Loading

Jesus era casado?

De acordo com um documento que, recentemente, foi traduzido, Jesus era casado – o que aliás, nem é de espantar, dada a tradição judaica.

Segundo a pessoa que traduziu o pedaço de papiro, este refere que Jesus terá dito “A minha mulher…”, para além de outras frases que apontam Maria Madalena como sua esposa.

Haverá polémica, ou o assunto vai ser arquivado juntamente com as ossadas há tempos encontradas?

19 thoughts on “Jesus era casado?”
  • cínico

    Aquela sumidade do pensamento ateísta, chamada Carpinteiro, antes de se ter travestido na dengosa pitonisa, certamente diria: ” ó palonços, não sabeis que Moisés existiu mas Jesus Cristo jamais? !”

    Ah Moreira,Moreira, o que tu andas a perder por não conheceres o elevado nível de literacia desse famoso ex-sacristão.

    Ainda acreditas que ” Jesus O Mito”, que ” nunca existiu”, afinal foi casado ?

    O que eu me divirto com este pessoal ateísta…

  • kavkaz

    Acho muita piada há dúvida que levantam, a de Jesus ter sido ou não casado…

    Então, os crentes cristãos que dizem que falam com deuses ainda não têm resposta certa a esta pergunta? Então, tiveram a falar com quem? Falaram sozinhos, como sempre os ateus dizem!

    E aquele comentarista multiniks que afirmou ter Jesus dentro dele é que deveria dizer-nos a resposta… É só perguntar-lhe! Os crentes tentam armar-se em gabarolas perante os outros dizendo que têm deuses dentro deles… Esses gabarolas engoliram um bocado de carne de porco e dizem-nos que é Jesus.

    Eheheheh… É melhor irem ao oftalmologista!

  • João Pedro Moura

    1- Jesus era casado? Era o
    mais certo, naqueles tempos, pois que o casamento era uma instituição, que
    todos deveriam integrar, mesmo os homossexuais, que assim se disfarçariam de hetero…
    para salvar o corpo…

    Estamos a tratar da
    personagem bíblica…

    O Evangelho de Filipe, livro
    apócrifo, refere Jesus como tendo uma companheira, portanto, casado, mas isso não
    convinha à Igreja triunfante, que teve muito tempo, o tempo todo do mundo, para
    fazer e refazer bíblias e outros textos… e mandar outros para o estado… apócrifo…

    2- Agora, a questão que se
    coloca é esta: terá a académica, e seus pares, que traduziu o manuscrito, força
    suficiente para impor o “casamento” do Jesus bíblico, como facto histórico-literário,
    ante a majestade da ICAR?…

    … Sabendo que tal “facto”
    revolucionaria e infirmaria a doutrina da ICAR, duvido que a belisque sequer…

    Nem sempre é a realidade a
    criar as instituições… estas também “criam realidades” e acobertam-se
    meticulosamente, como a aranha tece a teia…

    … E não há instituição
    histórica mais aracnídea do que a ICAR…

    • GriloFalante

      Boa pergunta, JPM. Mas, se calhar, essa mesma pergunta fez o José Moreira, quando perguntou se esse documento não iria ser “arquivado” juntamente com a descoberta de ossadas em Talpiot.
      O mais certo é a Igreja vir a terreiro dizer que é mentira, ou tentar abafar a notícia. Porque se ela se confirma, lá vão os dogmas por água abaixo.

    • José

      Fartei-me de sorrir ironicamente com o seu comentário, sobretudo aquela parte em que o JPM aventa o eventual casamento do Jesus bíblico, como facto histórico. É que se aquele bocadinho de pergaminho pode, na sequência do evangelho apócrifo de Filipe, permitir extrair a conclusão de que Jesus de Nazaré foi casado com Maria Madalena, então por que não haveriam os restantes evangelhos de constituírem documentos de outros factos históricos da vida de Jesus ? Também acho plausível que Jesus pudesse ter sido casado com Maria Madalena, existem vários textos evangélicos que indiciam essa possibilidade. Mas se assim for, então porque não seriam também factos históricos ,por exemplo, a Crucificação e a Ressurreição de Jesus Cristo ? Vocês definam-se de uma vez por todas. Assumam ou que Jesus Cristo foi mito ou que foi personagem histórica e que todos os evangelhos são credíveis, independentemente do tamanho dos pergaminhos em que tenham sido reproduzidos.

      • GriloFalante


        Assumam ou que Jesus Cristo foi mito ou que foi personagem histórica”
        É claro que nem te passa pela cabeça a existência das duas hipóteses: uma personagem histórica aproveitada para o misticismo. Caso não saibas, há pessoas que vão junto ao túmulo do Dr. Gentil Martins rezar, porque acreditam que ele faz “milagres”.
        Estás a perceber, António Fernando? Ou é muito complicado para ti? E onde é que está escrito que a “ressurreição” é um facto histórico? Podes-me indicar o documento “histórico” onde isso está descrito?

        • José

          “O mais certo é a Igreja vir a terreiro dizer que é mentira, ou tentar
          abafar a notícia. Porque se ela se confirma, lá vão os dogmas por água
          abaixo.”

          LOL…sem mais comentários…É só rir a fartas gargalhadas…LOL…

          • kavkaz

            José, escreveste “sem mais comentários”…

            Mas escreveste alguma coisa que se aproveitasse?

            Ri-te à vontade, pois a religião é mesmo para rir! Vê lá se os padres não se andam sempre a rir com um fulano crucificado ao pescoço…

          • GriloFalante

            Eu gosto muito que te rias alarvemente; por isso é que, de vez em quando, te faço perguntas para serem respondidas por quem é inteligente. No teu caso não respondes, desatas-te a rir como uma hiena, o que diz bem do teu nível intelectual.

          • José

            Estás fulo, não é insignificante insectívoro ? Então vieste aqui afirmar pomposamente que Jesus Cristo foi casado, a partir de uma pequeno papiro do século IV depois de Cristo ? Ah, mas afinal és crente e eu que pensava que eras ateu. Perdoa-me grilito, nunca antes vira tamanha manifestação de crença nas virtualidades documentais de um singelo papiro. Confesso que nunca na minha vida imaginara que fosses tão crente na realidade histórica de Jesus Cristo. Então acreditas que ele foi casado a partir desse pequeno fragmento? Mas ó insignificante insectívoro, então onde anda a tua cultura teológica, nunca antes ouviras falar no Evangelho de Filipe ? Andas um bocadito retardado grilito, nesse evangelho já constava que Jesus de Nazaré teve uma relação amorosa com Maria Madalena . Andavas desatento ou,nessa altura, asseveravas com todos os teus dentitos que Jesus era mito ? Mas fica tranquilo, vale mais tarde do que nunca e a honestidade intelectual é algo muito bonito de se ver. Ora repara nesta firme convicção do JPM:
            “Jesus era casado? Era o mais certo” Lindo, não achas ?
            Nã, afinal vocês são uns grandes crentes na figura histórica de Jesus Cristo. Mas eu, claro, só tenho é me rir muito,mas mesmo muito convosco .Tem sido um gozo do caraças. Vocês são mesmo muito divertidos….

          • José

            A Ressurreição de Cristo ocorreu ? Claro, é só ir ler os evangelhos ? Por que não haveria de ter acontecido se há vários testemunhos credíveis que atestam esse acontecimento ? Ou os papiros só servem para asseverar que Jesus Cristo foi casado ?

          • kavkaz

            José, um dos multiniks do mesmo comentador que já rasgou o Antigo Testamento. Se o AT não te merece credibilidade porque há-de merecer-te o Novo Testamento?

            Os relatos diferentes no Novo Testamento sobre a “ressurreição de Cristo” dos quatro evangelistas estão repletas de contradições e não merecem credibilidade.

            «Em resumo, os quatro evangelistas coincidem todos em dois pontos apenas: no desaparecimento do copo de Jesus e nas vestes brancas e luminosas que trazia vestidas o transformista anjo-jovem-dois homens-dois anjos». – Pepe Rodrígues.

            O teu mito Jesus não faz falta à sociedade para se viver bem e tranquilamente. Hoje existem bem melhores ideias e verdadeiras de como se pode relacionar em Paz. É preciso respeitar os “Direitos Humanos”. E trabalhar…

          • GriloFalante

            Olha, cretino, duas coisas: em primeiro lugar, sou um orgulhoso ortóptero, mas não sou insectívoro. Também não admira, a tua ignorância: quem escreve “obcessão” e não distingue uma letra grande de uma letra maiúscula, é analfabeto funcional. Não é obrigado a saber que os grilos NÃO são insectívoros.
            Em segundo lugar, não leste, em lado nenhum, uma afirmação minha no sentido de Jesus ter dito, ou não, casado. Mas isso pode ter a ver com o teu analfabetismo funcional: como não sabes ler correctamente, saltas para as conclusões. A não ser que seja a tua tendência inata para a trampolinice a funcionar. Não és católico por acaso, e um bom católico deve ser, antes de tudo, um bom trampolineiro. E tu és um bom católico, que eu já vi.
            Desde quando, oh analfabeto trampolineiro, é que os evangelhos são documentos históricos? E se são históricos, são só aqueles quatro? E os outros, qual foi a entidade científica que os considerou apócrifos?
            Finalmente: o que é que tem a ver o ateísmo com a crença na existência de uma pessoa? Nota, eu escrevi UMA PESSOA, não escrevi um gajo fecundado por uma pomba. Como és analfabeto, ainda és capaz de confundir.
            Já agora: não te esqueças do teu velho e relho truque: “Atirei-te uma casca de banana, e tu caíste”, que é a desculpa esfarrapada que tu dás quando te sentes encostado à parede.

          • José

            Oh, ias tão bem embalado, insignificante ortóptero e agora saltou-te a chinela do pé. Estás mesmo furibundo, não é grilito ? E quando não tens bons argumentos, partes logo para o insulto, não é grande luminária do pensamento ateísta ? Ah agora” não leste, em lado nenhum, uma afirmação minha no sentido de Jesus ter sido, ou não, casado” ? Ai não li insignificante grilito ? Ai não li barata tonta ? Então eu refresco-te a memória patarata:

            “O mais certo é a Igreja vir a terreiro dizer que é mentira, ou tentar abafar a notícia”

            Fedes muito mal porquito. És mesmo um grande cretinóide. Que tal, gostaste da devolução do teu “mimo” reles ? Encaixa que é democrático grande patarata !

          • GriloFalante

            Pronto, pá, não vale a pena a gente chatear-se. Confesso-me vencido. Aliás, longe de mim discutir com quem não sabe a diferença entre letra grande e letra maiúscula, que escreve “obcessão”, que não sabe a diferença entre “morto” e matado”, que nem sequer sabe que um grilo não é insectívoro. A propósito, sabes o que quer dizer “insectívoro”? Olha que não é a mesma coisa que “hostívoro”, que é o teu caso. . Confesso que não estou ao teu nível; estou muito acima.
            Já agora, aproveito para te elucidar: um “católico” é diferente de “um bom católico”. Mas para ti é igual, a tua estupidez não te permite mais. E o facto de eu ter dito que a ICAR viria a terreno desmentir, não significa que aceite o conteúdo como certo. A notícia é verdadeira, o conteúdo vamos a ver. Percebeste, trampolineiro/trafulha/bom católico – passe a redundância?
            Aproveito para me despedir de ti. És uma besta, que não merece a mínima consideração.

          • Claudio

            Náo os Dogmas nao dependem se Jesus era casado ou nao.

      • kavkaz

        José, um dos multiniks do mesmo sujeito provocador a tempo permanente:

        Qualquer pessoa que raciocine e tenha lido a Bíblia percebe que tal pessoa com o nome de Jesus terá existido. Recentemente foram descobertos os seus restos mortais na tumba de Talpiot, facto que silenciam, pois isso vai contra a burrice que afirmam da subida ao Céu, como se tal tivesse acontecido e é perfeita Vigarice.

        Mas o facto de o endeusarem já é manobra da religião cristã e dos crentes mal formados e deformadores. Jesus teria as suas paranóias e convenceu-se que era um gajo muito especial, um filho de extra-terrestres. E conseguiu convencer umas dezenas de seguidores no seu tempo. Depois, foi só mentir milhares de vezes a mesma coisa para transformarem em “verdade” as mentiras sobre o deus. E publicar livros com tretas mal escritas e inventadas sobre ele, o que convinha naquela época.

        A mentira de Jesus transformou-se em mito e é hoje o ganha pão de muita gente que vive de aldrabar, como o José, o resto do mundo.

  • JoãoC

    E desde quando se pode afirmar que o que lá está escrito é verdade? Passa a ser verdade porque convém à mentalidade anti-católica que domina o mundo? Nem Nosso Senhor era casado, nem se devem aproveitar disto pra se defender a absurda e ridícula ideia da ordenação de mulheres (questão mais que concluída) e ainda o casamento de padres. A Fé Católica manter-se-á íntegra, sempre em oposto ao pensamento mundano, com a sabedoria de Deus em oposição à loucura dos homens..
    Toda a gente sabe – excepto os/as alguns “historiadores” que fingem não saber – que, a par dos Evangelhos canónicos (escritos no I século) proliferaram, até ao século VI e VII pelo menos, inúmeros escritos que visavam confundir os primeiros cristãos e destruir a Religião Católica. Daí ter sido importante que a Igreja determinasse quais os verdadeiros e quais os falsos. Depois há gentinhaque se diz “dótora disto e daquilo” que usam estes “achados” como se tudo o que neles está escrito fosse verdade, para reacender a discussão disparatada e completamente absurda do sacerdócio feminino e do casamento de padres, a primeira das quais definitivamente fechada e não há mais discussão

  • Claudio

    Bom se Jesus era casado ou náo, eu náo sei o que faria diferenca, os ensinos continuariam os mesmo.

You must be logged in to post a comment.