Loading
  • 10 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Política

A Imaculada Conceição, o 8 de dezembro e a monarquia

Cristiane Alves

Tal como, em 2012, o Brasil escolheu para rainha do Carnaval Cristiane Alves, mulata de formas impecáveis e ritmo alucinante, também D. João IV escolheu para padroeira do reino de Portugal a Imaculada Conceição, decisão comunicada às cortes de Lisboa, no ano de 1646, mantendo ainda funções, com direito a feriado no dia 8 de dezembro.

A coroa da primeira é efémera, dura apenas um ano. A da segunda é vitalícia mas não tem o mesmo brilho, não desperta igual paixão, não exibe tamanho glamour. Em ambas há de ter pesado a beleza, sendo duvidosa a importância da característica “imaculada”.

No Brasil os méritos foram escrutinados por um júri de apreciadores que não incorreram em contestação. Em Portugal deveu-se à decisão arbitrária do absolutismo monárquico e poucos sabem a origem da exótica decisão régia. D. João IV não foi o primeiro monarca a confiar a proteção do reino à «Virgem Nossa Senhora da Conceição», proteção que a padroeira descurou, pelo menos, em 1580. Apesar da incúria, o primeiro rei da funesta dinastia de Bragança, atribuiu-lhe o tributo anual de 50 cruzados de ouro, obrigação que deixou aos seus sucessores que, aliás, se extinguiram antes da varíola.

Ainda hoje, por cobardia do Estado português, persiste o feriado de 8 de dezembro, em homenagem à Imaculada Conceição, apesar de ter perdido o salário e de serem omissas as funções.

Quando D. João IV colocou o reino sob a sua proteção não previu a inutilidade nem que se tornaria ridículo que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, fossem obrigados a jurar defender a Imaculada Conceição, Mãe de Deus, como se alguma ameaça pairasse sobre ela.

Os feriados identitários, como o 1.º de dezembro e o 5 de outubro foram extintos por um bando de cobardes para quem a Pátria não conta, mas resiste o feriado de 8 de dezembro dedicado à Virgem que tem mais heterónimos do que Fernando Pessoa.

A provisão de 25 de Março de 1646, que mandou tomar por padroeira do reino “Nossa” Senhora da Conceição, mantém-se em regime laico e republicano com a manutenção de um dos feriados com que Salazar comprou a cumplicidade da Igreja. Só os 50 cruzados de ouro foram substituídos por privilégios fiscais e outos.

12 thoughts on “A Imaculada Conceição, o 8 de dezembro e a monarquia”
  • provocador

    Acho muitíssimo bem que se mantenha o 8 de Dezembro, ainda que não reconheça o estatuto de ” Nossa Senhora”, atribuído pela Igreja Católica a Maria, mãe de Jesus. Já basta o Passos querer retirar-nos todos os benefícios sociais. Só um parvo é que é contra a retirada de quaisquer feriados

    • Tentador

      Mas, ó idiota: o 8 de Dezembro sempre existiu. Desde que o mês de Dezembro foi inventado, passou a ter o dia 8. Ou tu querias que se passasse do 7 para o 9? Alguém retirou o 8 de Dezembro, AntónioCretino?

  • Grunho

    Mas deviam arranjar uma Nossa Senhora com umas mamas daquelas.

    • kavkaz

      Acho que a senhora da foto não será imaculada!

      As imaculadas são monopólio da Bíblia!

      • deus

        O termo imaculada não pertence ao domínio da icar – mesmo que a instituição queira. A bela mulata pode ser mãe de 10 filhos e ser imaculada. Como ? basta que ela não tenha traído sua consciência.
        A imaculada da icar é no sentido mais aberrante do termo: uma mulher que não teve relações carnais. Coisa estúpida, totalmente sem sentido.
        Esses gajos da icar são muito doentes.
        Como é que alguém pode levar a religião à sério ? Eu me pergunto isto todos os dias.

        • kavkaz

          Uma pessoa pode não trair a sua consciência, mas pode ter traído a consciência dos outros. É o caso de deus que traiu a consciência do carpinteiro ao engravidar a Maria por ser um “belo borracho parideiro”. Deus esteve-se a borrifar para a consciência do carpinteiro que ficou com “dor de corno”, naturalmente.

          Deus é bom a meter-se com a mulher dos outros e os crentes amam tais coisas até ao momento em que não lhes acontecer o mesmo!

          P.S. Só os papalvos é que vão nas tretas dos judeus. Os católicos até o barrete do burro e da vaca no presépio enfiaram!

  • deus

    Ao ver uma mulata maravilhosa como esta, só posso dizer uma coisa:
    Uau, nossa senhora ! pelo amor de eu mesmo !

  • Milba

    O lula ladrão morreu.

    Era oarente dessa coisinha feia (que os crentes engulam seu pedantismo falso e escravo, e se arrastem atrás da mentira de divinice criada por ISSO):

  • Milba

    ???

  • deus

    “…Imaculada Conceição, Mãe de Deus…”

    Como ?
    Peraí, eu não sou o criador de tudo ? então eu criei mamãe que depois me criou ? Isso aí não é o paradoxo da relatividade ? Explique-me. Não estou entendendo.
    Não dizem que sou alfa e ômega ? como tive uma progenitora ?
    Os crentes inventam coisas que nem deus entende…

You must be logged in to post a comment.