Loading

Podem ser o início do inverno islâmico

Os movimentos islâmicos não foram o gatilho da Primavera Árabe, mas estavam melhor organizados e preparados no momento de colher os frutos de transição política para a democracia.

No Egito, a Irmandade Muçulmana não só ganhou a eleição, como também conseguiu construir pontes com o Ocidente e apagar os militares do mapa político. Seu triunfo é talvez o mais espetacular, mas não o único. O islamismo foi fortalecido na Tunísia, Síria, Jordânia, Líbia…

 

5 thoughts on “Podem ser o início do inverno islâmico”
  • stefano666

    Que falta faz o socialismo árabe ou o nasserismo !!

  • José

    Os movimentos islâmicos não foram o gatilho da Primavera Árabe, concordo. O gatilho foi a reacção popular aos governos corruptos que geriam os respectivos países. A circunstância de estarem mais bem organizados e preparados não explica as suas vitórias eleitorais, pois, se estas dependessem da melhor ou pior organização partidária, o PCP teria obtido a maioria em Portugal, após o 25 de Abril. A razão é outra. Gostemos ou não dos movimentos islâmicos, normalmente eles prestam relevantes serviços de apoio social às camadas mais desfavorecidas das populações. Foi assim que o Hamas, por exemplo, ganhou as eleições na Palestina e que a Irmandade Muçulmana obteve similar vitória no Egipto.E eu pergunto: na paupérrima Palestina, apesar das suas enormes carências económicas, alguém conhece pessoas a viver na rua como já sucede, em larga escala, nos EUA ?

  • kavkaz

    – “Deus” pode ser engolido por uma estrela…

    Cientistas provam que planeta foi devorado por estrela.

    O mesmo destino pode estar reservado à Terra.

    http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/orbita-terra-estrela-espaco-tvi24-planeta/1369553-4069.html

You must be logged in to post a comment.