Loading

E assim vai o meu país…

Com um milhão de desempregados, e a ameaça a pairar sobre os que ainda mantêm um posto de trabalho, instala-se o medo e bloqueiam-se os sonhos e a esperança.

Há nas ruas, nos transportes públicos, nas repartições e oficinas, um silêncio tenebroso, uma paralisia fúnebre e uma tristeza solitária.

A televisão espanhola aconselha rezas e velas acesas. Do Portugal profundo saem ainda velhos rurais, com restos do que foi uma farda militar, convencidos de que foi a Senhora de Fátima que fez o milagre de regressarem vivos da guerra colonial. Buscam a ventura sonhada, para depois da vida, quando se extingue a confiança na única que nos coube.

Quando da terra, que deixou de amanhar-se, e do mar, que vai deixando de dar peixes, não vêm sinais animadores, as pessoas erguem as mão para o céu, numa resignação contida, e vão a pé a Fátima.

São avós que pedem um emprego para o neto, pais a quem se esgotam as prestações de desemprego e mães que veem a dispensa vazia e a quem minguam os ingredientes para a sopa que fumegava à mesa.

Da Europa sonhada por Schuman e Monnet e, ainda, por Delors, resta a merquiavélica visão da agiotagem. Deixámo-nos deslizar para o terreno barroso do nosso desencanto.
Troicam-nos por um prato de lentilhas.

Quanto maior é a desgraça mais a fé se exacerba e a superstição se aprofunda. Fátima é o pântano onde se afoga o desespero.

18 thoughts on “E assim vai o meu país…”
  • provocador

    Este também é um dos tótós que se insurge contra a perspectiva judaico-cristã sobre sexualidade humana. Cá para mim,deve ser igualmente adorador da pirosa da Samantha Fox. Não sei é se costuma cozer as couves com a água com que lava o rabo, como o outro tótó deste site. Mas não duvido nada. Tótós são assim mesmo:

    http://www.youtube.com/watch?v=mq8EMMzNplY

    • Moloch Baal

      É engraçado, mas os pimbas costumam ser católicos…

      • provocador

        Os pimbas gostam da pirosa da Samantha Fox.

        • Moloch baal

          Não podias disfarçar as tuas provocações gratuitas ó cristão do “amor” ?

          É que assim percebe-se MESMO o que queres daqui.

          Tu não estás a debater nada, estás apenas a tentar criar mau ambiente.

          Não tesn argumentos para nada, apenas provocações pessoais.

          Tu tens é maus instintos.

          Só falta aqui o Ferreira a garantir que tu não és mau tipo, tens é problemas hormonais.

          Entretanto, quem não é tão ingénuo como o Ferreira, fica a perceber o tipo de tarado que ronda pelas sacristias.

          Obrigado por nos elucidares.

          • provocador

            O que tu dizes, tótó, passa-me ao lado. Aliás, é para o lado que durmo melhor.Quanto aos problemas hormonais, quem anda sempre com a língua de fora a pensar na pirosa da mamuda da Samantha Fox, és tu patarata.

          • Moloch Baal

            Eu nunca disse que tu tens problemas hormonais caro fifi.

            Antes pelo contrário, sempre te achei muito saudável.

            Simplesmente és mau como as cobras.

            És o típico religioso rancoroso que odeia tudo e todos porque não consegue provar que o teu deuzinho existe e que é muita bom, apesar de ter feito um mundo mau e outras parvoíces.

            Mas se não fosse pela religião era por outra coisa qualquer, tu simplesmente queres insultar e rebaixar alguém, nem que seja em nome do amor ao próximo.

            Tudo isto não passa de uma má desculpa para exercer os teus maus instintos.

            Porque, se fosses MESMO cristão, como vocês dizem que os cristãos são, pelo menos na propaganda, seguias aquelas coisas do amor ao próximo, do dar a outra face, do não julgar etc etc.

            Mas o teu ódio ao próximo é demasiado alarve para o conseguires esconder.

            Assim descobrimos-te a careca não é ?

            Continua as provocações caro fifi.

            Estás a dar uma imagem perfeita do que que é o VERDADEIRO cristão conservador.

            Estamos a ver o que vale o vosso “amor”.

          • provocador

            Andas fulo e eu divirto-me muito contigo, é verdade. Quanto mais fulo mais eu me divirto. No que respeita a maus instintos, que dizer de um patarata que vem aqui invocar, no seu próprio nick, o deuzinho pagão Moloch, ao qual eram sacrificadas crianças ? Essa foi a forma que tu arranjaste de homenageares todos os assassinos e abusadores de crianças, tótó? Apenas levas de mim a lição que mereces e isso enfurecete-te, eu sei.Andaste aqui durante muito tempo a insultar todos os que divergiam de ti, eu tenho muito boa memória, não me esqueci patarata, dos teus, sim dos teus, maus instintos e do teu péssimo carácter. Não gostas de levar as respostas que mereces ? Paciência, problema teu. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.Entraste aqui uma vez com entrada de leão e já saíste com saída de sendeiro. Agora voltaste, com a tua habitual entrada e ” halucinado” mas vais voltar a sair com saída de sendeiro.

          • Moloch Baal

            Não percebes mesmo nada.

            Eu não estou fulo fifi, estou a RIR.

            És tão burro que não percebes.

            Quanto mais te afundas em provocações pessoais gratuitas e de uma idiotia primária, quanto mais foges aos assuntos em debate, mais razão me estás a dar, de bandeja.

            Porque estás a mostrar a tua verdadeira cara e isso é divertido.

            Continua que vais bem.

            Portanto estàvamos a falar do vosso “amor” pela humanidade que te leva a vir aqui, a casa dos outros, insultar os teus anfitriões.

            Estàvamos a falar do vosso “amor” pela humanidade que vos leva a apoiar os neoliberais que estão a destruir a humanidade.

            Continuem a mostrar o que valem.

            A minha tristeza não é pelos vossos obtusos e infantis ataques pessoais, que só provam que vocês são obtusos.

            É por vocês estarem a destruir o mundo.

            Não é, ó amiguinho dos neoliberais ?

  • AZ

    Vivemos tempos lúgubres, sim. Se Álvaro Cunhal fosse vivo, recordaria o seu sorriso inteligentemente arguto, quando previa a crise internacional do capitalismo financeiro. Na altura, pensava que seria mais uma das suas frases clichés. Hoje, reconheço que, para além do seu facciosismo ideológico e totalitário, foi um dos políticos mais brilhantes que passou por Portugal. Curioso como ele se tornou o profeta da desgraça da Europa e como tão lucidamente previu a derocada do pérfido sistema económico capitalista, oligárquico-financeiro.

    • Hunig

      Não é o Capitalismo a perdição. Devíamos hoje estar em pleno Capitalismo Meritocrático (não a “capacitocracia-de-favorezinhos-abençoados””); mas quando vemos o breu que tomou a baixada fluminense no Rio de Janeiro com meliantes putrefactos estuprando e matando garotas e “ajudado” por um “coleguinha-fiel” da exploração espúria da fé (das pessoas e economias desgraçadas por eles), aí só resta a extinção sumária da corrupção e dos corruptos.

      Pastor pútrido estuprador é “ajudado” pelo “coleguismo-fiel” dos destruidores da Nação Brasileira (digitem no Google).

      Mas aqui, um só “espertinho” fica a distrair os comentadores e o pessoal do site com lengazinhas, quando acontecimentos como esse do link acima trazem à tona onde devemos “dissolver” o esgôto que nos afoga e aos nossos países.

  • GriloFalante

    Durante as festas dos Açores, o bispo de Boston garantiu, “urbi et orbi”, que a crise aproxima os homens de Deus.
    Não é que o gajo tem razão? Nada como uma boa crise para arregimentar clientela. Sempre foi assim: a crise de uns é bom negócio para outros.
    Claro, quem diz Deus diz a “Micas”, que é a que toma conta da tasca, actualmente – que ao gimbras já ninguém liga pêva.

    • Moloch Baal

      Por acaso gostava de saber o que dizem os cristãos do facto de os seus partidos estarem sempre ligados ao neoliberalismo e à destruição do estado social, com as políticas devastadoras para os mais pobres.

      Vemos as igrejas a apoiarem os conservadores, sejam Reagans, Tatchers, Buchs, Pinochets. vemos os partidos deles, sejam CDS, PSD, Republicanos na américa etc, a fazer as políticas de favorecimento dos mais ricos ao mesmo tempo que dizem defender os valores cristãos.

      Vemos os conservadores, a esmagadora maioria dos quais se dizem cristãos, a destroçar os pobres com as suas políticas.

      Gostava de saber qual é a “interpretação” da treta que os cristãos fzem desta pouca vergonha.

      PS

      Neste momento não podemos contar com o fifi para nos explicar porque está a ver se o tema ao lado através de provocações pessoais que não têm nada a ver com nada.

      • provocador

        Olha o gajo apologista da lapidação de mulheres a botar faladura. Que bem fala o reaça. Tem muita lábia. Mas o seu horroroso nick não desmente. Que dizer de um adorador de Moloch, ao qual eram sacrificadas crianças nos rituais pagãos que tanto lhe servem de evocação para os seus habituais grunhidos? Defensor da lapidação de mulheres não lhe chegava ? Também se compraz na apologética do sacrifcío de crianças, será?

        • Moloch Baal

          Sim. Sim.

          E cuspo na sopa e bato na avó, tudo o que quiseres inventar.

          Continua a desviar o assunto.

          Não te esqueças das 500 páginas de Nitzsche.

          Entretanto os teus partidos cristãos continuam a apoiar os neoliberais que estão a dar cabo dos tais probrezinhos de que vocês dizem gostar tanto.

          É isto um cristão ?

      • GriloFalante

        Exactamente. Q.E.D., o António Fernando não se coibiu de provocar ao invés de debater.
        Mas diz-me uma coisa, ó Moloch: desde quando os talibãs, sejam eles muçulmanos ou cristãos, apresentam algum grau civilizacional? Ninguém pode dar o que não tem, e o teu fifi não é excepção..
        Como alguém já referiu, só pode mostrar pulhice. É o que tem. E quem dá o que tem, a mais não é obrigado.

  • GriloFalante

    O que, quanto a mim, é verdadeiramente grave, é o facto de a comunicação social, designadamente a TV, acabarem por incentivar a prática troglodita, dando a entender, sub liminarmente, que “aquilo” dá resultado. E enchem-nos de notícias sobre o assunto, como se “aquilo” fosse notícia, e pespegam-nos com reportagens em directo e ao vivo, com massagistas, pedicuros, podologistas, e os inevitáveis pagadores de promessas, profissão emergente.

You must be logged in to post a comment.