Loading

Liderança e coragem

Muitos louvam os discursos banais do recém eleito democraticamente Papa Francisco. Frases feitas, discursos repetidos ad eternum que caiem em saco roto e, invariavelmente, no esquecimento.

Ouça-se aqui um verdadeiro líder a discursar, com coragem, com sabedoria. Um discurso que não cai em saco roto, antes pretende romper alguns sacos hermeticamente selados e que não deve cair no esquecimento:

 

http://www.youtube.com/watch?v=uru9W6YUaA8

 

10 thoughts on “Liderança e coragem”
  • João Pedro Moura

    É um grande discurso sobre laicismo, sem dúvida. E desconcertante, mesmo para o padrão americano…
    Os EUA patenteiam uma política laicista que é a mais antiga da cultura ocidental.
    Todavia, ou não fosse uma cultura anglófona, por isso, com tiques de ambivalência, contradições antilaicas e desconcerto clericalista, é o mesmo regime que conserva o lema antilaico, “In God we trust”, nas suas notas bancárias; juramentos com a presença da Bíblia, para a tomada de posse do presidente e nos tribunais, e mais umas coisinhas antilaicas…

    • David Ferreira

      Por isso gabo a coragem ao Obama, caro João Pedro Moura. Os EUA são um país de extremos.

      Uma coisa tenho certeza, os “rednecks’s” do sul não vão ficar muito contentes com este discurso. Consigo vislumbrar os mais obstinados pastores evangélicos, assim como muitos dos adeptos das teorias da conspiração, a descortinarem uma qualquer metamorfose reptiliana no vídeo e a acusarem o presidente de uma qualquer conspiração illuminati.

  • manuel januário

    Este ” corajoso” e ” laico” Obama não foi o mesmo que jurou sobre a Bíblia quando foi eleito presidente dos EUA?

    • David Ferreira

      A isso o cargo obriga. Hipocrisias inerentes ao mundo político.

      De qualquer modo Obama sempre se afirmou cristão. E não o nega neste discurso. No entanto, não se abstém de colocar os pontos nos Is. Prova aqui que a sua crença não lhe furtou a inteligência e sagacidade.
      Só quem conhece bem a realidade religiosa que vivem os EUA poderá compreender na sua plenitude a coragem envolvida e a importância deste discurso.

      • manuel januário

        Obama, o hipócrita e oportunista concordo.Os pontos nos is ficaram no tinteiro quando ele jurou sobre a bíblia, aquela onde a escravatura também era defendida.Se fosse um homem verdadeiramente digno, no momento da tomada de posse, recusava esse juramento, em nome do princípio da laicidade.Isso, sim, é que teria sido coragem.

        • David Ferreira

          E o fim do mandato…

        • Hunig

          Isso sim, seria coragem. Não importava nem perder o mandato. O trunfo estava disposto.
          Meu caro, Janu; se é cristão ou não, isso não importa. Acontece que crença é um esconderijo de pilantras. Qualquer adulto razoavelmente são vê isso. Por exemplo: o cara mata, estupra, rouba, faz bandalheira em sua vida. e depois banca uma de “salvo”; e passa a ser vigia e moralizador da vida dos outros; sem falar na gana em se tornar um pastuto-vagabundo. Ou seja, o canalha logo cisma de tirar proveito das bandalheiras que cometeu. E bem “espertinho” fica a suspirar por viver à custa de otários manipulados que o defenderão com as caras mais sem-vergonhas do mundo.
          O “baminha” lá dos EUA vai dizer o que os tolinhos querem ouvir, pras diferentes platéias. Aliás, o videozinho de péssima qualidade parece mais um fake de Ets. A carinha dele é igual à do lularápio (que estava por trás dos sequestros relâmpagos no Brasil, antes da onda da pedofilia e dos “protetores dáis família”).
          Vou repetir: Nós Não Somos Um. Nós não vamos nos submeter à nenhum enfeite de cornos castrados em pastos de crenças.
          O “baminha” é como o “barbozinha” do STF no Brasil. Tingidos de racismo, não passam de capatazes lacaios de escravizadores.
          O mundo tá uma arruaça, e esses caras nunca foram líderes, ou políticos, são usurpadores, são mentirosos contumazes. Tanto é que sabem bem persuasão é arma e subterfúgio de desonestos.
          “POLÍTICA É UM CONSENSO DE VONTADES.
          DIPLOMACIA É UM CONSENSO DE POLÍTICAS.
          A Justiça valida ou parametriza as vontades (para que políticas não exorbitem-se contra o cidadão civil e aviltem a Civilização)”.
          (do livro A Sabedoria da Física Sem Fio — roubado e escondido pelo nazi-pulhismo-petista-evangélico).
          Quanto ao ferreirinha do post, não duvidamos que ajoelhe aos pés de Obama, e nem que venha a se declarar um zelote cabalado

          • David Ferreira

            Só posso atribuir ao misterioso Triângulo das Bermudas o facto de as mensagens chegarem a esse lado sempre com defeito. Ou então à fraca qualidade dos recetores.

  • GriloFalante

    “recém eleito democraticamente Papa Francisco.”
    O David hoje acordou bem-humorado e com um refinado sentido de ironia.
    Quanto ao discurso de Obama, não posso estar mais de acordo. Relativamente às críticas de que jurou sobre a Bíblia e blábláblá, talvez não fosse má ideia começar por criticar quem jura defender a Constituição da República Portuguesa e lhe dá pontapés a torto e a direito. Como diria o outro, vê-se o argueiro no olho do vizinho, e não se vê a trave no próprio olho.

    • David Ferreira

      Há quem diga que foi o Espírito Santo o responsável. Um Espírito que se viu negro até se esfumar em branco.

You must be logged in to post a comment.