Loading

Padres e demónios (CRÓNICA)

É paradoxal serem os crentes infestados com demónios e os ateus imunes aos espíritos malignos.

A população demoníaca tem-se reduzido ao longo dos anos com o avanço da ciência, quiçá porque os espíritos das trevas se anteciparam no planeamento familiar ou, para arreliarem o Papa, foram pioneiros no uso da pílula e do preservativo.

Mais raros, mas não extintos, os espíritos malignos existem. Os livros sagrados dedicam várias páginas a esses agitadores de almas pias. O exorcismo é a única terapia aprovada pelo Vaticano, desde que o alvará para o seu exercício seja de um padre católico e, em casos graves, só com licença episcopal.

Em Portugal há um velho especialista, com 73 anos, a tirar espíritos de corpos sofridos, padre Humberto Gama, que se dedica aos difíceis combates com o demo, das 7 às 22 horas, aliviando a carteira e as possessões demoníacas a cerca de 20 possessos diários. Com consultório em Fátima e Mirandela já foi proibido de dizer missa e teve vários dissabores, um dos quais com um marido que discordou do sítio por onde extraiu os espíritos da amantíssima esposa, na convicção de que o tamanho e a quantidade não precisavam de tão larga e recôndita reentrância. Mas o que sabe um leigo de espíritos?! O padre Gama alegou que têm de sair por algum lado e disse-o convicto à TVI onde fez exorcismos em direto antes de atuar na RTP-1.

Depois, em Figueiró dos Vinhos, o padre José Rosa Gomes passou a receber na igreja, todas as semanas, centenas de fiéis a quem purificava e resolvia problemas. As mulheres, mais atreitas ao maligno, encontraram nas mãos do sacerdote a benzina que desencarde a alma e nas orações o demonífugo que as liberta das apoquentações do demo, desmaiando ao som de cânticos enquanto o mafarrico emigra.

O reverendo Rosa Gomes exorcizava das 21H30 à 01H00 da manhã durante a cerimónia da «Adoração do Santíssimo Sacramento», à quarta-feira na igreja de Figueiró e à sexta na do Beco. Vinham camionetas de vários pontos do país cheias de crentes para serem exorcizados. Após desmaios, as endemoninhadas acordavam havendo quem precisasse de horas e orações suplementares à porta fechada mas todas ficaram com a alma a luzir como prata depois de esfregada com solarina..

O bispo de Coimbra, o falecido Albino Cleto, manifestando algum receio, aconselhou cautela com algumas situações de ordem médica e preferia designar por «orações de cura» a liturgia do exorcismo. De resto, o «grande exorcismo» só pode ser praticado por padres previamente autorizados pelo bispo da diocese e, talvez, só se justifique para demónios resistentes aos pequenos e médios exorcismos. Não sei se o reverendo Rosa Gomes ainda se mantém no ramo ou se o atual bispo já lhe retirou o alvará.

Em Figueiró dos Vinhos, onde o povo andava arredado da missa, desde que o bispo de Coimbra despediu um padre estimado pelo povo, não por ter uma filha mas por assumir a paternidade, a fé voltou com os exorcismos e conquistou novos crentes.

Os cânticos do padre indiano James Manjajackal entoavam na igreja enquanto o colega Rosa Gomes rezava para afastar o demo. A oração e a cantoria têm um efeito sinérgico e não há demónios que suportem o barulho e a ameaça da cruz. Preferem emigrar.

Nota – Em março de 2011 continuavam os exorcismos em Figueiró dos Vinhos, segundo o DN de 7-03, pág. 16, relatados por Sónia Simões. Desconheço se o padre Rosa Gomes se mantém no ramo.

8 thoughts on “Padres e demónios (CRÓNICA)”
  • JoaoC

    Convém lembrar que esse “padre” Gama não exerce a actividade de exorcista validamente, nem se encontra sequer em condições de exercer qualquer ministério de Padre. A Diocese de Leiria-Fátima já deixou isso bem claro, apesar da propaganda da RTP… Está fora da comunhão (excomungado) entre os membros da Igreja:

    http://4.bp.blogspot.com/-xbuZj4INwo8/TW002aPrfPI/AAAAAAAAAJo/3EMa9QQ4yzQ/s1600/HG.jpg

    • Carlos Esperança

      Mas aprendeu a arte de exorcizar no seminário e o alvará de exorcista é inerente à sua condição de padre católico. Mesmo que a Igreja lhe retire o alvará não lhe pode retirar as competências no ramo.

      • JoaoC

        Pode. Um padre excomungado só pode exercer na condição “in extremis”, que é dar a absolvição final a uma pessoa em morte iminente. Não pode exercer qualquer ministério validamente, como está no decreto.

        • ateu

          o que você não entendeu ou não quis entender é que ele aprendeu o ofício na icar. Agora, que é inconveniente, tiram-lhe o ganha pão

    • kavkaz

      Já não fazem fogueiras na Igreja Católica… Lá ia o padre!

  • kavkaz

    O clero vive na fantasia e com ideias alucinadas e alucinantes, estão completamente fora da realidade!

    Ainda há dias o “Diário de uns Ateus” relatava que o bispo Bernardo Álvarez justificava a pedofilia católica e atirava as culpas para cima das crianças ao cuidado dos padres com a frase: “‘tem criança que provoca’. E os padres, está comprovado, não têm educação para conterem tal ‘provocação’ das crianças…

    Pensam que é uma ideia isolada de um bispo tonto? Não! Têm o padre Benedict Groeschel, de 79 anos, que transmite a mesma ideia: ‘Os jovens são uns sedutores’ e que aos padres pedófilos “sua intenção não é cometer um crime”. Como se vê a fantasia alucinada campeia na Igreja Católica!

    http://www.20minutos.es/noticia/1576877/0/benedict-groeschel/abuso-sexual/curas/

    Caros leitores, defendam os vossos filhos! NUNCA os entreguem aos padres. É que os vossos filhos podem “provocá-los”. E os pais saberão conter-se e educá-los, mas os padres não!

  • Haddammann Veron

    E fechou a porta, e já convenceu a mãe que a garota “rebelde” tem por que tem de ser “orada”. E vai dentro do quarto da garota estudando para prova; e mete-lhe a mão na cabeça à força. A garota explode de indignação; vai à porta e expulsa o pedófilo já babando. A mãe corre à porta e tira a menina pro lado e a tranca. E o pedófilo vai ao delírio. Depois manda a mãe dar a chave a outro. Para tudo ficar bem pago, dão um ‘cargo’ de “mirnistra” da ‘parlávra’; pra mãe moribunda por hipnose da lábia dos DESGRAÇADOS.
    Haddammann Veron Sinn-Klyss sabe disso e vai COBRAR A CONTA dessa covardia, esse crime cometidos por SAFADOS que andam soltos empinados nas ruas, como o luladrão tá soltinho no Brasil, depois de ter arranjado vários desvios de verbas públicas num conluio entre vários safados-ladrões em vários países. O rombo nas contas foram tão espúrios que depois de roubarem ainda retiraram mais uma vez das populações e entregaram aos bancos. Em tudo que é lugar a “crise” comeu o bolso de todos; e os larápios se esbaldaram com tanto dinheiro. E com esse dinheiro alastram favelas como feudos, totalmente vigiados por pastutos e suas “firmas’ de segurança. Para os homens ficarem mansinhos, fizeram os ex-estuprados reivindicarem o “direito” de fazer procissões para mostrar as pessoas que agora têm como as mulheres o gosto de serem enrabados; e para enviesarem os macholas restantes presos às patifarias-lascivas dos antros de crenças, espalham cachorrinhos-bebês nos colos deles e cachorrões na cama de suas ‘abençoadas’ mulheres. Querem um quadro mais nojento que esse armado pelo teo-nazismo fincado em vários países?
    E mais, agora vendo que as pessoas se ressentem e começam a ver as trapaças, esse conluio engendra a trama de nos fazer acreditar que os ETs “mexeram” em símios para nos “criar”. É o ‘BiNg Bang’ da criação made in monarquia inglesa. A fulerice está em que os macacos estão aí, e nós não somos descendentes de “símios” ou mico nenhum. De algum modo estão a querer sempre nos passar a gaiatice de que têm regalias de “superiores” para nos parasitar à torto e à direito.
    Somos seres humanos e evoluímos aqui como pode também outros seres vivos terem evoluído em outros ambientes aqui ou fora daqui. Estavam já todos prosas de que fariam presepadas com nuvens nos céus soprando os chemistrails mas os burros começaram a dar em água; e remexeram a palhaçada; viram que a mentalidade humana de muitos já não engole tais artifícios medievos e sorumbáticos. A coisa vai desandar. Ou tomam pelos cornos de que temos tanta condição de sobreviver sem a “tutela” desses parasitas-‘superiores’ e “divinos” como qualquer ser vivo vive naturalmente em seu território. Precisamos rever que “planos divinos” estão fazendo dentro das escolas, creches e maternidades. Precisamos repensar esse Sistema Social, pois não somos pasto, nem formigueiro, nem nos interessa que por aí se ame cobras, e tampouco é bom pra nós que “capacitem” covardes entre os negros para se estufarem como capatazes nas cidades. Não entraremos nessa pantomima falida; não continuaremos esparros desses “espertos” criminosos-vigaristas teo-pulhíticos.

    • Milba

      Um “show” de ‘amor’ “SAGRADO” vejam aqui (garotinha de 111/12 anos de idade presa numa cadeia de segurança máxima por terem metido páginas “sagradas” queimadas nos pertences da menina)
      http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=350498
      Cristão provando do “próprio veneno” de expulsar pessoas de bairros … É o “amor” ‘DIVINO’ sobrando, pra dar e vender … é de abismar qualquer um que ainda tem algum vestígio de consciência no cérebro. Horrível!!!!

You must be logged in to post a comment.