Loading
  • 3 de Dezembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Algumas confusões do Cristianismo

Por

Kavkaz

“Engana não um, não dois, nem três… Engana todos de uma vez!” Esta expressão conhecida sobre as capacidades dos vendedores da banha-da-cobra é uma trágico-comédia que se pode aplicar também ao Cristianismo. Vejamos alguns exemplos de confusões do Cristianismo não esclarecidas ainda pela pomba do “Espírito Santo”:

Os Evangelhos não indicam o ano ou o dia em que Jesus nasceu. Coisa de pouca importância, talvez… Mas os investigadores dão como certo que o Natal é celebrado na data errada e que o calendário já deveria estar mais à frente uns quatro a oito anos.

Jesus de Nazaré nasceu, não em Nazaré, mas em Belém. É o que indicam os relatos de Mateus e Lucas. Dizem de Nazaré, possivelmente por ter lá vivido uma boa parte da vida.

A mãe de Jesus, de nome Maria era Virgem, segundo a propaganda, mas há historiadores que acreditam que Jesus surgiu de uma violação ou de um adultério e acrescentam uma motivação diferente à viagem para Belém: fugia da vergonha e da má-língua da população da Nazaré. Jane Shaberg, professora de Estudos Religiosos na Universidade de Detroit, defendeu que Jesus nasceu de um namoro ou de um adultério. Como outros autores, indicou a possibilidade de se ter apaixonado por um soldado, antes de conhecer o velho José, ou mesmo quando já o conhecia. Sem surpresa, quando publicou a tese Shaberg recebeu uma carta armadilhada.

Em algumas fontes judaicas dos séculos II e III, um nome surge repetidamente como amante de Maria: Tibério Júlio Abdes Pantera. Arqueiro no exército comandado por Públio Quintílio Varo, fez parte do grupo que contra-atacou Judas, filho de Ezequias, na cidade de Séforis, no ano 4 a.C. Os Evangelhos defendem a Virgem Maria e a concepção de Jesus como obra do Espírito Santo.

A tradição aponta para o facto do alojamento onde Jesus nasceu seria um estábulo ou uma gruta. Segundo Peter Walker, estudioso da Bíblia, no livro “Pegadas de Jesus, conclui: “O estábulo é ficção.”

Os “Reis Magos” eram traduzidos nos Evangelhos como “homens sábios” e não falam de “Reis” ou em camelos ou se eram três ou trinta. A tradição acabou por fixar Baltasar, Melchior e Gaspar.

Os presépios são preenchidos com o boi e a vaca a aquecerem a criança recém-nascida. “Nos Evangelhos nunca se mencionam os animais”, escreveu o Papa Bento XVI no seu novo livro. A presença dos animais pode ter origem no livro de Habacuc, do Antigo Testamento, datado do século VII a.C., bem como no livro de Isaías. O Papa continua a não mudar de hábitos e o presépio do Vaticano, na Praça de S. Pedro, continuará a ter os mesmos animais de sempre.

(Texto adaptado e resumindo o artigo original “Os Mistérios do Nascimento de Jesus Cristo”, de Ricardo Dias Felner, revista “Sábado”, Nº 448 de 29 de Novembro a 5 de Dezembro de 2012)

16 thoughts on “Algumas confusões do Cristianismo”
  • André

    ” Cabe aqui citar o mais belo texto, talvez, que já foi escrito sobre a caridade:

    Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, não serei mais que bronze que soa ou címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha a plenitude da fé, uma fé de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei; E, ainda que eu distribua todos os meus bens em esmolas, ainda que entregue o meu corpo às chamas, se não tiver caridade, nada disso me aproveitará.( 1. Coríntios 13)

    Cristo não tinha ” nem a fé nem a esperança”, no entanto houve nele ” uma caridade perfeita”. Que essa perfeição não nos é acessível, está claro. Mas será isso razão para renunciarmos um pouco de amor, gratuito ou desinteressado de que talvez sejamos capazes ?”

    André Comte-Sponville, filósofo ateu, “Pequeno Tratado das Grandes Virtudes”

    • kavkaz

      Já era conhecido o facto de haver ateus com influência do cristianismo. Mas há uma nova realidade na actualidade que é a dos cristãos com influência do ateísmo. São os sinais dos novos tempos… Os ateus entram nos corações dos cristãos. Só têm a ganhar com isso!

      • deus

        Mas sempre estiveram. A lista de pessoas admiradas pela humanidade só tem ateus. Não há um único crente na lista !
        Há alguns que os crentes querem levar para o lado deles, porém qualquer análise séria mostra que a esperança não possui fundamento.
        Não há nenhum deus – além de mim, é claro -, e os crentes sabem disso. Não assumem porque se recusam a raciocinar.

        • Ícaro Cristão

          Sim, pois. No fundo um ateu é um Cristão… sem Fé. Somos todos filhos do mesmo Deus, mesmo que não O reconheçamos. Aquele abraço

          • kavkaz

            Fala por ti… A tua mãe saberá mesmo quem é o teu pai?

          • provocador

            Fala por ti.Julgas que todas as mães são como a tua ?

          • kavkaz

            – A conversa já chegou à opus dei gay ordinária e estúpida?

            Se o crente afirma que o “Deus” é o pai dele, então a mãe dele saberá disso? A mãe pode pensar que o pai é aquela pessoa com quem vive(u).

            E o crente não andará a chamar pai a outro? Quem foi que o criou e o educou? Quem pagou as contas da mercearia e todas as outras? Foi “Deus”? Se “Deus” é o pai quem é a mãe? A Maria do carpinteiro?

          • provocador

            Já sabia que vinhas aí todo furibundo bóbi….LOL…

          • kavkaz

            Já sabia que és o mesmo FDP de sempre sem argumentos ao que eu comento!

          • provocador

            Mas se eu te respondesse, bóbí, era como atirar pérolas a porcos. Achas que eu iria desperdiçar o meu rico tempo a responder a um tipo mentecapto como tu ?

          • kavkaz

            És um asno convencido!

          • deus

            Peraí, eu não tenho nada com isto…
            kkkkk

          • deus

            é esse o caboclo que fala em respeitar a crença ou a descrença de cada um ?
            Tenho cada seguidor…arrgh !
            neném, vá esfregar os joelhos em alguma capela. Deixe o proselitismo de lado, ou melhor, coloque-o em seu devido lugar e puxe a cordinha da descarga.Se der tempo, tente pular no sanitário ao apertar a válvula de descarga…

        • provocador

          “A lista de pessoas admiradas pela humanidade só tem ateus. Não há um único crente na lista !”

          Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Simone Weill, Oscar Romero, Galileu, Newton, Descartes, Espinosa, Charles Darwin, Gregor Mendel, Einstein, Max Planck, Erwin Schrodinger, Pascal.

          Estes crentes chegam para te calar a boca, burrito ?

          • deus

            Entenderam o que eu disse em minha infinita sabedoria ?

            Os asnos crfentóides sempre tentam levar alguns ateus para o lado deles. Em breve, a besta fera irá me colocar na lista…

            Animal, os poucos crentes aí são: um pastuto americano, um padre que foi abandonado pela icar e pessoas que viveram em uma época sem liberdade. Uma época conhecida como a idade das trevas, a época de ouro da sua amada icar..

            É um insulto colocar Galileu nesta lista. Nunca leu o poema “invictus”, base da força de Mandela? Descartes ? o que não precisou da hipótrese divina ? Eisntein, Planck, Chaplin ? está completamente alucinado.

            Você acha que está lidando com algum otário da sua “igreja” ?
            Tenha o mínimo de decência, se é que ainda tem alguma.

            Assim você faz papel de bobo.
            Tolice, o bobo é que faz papel de antolo.

  • GriloFalante

    “Dizem de Nazaré, possivelmente por ter lá vivido uma boa parte da vida.”!

    Não me parece. “De Nazaré” é uma corruptela de Nazareno”, ou “Nazareu”. Embora tenha “vivido” em Nazaré, “nasceu” em Belém. Jesus era Nazareu, no nazareno, mas não “de Nazaré”.

You must be logged in to post a comment.