Loading

Rapto de crianças no franquismo

Espanhola encontra filha roubada há 31 anos

Documentação de María, nascida em 1981 na maternidade madrilenha de Santa Cristina, cita o nome da irmã Maria Gómez Valbuena, freira espanhola acusada por rapto de bébés durante a ditadura de Franco.

Freira María Gómez Valbuena é a principal suspeita neste caso e ainda no rapto de outra menina nascida na mesma maternidade (Susana Vera/Reuters).

Aos milhares de bebés roubados a famílias pobres e vendidos a famílias ricas por freiras espanholas durante o franquismo, junta-se agora o nome de María, nascida em fevereiro de 1981 em Madrid. Mãe biológica e filha, que preferem continuar no anonimato, reencontraram-se recentemente em Espanha, depois de um processo legal iniciado há um ano.

Nota: Fui alertado por um leitor do DA, na caixa de comentários. Obrigado.

6 thoughts on “Rapto de crianças no franquismo”
  • marco

    Não sei qual a intenção do destaque da notícia. Mas, conectar isto com religião é estúpido Nestes “roubos” estavam envolvidos médicos, funcionários públicos variados e até profissionais da justiça. Alguns deles sempre militaram num ateísmo moderado.

    Conectar isto com religião é o mesmo que conectar com o ateísmo os “roubos” de crianças e jovens às famílias (foram milhões de casos), numa separação definitiva e obrigatória das famílias, durante a a revolução cultural chinesa.
    Ou então, a nacionalização de todos os filhos das famílias moçambicanas, durante o regime de Samora Machel.

    Embora eu não perceba muito de religiões, acho que o catolicismo é a corrente religiosa e ideológica que mais importância dá à família, aos laços familiares ( e sobretudo à maternidade) e à vida. Nesse campo está milhões de anos luz à frente de todas as outras religiões ou ideologias, incluindo o ateísmo.

    • kavkaz

      marco, “estúpido” é armarem-se em santinhos! Terem a mania que são mais e
      melhores que os outros… Aliás essa mania “estúpida” também você tem
      ao pensar que anda “milhões de anos luz à frente”.

      Você enfia o barrete da vigarice religiosa e anda todo contente! Se lhe
      roubassem a si os filhos você acharia que tal informação não mereceria
      destaque… É só rir destes crentes alienados pela religião!

      • GriloFalante

        O marco/antoniofernando não deve ter filhos. A mulher ateia certamente que não alinharia, por causa da genética. Imagina uma mulher ateia ter um filho com genes religiosos.
        Um dia destes ensino-te como é que se descobrem as pegadas que o antóniofernando deixa, por muitos nicks que use.
        Se calhar é melhor não. O gajo é capaz de ler os comentários e depois ficava a saber tanto como nós. Vamos deixá-lo continuar a espalhar-se redondamente, pelo menos até os grilos se tornarem insectívoros. Ou quando os porcos habitarem nas estrebarias… É tudo uma questão de obcessão.

      • Marco

        Se tu nem tens a dignidade de ver o que te rodeia, que queres que te façam? Queres que te abram os olhos à força? queres que te façam um desenho?

You must be logged in to post a comment.