Loading
  • 13 de Agosto, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Literatura

A Virgem Maria (Crónica pia)

A Virgem Maria, farta das companhias e do Céu, onde subiu em corpo e alma, aborrecida do silêncio e da disciplina, cansada de quase vinte séculos de ociosidade e de virtude, esgueira-se às vezes pela porta das traseiras e desce à Terra.

Traz a ladainha do costume, a promoção do terço de que é mensageira e ameaças aos inocentes. Poisa em árvores de pequeno porte, sobe aos montes de altitude moderada e atreve-se em grutas, pouco recomendáveis para a virgindade e o reumatismo, sempre com o objectivo de promover a fé e os bons costumes, de abominar o comunismo e anatematizar os pecados do mundo.

A receita é sempre a mesma: rezar, rezar muito, rezar sempre, que, enquanto se reza não se peca. Não ajuda a humanidade mas beneficia o destino da alma e faz a profilaxia das perpétuas penas que aos infiéis estão reservadas no Inferno.
Surpreende que, sendo tão vasto o mundo, a Virgem Maria só conheça os caminhos dos seus devotos e abandone os que adoram um Deus errado e odeiam o seu divino filho que veio ao mundo para salvar toda a gente.

Fica-se pela Europa, em zonas não contaminadas pela Reforma, aventura-se na América Latina, eventualmente visita a África e nunca mais voltou a Nazaré e àqueles sítios onde suportou os maus humores do seu divino filho e as desconfianças do marido. Ficando-lhe as viagens de graça, por não precisar de combustível, não se percebe que não volte aos sítios da infância, não vá em peregrinação ao Gólgota, não deambule pela Palestina e advirta aqueles chalados de que o bruto e ignorante Maomé é uma desgraça que se espalhou pela zona como outrora a peste, que a única e clara verdade é o mistério da Santíssima Trindade.

Por ter hora marcada ou para não se deixar seduzir pelas tentações do mundo, a virgem Maria regressa ao Céu, depois de exibir uns truques e arengar uns conselhos, sem dar tempo a que alguém de são juízo a interrogue, lhe pergunte pela saúde do marido e do menino e lhe mande beijos para os anjos e abraços aos bem-aventurados que estão no céu.

Um dia a Virgem Maria, com mais tempo e autonomia de voo, encontra um ateu e fica à conversa. Há-de arrepender-se dos sustos que prega, das mentiras que divulga e chegar à conclusão de que o terço faz mal às pessoas, estimula o ódio às outras religiões e agrava as tendinites aos fregueses.

26 thoughts on “A Virgem Maria (Crónica pia)”
  • cínico

    Concordo com este texto, no conteúdo e na substância. Há várias formas de se fazer proselitismo e de se tentar ganhar dinheiro à custa de qualquer ideologia, incluindo a ateísta. Para quem duvidar, é só conferir este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=uSXKciFioGA&list=FLFc-XLSVmtfNnbjQlm1Jw-g&index=4&feature=plpp_video

    • cínico

      Apesar de um discurso algo presunçoso, este ateu já tem algo eticamente diferente de uma certa ralé ateísta, bronca e reaccionária, que por aqui anda a comentar. Vale a pena assistir do princípio ao fim, que até parece estar em consonância com o ateu Ricardo Pinho do ” Ódio Ateísta”, no tempo em que, erradamente,o supus intelectualmente coerente:

      http://www.youtube.com/watch?v=xe1g63OVJTU&list=FLFc-XLSVmtfNnbjQlm1Jw-g&index=3&feature=plpp_video

      • Ateu sim, e daí ?

        Quantos erros, hein ?
        Não se esqueça desses aqui : jesus, ética e utilidade. Da icar, honestidade e decência.
        Erra muito, maltrapilho intelectual.

        • cínico

          Como eu estava a dizer, antes deste energúmeno bacoco e patarata,do ateu sim e daí, ter finalmente saído da sua estrumeira, a vomitar mais uma das suas habituais tiradas mal cheirosas, ainda há ateus decentes, como aqueles que aparecem nos dois anteriores vídeos que publiquei. Mas são raros, muito raros. A grande maioria daqueles que por aqui anda são do piorio,de uma baixeza ética a todos os títulos reprovável. Vejamos mais uma das recentes ” pérolas”, ilustrativas do que pretendo dizer:

          ” A ICAR está muito bem como está, com o celibato obrigatório, a interdição do sacerdócio feminino e outras coisas cerceadoras e plenamente assumidas. Se começam a mudar aqui e acolá, a coisa poderá ficar demasiado atualizada e consentânea com o século e nós , ateus, depois iríamos criticar e gozar com quê?! Era o inicio do ” desemprego” entre os ateus e quiçá a diminuição da nossa gente” ( João Pedro Moura)

          Viram bem esta ” pérola” do Moura ? O gajo está totalmente nas tintas para qualquer tipo de evolução na Igreja Católica, completamente a marimbar-se para que haja ou não sacerdócio feminino ou qualquer espécie de aprimoramento na sua estrutura dogmática, eclesial ou pastoral. Para ele, é completamente indiferente que a Igreja Católica possa evoluir para posições socialmente mais progressistas. Está-se perfeitamente a borrifar. E porquê ? Porque o tipo está apenas preocupado com duas coisas, para ele deveras importantes:

          a) Que deixe de possuir a faculdade de gozar com a Igreja Católica;
          b) Que a evolução da Igreja Católica possa significar o início do ” desemprego” entre os ateus,
          c) E a diminuição da ” sua gente”

          Que nome se há-de dar a um indivíduo que se comporta desta forma tão mesquinha, que desce a este patamar eticamente tão baixo ? Vá, digam, não se façam rogados, não fiquem nas vossa tocas, não sejam cobardolas, não entupam.

          E é esse gajo que já andou aqui a falar de ética ? Mas qual ética ? A de Pilatos ? A de um indisfarçado oportunista ?

          Vá, digam, apareçam aqui a defendê-lo ou a censurá-lo. Não são homens para isso ou, na hora do compadrio ideológico, vocês fazem de conta que não é nada convosco ? Não têm personalidade própria ? Ao menos vergonha na cara ?

          Cambada de trapaceiros.

          • Ateu sim, e daí ?

            Isso mesmo ! muito bem !
            Para completar o seu belo discurso, dê-nos um exemplo da utilidade de jesus e instrua-nos sobre a maravilhosa ética de jesus. Se não for pedir muito, conte-nos também sobre os modos de viver sem trabalhar. Tenho certeza que jesus o ajudará nesta empreitada.
            Sabe como é, se a icar falir estaremos desempregados e precisaremos de uma nova forma de sobreviver. Ore irmão e jesus o iluminará ( cuidado com a conta; a energia elétrica está muito cara).

    • Bufarinheiro

      É o teu primo?

  • kavkaz

    – A Igreja Católica está com dificuldades para recrutar mentirosos…

    «Temos dificuldades em conseguir sacerdotes».
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/sacerdotes-igreja-catolica–emigracao-emigrantes-tvi24-sociedade/1367665-4071.html

  • Bufarinheiro

    Quarta-feira é dia da virgem levantar voo.

  • kavkaz

    A Virgem Maria nunca mais apareceu porque a Democracia portuguesa erradicou o analfabetismo de Portugal,

    • JoaoC

      Tens piada tu! Foi por isso que Fátima surgiu no início da desgraçada I República e 100 anos depois, as melhoras não são muitas…

      Analfabetismo erradicado em Portugal? Com uma frase tão analfabeta, é mais um exemplo das mentiras espalhadas pelo ódio anti-católico.

      • kavkaz

        Tu, então, tens um piadão…

        Com que então “Fátima surgiu no início da desgraçada I República…” ?

        «O nome da cidade (antigamente aldeia e depois vila) vem do nome árabe Fátima. Existe o conto não confirmado que a topónomo deriva de uma princesa moura local de nome Fátima que, depois de haver sido capturada pelo exército cristão durante a Reconquista, foi dada em casamento a um conde de Ourém.
        Aceitando o cristianismo, foi baptizada recebendo o nome de Oriana em
        1158. Às terras serranas o conde deu o nome de Terras de Fátima, em
        memória dos seus ancestrais, e ao condado o nome de Oriana, depois
        Ourém.» – Wikipédia.

        Como vês, Fátima já existia muito antes das tretas do aparecimento da “Nossa Senhora”, quando os cristãos se abotoarem com a mulher do árabe, à semelhança de “Deus” que se serviu da mulher do carpinteiro. Tinham a lição estudada de “Deus”.

        As “aparições de Fátima” estão bem descritas como foram montadas naquela época em diversos livros com documentação irrefutável. Basta lerem. Mas isso é trabalhoso…

        O analfabetismo foi erradicado em Portugal depois do 25 de Abril de 1974. Houve grandes movimentos de pessoas que ensinavam os analfabetos a lerem. São actos de grande valentia e coragem que merecem o respeito de todos!

        A Verdade é indesmentível, a “Nossa Senhora” nunca mais apareceu. Bastou o povo ficar letrado para dela nunca mais haver notícias. Não me admiro. Sei porquê…

        Quanto à vossa habitual fanfarronice, a de mentirem com o argumento estúpido do “ódio anti-católico” por parte dos ateus… Isso só diz quem não tem argumentos para apresentar, não tem virgens nem deuses para mostrar. Enfim, só têm palavras vazias e falsas. Resta-vos “atacar” os ateus com insinuações de baixo nível, como se vocês fossem pessoas decentes ao mentirem com os dentes todos.

        • JoaoC

          Que pobreza de argumentos… Como se o 5 de Outubro ou 25 de Abril fossem datas felizes ou datas de que alguém se orgulhasse…. Duas datas, duas portas de entrada para o esterco em que hoje se vive…

          • kavkaz

            A liberdade faz confusão às cabeças ocas!

            Os portugueses vivem muito melhor do que antes do 25 de Abril. Os bispos choram que o dinheiro dos portugueses e sem facturas cai menos nos cofres do Vaticano. Experimentem trabalhar mais para merecerem o engano que alimentam!

  • JoaoC

    “O terço faz mal às pessoas, estimula o ódio às outras religiões e agrava as tendinites aos fregueses.”

    O Terço é o resumo das Verdades de Fé, o resumo da história da salvação e a oração mais agradável a Nossa Senhora, vencedora das heresias. Não admira que as falsas religiões e seitas não suportem esta santíssima oração. O próprio Demónio não a suporta.

    É o último e mais eficaz remédio para combater os males do mundo, em especial a maior tragédia e o maior mal da humanidade, pior que todas as guerras e desgraças físicas juntas: o ateísmo, a rejeição de Deus. Não admira que a Santíssima Virgem o recomendasse com tanta insistência.

    Felizmente que está a ocorrer uma redescoberta da beleza e importância desta oração, cultivando-a no coração das crianças e, sendo uma oração acessível a qualquer um, em qualquer altura e lugar, não há motivos para não se rezar.

    Mais uma mentira dos servos do Inferno, pois o Santo Rosário nem faz mal às pessoas, nem agrava tendinites.

    • Bufarinheiro

      Parece que aquela gaja se quer substituir a Deus e por isso insiste que lhe rezem a ela e não a Deus.
      Claro que o rosário nem faz mal às pessoas, nem agrava tendinites tal como não cura prisões de ventre nem caganeiras.

      • Ateu sim, e daí ?

        A rejeição do conceito de deus é, paro joaoc, a maior tragédia da humanidade. Discordo completamente. A constatação da inutilidade do conceito é um dos maiores avanços da humanidade. Para impor esta porcaria inútil é que houve um atraso de 1000 anos na história da civilização.
        Os demônios realmente não suportam o terço. Alguém já teve o desprazer de escutar a ladainha sem ter como se ausentar ? eu já. E é uma chateação dos infernos. Parece que as senhoras estão todas com prisão de ventre e tentam desesperadamente expulsar o demônio cocozão sem lograr êxito. Elas choramingam, choramingam, mas o cocozão não sai. Deveriam tentar um laxante para expulsar o ruidoso fedorento. Teriam, certamente, mais sucesso.

  • José Gonçalves Cravinho

    É de lamentar que os crentes no Absurdo das Religiões e nêste caso da Religião biblico-judaico-cristã,não tenham argumento para justificar a veracidade da sua Crença e se limitem a ofender os ateus.Eu admito que haja quem creia na existência de Deus,mas não posso conceber que haja quem se atreva a definir Deus e pior um pouco,a proclamar que Deus quer que façamos assim ou assado,como Moisés que disse ter recebido de Deus as Tábuas da Lei que afinal são os Dez Mandamentos dos biblico-judaico-cristãos.Ora se a
    a Igreja ensina que Deus é um Ser que tem tudo num grau infinito,portanto não pode ter necessidade seja do que fôr.Então porque criou o Mundo e depois dum bocado de barro,fez Adão e duma costela dêste,fez Eva?Depois de os colocar no Paraíso Terreal,como um Ditador Absoluto,proibíu-os de comer o fruto da árvore da ciência do Bem e do Mal,mas o Diabo disfarçado em serpente tentou Eva e ela comeu o fruto que era afinal uma maçã e deu-a a Adão.Esta transgressão,o chamado pecado original motivou a sua expulsão do Paraíso Terreal e a mulher foi condenada às dôres do parto e o homem a ganhar o pão com o suor do rôsto.Ora se Deus é infinitamente perfeito,sábio,
    sabia de antemão que Adão e Eva não cumpririam a sua ordem.Se Deus é infinitamente justo,não podia proceder como um tirano caprichoso e vingativo
    Se Deus é infinitamente perfeito,não pode cometer imperfeições,pois se êle é o único Criador,como ensina a Igreja,também criou o Diabo e o Inferno,o que está em contradição com a sua infinita perfeição.E o mais reprovável num Deus,foi êle ter enviado o «filho» para sofrer e morrer imolado como o cordeiro de Deus,
    para remir o pecado original e então eu deixo aqui êste meu desabafo:
    Que Deus é êsse assim tão mau/tão tirano,cruel e sanguinário/que se porta pior que um marau/e mata o «filho»no Calvário?!

  • José

    “E orando, não useis de vãs repetições” ( Mateus 6-5,8).

    Que mais é preciso invocar para mostrar que a superstição fatimista, das múltiplas e obsessivas rezas de terços e rosários, é intrinsecamente contrária à Doutrina de Cristo ?

    • JoaoC

      No entanto Jesus repetiu orações e persistiu nelas, até momentos antes da Sua morte. E o Rosário foi pedido e ensinado pela própria Mãe de Deus… Mania de usarem a bíblia a seu bel-prazer…

      • kavkaz

        O JoãoC é que usa a Bíblia como lhe apetece. Ignora o que não lhe convém!

        Foi ou não foi escrita a frase “E orando, não useis de vãs repetições”???

        É isso que foi comentado acima! E foi bem anotado!

        Lá porque a Bíblia é um grotesco de contradições quer o JoãoC, por lições do seminário, fazer a limpeza da Bíblia à sua maneira…

  • Ateu sim, e daí ?

    Mais um belo texto do estimado Carlos Esperança. Muito bem. É sempre prazeroso ler seus escritos.

  • sergio nunes

    Muitos nem repeito tem por Deus falam de forma leviana sem amor as suas almas o mal se espalhou no mundo e o homem esta contaminado com o demonio no interior da sua almas

  • sergio nunes

    UsAs pessoas sao livres de adorarem a besta na forma de idulatria que quiserem e de porem acima de Deus pois o pai e a mae esta acima de Deus essa blasfemia ‘e a ironia do diabo e mais a reza da av’e maria tem blasf’emias escondidas nessa reza criada no seculo xll ou xlll mas de nada vale vos dizer a verdade estais cegos e surdos se pegares num punhado de areia s’o dois ou tres graos de areia teram vida eterna comparai cada grao a uma alm observem a vida de jesus cristo como ele amava o PAi que ‘e deus no c’eu pois confudis DEus criador com o messias que ‘e filho de Deus e desde sempre ‘e um anjo ao lado de Deus desde a criacao da humanidade jesus cristo ‘e filho de Deus pois tamb’em foi gerado pelo senhor mas cada qual tem a liberdade de escolher seu pai espiritual pois assim como jesus cristo disse v,os sois filhos de vosso pai que ‘e o diabo aos que sao como cabritos e fazem o que Jesus Cristo nunca ensinou

  • sergio nunes

    A Jesus Cristo o diabo ofereceu-lhe todos os reinos do mundo achais que a mae de jesus cristo queria ser a rainha deste mundo cheio de pecado e a igreja catolica cheia de crimes com perseguicoes com torturas com uma historia de andar sempre de mao dada com ditadores e criminozos de toda a humanidade de terem uma relegiao com uma f’e contraria aos mandamemtos hebraicos contraria aos ensinamentos do messias Jesus Cristo

  • sergio nunes

    As aparicoes de fatima nao foram uma invencao foram uma terrivel realidade tres pastorinhos de caprinos viram uma aparicao de uma forma femenina dizia que vinha do c,eu pois o diabo foi expulso do c’eu e ai da terra pois o diabo quer ser adorado como se fosse Deus quer o sabado o dia sagrado de Deus por ironia escolheu o dia 13 um numero considerado o numero do azar das tres criancas matou duas qual de v,os quereis que vossos filhos vejam esta aparicao que mate vossos filhos e diga foram para o ceu ou para purgatorio ou para o infern com visoes do terror de fogueira e demonios a gritarem se vos achais que veio de Deus entao tendes um problema de confundires o que ‘e bom e o que ‘e mau

You must be logged in to post a comment.