Loading
  • 5 de Abril, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Literatura

Sinos da minha aldeia – Crónica

Na aldeia o sino da torre ainda insiste nas meias horas e, com intervalo curto, na repetição das horas diurnas. Calam-no, de noite, para não perturbar o sono de citadinos em férias. O relógio comunitário ignora os seus homólogos, no pulso dos cidadãos, a sua fiabilidade e a facilidade da consulta.

À força de se repetir vão-se as pessoas esquecendo de escutá-lo e de lhe prestar atenção. Se acaso parar poucos darão pela falta e o abandono será o destino fatal que já o condena. Viverá enquanto não se partir a corda e o maquinismo não encravar.

Mingua nas presas a água que regava os campos à claridade da aurora. Secaram as fontes que alimentavam regatos, mantinham viçosos os prados e os defendiam da canícula.

Falta a água, seca a erva, ficam maninhos os campos. Os velhos vão mirrando enquanto os novos se fizeram à vida e abandonaram as terras e os pais.

Também na igreja o sino chama os paroquianos para os actos litúrgicos com o som triste de quem envelheceu com as pessoas e trina por hábito, sem convicção nem entusiasmo dos que ainda o escutam.

Só os emigrantes iludem, durante as férias, a solidão e abandono a que o interior de Portugal está votado. Foi longo o processo, mas eficaz, penoso e irreversível.

In Pedras Soltas (esgotado)

6 thoughts on “Sinos da minha aldeia – Crónica”
  • kavkaz

    PUBLICIDADE

    Serviços pios para atrasados mentais

    Permite-se lavagem dos pés a católicos pela módica quantia de 2.000 Euros + IVA.

    Inscrevam-se já antes que a lista de espera seja longa!

    • provocador

      E os teus pais católicos já se inscreveram ou, no caso deles, não são atrasados mentais ?

      • kavkaz

        Já calculava que serias o primeiro atrasado mental interessado…

        Posso fazer um preço especial para quem abandou a Igreja Católica, como disseste ser o teu caso. Para não ficares a chorar por não poderes lavar-me os pés com a língua, o preço “promoção” para ti é uma ninharia para ti: 10.000 Euros + IVA de 23 %.

        • provocador

          Também é assim que te diriges aos teus pais católicos, insultando-os de atrasados mentais ? Ou será que, no teu caso, quem sai aos seus degenera ? Coitados dos teus pais, que vida triste devem ter com um traste como tu…

          • kavkaz

            Coitados dos atrasados mentais… Resta-lhes lavar os pés aos que têm mãos para o fazer!

  • Deusão

    chiquinho ja se acostumou a muito dizer e a nada fazer. A última dele é dizer que os pedófilos devem ser punidos…Lindo ! E por que ele não inicia a faxina ? Será que ele não sabe de nenhum caso ? E os documentos do papalhaço anterior ? Não tem uso ?
    Novo papalhaço, velhas idiotices.
    A religião é a coisa mais tosca já produzida pela imaginação humana.
    Como é possível levar a sério a imagem de um deusinho palerma ?
    E os romanos e os judeus nem afirmam a existência do rabetinha…sabe quem ? aquele que subiu sem elevador ou escadas e cuja única testemunha era a sua esposa analfabeta, mas os patetas juram que tal coisa aconteceu…
    Os crentes são atrasados mentais. É normal uma criança ter um amigo imaginário…, mas um adulto ?

You must be logged in to post a comment.