Loading
  • 7 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Islamismo

Egito – Luta entre democracia e teocracia

O Presidente do Egito, eleito democraticamente, Mohammed Morsi, recusa-se a anular um contestado projeto de Constituição ou a revogar os decretos que lhe garantiram poderes quase absolutos.

O líder dos Irmãos Muçulmanos imagina a Constituição à imagem do Corão e tem da democracia a visão islâmica.

Neste momento joga-se no Cairo o futuro da democracia nos países árabes, conforme a balança penda para a laicidade ou perpetue o fascismo islâmico que caracteriza o ocaso da civilização árabe.

9 thoughts on “Egito – Luta entre democracia e teocracia”
  • manny

    O franco estàva disposto a matar a metade da Espanha!Meteu as armas nas maos dos eclisiasticos,que nunca foram julgados por crimes de guerra,estao todos no

    çéu..gang de caves. Uma americana catolica com um salàrio de 70000 por ano converteu-se ao islamismo,os colégas riam-se d’éla o chéfe du escritorio tirou-lhe o lenço da cabeça,meteu em tribunal ganhou pediu 5milhoes de dollares.Incroiàvel mas verdade:uma jovem Luso-Americana casou-se com um islamista,perguntaram-lhe porque??Ia ser uma prinçesa na aràbia…mas nao é a primeira,os pais nao veem?? Mas quando é que o mundo ve que ninguem sobe um 4 andar para dar nada?? E que a religiao nao é mais que um truke para soutirare dinheiro; o que é revoltante é que eles mesmo o disem,se estàs sozinho no campo ajoelha-te e pria deus ele vai-te escutar na mesma.Gang de Caves.Ps gang de caves o mesmo valor que inoçentes… alguma forma perjurativa.

    • KLS

      Então Franco armou os eclesiàsticos e passou a ter um exercito de padres e Bispos?

      Tu sabes História! Ou melhor, sabes cada história que de aproxima dos homens das cavernas, de onde vieste.

      Não estarás a fazer confusão com os lideres ateus: Pol Pot, Staline, etc.

      • David Ferreira

        Caro KLS com K.
        O discurso de Pol Pot, Stalin e de Hitler já não entra. Está demasiado desgastado. Ditadura,comunismo ditatorial, megalomania e loucura individual ou coletiva, aceite ou imposta, não são sinónimo de ateismo. São, aliás, filosofias bastante opostas. Você confunde política com religião. Serão, isso sim, sinónimos de teocracia, por exemplo.

        O ateismo é simplesmente a negação da existência de deuses, porque não há prova deles, e a não aceitação de regras de conduta impostas por quem diz implementar a lei desses deuses.
        Não é assim tão difícil de entender.

      • stefano666

        na verdade ele se confundiu… qm realmente fez isso foi Pavelic…
        as tropas carniceiras dele eram compostas por soldados e capelães… todos cometeram crimes que chocavma inclusive a Wehrmacht.

        poderia citar tambem o pe. Tiso… líder eslovaco e aliado de Hitler…

  • David Ferreira

    Para se ter uma visão democrática à imagem do Corão, só usando um par de óculos com as lentes garrafais do telescópio espacial Hubble. Talvez lá longe, bem longe, para além do além desse gigantesco peido atómico que foi o Big Bang se vislumbre qualquer coisa.

  • stefano666

    Assad é o presidente mais laico da região.. mas a NATO safada quer o abater e substitui-lo por teocratas.

  • Washington

    Chato, parece não haver saída para os países árabes e muçulmanos. Em alguns momentos caminham para a teocracia; noutros, para o nacionalismo árabe. E ter um governo secular não é sinônimo de sucesso. Vejam o Fatah da Palestina, corrompido pela corrupção e incompetência.

You must be logged in to post a comment.