Loading

A IGREJA CATÓLICA NO SEU PIOR

Por

António Horta Pinto

Num intervalo de pastorear as suas ovelhas em Fátima, Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo fez ontem uma declaração à Nação sobre o momento crítico que esta atravessa.

A sua mensagem pode sintetizar-se numa frase: “Não se resolve nada contestando”. No entender de Sua Eminência, devemos é apoiar os nossos governantes para que nos conduzam pelo bom caminho. Pagar e não bufar. Comer e calar (mesmo que já pouco haja para comer).

É como se de repente recuássemos mais de quarenta anos. Como se das profundezas da História nos viesse a voz untuosa do Cardeal Cerejeira pregando que o nosso dever é obedecer e exortando-nos a agradecer a Deus por nos ter dado Salazar, o “homem providencial”.

Com estas declarações a Igreja Católica mostra-se como sempre foi: um fiel sustentáculo da direita, que serve e que a serve.

D. José Policarpo está manifestamente preocupado por ver por esse País fora multidões a protestar contra o “Governo da Nação”. Para Sua Eminência, multidões só em Fátima. Ou quando muito – e já é grande condescendência – num jogo de futebol.

“Não se resolve nada contestando”. Então como é que se resolve? Certamente, rezando! É isto que Sua Eminência tem para nos dizer.

8 thoughts on “A IGREJA CATÓLICA NO SEU PIOR”
  • Bufarinheiro

    A pastorear as ovelhas?
    Eu acho que é mais cabras.

  • stefano666

    Cerejeira,Stepinac, Ngo Dinh Thuc, Jozef Tiso… muito similares

  • Citadino

    Nada de espantar, a religião sempre do lado do poder. Sofram enquanto vivos porque depois de mortos é que vivem à grande.
    Este Policarpo, antes de ser Cardeal, uma vez exigiu uma garrafa de whisky para celebrar missa na igreja de S.João de Deus em Lisboa (o sangue fermentado do Senhor?).

  • Milba

    CONTESTAR, QUEBRAR, BAGUNÇAR, ASSASSINAR … isso só a era lula ladrão ao tomar a presidência do Brasil com MENTIRAS de todo tipo, com extorsão, roubo, quebradeira de empresas na marra e na surdina. Hoje é dono do cargo maior do STF, onde um capataz disfarçado faz contra a própria raça e mais à nação inteira, o que covardes africanos faziam contra os próprios negros nas senzalas para ter regalias com os donos de feudos.
    O que se está engendrando é um curral internacional onde qualquer um que tente contestar será visto e até condenado como agitador da “paz”.
    Teremos de reagir, temos de reagir.
    Há mais potencial em pessoas conscientes do que se imagina; mesmo que fossem apenas umas 150.000 pessoas no mundo todo, ainda assim seriam suficiente para encarar qualquer covarde opressão, de que tipo for.

  • GriloFalante

    O que me dói, mesmo assim, é que não se vislumbra uma única voz crítica, na comunicação social. A notícia é dada como se de algo importante se tratasse.

  • jc

    Se o homem tivesse apelado à luta, estaria mal de igual forma.

    O que vejo é que o autor é um ignorante que nem sabe que o cardeal é um socialista ferrenho.

You must be logged in to post a comment.