Loading
  • 28 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

O ateísmo e a cólera pia

Já disse numerosas vezes que a religião e o ateísmo não atestam a bondade de ninguém. Há crentes bem formados e ateus malévolos.

Estaline não era melhor do que Urbano II e Mao, embora mais pudico, não era menos sinistro do que os Bórgias ou pio IX. Acontece que os crentes o são por hábito, desde crianças, por herança familiar ou ainda por constrangimento social, enquanto os ateus o são por não acreditarem em afirmações que carecem de provas.

Não conheço um único ateu que se regozije por ter libertado da hóstia e da genuflexão um crente, mas noto que os créus exultam quando colocam de joelhos um agnóstico ou fazem rastejar um crente de uma religião concorrente.

Os homens não se dividem em crentes e não crentes, separam-se por preconceitos e por intoxicações que os funcionários de Deus fomentam nas madraças, mesquitas, pagodes, sinagogas e catedrais. Há quem prefira rastejar como os répteis a andar de pé como os primatas evoluídos.

A piedade, em vez de apelar à inteligência e à solidariedade, conduz à rivalidade e ao ódio. Um ser imaginário é capaz de transformar em feras o mais pacífico dos homens. Deus é uma tragédia que as multinacionais da fé exploram.

A água benta tem efeitos mais demolidores do que os cogumelos mais venenosos e os sinais cabalísticos, com que o clero hipnotiza os crentes, transformam uma pessoa de bem num cruzado ou num terrorista suicida. O ateísmo não é uma religião mais que disputa o mercado da fé, é a opção filosófica que contraria a superstição e mitiga o ódio que as crenças destilam.

25 thoughts on “O ateísmo e a cólera pia”
  • stefano666

    curioso.. na época de Stalin…a igreja catolica (alem da protestante e ortodoxa) respaldou Hitler e outros santinhos de plantao…

    • a111

      Estás a mentir.

      Hitler, que foi apoiado por toda a gente, desde ateus a clérigos, e foi, depois, condenado por toda a gente, desde ateus a clérigos, Não foi apoiado em nenhum dos seus actos cruéis por nenhuma instituição religiosa ou ateia. Quem diz o contrário sem mostrar um documento escrito e com assinaturas que não ofereçam dúvidas, está a mentir. A partir de 1929, todas as forças começaram a apoiar Hitler. Nas eleições de 1930, ateus e religiosos acreditavam em Hitler. Em 1932, ateus, religioso, agnósticos, etc, todos apoiavam e acreditavam cegamente em Hitler. Já o não faziam em 1939. Em 1942, para além da máquina nazi, onde alguns permaneciam por medo, outros para tentar alcançar lugar de destaque, a não ser os que eram institucionalmente obrigados a fazê-lo, o apoio popular de Hitler era sensivelmente igual ao que hoje tem.

      És um mentiroso.
      Os ateus condenavam Hitler, os agnósticos condenavam Hitler a Igreja Católica condenava Hitler, a Igreja Protestante condenava Hitler, os Ortodoxos e os Islâmicos condenavam Hitler. Dentro da Alemanha, a não ser uma pequena facção de fanáticos, ninguém apoiava Hitler.
      Havia quem tivesse que se calar, quem participasse em tudo o que era obrigado, quem não tinha coragem de abrir a boca porque sabia o perigo que corria, quem tivesse aguentado, de sorriso forçado e a dizer que sim a tudo o que não podia dizer que não.

      Tu não viveste nesse tempo, estás a falar sem saber de quê, corres o risco de meter nojo com a tua estupidez que podes dizer a seguir.

      • stefano666

        Medo?? cade o Deus dos crentes pra salva-los do Tio Adolfo ?

      • Milba

        Tá “tonta” e colérica, franga. Tua “paixão” é pelo bigode ou por careca? Hoje em dia o ser humano já entende essas coisas. Stáline era o mais bonito de todos. Pronto. Não precisa se amofinar. Guarda o retratinho dele, beija. Que coisa !!!

  • kavkaz

    O que o “Deus” da Bíblia não sabia e as religiões têm medo de ensinar.

    (um contributo para uma revisão séria do “Génesis” apalhaçado):

    A formação e evolução do Sistema Solar

    Há cerca de 4650 milhões de anos, a partir do colapso gravitacional de uma nuvem de gás e pó interestelar, começou a formação do nosso Sistema Solar.

    Certamente a explosão de uma supernova fez com que uma nuvem molecular começasse a incubar uma estrela. Esta nuvem molecular começou a girar cada vez mais depressa e os átomos no seu interior começaram a colidir com mais violência, libertando energia em forma de calor. No centro acumulou-se a maior parte da massa, ficando mais quente que o disco circundante da proto-estrela.

    Uma série de factores levou ao achatamento da nebulosa, que assumiu a forma de um disco proto-planetário. Aproximadamente 100 milhões de anos depois a temperatura e a pressão no núcleo do Sol foram tão grandes que o seu hidrogénio começou a fundir-se em hélio. Com o tempo as forças ficaram equilibradas e originaram a nova estrela. Julga-se que o pó em órbita da proto-estrela central formou os planetas. Dentro do disco de crescimento começaram as colisões de corpos pequenos. Em alguns milhões de anos os corpos rochosos tornaram-se planetas terrestres. Mais distantes ficaram os gasosos, cuja composição é formada maioritariamente por hidrogénio e hélio. Júpiter é o maior porque acumulou gases por um período maior de tempo, seguido de Saturno, Urano e Neptuno alcançaram o tamanho crítico muito depois, e por isso captaram menos gases. Embora ainda não exista entre os investigadores a plena certeza de o processo ter sido exactamente assim, esta é a hipótese mais firme até agora. Ultimamente estes processos combinaram com explicações de migrações planetárias, que acabaram por formar o Sistema Solar tal como hoje o conhecemos.

    • a111

      O que isso tem a ver com os milhões que foram mortos por Estaline, Mao, etc.?

      Quem é que está aqui a dizer que isso é assim ou não?

      • kavkaz

        Enfia o teu Estaline e o Mao no traseiro, ok?
        Quando não percebes o que se escreve NÃO comentes!

    • Hunig

      Só o fato de você setorizar um acontecimento astronômico já elucidou bastante, convenhamos: BiNg Bag do Universo é coisa de inglês com cabeça cheia de tons de cinza e outras mer*das.
      Emissão vigorosa na Natureza é a coisa mais comum que se pode imaginar e até ver por todo lado. De modo nenhum significa o “início” do Cosmos. Os fenòmenos naturais se sucedem sem deus nenhum, nem palhaçada nenhuma de “mitos” encarquilhados.
      De vez em quando tá surgindo uma galáxia nova por acolá (acolá é “lá”, não é nenhum deus novo não — antes que algum crentóide surte aqui).

  • Athan Veron

    Um monstruoso formato infestou o Planeta no passado e foi extinto (ou quase). Nada impede que seja extinto hoje os restos de algo mondrongo que em disfarce nos parasitou psicologicamente se fazendo primeiro como os cachorrinhos e depois pregando-se na vida humana como donos de tudo incutindo-nos a arma hedionda: A Crença.

    A mídia brasileira divulgou outro dia uma imagem de facínoras no Egito arrastando um homem com motos e outros com armas pesadas nas garupas, a imagem é EXATA a dos bandidos em troca de poder pelo Petismo no Rio de Janeiro. Não é um equívoco, é uma cruzada, onde bandidos, polícias (várias, mais inúmeras “firmas de segurança”, e mais milícias ainda), espremem os cidadãos.

    No Brasil, uma coisa chamada CUFA e outra chamada CUT, uma foi criada para cuidar das senzalas, as de barracos e as de cubículos distribuídos pelo lulo-petismo, e a outra em formato de conluio sindical para corromper e engrupir trabalhadores e a classe média e extorquir as empresas, lavar dinheiro através de amancomunação com pastutos-protestantes-evangélicos.

    O b16 viu tudo ou foi até conivente ou mentor-adjunto disso pela ganância de se tornar um chefetazinho da miragem déspota ditatorial de outra crendice “espiritual” chamada de Zeitgeist.

    De qualquer jeito, isso que nos parasita carece da desenvoltura da mentalidade evolutiva humana e sobra em arranjos, deboche, disfarce, e enganação. Seja o que for, é precário e sofrível em “trabalhar a cabeça das pessoas”, pois cometem e repetem as mesmas ridículas invencionices para nos fazer de imbecis e nos jogar uns contra os outros, apenas lucram, vão nos empurrando, porque se valem da cegueira feita pela arma das crenças que impõem.

    A situação do crente é triste e lamentável, foge do sapo e cai na bôca da cobra.

    E se ver sua condição, desfaz-se pela perna abaixo, e prefere até se matar do que se firmar de pé como ser humano.

    • Athan Veron

      Coloquem-se de pé e reajam:
      Estas coisas é o que nos dão “liberdade” pra ter: drogas, prostituição, cachorrinhos, feiúra físico-psicológica, e igrejas.

  • 1111

    Estaline não era melhor do que Urbano II e Mao, embora mais pudico, não era menos sinistro do que os Bórgias ou pio IX.

    Tu és um cabrão que devia ser torturado num gulag russo. Como é possível que exista algum filho da puta ordinário e burro, capaz de comparar a morte de milhões, num genocídio premeditado e por simples bel-prazer de patife, com a morte em condições dúbias de uma dezenas.

    Eu conheço gente que foi vítima da revolução cultural de Mao. E, é em nome do sofrimento que conheço dessas pessoas que te juro, se te apanho ao pé de mim parto-te os dente no asfalto e as costelas uma a uma.

    Diz mal dos padres, dos religiosos, de quem tu quiseres. Ao pé de mim tu não, juro-te, tu não comparas os maiores facínoras de todos os tempos, com gente que não teve expressão nesse campo.

    Mao, apenas este e sem ajuda de mais nenhum facínora matou mais do que todas as religiões, cometeu crimes contra as pessoas cujo número é impossível de contar. Destroçou famílias, retirou-lhes os filhos, separou mães e bebés, matou de fome, frio e cansaço, numa lenta agonia, numa tortura sem igual, crianças, idosos, grávidas, etc. tudo aos milhões.

    Por isso, ao pé de mim não te atrevas a dizer uma estupidez como aqui tens escrito, ou então não me culpes por me sentir na necessidade de fazer justiça.

    • Milba

      Não seja tão “machola” contra o Esperança, ele já é um homem sem tanta condição física para encarar babacas como um energúmeno cacarejante. Quer ser “macho” vai lá encontra o Genoíno SAFADO-CONDENADO que tá soltinho nas ruas do Brasil.

      Porque tá “comprovada a farsa do “heróizinho” com capa de juiz botado no STF pelo lula-larápio. O cumpanhêruzinho usou mandatos como arma contra o povo e mesmo condenado continua armado e zanzando pela rua e “cuidando” do povo que tá num curral enjaulado. Só nos resta, se topar com um canalha desse na rua, nos defender em legítima defesa, e encerrar o caso com justa justiça feita pela população”.

      Antes de falar com “grossinho” na bôca, bota a carinha aí.

    • 2222

      Qual é a tua religião? Porque ateu não és, de certeza.

    • deus

      A morte de apenas um inocentes é um crime monstruoso. Os papas ou mao são farinha do mesmo saco; o mesmo lado podre da espécie humana. Assemelham-se ao fazer sofrer pessoas que deles discordassem, mesmo sem nenhuma prova, apenas pelo prazer doentio de impor medo e sofrimento.
      E não venha com bravatas. Se, para você, discordar de alguém implica em causar sofrimento ( ou ameaçar) , o que o diferencia dos canalhas mao e pio9 ?
      E podem ser comparados sim: são vagabundos, lixo, escória da mesma ordemm.

    • Carlos Esperança

      Estimado cristão:

      Aprecio a coerência cristã de que dá provas mas a Constituição da República Portuguesa não é uma encíclica de Pio IX. A liguagem pia que usa e o amor cristão que revela certamente lhe garantem uma assoalhada no Paraíso. É dessa massa que se fazem os cruzados e os talibãs. Tenha uma boa noite.

      • Tess

        Aeh, Esperança!! Se quiser a gente ensina umas “paradas” tipo Van Damme e tu péga esse panaca só na rasteira e nos tabefes. Uahuauah; já to gostando desse blog. Os crentinos são atrapalhados das bolas e maginam que as pessoas aqui são cagonas .. Isso aqui tá melhor do que rede social … ai, muito bom .. show à parte, usar a cachola faz um bem danado. Bom ano novo pra vocês tudo. Esperancito, as garotas aqui tão mandando um beijo e um abraço pra você, pro “deus do D1A, e os outros hominhos chuchucos daí !!

    • kavkaz

      1111,

      Tu verias começar as tuas torturas pela Igreja Católica, num gulag russo, pelos crimes contra a Humanidade praticados, nomeadamente os da Inquisição.

      Depois, já terás alguma honorabilidade para apelar a fazer o mesmo a Estaline e a Mao.

      Em terceiro lugar, podes torturar num gulag russo todos os padres pedófilos da Igreja Católica.

      E, por último, quando chegares ao estimado Carlos Esperança, é melhor te veres ao espelho e tirares as orelhas compridas que tens antes de falares!

  • Hunig

    Tem cada babaca, né não?! O palhaço não bota nem nome, nem cara, e banca uma de franguinho com pimenta na rabiola.

  • Mateus

    Embora discordando totalmente do tom ameaçador de 1111, que lamento e verbero, só mesmo por imensa desonestidade intelectual se pode comparar Pio IX com Mao. Não aprecio minimamente Pio IX, mas compará-lo com Mao, responsável pelos milhares de mortos da Revolução Cultural,como fez Carlos Esperança, só tem mesmo um nome: falta de tino e de seriedade intelectual.

    http://www.dw.de/1969-termina-a-revolu%C3%A7%C3%A3o-cultural-na-china/a-310858

  • David Ferreira

    O passado ao passado pertence, mas não deve ser nunca esquecido. Todas as ideologias autoritárias têm sido responsáveis por milhares, milhões de mortos ao longo da história da humanidade. A comparação é mais que justa. Estaline, Hitler, Mao, os mentores das cruzadas e da Santa Inquisição, todos têm algo em comum: o desejo obssessivo e narcisista de imporem aos outros as suas convicções. E só há uma maneira de obrigar os outros a aceitarem as nossas ideologias ou crenças. Por intermédio da força, com todos os efeitos colaterais que isso acarreta.

    Esta amostra de talibã que se intitula 1111 ficou ofendido, como ficam ofendidos todos os que escolhem o caminho da desculpabilização constante dos factos em nome das certezas absolutas e das ideologias infalíveis, negando a sua própria falibilidade.

    1111 diz que Mao “Destroçou famílias, retirou-lhes os filhos, separou mães e bebés, matou de fome, frio e cansaço, numa lenta agonia, numa tortura sem igual, crianças, idosos, grávidas, etc. tudo aos milhões.” E tem razão. Mas fê-lo num curto período da história da humanidade, enquanto a cristandade o fez durante séculos. E pode acrescentar às suas operações matemáticas a destruição de civilizações inteiras na américa do sul e a destruição, apropriação de terras e conversão à força da quase totalidade dos povos da américa do norte, numa mão sempre a espada, noutra a bíblia.

    Em comum, todos têm uma coisa: são gente podre e doente que a ignorância, o medo e o espírito de “carneiragem” permitiu florescer com impunidade.

    E você, caro 1111, o quebrador de costelas, o dentista asfaltado a estupidez, devia ter um pouco mais de comedimento nas suas observações e ameaças que não lhe ficam nada bem. Se acha que mete medo a alguém, desengane-se. Todas as personagens mencionadas, como já disse, têm algo em comum. Assim como você. São touros irosos que a castração de qualquer capacidade neurológica enraiveceu. Cabrões, portanto. Ou toirões.

    • deus

      Muito bem.
      eu, deus, fico feliz com gente esclarecida. Fico triste com os indivíduos que sofrem de “asnóides crentóides” e, ainda pior, imaginam que eu terei lugar especial – com vista para o mar- na “outra vida” para eles. Veja se eu vou querer gente “tipo 1111 ” por aqui.
      Para me encher o saco, basta a Maria.

    • stefano666

      verdades que incomodam os papistas….

You must be logged in to post a comment.