Loading

Fé e religião

A fé está, por regra, ligada à religião. Aliás, neste mesmo portal são recorrentes as afirmações de fé por parte de religiosos, e não me recordo de ter visto esse tipo de afirmação proferido por ateus.

Há quem garanta que “a fé é que nos salva”, embora nunca ninguém tenha explicado de quê. De qualquer modo, não está provado, nem sequer minimamente, que a fé salve seja quem for e do que for. Pelo contrário, porém, está mais do que demonstrado que as manifestações de fé religiosa podem causar resultados nefastos. São exemplo disso os atropelamentos no decurso de peregrinações a Fátima, acidentes com viaturas cheias de peregrinos, e outros que a memória não me deixa apontar. Deixo, aqui, mais este exemplo, a aumentar a extensa lista.

Em sentido contrário, porém, o facto de ser ateu pode, sim senhores, ser a salvação. Como se demonstra aqui.

 

26 thoughts on “Fé e religião”
  • Ícaro Cristão

    As pessoas morreram porque:

    a) Tinham Fé
    b) Eram crentes
    c) Estava muita gente no mesmo sítio, algo que já aconteceu em estádios de futebol ingleses, discotecas brasileiras, etc, etc, etc.

    Diga-me José Moreira, não tem pena de atacar a Fé dessa maneira medíocre?

    • GriloFalante

      Ó Ícaro, desculpa lá, mas já li o texto mais de oito vezes, e não consigo encontrar nenhum ataque à fé. Defeito meu, pois claro. Mas olha, és capaz de me apontar onde estão os ataques à fé?
      Entretanto, dou-te os parabéns: já consegues comparar uma manifestação religiosa a estádios de futebol e discotecas. Estás no bom caminho.
      Mas diz lá, que eu não conto a ninguém: quem é que está a atacar a fé, quem é?

      • Ícaro Cristão

        A variável fixa desta questão é “muitas pessoas no mesmo sítio”, não tendo por isso havido qualquer comparação. Para quê falsear tudo o que se diz? Só pode ser pelo gosto pela mentira. Grilo, leia mais 8 vezes. Deixo só um exemplo da lógica da batata do autor do post: “Pelo contrário, porém, está mais do que demonstrado que as manifestações de fé religiosa podem causar resultados nefastos. São exemplo disso os atropelamentos no decurso de peregrinações a Fátima, acidentes com viaturas cheias de peregrinos, e outros que a memória não me deixa apontar”.

        É ridículo. Se não vê isto, temo bem que não consiga ver mais nada.

        • GriloFalante

          “Variável fixa”?! Está bem. Mes sempre te digo que se há um cego, aqui, és tu. O teu fanatismo não te deixa ver duas coisas: a) Pessoas que morrem ou ficam feridas em eventos religiosos, são factos, não são manifestações de fé. b) apontar tais factos só pode ser considerado “ataque” por uma mente perturbada. Religiosamente perturbada.

          • deus

            ele toma a aspirina e atribui a cura à minha maravilhosa figura. É com crentes como estes que eu teria que conviver eternamente no paraíso. Veja se eu vou querer esta gentalha por aqui!!!

          • Ícaro Cristão

            Que tonto…

          • Ícaro Cristão

            Oh Grilo, mas que mau feitio. Se um conjunto grande de ateus se acumular a ponto de alguns morrer esmigalhados não poderemos daí concluir que isso aconteceu por se tratar de uma manifestação de ateus mas tão somente pela tal variável fixa. Ou seja, que eram demasiados e em número excessivo para um local que não tinha a capacidade de comportar tantas pessoas. Durf!

  • Ateu Compulsivo

    Se Deus existisse, não nos deixava morrer, quanto mais sofrermos acidentes nas estradas portuguesas.

    • Ícaro Cristão

      De facto, Deus não nos deixa morrer, ressuscita-nos!

      • Perguntador

        Deus ressuscita-nos, aos bons e aos maus, mas já nos deixa permanecer eternamente no Inferno se nos portarmos mal? Um pouco esquizofrénica essa noção de Deus, não? E distribui milagres conforme lhe dá na gana, salvando uns tantos mas não todos? Deus também precisa de santos intercessores para os supostos milagres? Se é omnipotente e omnisciente não poderia realizar esses milagres sem necessitar da pedinchice humana?

        • Ícaro Cristão

          Por falar em esquizofrenia, deu-nos um bom exemplo através do seu comment. É desequilibrado. Quanto ao conteúdo, sinceramente, ainda ia levar algum tempo para responder e, sabe, falta-me a pachorra. Força aí.

          • Perguntador

            Também sempre pensei que essa noção de Deus, a ressuscitar mortos para depois permitir que os maus fossem penar eternamente no Inferno, era claramente esquizofrénica, embora ainda haja alguns equilibristas que pensem ela é muito equilibrada. Quanto à sua falta de pachorra para debater o conteúdo, quando o assunto escalda, a retirada estratégica fala mais alto?

          • Ícaro Cristão

            Não há retirada e de escaldantes os seus assuntos não padecem. A sua noção de Deus é de tal maneira tola que, nesse Deus, ninguém de facto acredita. Procure o Deus Cristão e verá que O encontra. Abraço

          • Perguntador

            A minha noção de Deus é de tal maneira tola ? Mas, se eu nem disse qual era a minha noção de Deus, como é que você sabe qual é ? É bruxo?

            Eu não acredito, é verdade, em versões esquizofrénicas de Deus, do estilo:

            1- Deus é bom mas é justo, por isso ressuscita mortos e depois envia os maus para o eterno Inferno;

            2- Deus é bom, são os maus que se auto condenam ao Inferno, mas Deus, sendo bom e omnipotente, poderia não ter criado o Inferno, mas criou.

            3- Deus é omnipotente e omnisciente, faz milagres só a alguns privilegiados, mas não a todos;

            4- Deus é omnipotente e omnisciente, mas necessita das intercessões dos santos, para realizar milagres a alguns privilegiados, mas não a todos.

            É esta a sua noção de Deus Cristão? É esta a sua noção de equilíbrio mental?

          • João Pedro Moura

            PERGUNTADOR disse:

            “2- Deus é bom, são os maus que se auto condenam ao Inferno, mas Deus, sendo bom e omnipotente, poderia não ter criado o Inferno, mas criou.”

            … Ou, dito doutra maneira, poderia não ter criado os maus, mas criou…

          • Perguntador

            Ou dito de outra maneira: Deus poderia ter criado um mundo sem livre-arbítrio mas criou.

          • João Pedro Moura

            PERGUNTADOR disse:

            “Deus poderia ter criado um mundo sem livre-arbítrio mas criou.”

            Como é que um deus, por definição concetual, omnisciente, omnipotente e omnipresente, poderia criar um mundo com livre-arbítrio???!!!
            Se deus sabe tudo, pode tudo e está em todo o lado, então, tudo determina, sabendo sempre, infalivelmente, o que vai acontecer, porque assim determinou…
            Portanto, não há livre-arbítrio…

          • Ícaro Cristão

            Vejo que, mesmo sendo Ateus (?) já estão a pôr em dúvida o “melhor tipo de deus”. Mas já é bom, falam Dele. Pena ainda nada saberem de Deus. Abr

          • Perguntador

            Você, quando se trata de responder às questões sobre o carácter esquizofrénico do seu conceito de Deus, coloca-se a milhas de distância das correspondentes respostas.Para quem tanto afirma saber sobre Deus, é o que se chama água benta e muita presunção, mas não passa disso.

          • Perguntador

            O livre-arbítrio em nada é logicamente incompatível com um ser omnipotente e omnisciente, mesmo que esse ser saiba sempre, infalivelmente, o que vai acontecer. Esse livre-arbítrio só seria incompatível com um ser divino se esse ser determinasse os nossos comportamentos.

          • João Pedro Moura

            PERGUNTADOR disse:

            “Esse livre-arbítrio só seria incompatível com um ser divino se esse ser determinasse os nossos comportamentos.”

            Que portento de lógica, a do Perguntador!!!…
            Uma entidade com poderes absolutos, que cria seres, mas não sabe o que eles irão fazer…

            … Ou, o que é pior: que cria seres, que sabe o que eles irão fazer, porque assim estão determinados e predispostos por tal poderio colossal, mas deixa-os enveredar pelo mal!…
            … Ou pelo que quer que seja!…

          • Perguntador

            Qual o espanto? Para si, a hipótese Deus só faria sentido se esse ser divino dirigisse cada um dos nossos actos ? É isso para si ? Que fossemos todos uma espécie de marionetas nas mãos de Deus ? Nessa configuração, Deus já faria sentido para si? Ou seja: Deus e o determinismo absoluto sempre na direcção do Bem ? Um mundo perfeito sem evolução? Um bocadinho monótono, não ?

          • João Pedro Moura

            PERGUNTADOR perguntou:

            1- “Para si, a hipótese Deus só faria sentido se esse ser divino dirigisse cada um dos nossos actos?”

            Como poderia ser de maneira diferente???!!!
            Se é triplo “omni”, isto é, se tem poder absoluto, característica imanente do conceito de deus, necessariamente que tem de dirigir “cada um dos nossos atos”.
            Se não dirigisse, é porque não saberia nem dominaria o que cada um de nós fizesse. Logo, não seria “deus”…

            2- “Que fossemos todos uma espécie de marionetas nas mãos de Deus?”

            Logicamente! Apoditicamente! Axiomaticamente!…
            … Pois que é a tal consequência que leva a ideia de deus…

            3- “Ou seja: Deus e o determinismo absoluto sempre na direcção do Bem?”

            Não! Pelos vistos, também em direção do Mal!…

            Assim, para que prestar culto a semelhante divindade???!!!…

            4- “Um mundo perfeito sem evolução?”

            Não! Com evolução. Perfeita ou imperfeita…
            Não é o que já acontece?

            5- “Um bocadinho monótono, não?”

            Para nós, não!…
            Enfim, para “deus” … é que deve ser monótono!…
            Mas como ele é perfeito e, portanto, insensível!…

      • GriloFalante

        Tu já ressuscitaste?

        • Ícaro Cristão

          Not yet. Antes, teria que padecer. É a ordem das coisas. Tudo está bem feito. Graças a Deus. Abraço

          • GriloFalante

            “Antes, teria que padecer. É a ordem das coisas.”
            Ó ìcaro, que raio de deus tu arranjaste! Sádico até dizer basta. Agora, imagina se o gajo não fosse bom e misericordioso.

You must be logged in to post a comment.