Loading

DIÁRIO DE UNS ATEUS – 2 MILHÕES DE VISITAS

No último dia de novembro de 2003 o Diário de uns Ateus chegou à blogosfera. Foi com este nome que nasceu e, depois de várias vicissitudes, da mudança de nome para Diário Ateísta, e, de novo, para Diário de uns Ateus, aqui continua sem o esplendor de outros tempos mas numa recuperação honrosa que resistiu às contingências do acaso e aos ataques informáticos de que foi alvo.

Quase nove anos e meio depois, atingimos hoje 2 milhões de visitas e todos os dias nos visitam mais de 300 pessoas.

Estatisticamente podemos dizer que 1 em cada 5 portugueses já passou por este espaço onde os ateus se encontram, os crentes de rosto humano vêm procurar o contraditório e os fanáticos cuspir insultos e exibir raiva. De facto, tem sido o espaço de convívio entre portugueses e brasileiros, para afirmar o ateísmo ou para insultar os que aqui escrevem.

Contrariamente aos blogues religiosos, aqui não há censura nem monolitismo político, embora procuremos evitar referências partidárias, exceto quando a laicidade é posta em causa ou algum partido se põe de cócoras sob as sotainas.

Porque não há religiões boas, somos plurais no ataque às diversas crenças, no combate a todas as superstições, na denúncia da maldade de qualquer Igreja. Repudiamos o ódio sectário das religiões como o fazemos a qualquer totalitarismo político que, no fundo, é a política tornada religião e convertida em verdade única.

Como cada religião considera falsas todas as outras e falso o deus de cada uma delas, no que certamente todas têm razão, todos nos podemos considerar ateus. Nós, os legítimos, só consideramos falsa mais uma religião e um deus mais. No fundo todos somos ateus.

Dois milhões de visitas depois, o Diário de uns Ateus, aqui continua firme na defesa da laicidade e na luta pelo direito de todos e cada um à crença, à descrença e à anti crença, em igualdade de direitos, recusando o ódio sectário que as religiões desenvolvem mútua e reciprocamente.

Aos livros sagrados, carregados de ódio e de mitos, sobrepomos a Declaração Universal dos Direitos Humanos, certos de que à maldade de Deus se deve sobrepor a liberdade e a igualdade dos homens que beberam no Iluminismo os princípios da solidariedade.

A luta contra as religiões e a discriminação de género, que preconizam, encontram neste Diário o combate que a misoginia, a crueldade, a homofobia e o tribalismo merecem.

Logo_AAP

23 thoughts on “DIÁRIO DE UNS ATEUS – 2 MILHÕES DE VISITAS”
  • Poliana Assunção de Melo

    Parabéns pela qualidade e persistência!

    • Carlos Esperança

      Obrigado, Poliana e Deusão. O vosso apoio é um estímulo para continuarmos. Saudações ateístas.

  • Deusão

    Parabéns.
    Os senhores responsáveis por este “Diário de uns ateus” prestam um grande favor a todos aqueles que sabem que é possível viver com a coluna vertebral ereta.

  • carlos cardoso

    Este espaço tem o mérito de existir, os meus parabéns. É também positivo que não haja censura, mesmo se o preço a pagar é o escarrapachar do ódio dos fanáticos. Alguns ainda lhes respondem e tentam discutir com eles, eu acho que o melhor é deixá-los a falar sozinhos.

  • GriloFalante

    Parabéns ao DduA. E, naturalmente, a todos os seus colaboradores.

  • AZ

    A FINA FLOR DO ESTERCO*

    Não virei aqui escrever nem mais uma linha, enquanto os administradores do Diário Ateísta permitirem que sejam publicados comentários, insultuosos, que chegam ao ponto de, os próprios provocadores ironizarem, escrevendo:”Sê sincero, notas aqui algum ateu culto e instruído para além da gandulagem ateísta que por aqui anda?”

    A crueldade é apanágio dos crentes
    Os tipos da ICAR são todos uns macacos
    A Igreja Católica é uma associação de malfeitores
    Jesus paneleiro
    Maria de Magdala uma reles e vulgar meretriz
    Não tenho o mínimo problema em ver um crucifixo mergulhado em urina
    A figura semi-nua do J.C. na cruz, exibindo aquele olhar paneleirote que todos lhe conhecemos.
    Gay não é flor que se cheire
    Qual é a diferença entre um crente e um cavalo? Um cavalo utiliza umas palas para perder a visão periférica o crente não precisa de palas.
    Os crentes precisam de aprender a respeitar os “Direitos Humanos”
    Os católicos são estúpidos, passe o pleonasmo.
    Se o vinho é sangue de Cristo, bem-haja quem o matou.
    EUA, um povo pouco dado a pensar
    Jesus era rabeta
    Todo crente é um asno
    O tal jesus era um grandessíssimo palerma . E rabeta.
    Vá lá que a Síria tem um democrata à frente do poder!!!”
    Se o vinho é sangue de Cristo, bem-haja quem o matou
    Os crentes precisam de aprender a respeitar os “Direitos Humanos”

    * Ou como o ateísmo transforma certos homens em montes de merda

    • ZA

      “Não virei aqui escrever nem mais uma linha, ”

      Não acredito, antóniofernando. Tu fazes parte deste portal. Não consegues viver sem a tua dose diária de ateísmo. Puro e duro, mas ateísmo. Com nobreza; sem as genuflexões a que tu estás habituado. De espinha direita. Com a possibilidade de dizer o que vai na mente, sem medo de castigos eternos. Porque eles não existem, a menos que consigas provar o contrário. Pensando sem a ajuda de bíblias, toras, alcorões, padres, pastores e outros sacripantas do mesmo jaez. Pensando pela própria cabeça, sen necessidade de recorrer a “copy/paste”.

      Não acredito. E ainda bem, porque este espaço não será o mesmo, sem ti. Sem ti e sem as tuas anedotas boçais.

      “Não virei aqui escrever nem mais uma linha,”

      Já experimentaste a carreira política? Eles também prometem.

      • AZ

        Ó anormal: ” Não virei aqui escrever mais uma linha” foi uma frase escrita por um desses grunhos que aqui andou a mostrar como é que o ateísmo transforma um homem num monte de merda. Olha bem para ti . Ainda não percebeste por que é que tresandas a esterco? Tu és apenas mais um desses trogloditas imbecis que aqui tem andado a mostrar quão baixo pode descer um animal como tu.

      • AZ

        Espinha direita, a tua ? Ai sim, porquê, ó anormal ( esta é a única linguagem que conheces, não é imbecil ? ) Porque calas a tua boquinha porca quando o Carlos Esperança aqui elogiou como democrata o monstro do Ashar Al Bassad? Ou quando silencias qualquer crítica ao javardo do Hitchens, quando afirmou que não queria eliminar os muçulmanos, queria era exterminá-los ? Ou quando não teces a menor censura ao badalhoco do Harris, quando afirmou que também gostaria de eliminar os muçulmanos ? Ou quando esse criminoso afirmou que defendia a tortura sobre seres humanos ? Ou quando o palerma do Dawkins afirmou que defendia o Design Inteligente, desde que os seres superiores fossem apenas os extraterrestres ? Ou quando também calaste a tua boquinha porca sobre o Saramago, quanto ao seu passado de ditadorzeco barato, quando foi cúmplice do saneamento político de mais de uma vintenda de jornalistas, no tempo do PREC de má memória ? Ou quando silenciais qualquer palavras sobre as crianças sírias chacinadas pelo monstro do Assad ? Ou quando não proferes nenhuma palavra de censura sobre os desmandos da ateísta Coreia do Norte, relativamente às perseguições contra os crentes ? Ou quando nada disseste contra as perseguições religiosas pelos ateus comunistas do Estaline, Pol Pot, Enver Hoxha e assassinos da mesma igualha ? É assim que queres mostrar que tens espinha dorsal direita, grande anormal ? Tu és igualzinho aos teus coleguinhas ateus,de similar jaez. Vocês são do piorio. Têm a mania que têm espinha dorsal direita mas fartam-se de ratsejar como vermes .É isto o ateísmo ? É este o ateísmo, a laicidade que gostariam de implantar no mundo, gramde ressabiado existencial, grande imbecil ?

        Falei-te na única linguagem que conhces e usas,grande imbecil. Entendeste agora grunho nojento ?

      • Moloch Baal

        É verdade.

        O fifi viciou-se em ateísmo.

        Já não passa sem a dose diária. Sem isto não era capaz de viver.

        Já não aguenta a vida comezinha das beatas de sacristia.

    • EU

      Vai e não voltes (a pecar) ó BRONCO.

    • Moloch Baal

      Não voltares a escrever ?

      Mas tu vives para isto fifi.

      Sozinho, desdobrado em centenas de nicks falsos, contribuis mais para a frequência do blog do que 50 ateus juntos.

      O Esperança devia nomear-te comentador oficial e principalmente RESIDENTE.

      Os ateus agradecem-te.

    • Carlos Esperança

      Ninguém obriga quem quer que seja a visitar este espaço. Os Administradores deste blogue não recebem recados de quem quer que seja.

  • Veron

    Seria mais, bem mais, e a laicidade hoje não estivesse sufocada por uma pulhítica de crença engolindo crença. Os governos estão literalmente subjugados, acoluinhados, ou totalitariamente representantes de crenças. Estamos em péssimas condições sociológicas de governos; as pessoas estão tomando atitudes viscerais por si próprias. Os calhordas de uma dita “militância” (que droga for isso, mas é a mesma das que alienam enviesadamente os estudantes nas Universidades) infiltram-se e fazem até os ateus, sem-crenças em geral, caírem como patinhos nas artimanhas da continuação da pulhice que nos esmagaça.
    O destempêro uma vez ou outra, cobrando mais ações práticas para dar suporte às pessoas que encaram e não se submetem às máfias das crenças, tem mesmo sido postado por visitantes deste espaço; mas a fúria e a revolta cabem e os do D1A têm de ver que uma das ações é neutralizar o domínio instalado nos computadores famílias com pretexto de “proteção das famílias”; isso é um cabresto nocivo; pois todas as portinhas de portonas das patifarias ficam esfregadas na cara dos pais que imaginam que seus filhinhos estão em “segurança” nos sites com fachada “do bem”, presos neles, nem pais nem menores escapam das tramóias que detonam nossa mentalidade e nos faz escravos.

  • kavkaz

    PARABÉNS ao estimado Carlos Esperança pela persistência e êxitos obtidos!

    PARABÉNS a todos os colaboradores!

    P.S. Os crentes já nem dão uma para a caixa… Ficou só o asno representante a zurrar!

  • stefano666

    Parabens ao blog !

  • David Ferreira

    A fina flor da sanidade mental. Parabéns a todos.

  • Jorge Junqueira

    Vida longa ao Sr. Carlos Esperança para que mantenha este site no ar.

  • Zemano

    O Tony promete ir embora.
    Pela terceira vez repete a mesma aldrabice.

You must be logged in to post a comment.