Loading
  • 8 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Os outros animais deviam ter um deus

Se os cavalos fossem crentes, certamente que o seu deus teria relinchado mandamentos e concedido a ferradura de ouro aos mais devotos. Havia de proibir-lhes o pasto viçoso pela quaresma e a ração de aveia às sextas-feiras. E se, porventura, os cavalos de raça fossem lascivos, impor-lhes-ia restrições à cópula, limitando-a à égua própria e vitalícia para fins meramente reprodutivos.

Se os cavalos fossem dados à metafísica, saberiam converter em benta a água dos rios e a das fontes e aprenderiam a ajoelhar-se à passagem dos bispos dos cavalos e a rastejar perante o papa.

Se os cavalos se dessem à beatice, como os humanos, o deus estaria rodeado de éguas que relinchariam hinos e cavalinhos que o louvassem. Algumas éguas ficariam virgens para o glorificar e outras professariam em estrebarias com grades, para sua maior glória.

A fé tem obrigações e os cavalos haviam de arranjar burros que lhes levassem a palha e algum camelo que carregasse o andor com a Égua Lusitana ou com o cavalo de Alter do Chão, quando organizassem procissões equestres.

Não faltariam devoções pias, dias santos com rações suplementares de cevada e festas anuais, sem cabresto nem bridão, para poderem relinchar hossanas, mas não falhariam as esporas para punir o garrano que cobiçasse a égua alheia nem selins apertados para os que não cumprissem as devoções pias.

Se o deus que os homens da Idade do Bronze inventaram e nos legaram fosse amante de touradas, só os aficionados teriam direito ao Paraíso. Os toureiros seriam anjos, santos os forcados e o Campo Pequeno uma catedral.

Os cabos seriam apóstolos e os rabejadores bem-aventurados destinados aos altares. Os bispos trocariam a mitra pelo barrete e o báculo pela muleta. Os cavaleiros, forcados, bandarilheiros, novilheiros, campinos e outros intervenientes seriam os eleitos em vez de padres, freiras, diáconos, beatas e outros avençados do divino. E para agradarem a deus, os beatos fariam lides com o capote e cravariam ferros curtos por devoção.

O matador seria um cruzado com indulgências plenas e o forcado colhido numa tourada teria assegurada a ascensão ao céu onde o esperariam virgens, mel e outras iguarias.

Talvez os membros das associações protetoras dos animais tivessem de se remeter à clandestinidade e, denunciados pelo inteligente, pagassem o atrevimento servindo de churrasco na fogueira erguida para preservar das heresias as touradas e as boas pegas.

29 thoughts on “Os outros animais deviam ter um deus”
  • kavkaz

    Eheheheheh…

    Só de imaginar o coro de cavalos a relincharem na catedral do Campo Pequeno…

    Eheheheheh…

    O post está o máximo!

  • David Ferreira

    Excelente analogia. Brilhante raciocínio.
    E se os dinossauros, que um livro mais científico e verdadeiro que a ciência inteira se esqueceu de mencionar, tivessem sobrevivido até aos nossos dias? Que função na animalidade teria um Tiranossaurus Rex e que local habitaria? Um castelo ou uma catedral?

  • Milba

    A monarquia inglesa é mais “bondosa” e mais “rápida” em punição do que os pobrezinhos religiosos, vejam que maldade: a enfermeira que atendeu um telefonemazinho de repórteres foi morta porque teve uma “premonição” com os campos de concentração nazistas. Mas o princepezinho pode tá mal arranjado com o que deram a ele pra casar. Vejam só (não fiquem com medo, vocês não são crentes, e já tão cansados de ver filmezinhos de terror e cultos evangélcos);

  • provocador

    Se os cavalos fossem crentes, o lugar dos burros estaria reservado para os ateus.

    • Ícaro Cristão

      lol

      • provocador

        Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência…lol
        Arthur Schopenhauer

        • kavkaz

          Como o católico Ìcaro Cristão e o provocador antoniofernando que abandonou a Igreja Católica se entendem tão bem…

          Os anos convencidos entendem-se sempre!

          • kavkaz

            Qual dos asnos convencidos é que estará na igreja errada?

            – Não esperem pelas respostas directas a esta pergunta!

        • deus

          Então crer em mim, o ET invisível, é sinal de inteligência ?
          e ler um único livro, de autoria incerta e conteúdo duvidoso, é sinal de cultura ?
          Só podia ser o antolo mesmo…

    • manny

      Mas…mas ,é là que se encontram os religiosos de todo acabite!! bem ia haver saragàta: ah bem jà existe!! Desculpem por me ter intrometido.Bye

    • deus

      Sabe que faz sentido ?
      Um burro empaca e jamais cai em uma ribanceira; o cavalo , esporado pelo dono, vai para o abismo.
      A analogia é correta. O ateu não segue nenhum patife; o crente, dominado por seus dono, a icar, vai alegre e feliz para o buraco.

    • deus

      Os cavalos não são crentes, mas os crentes são asnos…

  • carpinteiro

    Que saudades que eu já tinha!

    São textos como este que me fazem voltar ao D.A.

    Parabéns.

    • Pitoniso

      Ah tigre ( ou será mais pit bull ?) fazes muito bem em voltar, mas vê se evitas os pontapés na gramática. Ai se os teus alunos sabem que tu andas a escrever ” dirijir” em vez de ” dirigir”. Esta é o que se chama uma entrada mais de sendeiro do que de leão, de tigre ou de pit bull. Deixa lá, acontece, meteste a pata na poça logo no dia da tua reentrada.Mas que é bem merecido é. Para não andares aqui a cantar de galo, toma que é para aprenderes.

  • kavkaz

    Se as ovelhas tivessem deuses nunca seriam expulsas do Paraíso!

    As ovelhas não comem maças!

  • carpinteiro

    A Polícia Judiciária deteve, esta sexta-feira, o vice-reitor do seminário
    do Fundão por suspeita de abuso de menores, disse à agência Lusa fonte
    ligada à instituição

    Ouvido durante a tarde no Tribunal do Fundão, o responsável pelo Seminário Menor do Fundão ficou sujeito a prisão domiciliário com pulseira eletrónica, acrescentou fonte policial.

    Segundo a mesma fonte, a PJ e o Ministério Público atuaram na sequência de denúncias de vítimas feitas esta semana.

    “Foram feitas as diligências necessárias de imediato que culminaram com a detenção do vice-reitor”, acrescentou.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=2934515

    • corrector ortográfico

      “dirijir” ou ” dirigir” eis a questão

      Ai ai esse teu léxico não anda nada famoso. Com professores, como tu, a dar pontapés na gramática, eu, que até nem gosto do Passos, nunca o vi a querer ” dirijir” os destinos da Nação.

      • GriloFalante

        Dirigir está tão bem escrito como afirmar que os grilos são insectívoros.
        Ou a histórias do roto e do nu…
        Não é, antoniofernando?

        • corrector ortográfico

          ” Dirije-te” ao teu maninho que ele é que conhece bem todas as artimanhas da língua portuguesa. E depois é como o Cavaco: nunca tem dúvidas e raramente se engana.Só às vezes, quando lhe dá para o asneiredo. Coisas da pinga, estás a entender ?

      • manny

        Sou eu o culpado, depois que entrei os catolicos que nem na lua tem lugar porque as citarras sao enormes,escolheran-me como( bode expiatorio) ,por causa da minha horrivel caligrafia e ponctuaçao!!
        Mas nao vai ser isso que vai me levar a ser religioso de nenhuma espéce.

        • deus

          Não se preocupe. O que vale é o conteúdo de seus comentários, e neste quesito tem o nosso respeito.
          Mil palavras rebuscadas no nosso asno crentóide – o rei do ctrl +c, ctrlç +v (copy/paste) – não valem o seu menor comentário

  • PCP

    O professor Carlos Esperança resolveu, hoje, falar da sua família.

    Então, vejamos como se comove quando fala dos solípedes, que são ateus, e a cuja família pertence (equídeos por via paterna e asínino via materna).

    Vê-se que faz um extensa divagação sobres as injustiças deste mundo, sobretudo no que concerne ao trato que ele e sua família deviam ter. Fica irado por não merecer ser considerado “filho de Deus”. E, com a inveja e o ódio toldar-lhe o olhar , fica aguado só de pensar que, se fosse digno de ser filho de Deus, poderia ser tratado como gente.

    Se há alguma coisa que eu respeito é a família de cada um. Tem toda a razão, professor Carlos Esperança. Exija que os seus sejam vistos pelos grandes serviços que prestaram ao país, a cada um de nós, a todo o mundo.

    Estou consigo: se você e os seus fossem gente, não seriam ateus e mereciam estar entre os filhos de Deus mais estimados da sociedade.
    Assim, com pena minha, continue a ser ateu!

    • David Ferreira

      Fica então determinado, pelas suas palavras, que para se ser gente é absolutamente imprescindível acreditar em fantasmas. Até porque os filhos do fantasma são os mais estimados da sociedade… Realmente, o humor é a agulha mais eficaz para espicaçar a hipocrisia. Uma simples picada e escorre logo preconceito por todos os poros.

      • manny

        È tudo uma questao de marqueting, os ocidentais conseguiram vender

        frigorificos aos Inus!!Tu dàs 100 euros e eu rézo para que tu vàs para o céu…e o calhordas cai como um pàto na àgua.Voçes tem um ai que por 2500 euros vai a fàtima de joelhos; e os calhordas caiem outra vez.

        Mas é fantàstico os santos aparécem sempre ao cimo d’uma àrvore,numca ao cimo de um arranha céus porque??

      • anonimo

        Eu, falando apenas por mim, não acredito em fantasmas, mas também não sou ateu. Sou cristão, e Jesus tornou-se homem de carne e osso. É evidente que um burro, um cavalo, qualquer animal irracional, por ser irracional, é ateu.

        Também é lógico que nenhum humano que seja verdadeiramente racional, e esteja no uso de todas as suas faculdades mentais, não poderá ser ateu.

        Os fantasmas atormentam os ateus. Eu sou crente, nunca vi um fantasma e não acredito em fantasmas . Os ateus vêem fantasmas em todo lado.

        Um exemplo é Medvedev que acredidta no pai Natal, segundo acaba de noticiar o Sapo.

        • David Ferreira

          Os seus pais é que tornaram de carne e osso, pense você o que quiser.
          Acha mesmo que os animais são irracionais? Acha mesmo? Não são. A única diferença que os distingue de nós é o cérebro menos desenvolvido. São ateus? Colocar epítetos humanos num animal soa-me um pouco irracional… E a que animais se refere? Aos milhões de espécies que existem hoje em dia, ou aos outros milhões e milhões que existiam antes da formação bíblica da terra e que se encontram extintos?

          Então quer dizer que um ateu não está no uso das suas faculdades mentais? Você é como um bêbedo que, para além de não admitir que está inebriado, chama borrachões aos outros. Mas compreende-se, nenhum louco acha que o é.

          Os únicos fantasmas que atormentam os ateus são os fantasmas que lhes foram introduzidos à força e violentamente por uma religião que nunca pediu autorização para lhes entrar no cérebro.

          Você e o Medveded…Tem algo contra os comunistas, como é por demais óbvio. Continua a confundir política com crença. Assim não dá…

  • manny

    No capitulo onde è mencionado…Se os cavalos fossem dados à metafisica,saberiam converter em benta a agua dos rios e das fontes e aprenderiam a “ajoelhar-se” à passagem dos bispos dos cavalos e a rastejar perante o papa.

    É aqui que eles os muito devotos cristaos utilisam um subterfugio para iniciarem os seus (muito estimados animais.Ps Là isso è verdade.Chapéu) fazem depois vàrios séculos,tenho uma fotografia recente que o mostra mas so o posso enviar ao sr.Carlos Esperança,mas creio que voçes o encontram em Portugal porque foi là que eu encontrei.Saudaçoes

You must be logged in to post a comment.