Loading
  • 24 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

A LEI FÍSICA DO DEUS DE ABRAÃO

Por

DAVID FERREIRA

À medida que o universo se expande continuamente após a grande explosão inicial, o Deus de Abraão vai sendo empurrado para além da sua fronteira, despersonalizando-se à velocidade da luz, até não ser mais que uma ideia.

Tal como o universo, quando a libido da curiosidade do homem se tornou demasiado densa e compacta para ser contida nessa pequena bolha constritora e opressiva da crença e da superstição, explodiu com o fulgor de uma supernova, algo ignoto até então, e abriu-se em flor irradiando um clarão tão forte que cegou demónios e desasou anjos, desintegrou medos e mortalizou anseios de imortalidade. Então, lentamente, como um ofídio que rasga a casca do ovo ansiando lamber um ar mais fresco, a vontade de conhecer intrínseca e ancestral rompeu grilhões, desvirginou lascivamente a inanidade do pensamento e fez-se dilatar naturalmente ao sabor da liberdade.

Mas a crença e a superstição já tinham gerado o mito, um desmesurado sonho narcísico projectado no interior espelhado das pálpebras dos seus criadores, que o tinham alimentado em demasia até à obesidade mórbida, sempre faminta. E esse mito, demasiado pesado para se expandir, permanece ainda hoje enclausurado no mesmo local insignificante e remoto onde nasceu e floresceu, agora uma miragem falaz descarnada pelo Sol abrasador e psicadélico do deserto, retraindo-se proporcionalmente à medida que o seu âmago imaterial se afasta, até à implosão.

Ou até não ser mais que uma ideia.

 

19 thoughts on “A LEI FÍSICA DO DEUS DE ABRAÃO”
  • Mateus

    Caro David Ferreira

    Ainda que você fique muito incomodado por eu bater na mesma tecla, não resisto.

    E, assim, o Deus de Abraão parece que vai ser substituído, no campo ateísta, pela tese do Dawkins.

    Ou seja, que os Criadores foram afinal os extraterrestres.

    Todavia, agora até me apetece contrapor ironicamente que, à medida que a Abiogénese avança contra a novel teoria do Dawkins, esse mito dos extraterrestres, demasiado pesado para se impor, irá retrair-se proporcionalmente até à implosão darwinista final.

    • David Ferreira

      Não seja teimoso. Nem o Dawkins quis impôr a teoria do design inteligente extraterrestre com tese, nem ninguém aceitará uma tese definitiva a não ser que existam provas ou indícios de pelo menos alguma plausabilidade.

      A implosão darwinista nunca acontecerá. Nunca. O “darwinismo” acontece diariamente em todos os seres vivos, de uma forma imperceptível. Porque é que você tem o apêndice, se não recisa dele para nada? Porque é que os dentes do siso teem tendência a desaparecer e a causar cada vez mais problemas do foro dentário? Porque é que o vírus da gripe evolue todos os anos? Enfim, poderia ir por aí fora pela noite dentro. E não sou cientista! Sou apenas um leigo interessado na matéria.
      A implosão do mito será um facto. Não tenha dúvida nenhuma. Vai demorar ainda muito tempo, mas vai concretizar-se. Do mesmo modo implodiram os deuses ancestrais dos quais você e outros agora se riem com sarcasmo e condescendência. O cristianismo e o islão não serão mais do que passagens efémeras nos livros de história das crianças de um futuro próximo.

      • David Ferreira

        Peço desculpa pelos erros ortográficos, mas a gripe não me permite a máxima concentração.

        • Mateus

          A gripe não consegue afastá-lo deste blogue. Mesmo a pingar do nariz , você é aqui um ferrinho.

          • David Ferreira

            Um ferrinho a cravar-se inconvenientemente na cruz que alguém carrega.

      • Mateus

        Você já enoja com essa tentativa de pretender condicionar as minhas intervenções. Agora, à falta de argumentos sérios, aparece com esse estilo primário do ” não seja teimoso”. Eu sou tantas vezes teimoso quantas as que entender estar convicto das minhas razões. Você novamente chuta para canto, repetindo a sua habitual conversa de blá-blá-blá, quando não tem argumentos sérios e consistentes para contrapor. E não consegue refutar o que eu afirmei no meu comentário inicial, que abala completamente o seu texto. Quanto à sua ” profissão de fé”, de que o Cristianismo não será mais do que passagem efémera nos livros de histórias de crianças num futuro próximo, só mesmo para rir. O Cristianismo já tem duração ” efémera” há 2.000 anos. Agora temos o David Ferreira, ” O Profeta” ou ” O Visionário”. Você não se dá ao menos conta do ridículo em que está a incorrer ?

        • David Ferreira

          Deixe cá ver… Hum… Coiso… Você parece ser uma amostra experimental e embrionária da teoria da abiogénese. Parece ser um projeto imaterial a tentar irromper com vida do âmago da inexistência consciente.

          Meu caro, você não é apenas uma réplica ou um eco esfumado no universo de Narciso. Você é Narciso em pessoa, reencarnado geneticamente por intermédio da abiogénese.
          Aceitar a derrota no combate é o ato mais nobre e corajoso a que qualquer guerreiro poderá aspirar.

          • David Ferreira

            E não se esqueça que 2000 anos é muito menos que um piscar de olhos na história da vida.

          • Mateus

            2000 anos de Cristianismo é tudo menos efémero. Quanto ao futuro, veremos o que ele nos reserva, tenha calma. Daqui por outros 2000 anos, nem você nem eu estaremos cá para saber o que vai acontecer ao Cristianismo.Palpites é que mais há por aí.

          • David Ferreira

            Eu não estarei cá. Você é que parece ter esperança de estar, como espectador etéreo de um teatro de marionetas desenhadas inteligentemente por uma máxima inteligência.

          • Mateus

            Você não sabe ler português ? Eu não disse no comentário anterior que ” daqui por outros 2000 anos, nem você nem eu estaremos cá para saber o que vai acontecer ao Cristianismo” ?

          • Mateus

            Você anda a olhar muito para a água do rio e julga que a imagem de Narciso, que nela vê, é a imagem de terceiro, quando todo o seu estilo é bem revelador de uma prosápia claramente narcisista.Você,quando é confrontado com contra-argumentos a que não consegue responder, rapa do seu covarde estilo de ataque ” ad hominem”. Já estou habituado a esse seu tipo de estratégia.

          • David Ferreira

            Onde estão os seus contra-argumentos aos quais eu ainda não consegui responder? E você já leva anos disto e eu apenas semanas…

          • Mateus

            Os meus argumentos estão já suficientemente expostos nos meus comentários anteriores. Você agora quer desconversar ? Você anda para aí com esse paleio de chacha, a tecer as mais variadas apreciações sobre a minha personalidade, quando devia era procurar refutar os meus argumentos. Eu afirmei que o Design Inteligente Extraterrestre do Dawkins é incompatível com a Teoria da Abiogénese, que tem servido de esteio à teoria evolucionista de pendor darwinista. Se você discorda dessa incompatibilidade, use argumentos sérios, não manobras de diversão.

    • David Ferreira

      Eu não fico incomodado por você bater na mesma tecla. Apenas tenho consciência, como alguém que adora a expressão musical, que uma sinfonia não se compõe apenas com uma nota.

      • Mateus

        É, uma sinfonia não tem apenas uma nota. Mas isso tanto vale para mim como para si.

        • David Ferreira

          Eu apenas toco com as notas que conheço.

          • Mateus

            Também eu. Você não é nenhuma excepção, mesmo quando se dá ares de profeta.

          • David Ferreira

            Não são profecias. São um desejo e uma constatação.

You must be logged in to post a comment.