Loading

Jesus da vida airada

Por

Kavkaz

Todos se lembram da história infantil da formiga e da cigarra. Enquanto a formiga trabalhava e reunia comida para o inverno, a cigarra cantava e passeava pelo bosque todo o verão. Para a cigarra o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para quê construir um abrigo? Para quê armazenar alimentos?

Depois chegou o inverno e o frio. A cigarra sem abrigo e não tendo comida guardada foi, desesperada, bater à porta da casa da formiga que lhe deu uma sopa quente e a agasalhou…

O que será que esta história infantil pode ter a ver com Jesus Cristo? Tem a ver com as formas de pensar que as pessoas adoptam. Uns comportamentos são mais parecidos com os da formiga, outros pensam viver mais ao modo da cigarra.

Como pensava Jesus viver a sua vida? Ele pensava vivê-la como a cigarra. Ele juntava os amigos, os apóstolos, as mulheres, pessoas e andava caminhando e falando do que entendia. A Bíblia não relata que Jesus tivesse qualquer profissão ou emprego.

Os grupos de pessoas que acompanhavam Jesus manifestavam inquietação por aquele modo de viver. Não lhes augurava um bom futuro viverem daquela maneira. E Jesus afirmava um discurso parecido com o da cigarra:

«E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.» Mt: 6, 28.

«Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?» Mt: 6, 31.

«Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.» Mt: 6, 34.

De Jesus relata-nos a Bíblia: «Aí está um glutão e bebedor, amigo de publicanos e pecadores!» Mt: 11,19.

Jesus da vida airada, aos trinta e três anos, ainda queria a ajuda do paizinho!

12 thoughts on “Jesus da vida airada”
  • cínico

    ” Se existe isso a que se pode chamar neoateísmo ( Dawkins, Hitchens e outros), há também um novo ateísmo teológico: Habermas,Badiou, Agamben, Zizek, etc.Um fenómeno impressionante e incomum de todo um conjunto de pensadores de esquerda,lidando seriamente com teologia. Deus volta ao debate intelectual de duas maneiras: há uma polémica contra ele, por um lado,e por outro um aproveitamento de recursos teológicos por parte de pensadores de esquerda declaradamente ateístas”

    ” Jesus Cristo, alguém que no meio da perplexidade e da escuridão se manteve comprometido com essa possibilidade de um amor e um poder transfiguradores”

    Terry Eagleton, filósofo ateu e marxista.

    • cínico

      ” Eles têm os Ditchens que merecem” ( Teery Eagleton)

      ” Eles têm os Kavkazes que merecem” ( Cínico)

      http://www.youtube.com/watch?v=yKA1JN5ZVFo&feature=player_embedded#!

      • cínico

        ” Não concebo uma crença abstracta em Deus. Não presto culto a um conceito teológico. Nem me incomodo com os deuses negados por Marx, Saramago e a ATEA. Também nego os deuses do capital, da opressão e da Inquisição. O princípio básico da fé cristã afirma que o Deus de Jesus é reconhecido no próximo. Quem ama o próximo ama a Deus, ainda que não creia- e a recíproca não é verdadeira.Ateísmo militante é, pois, profanar o tempo vivo de Deus: o ser humano. É isso que praticam torturadores, opressores, inquisidores e pedófilos da Igreja Católica.Toda a vez que um ser humano é seviciado e violentado na sua dignidade e direitos, o templo de Deus é profanado.Prefiro um ateu que ama o próximo a um devoto que o oprime. Não creio no deus dos torturadores e dos protocolos oficiais, no deus dos anúncios comerciais e dos fundamentalistas obcecados; no deus dos senhores dos escravos e dos cardeais que louvam os donos do capital. Creio no Deus de Jesus. Seu nome é Amor; sua imagem, o próximo”

        Frei Betto

        • Pitonisa

          Ai, rico, que lindo discurso!!! Eu sei que não é da sua lavra, mas bem poderia ser, porque o Nandinho tem verbo para dar e vender.
          Mas olhe, eu não percebi muito bem aquela coisa do “deus de Jesus”. Então Jesus não é Deus? Ou será que foi descoberto que, afinal, e à semelhança do Nandinho, Jesus também tem o seu conceito de deus?
          Olhe, não se esqueça de esclarecer esta sua
          Pitonisa

          • Citadino

            Jesus é o filho de Deus. Parece que o Cínico gosta do filho mas embirra com o pai. Talvez Jesus tenha saído á mãe…

        • Ateu sim, e daí ?

          .Toda a vez que um ser humano é seviciado e violentado na sua dignidade e direitos, a humanidade é atingida no que tem de mais evoluído e o que nos diferencia dos demais animais: a civilidade, um amálgama de conceitos de direitos e deveres sociais. Um patamar superior de civilização somente será atingido quando, respeitadas todas as diferenças, um ser humano não fará a outro o que não toleraria para si.
          Não precisamos de nenhum deus ou de jóquei de jumentos.

    • Pitonisa

      Ai, rico, desta vez, o Nandinho superou-se a si próprio – passe o pleonasmo. Bem pode vir o Varela berrar que tem não sei quantos livros, todos eles lidos e sublinhados; à vontade! O rico pespega-lhe logo com meia dúzia de autores. Desta vez, nada menos que
      Terry Eagleton, Habermas,Badiou, Agamben e Zizek. Upa! Olhe que nem eu tinha ouvido falar dessa gente. Assim é que é, Nandinho. Dê-lhes com força. Não tarda nada, essa maralha ateísta está toda convertida à nova religião, o Nandismo – assim mesmo, com letra maiúscula, que é diferente de letra grande.
      Olhe, meu querido: não se esqueça do Domenico Prosciutto, não? É absolutamente a não perder. E continue com essa humildade, que até era capaz de fazer morrer de inveja o seu Jesus de Nazaré. Claro que o gajo ressuscitava outra vez, mas isso são outras histórias.
      Beijocas da sua
      Pitonisa

    • kavkaz

      Desta vez não te lembraste da Angelina Jolie…

      – Mas onde é que andas com essa cabeça? Só homens?

  • kavkaz

    Uma boa mensagem numa praia de nudistas será:

    «E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.» Mt: 6, 28.

  • João Pedro Moura

    O Kavkaz deu bons exemplos da inferior ética do personagem bíblico Jesus Cristo…
    … Mas há quem diga que é uma “ética superior”…

  • Ateu sim, e daí ?

    O jóquei de jumentinhos gostava da vida mansa. Pergunto-me se um sujeito com tais características teria alguém a segui-lo nos tempos atuais além, é claro, dos vagabundos de todo tipo. Talvez só a polícia e o diretor de um hospício…ah, talvez alguma coroa atras de aventuras bizarras.
    ah, esqueci da imprensa, sempre procurando novidades, por mais ridículas que sejam.
    E aquele piradão que sempre fala da “ética” de jesus, está mudo ? ou será que tem algum “meu conceito da ética” ?

  • Citadino

    Talvez Jesus estivesse certo. Veja-se esta versão:
    ” A cigarra passou o verão a tocar e a cantar e a formiga a poupar e a trabalhar.
    Quando chegou o inverno a cigarra não tinha nada e a formiga queixava-se de dores no peito”
    Woody Allen

You must be logged in to post a comment.