Loading
  • 31 de Agosto, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Solidariedade do Diário de uns Ateus

Sem a mínima reserva ou a mais leve hesitação, o Diário de uns Ateus repudia toda e qualquer perseguição religiosa e condena os crimes cometidos pelo proselitismo.

« O jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, destaca na sua edição de hoje a fuga dos cristãos das regiões setentrionais do Mali, país que tem sido palco da ação de “grupos fundamentalistas islâmicos”.

A publicação cita o jornal argelino ‘El Khabar’, dando conta da deslocação de quase 200 mil pessoas, “sobretudo em direção aos campos de refugiados na Mauritânia e na Argélia, que já hospedam dezenas de milhares de refugiados”.

27 thoughts on “Solidariedade do Diário de uns Ateus”
  • stefano666

    Sei que os islamicos tem seus pecados (a exemplo da igreja)… mas temos que verificar se essa noticia é de fato veridica…

    • GriloFalante

      Caro Stefano, eu acho muito bem que você duvide das notícias. É com dúvidas que a ciência avança, e não com certezas. Mas gostaria de ver essas mesmas dúvidas quando as notícias põem em causa as atitudes da ICAR.
      Ando distraído, ou o Stefano nunca duvidou das maldades da Igreja Católica?

      • stefano666

        já duvidei no passado… hoje nao duvido… inclusive algumas das vitimas dessas maldades eram cristãs.: Ex: bispo Oscar Romero… o papa JP1… ou entao os cristaos ortodoxos sérvios … ou entao os evangelicos espanhois…
        http://diarioberea.blogdiario.com/1292949540/espana:-persecucion-franquista-a-evangelicos-en-novela-sobre-un-caso-real-de-termens/

        • GriloFalante

          Fico esclarecido. Não tem dúvidas quanto às maldades da ICAR, mas ”
          temos que verificar se essa noticia é de fato veridica…” quando se trata de islâmicos. Pela parte que me toca, confesso que não confirmei aquela notícia das Torres Gémeas. Nem nunca confirmei as notícias relativas aos assassinos fanáticos que se fazem explodir, matando incontável gente inocente.
          Mea culpa.

          • stefano666

            Claro.. pois o caso das torres gemeas é muito mal contado…

          • GriloFalante

            Ok, Stefano. Qual é o seu problema em assumir-se como islâmico? Está a copiar o António Fernando, que tem vergonha de assumir-se como católico?

          • stefano666

            nunca fui islamico… voce ke esta inventando!

          • stefano666

            Só pq duvidei da versao oficial do 11/9 agora eu sou islamico.. essa foi boa!

          • Citadino

            A versão oficial do 11/9 tem tanto de verídico como o afundamento do navio de guerra dos EUA na Baía de Tonkin pelos vietkongs…o Imperialismo quando precisa de pretextos para pôr em marcha o complexo militar industrial não tem escrúpulos…

          • stefano666

            e se os EUA realmente rejeitasse lideranças arabes islamicas linha dura… nao protagonizaria espetaculos como esses….
            http://www.youtube.com/watch?v=LoRHLrXmqbc
            http://www.youtube.com/watch?v=PxVWckPZX0A

          • Citadino

            …E o Paquistão pode possuir armas nucleares, o Irão é que não…

          • stefano666

            O Pakistan pode… afinal… as lideranças locais são todas serviçais da NATO…

            o bondoso governo do Pakistan mandou pro Eden umas 3000000 de almas (Bangladesh/Pakistan Leste) em 1970/71 (guerra de independencia do Bangladesh)…mas esta “boa ação” não incomodou a Nixon… afinal..money is money…
            Essa “boa ação” rendeu aquele famoso “Concert for Bangladesh” do ex-beatle G.Harrison.

  • Citadino

    Deve-se defender tanto a liberdade religiosa como a liberdade ateísta, na mesma e exacta medida. Se as religiões podem livremente divulgar e propagandear as suas crenças, os ateus devem poder (o que não acontece) divulgar livremente a crítica da religião, sem que tal seja considerado ofensivo para os crentes (senão também seria ofensivo para os ateus a divulgação religiosa!).
    Isto é o corolário do princípio da liberdade de expressão que a Constituição da República Portuguesa defende:
    Artigo 37.º
    Liberdade de expressão e informação
    1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
    2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
    3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
    4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.
    Isto significa que os meios de comunicação social públicos, nomeadamente a RTP, não deverão privilegiar a difusão da religião, nem de nenhuma Igreja em particular, face à divulgação do ateísmo.
    Assim, por exemplo, o programa da RTP 70×7, que dá um espaço de antena a várias Igrejas, deveria ter também dar essa possibilidade a um espaço ateísta.
    Neste sentido são inadmíssiveis os privilégios da ICAR, que tem o seu culto transmitido em directo todos os domingos na RTP e na RDP!

    • Citadino

      Artigo 38.º
      Liberdade de imprensa e meios de comunicação social
      6. A estrutura e o funcionamento dos meios de comunicação social do sector público devem salvaguardar a sua independência perante o Governo, a Administração e os demais poderes públicos, bem como assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião.

    • GriloFalante

      Pois, mas não te esqueças de mandar essa mensagem ao idiota do multiniks.

  • kavkaz

    A violência religiosa deve ser travada!

    Alguém escreveu: “a crueldade é apanágio dos crentes”…

    • Carlos Esperança

      A crueldade é apanágio dos crentes, como se vê com os devotos islamitas, à semelhança dos cruzados.

      • Citadino

        Até dentro da mesma religião se digladiam violentamente, como acontece na Irlanda do Norte entre cristãos católicos e protestantes!

      • stefano666

        e dos padres croatas e ruandeses.. ou dos pastores de Uganda

      • José

        A crueldade é apanágio dos ateus, como se vê com os fanáticos dos Khemers vermelhos, à semelhança do genocídio estalinista de Holodomor.
        Toma que é democrático !

        • kavkaz

          O Antolo pode reservar-se o democrático que muito bem entender. Mas convém também não
          perder de vista o que estabelece o nosso Código Penal relativamente a
          crimes contra sentimentos ateus. Portugal é um país democrático e
          ninguém está acima da lei. Nem mesmo quem se permitir afirmar que a
          crueldade é apanágio dos ateus.

          Chupa que é democrático ! Não estás na ditadura clerical dos vigaristas religiosos!

          • José

            Chupem que é democrático ! Vocês tiveram a resposta que merecem. Se alguém se pode permitir dizer que ” a crueldade é apanágio dos crentes”, têm é que descalçar a bota quando, tomando por referência os milhões de mortos do ateísmo, igualmente se poderia tomar por elemento de argumentação a mesmíssima lógica para extrair similar conclusão . Ou para vocês não contam os milhões de mortos provocados pelo ateísmo ? Então esses milhões de mortos não merecem que, na vossa própria lógica, se retire a conclusão que ” a crueldade é apanágio dos ateus “? Eu só estou a usar a vossa própria lógica. Agora ela não vos serve ? Agora também não gostariam de escutar que o ateísmo transforma um homem num monte de merda quando já aqui o Rodrigues apregoou que a religião transforma um homem num monte de merda ? Tomem que é democrático !

          • kavkaz

            Antolo, armado em democrático… Assim aldrabas a tua religião do “reino de Deus”! Essa obriga-te a reconheceres um único, sem concorrentes, o “Todo-Poderoso” invisível e imaginado, o “Criador” de todas as pulgas e lombrigas da Terra, o “Salvador” de morrermos afogados, o “Pai” sem Mãe nem Avós, o “Rei dos Céus e Arredores”, o “Deus”…. do “Gênesis”, que tu já rasgaste por ser treta absoluta reconhecida. Agora que ficaste sem “Pai”, agarra-te ao “Filho”!

            Ora toma que é família sagrada monárquica !

        • Citadino

          Fernando Cínico mudaste de nick outra vez! Toma que és um aldrabão!

        • Citadino

          Mas isso teve alguma coisa a ver com religião? Essa violência foi perpretada contra ateus e crentes indiscriminadamente, enquanto que a violência religiosa tem o seu fundamento na religião!

You must be logged in to post a comment.