Loading
  • 22 de Novembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

O papa, a vaca e o burro

Quando se perde a fé na vaca e, sobretudo, no burro, duvida-se do martírio do seu deus. Este papa veio transformar uma estrebaria numa mentira pia. Em vez da manjedoura e da palha requisitou uma gruta para maternidade da estrela da companhia.

Jesus, que nasceu em ano diferente do que afirmam as escrituras e em local diverso do que a profecia prometia, fez as delícias das crianças com a vaca que o aquecia e o burro que o adorava perante o espanto comprometido de S. José.

Não é provável que o burro seja substituído por um doutor nem que a vaca dê lugar ao aparelho de ar condicionado. Jesus, um judeu que viveu de expedientes, de milagres e pregações, atividades que proliferam em tempos de crise, jamais imaginou a lenda que a seu respeito seria urdida e, muito menos, o negócio a que daria origem.

Se era mentira pia a falsidade secular, não se distinguia das outras que alimentam a fé dos simples e os interesses do Vaticano. Quis o Papa fingir a correção de um engano e acabou por semear dúvidas na credulidade dos devotos e sorrisos nas faces dos incréus.

Não sei se nevava em Nazaré, onde seguramente Jesus não nasceu, nem se as estrebarias tinham ar condicionado ou os reis magos viajavam tendo as estrelas como GPS, mas sei que a Inquisição não teria deixado de grelhar quem pusesse em dúvida tais mentiras que outros infalíveis papas impunham como verdades.

B16 anda perdido. Escondam-lhe a água benta. Confisquem-lhe o hissope. Guardem-lhe o bordão. Vistam-no normalmente. Arranjem-lhe um atestado e ponham-no de baixa ou dêem-lhe a reforma e atribuam-lhe uma pensão.

Se continua a explorar as mentiras pias acaba por dar com os beatos em malucos e pôr as pessoas cautas a rir a bandeiras despregadas.

 

6 thoughts on “O papa, a vaca e o burro”
  • kavkaz

    Este Natal será engraçado ver os padres aflitos a decidirem se hão-de tirar ou não as vacas e os burros dos armazéns e colocá-los nos presépios de rua. Agora já sabem que cairão na farsa dos hebreus do século VII.

    Vai ser curioso ver católicos a puxarem os burros e as vacas e os hebreus a aplaudirem a piada…

    Eheheheheh…

  • Hunig

    Só vê. Será que a gente tá correndo o risco de ser “grelhado” por ter acreditado que o noel era aquele velhinho, mas é mesmo o gangman coreano? E agora? Como é que vão separar as filas pro ‘inferno’, as “arlmas” vão acreditar em quê?

    Já pensou um bicho aparece dançando numa projeção com laser bem em cima do bondinho do pão-de-acúcar no RJ e dizendo: “Sô eu, tô aqui, num tão venu; sô eu mermu u pai i u filhu di mim mermu, eu adóru a mim mermu e sei até dançá; olha eu ali eu sô tamém u gangman coreanu!”.

    Já imaginaram a cena?

    “Ó só! Si voçeis num crê ni mim, vô mandá tudu pru inférnu”.

    Agora, danou-se.

  • kavkaz

    Noticiário Económico:

    Este ano os matadouros não terão dias feriados de Natal. Terão de trabalhar horas extraordinárias para matarem os burros e as vacas destinados aos presépios católicos. A causa desta actividade anormal nos matadouros está relacionada com a afirmação do Papa no seu novo livro, ao acusar os hebreus do século VII de terem enganado os católicos e colocarem, sem eles terem dado por isso, um burro e uma vaca a aquecerem o menino Jesus. Estes animais têm de ser retirados do presépio e, por se tornarem desnecessários, serão enviados para os matadouros.

    A previsão económica é de um aumento exponencial da produção de carne bovina e asinina e uma baixa significativa dos preços da carne no mercado livre.

    Poderá também haver uma aumento da venda de arcas frigoríficas para armazenar tanta carne nos próximos meses.

    O PIB dos países católicos deverá ter, assim, uma recessão menos acentuada, graças ao Papa Bento XVI.

  • Mateus

    Entretenham-se antes a desmentir os testes científicos do ENEA italiano, dirigidos pelos cientistas Paolo Di Lazzaro, Daniele Murra, Antonino Santoni, Enrico Nichelatti e Giuseppe Baldacchini, que atestam a veracidade do Santo Sudário como a mortalha de um tal Jesus de Nazaré, nascido em Belém no tempo do imperador romano Caio Augusto.

    Um tal Jesus Cristo, não sei se já ouviram falar ?

    http://opac.bologna.enea.it:8991/RT/2011/2011_14_ENEA.pdf

  • Hunig

    O elemento já acabou com o purgatóiro (os espíritas tão fudddddidos), agora acabou com a vaca e também com o burro; daqui a pouco vai jogar o deuzinho dele da cruz abaixo.Tá acabando com tudo. Tá em surto. Tá meio atacado de hitle. Coitada da vaquinha, tão bonitinha.
    Ela podia pedir cota pra participar do presépio. Ele tá di racismo com a vaca.

    Com burro até que passa, nas igreja tá cheio mesmo, se alguém der falta é só subir no presépio.
    Pior é ele botar alguma coisa ali e ozoutros si ispantá.
    Se ele botar o gangman lá, aí danô.

  • José Gonçalves Cravinho

    Ao comentador Mateus que cita italianos,aconselho-o a ler o livro do italiano Ambrogio Donnini A História do Cristianismo(Edições 70).Êste escritor que dominava o latim e grego,o hebraico,o aramaico,o sírio,diz no seu livro que não há provas da existência de Jesus e que o presépio teve início com S.Francisco
    de Assis no século XIII.A escolha do dia 25 de Dezembro como a data do nascimento de Jesus,remonta ao tempo do Imperador Constantino e está relacionada com a velha teologia solar.Êste dia no calendário romano coincidia com o solstício do Inverno comemorado no Oriente e no mundo mediterrânico,
    como a data do nascimento do Sol,uma das divindades identificada com Mitra o Deus dos persas.Por volta do Ano 400,segundo S.Jerónimo,descobriu-se a «gruta da natividade»,precisamente no local em que,havia séculos,tinha sido edificado um pequeno Templo a Adónis ou Tammuz o salvador dos cultos dos mistérios orientais.Dionísio,Hermes,Horo,Zeus e sobretudo Mitra,tinham nascido também numa gruta.A adoração dos Magos,os sacerdotes do Mitra persa,
    simboliza aliás a homenagem que a maior divindade popular do Oriente da época,prestava ao seu rival Jesus.E o nome Cristo que foi atribuído a Jesus,é um nome grego e o lendário judeu Jesus certamente que não falava grego.O Cristianismo foi inventado por judeus dissidentes na diáspora que foram influenciados pelo helenismo,Eclesia,Evangelho,Paróquia,são de origem grega.

You must be logged in to post a comment.