Loading

O cristianismo e o antissemitismo (Factos)

Perseguições aos judeus em Espanha com os ataques às judiarias (Toledo, 1355, 12 mil mortos; Palma de Maiorca, 1391, 50 mil mortos; Sevilha, 1391, etc.; com a Inquisição (1478) milhares deles procuraram refúgio em Portugal. Outros, por medo, deixaram-se converter ao catolicismo. Uma perseguição tão cruel levou as judiarias espanholas à miséria, até que em 1492 foi declarada a expulsão dos judeus da Espanha.

Em Portugal, o anti-judaísmo provocou a revolta popular contra os cristãos-novos e os judeus ocorrida em Abril de 1506 – o infame Pogrom de Lisboa. A superstição agravou o medo da peste que grassava na cidade e as dúvidas de um judeu em relação ao suposto milagre desencadeou uma onda de ódio, estimulada por um frade, que perseguiu, matou espancou e arrastou semi-vivos para as fogueiras que logo se acenderam na Ribeira e no Rossio – um massacre de 4 mil judeus, enquanto dois frades, o português João Mocho e o aragonês Bernardo, um com uma cruz e o outro com um crucifixo erguido, bradavam: Heresia! Heresia!, atiçando o ódio.

1 thoughts on “O cristianismo e o antissemitismo (Factos)”
  • Milba

    Que beleza, né não?! Já notaram que o crente-évangélco é um interesseiro que fez tudo de ruim na vida, e depois de “LAVADO”, sai “novinho”, e no outro dia tá no portão de alguém, “limpinho”, com passe de “abençoado” pra entra na casa dos outros. As criaturas tinham de estar DENTRO DE UMA CADEIA, mas choram, se rasgam, com aquelas lagriminhas de crocodilo, e pronto, já podem ter até “representantes” da “ética” e da “moral” e se meter na vida de todo mundo. O “varaoum” ganha té crachá para tomar banho com as filhinhas de 12 anos PARA AUMENTAR OS “VINCULO” DAS FAMÍLIA. e até é ‘ardimoeistádu’ a “sê u primêru, purquê tá di báxo du tétu e cômi a cumida que erli põein na mesa”.
    Os caras que vão “cuidar” da “lei da orbêdiênça às ética e à môrau” são fichinhas como o GENOÍNO DO PT E O GAROTINHO E SUA FILHOTINHA ‘amissíssimos’ do pessoal que descarrega “presunto” todo dia nos bairros, etc,etc, etc.

You must be logged in to post a comment.