está bloqueada em Espanha e que não se permite a outros países que os investiguem – os crimes cometidos pelo franquismo. São crimes contra a Humanidade que a Amnistia Internacional procura investigar mas que a decisão do Supremo Tribunal tornou ainda mais difícil.

Este Tribunal, onde o franquismo é a luz que o ilumina, já declarou em acórdão que não cabe aos juízes espanhóis julgar tais crimes. Aliás, foram provas reunidas pelo excelso juiz Baltasar Garzon que levaram ao seu afastamento da magistratura.

Os filhos do franquismo dominam tribunais e numerosos centros do poder em Espanha. O PP está cheio de cúmplices, de Aznar a pequenos tiranos regionais. A Igreja, através dos bispos, particularmente do cardeal Rouco Varela, espuma de raiva quando vê o seu passado devassado e a sua cumplicidade exposta.

O presidente da Amnistia Internacional em Espanha, Esteban Beltrán, garantiu hoje, ao apresentar o relatório «O tempo passa, a impunidade permanece», referindo-se à situação das vítimas de la Guerra Civil e da ditadura, que não há nenhum outro delito ocorrido em Espanha em que as vítimas tivessem sido obrigadas a recorrer a outro país em busca de justiça”.

O arquivamento maciço das denúncias de roubos de bebés, em numerosos tribunais de várias instâncias, é a mais sórdida das atitudes generalizadas, particularmente porque há indícios de ter havido uma «rede organizada».

O cadáver de Franco alimenta ainda os saprófitas da ditadura. O genocida mantém poder em diversas áreas. É uma vergonha para Espanha e para o mundo.

Apostila: As informações factuais constam do El País, de hoje.

81 thoughts on “A impunidade dos crimes do franquismo”
  • JJ

    E os crimes pratricados na guerra civil de Espanha, pelo lado dito republicano, esses já podem ficar impunes?

    • stefano666

      acaso os “malvados” republicanos não foram executados no fim da guerra civil?

      • JJ

        La Passionaria não.

        • stefano666

          ela nao era criminosa

          • JJ

            “Este es tu último discurso.” ( ameaça dirigida pela Passionaria a José Salvo Cotelo em 10/7/1936)

            No dia 13/7/1936, Salvi Cotelo morria assassinado.

          • stefano666

            sei sei…

      • F1

        Claro que não!
        Como tu sabes!

  • stefano666

    falam mal dos republicanos… mas eis uma boa noticia sobre eles… eles foram homenageados na França, pois ajudaram a libertar Paris.

    http://www.nodo50.org/age/guerrilleros/espannolesenparis.htm

    http://www.elmundo.es/elmundo/2004/08/25/internacional/1093390322.html

    • AST

      Sim, e Franco livrou a Peninsula Ibérica da Guerra.

      São afirmações podem comparar-se.

    • F1

      D Internet:

      Venda de criancinhas na China comunista

      O governo de Pequim abandona as crianças órfãs, alimentando o sinistro negócio da venda de bebês. Na Internet, o preço de um menino de 100 dias é 3.500 dólares; e se for menina, 1.600. O site com essa “oferta” só saiu do ar quando denunciado, informou a agência “Asianews”. Este é um dos muitos subprodutos monstruosos das políticas socialistas de controle da natalidade.

      • F16

        A estupidez não tem cor.

        • Luisa G

          Tens toda a razão…

          Comunismo=marxismo (extremista)+ ateísmo (fundamentalista)

          A pior parte do comunismo sempre foi o ateísmo. No marxismo ainda existem algumas coisas aceitáveis, mas no ateísmo só existem coisas degradantes e más.

          • Anti tolo

            Antoluísa prega ao vento.

          • stefano666

            igreja = nazismo

  • kavkaz

    A cumplicidade do Vaticano com o ditador fascista Franco é uma prova evidente da falta de escrúpulos da Igreja Católica !

    • AST

      A cumplicidade do regime estalinista-leninista-marxista com a outra parte é outra prova.

      A Guerra Civil, a ser investigada, levada a um conjunto de crimes dos dois lados que ainda poderia fazer desequilibrar a balança para o vosso lado e aliviar o de Franco.

      Por isso, porque a barbaridade foi repartida e muito equilibrada, a amnistia é a melhor das soluções.

      Muitos dos que hoje se dizem indignados tem a familia ligada aos crimes de uma das facções, sobretudo aquela que tende ver como o mais decente, mas que raramente o foi.

      • kavkaz

        Óh, AST, qual é a “outra parte” da cumplicidade do regime estalinista-leninista-marxista de que falaste? Não percebi…

        Realmente, estás a equiparar bem a tua Igreja Católica com o comunismo! Há realmente muitas parecenças em muitas áreas de organização, métodos, acção. Também é conhecida a autoproclamada “superioridade moral” de ambas as partes! Merecem-se em ditaduras exemplares!

        Poderias não fazer figura ignorante, AST…

      • Apolo

        Fascista de merda! Barbaridade repartida? A “outra parte” apenas reagiu à violência fascista, como seria normal. Se houve mortos? Conheces alguma guerra ou revolução sem mortos? E dos que se foram que lá fiquem. Não há inocentes, mas vires desculpar o franquismo fascista é indecente.

        • kavkaz

          ó palhaço, mas que besta és tu e quem pensas que és para me insultares na casa dos ateus?

          Badalhoco ajoelhável, vocês, cristãos, são mesmo uns PORCOS!

          Esta casa não é a tua sacristia nem é para utilizar a linguagem cristã!

          Aprende a falar com os ateus senão enfio-te a cruz de Cristo onde o antolo enfiou o Jesus que está dentro dele!!!

          Capiche, paspalho ajoelhável?

          Estaxs cabeças do Gênesis são capazes do pior só para agradarem aos palhaços de batina!

          • Moloch Baal

            “onde o antolo enfiou o Jesus que está dentro dele!!!”

            Mas já está todo lá dentro ?

          • kavkaz

            Não sei como é que ele conseguiu fazer aquilo, mas deve ter ficado alguma coisa de fora!

          • Apolo

            Os Meninos roubados pelo franquismo são aqueles meninos que, durante a Guerra Civil Espanhola e o pós-guerra espanhol, foram arrebatados às suas mães republicanas, quer por estarem estas no cárcere ou por ter sido assassinadas pelo exército golpista.

            Os “Meninos roubados pelo franquismo” é um episódio pouco conhecido da história recente da Espanha. Faz referência ao desaparecimento de filhos de republicanos e a separação forçada das suas famílias por parte da repressão franquista. Conforme as tropas sublevadas de Franco ganhavam terreno, as prisões lotavam-se de pessoas que foram leais com a República. Entre os prisioneiros havia milhares de mulheres militantes de partidos políticos de esquerda ou, simplesmente, esposas, mães ou irmãs de republicanos. As cárceres também se lotavam de meninos que nasceram ou que ingressaram na prisão com as suas mães e que passaram os primeiros anos da sua vida privados de liberdade por serem filhos de republicanos.

          • F1

            DOS ATEUS NÃO FALAS?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

            “Governo chinês controla mercado negro de adoção de crianças

            (…)

            Para se ter uma idéia da atual crueldade da ditadura
            chinesa, o Le Figarro (1) noticiou que “agentes do Estado estariam tirando a força crianças de seus familiares para “venderem” ilegamente a famílias estrangeiras desejosas de adotar.” (11/5/2010)

            Sobre isso, o site http://english.caing.com (2) descreve o drama da famlía de Yang Libing que, enquanto trabalhava no campo, agentes comunistas, em nome planejamento familiar chinês, roubaram sua segunda filha alegando que ele não havia pago a multa do segundo filho. Esse fato ocorreu em 2005 e desde então Yang nunca mais voltou a ver sua filha.

            Para ter um segundo filho, é preciso pagar um alto imposto.
            Aqueles que não podem arcar com esta despesa, a mãe é obrigada a abortar – onde estão as feministas? -, e se a criança nascer, ela é confiscada e enviada para orfanatos – onde estão as ONG’s de Direitos Humanos?”

            Os encarregados pelo planejamento familiar, que cumprem esse
            plano diabólico, falsificam documentos dizendo que as crianças não têm pais. Os
            potencias pais adotivos estrangeiros, acreditando que a criança é órfã, pagam
            cerca de R$5.500,00 para realizar a adoção. Esse é preço de uma criança no
            mercado chinês.

          • F1

            Retratos

            Em barcas precárias ancoradas nas águas remotas de Hubei e Guangxi, conheci centenas de “fugitivos do planejamento familiar” – casais que tiveram de fugir de seus vilarejos para dar à luz ilegalmente a um segundo ou terceiro filho nas províncias vizinhas.

            Quase todas as mulheres grávidas com quem conversei tinham passado por um aborto obrigatório. Uma mulher me contou que, quando ela estava grávida de oito meses de um segundo filho ilegal e não conseguiu pagar a multa de US$ 3.200, os oficiais de planejamento familiar a arrastaram para uma clínica local, amarraram-na a uma mesa cirúrgica e injetaram uma droga letal em seu abdômen.

            Durante dois dias ela se contorceu sobre a mesa, com as mãos e os pés ainda amarrados com corda, esperando seu corpo expulsar o bebê assassinado. Na etapa final do trabalho de parto, um médico arrancou o feto morto pelo pé, jogando-o em seguida numa lata de lixo. Ela não tinha dinheiro para pegar um táxi. Ela teve que ir mancando para casa, com sangue escorrendo por suas pernas e manchando suas sandálias brancas de vermelho.

            Não surpreende o fato de a China ter a maior taxa de suicídio de mulheres do mundo. A política do filho único reduziu as mulheres a números, objetos, a um meio de produção; negando a elas o controle sobre seus corpos e o direito humano básico de determinar de forma livre e responsável quantos filhos querem ter e quando.

          • F16

            Don´t be.

          • stefano666

            e da tua igreja voce nao fala?

          • Luisa G

            Mas eu posso lembrar-te coisas boas do teu comunismo ateu, praticamente da mesma época…. like…

          • stefano666

            eis a tua igreja!

          • Incrédulo

            Comparação ridícula…

          • stefano666

            engraçado… esse cristola acusa os republicanos de intolerancia … mas quando Franco… o amado idolo dos bispos, ganhou o poder… caçou a minoria protestante… com total conivencia dos bispos… belissima coerencia !

          • Apolo13

            Para Kavkaz, de um amigo:

            Ó palhaço, mas que besta és tu e quem pensas que és para me insultares como um ateu faz na sua casa?

            Badalhoco genuflexo, vocês, ateus, são mesmo uns PORCOS!

            Sabemos que esta casa não é a tua sacristia, é mais um curral, não é para utilizar aqui a linguagem cristã, é para utilizar falta de educação, e linguagem estúpida e fundamentalista!

            Aprende-se a falar como os ateus… todos eles já andaram com a cruz de Cristo na mão e por ela juraram publicamente uma série de coisas que não pensavam cumprir. São uns suínos, mentirosos como ladrões que se atrevem a perguntar, a um tal , antolo, onde enfiou o Jesus que está dentro dele, mas não perguntam onde puseram jesus de juraram seguir e que comungaram !!!

            Capiche, paspalho fundamentalista humilhantemente genuflexo ao ateísmo. ?

            A tua cabeça ainda não saiu da leitura do Gênesis, por isso tu e os outros ateus são capazes do pior só para agredirem aos homens de batina!

          • Prozac

            Toma um calmante que isso passa.

          • kavkaz

            Isso é a esperança dos crentes? Engulam parabólicas que ficam com asinhas de anjos!

          • kavkaz

            Rasgaste o Gênesis e o teu “Deus”? Então, tens de inventar um pai adoptivo para o teu Jesus. Espero que não te proponhas tu…

          • F1

            Por falar em Génesis:

            “Cientistas descobrem evidências da existência de sereias”

            Acho que deves começas a insultar a ciência, pois está a dizer coisas que tu negas, mesmo que a ciência venha a comprovar.

          • Criaturista

            Eu acredito em sereias.

        • Moloch Baal

          Olha que na altura o comunismo não era pêra doce.

          Estamos a falar do período estalinista.

          E é um bocado difícil justificar toda a violência comunista apenas com uma justa reação contra o fascismo, pela simples razão de que grande parte da violência comunista foi dirigida contra anarquistas e outros comunistas.

          • Apolo

            Ideologicamente, o franquismo é baseado no fascismo, adaptado para a Espanha pelo movimento falangista. As bases do regime franquista foram definidas pela unidade nacional espanhola (nacionalismo de estado), pelo catolicismo e pelo anti-comunismo. Apesar de o regime ter-se autodefinido como democracia orgânica com fins propagandísticos, não pode ser considerado de forma alguma como democrático, em comparação às democracias parlamentaristas contemporâneas. É mais adequado defini-lo como ditadura ou regime totalitário.

          • Apolo

            A repressão foi vivida pelas mulheres republicanas e os seus meninos tanto fora quanto dentro das cárceres. Há numerosos testemunhos orais de mulheres que contam todo tipo de vexações. As condições de vida nas cárceres era deplorável. Devido aos encarceramentos massivos, vivia-se numa situação de grande amontoamento. Apenas davam de comer e as condições higiênicas eram lamentáveis. Portanto, muitas das crianças que entraram com as suas mães nas cárceres faleceram nelas. As que sobreviviam, eram separadas das suas mães e, em muitos casos, dadas em adoções ilegais, pois por lei os menores apenas podiam estar no cárcere com as suas mães até os três anos de idade. Outras acabaram em conventos, forçadas a tornarem-se monjas e religiosos.

          • Moloch Baal

            Eu sei que franquismo, salazarismo, etc, não são fascismos.
            Apenas usei o termo por facilitismo, por ser “popularmente” usado.
            Entretanto a questão mantém-se.
            Claro que o franquismo praticou assassinatos em massa.
            Mas os republicanos radicais, estalinistas ou anarquistas eram tanto ou mais violentos do que os franquistas.
            E não adianta desculpas de que essa violência era apenas uma forma de combater o fascismo, porque os radicais republicanos LITERALMENTE mataram-se uns aos outros.
            Fala-se, e muito bem, dos republicanos mortos pelo franquismo.
            E então e os republicanos mortos por outros REPUBLICANOS?
            Já que não querem falar dos nacionalistas mortos por republicanos, ao menos falem desses.
            Entretanto, sou a favor da investigação dos crimes cometidos antes, durante e depois da guerra civil, cometidos por TODOS os lados.
            O que fizeram ao Garçon foi simplesmente criminoso.

          • stefano666

            engraçado… pq ninguem aborda a Espanha pré-republicana…onde Primo de Rivera surrava meio-mundo de gente… nao ke eu kero desculpar “excessos” dos republicanos… mas nao acha que o longo periodo de reis e premiers linhas-duras não foram a causa de ressentimento entre os republicanos?

          • Moloch Baal

            Claro que reconheço os podres dos pré-republicanos.
            Simplesmente a questão mantém-se.
            Se os republicanos eram violentos APENAS por justo ressentimento contra os excessos reacionários, PORQUE É QUE SE MATARAM UNS AOS OUTROS?
            Não dá a bota com a perdigota.
            Tu falas, e muito bem, dos crimes do franquismo.
            Mas esqueces, e muito mal, que, se a republica ganhasse e a facção mais violenta tomasse o poder, ias ter tanto ou mais violência do que a franquista.
            A realidade é que comunismo e fascismo partilham os mesmos métodos. Enquanto esse FACTO não for reconhecido estamos no domínio da conversa de chácha.

          • stefano666

            isso é calunia pra desmerecer a republica. Os republicanos levariam a Espanha ao progresso e não obscurantismo medieval.
            e sem falar que Hitler mandou tropas pra apoiar Franco.

            já que você odeia republicanos… odeie então os republicanos lusos… que “promoveram” o terror em 1908…1910…

            os republicanos espanhois são mais respeitaveis que certos fascistas inquisidores,

        • stefano666

          acho engraçado esse AST justificando vinganças etc…
          não dizem que Cristo pregou que se levarmos um tapa… devemos dar a outra face ?

      • stefano666

        os maiores criminosos foram os golpistas franquistas que chegaram a pedir apoio nazista

      • kavkaz

        A barbaridade repartida? Em 10 são 9 para os fascistas apoiados pelo Vaticano e 1 para os republicanos.

        Já vi que andaste no seminário em vez de ires à escola!

        P.S. Vocês são cá uns santinhos do “repartido”… A padralhada andou anos a fio a apoiar o fascismo franquista e tu quer repartir por igual as culpas? Tadinha da criança religiosa…

        • stefano666

          Franco e amigos

        • stefano666

          faltou citar o respaldo clerical a Primo de Rivera. Esse respaldo foi um dos motivos pra republica laicizar a Espanha

          • Luisa G

            Vamos comparar as atitudes da Igreja com as dos agentes ateus… like

          • stefano666

            eis o fascismo cristão !

    • stefano666

      não só com Franco…. mas tambem com estes santinhos….

      • Luisa G

        Claro que há imagens sugestivas:

      • Luisa G

        Os lideres comunitas ateus não aparecem em fotografias do tipo que tu apresentas, porque aparecem em fotografias deste outro tipo… A presenciar as operações…

  • F1

    Impunidade dos crimes do comunismo ateu.

    PORQUE NÃO FALAM DISSO?

    • Ku Ku

      Estamos a pensar nisso.

      • stefano666

        exato

      • Luisa G

        Eu preferia que tu e os outros ateus vissem bem este video:

        http://www.youtube.com/watch?v=_HUjrprciCM

        • stefano666

          sua mentira caindo por terra !

          http://www.youtube.com/watch?v=GZ6HAl5epHU

          • f1

            Enganaste-te no vídeo, acho que querias citar este:

            https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q9WTTX2KKTc#!

          • stefano666
          • Luisa G

            Anedotas!

            Onde está um só indicio de que a Igreja concordava com os actos destes governos?

            Não te esqueças que Mussolini era ateu, num foi baptizado.

            Há uma enorme diferença entre o comunismo ateu e estes regimes. O comunismo não sobrevive sem ateísmo – por isso caiu cedo na Polónia e foi desmoronado o comunismo com a eleição de um Papa dentro da Cortina de Ferro.

            Já os regimes fascistas e nazi, além de não estarem ligados à religião, opõe-se-lhe muitas vezes.

            Hitler tencionava substituir a Igreja e o Cristianismo pelo culto dele próprio. Isto aproxima estes regimes do comunismo ateu: o culto de Lenine tinha (ainda tem) tiques de religioso, o mesmo se passa na Coreia do Norte,

            Hitler não chegou a esse ponto, porque não teve tempo. Os ateus conseguiram.

            O empenho e o esforço da Igreja (seja do clero, seja dos católicos em geral) em salvar judeus está provado, assim como as mentiras e farsas urdidas pela KGB, contra a Igreja.

            A razão é simples: nunca a igreja aprovou ou concordou com a violência fascista-nazi, nem comunista.

            Aliás. a União soviética de Staline ou a China de Mao, onde o comunismo era suportado pelo ateísmo (e sem ele não existia), não foram melhores do que a Alemanha Hitler.

            Nem um só documento prova que a igreja concordava com tais atrocidades, mas há documentos em contrário. Já o ateísmo estava inerente ao comunismo e actuava assim…

            http://www.youtube.com/watch?v=ofvH_k6O6EA

            e assim.

            http://www.youtube.com/watch?v=CRx6JPXCJvE

          • stefano666

            tá.. e pq vejo fotos e video de varias catedrais russas ?? ah.. erlas ressurgiram do nada? nao seja cinico!

            e a religiao organizada?? nao sobrevive sem mentiras, chantagem moral e outras patranhas… pq voce acha que muita gente tá abandonando as igrejas??

            engraçado… mesmo na Polonia o numero de catolicos diminuiu!

            http://www.prb.org/SpanishContent/Articles/2005/ElCambioDemograficoEntrelosCatolicos.aspx

            Hitler substituir a igreja?? sim.. Hitler era tao antigreja… ke firmou concordata com ela… remunerou clérigos (catolicos e protestantes)… alguns importantes clerigos alemaes e austriacos foram membros do NSDAP. (a exemplo do Reichsbischof Ludwig Müller, do bispo Alois Hudal e do padre Schachleiter)

            Hermann Göring se casou numa igreja luterana com uma cantora de opera.

            Hitler se confessou crente no livro dele.

            De fato, no famoso livro de Hitler há várias referências ao divino.
            Seguem oito delas, na expectativa (talvez em vão) de que, nesse caso, a
            verdade histórica seja um pouco mais respeitada.

            1. Conduta de acordo com o Criador

            “Acredito hoje que minha conduta está de acordo com a vontade do Criador Todo Poderoso.” (vol. 1, capítulo 2)

            2. Agradecimento de joelhos

            “Até hoje não tenho vergonha de dizer que, dominado pelo entusiasmo de
            tempestade e com um coração transbordante, caí de joelhos e agradeci aos
            céus pela concessão e boa fortuna de viver neste momento.” (vol. 1,
            capítulo 5)

            3. Testemunha no Tribunal Divino

            “Eu tinha tantas vezes cantado Deutschland über alles (“Alemanha
            acima de tudo”, em tradução literal) e gritado “Heil” com a total força
            dos meus pulmões, que me pareceu um ato tardio de agradecimento por me
            ser permitido servir como testemunha no Tribunal Divino do Juiz Eterno e
            proclamar a sinceridade dessa convicção.” (vol. 1, capítulo 5)

            4. Graça do Senhor sorriu

            “Mais uma vez as canções da pátria rugiram para os céus ao longo das
            colunas de marcha sem fim, e, pela última vez, a graça do Senhor sorriu
            para os seus filhos ingratos. (vol. 1, capítulo 7, em uma reflexão sobre
            a I Guerra Mundial)

            5. Missão do Criador

            “Temos de lutar pela existência e o proliferação de nossa raça, das
            pessoas, pela subsistência de seus filhos e manutenção de nossas ações
            contra a mistura racial, pela liberdade e independência da pátria, para
            que nosso povo possa ser estimulado a cumprir a missão que lhe foi
            atribuída pelo Criador.” (vol. 1, capítulo 8)

            6. Pecado contra a vontade de Deus

            “Em suma, os resultados da miscigenação são sempre os seguintes: (a) O
            nível da raça superior torna-se reduzida, (b) conjuntos de degeneração
            física e mental […]. O ato de tal desenvolvimento é um pecado contra a
            vontade do Criador Eterno. E, como um pecado, esse ato será vingado.”
            (vol. 1 Capítulo 11)

            7. Sacrilégio contra Deus

            “Quem se atreve a colocar as mãos sobre a maior imagem do Senhor comete
            um sacrilégio contra o benevolente Criador e contribui para [sua] a
            expulsão do paraíso.” (vol. 2, capítulo 1)

            8. Ouro e Deus

            “[…] ouro se tornou hoje o governante exclusivo da vida, mas o tempo
            virá quando o homem voltará a se curvar diante de Deus.” (vol. 2,
            capítulo 2)

          • Luisa G

            Tu misturas o “antes da I Grande Guerra” com a Revolução Russa, misturas 1914 com 1917/18.

            Ignorante!

          • stefano666

            ignorante é voce!

    • stefano666

      Impunidade dos crimes vaticanos

      PORQUE NÃO FALAM DISSO?

    • kavkaz

      Os comunistas é que têm de falar disso, ó tanso! Mas o comunismo NÃO é o tema deste blog, como deverias perceber. Aqui o tema central é o Ateísmo.

      Quem fala muito do comunismo são os crentes desorientados, pois não conseguem apresentar provas dos deuses deles nem demonstrarem que eles existem. Até gostam de nos apresentar o retrato do amor entre Fidel Castro e o Ratzinger! Ahahah…

      • Ateunto

        Crença é crença, independentemente da ideologia.

        • kavkaz

          Eles têm crença na imortalidade do Estaline… Continuam a falar do que já NÂO existe. É por lhes faltar tema de conversa! Já que não podem falar dos deuses deles falam do que também não existe, o Estaline.

          Os crentes gostam de abordar o inexistente!

        • stefano666

          Chavez defendia visão socialista do cristianismo. “El Cristo Revolucionario”.

          apesar disso não era teocrata.

        • kavkaz

          Será que Jesus chamou Hugo Chavez para ele repetir esta cena?

      • stefano666

        ele deve ter trauma com comunistas pq foram eles que abateram os cumplices da igreja….(os fascistas)

  • Provocador

    O ATEÍSMO EM QUEDA LIVRE

  • Luisa G

    Muitos ateus morreram impunes. Alguns vivos ainda estão impunes.

  • kavkaz

    Evolução…

You must be logged in to post a comment.