Loading
  • 19 de Julho, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Canonize-se Pio 12. Já.

Com a fúria canonizadora dos dois últimos papas não sei se Pio XII já foi promovido a santo ou se ainda permanece um simples beato. Aliás, tendo o beato direito a adoração local, não sei se um beato pode ser adorado em toda a União Europeia, espaço onde o Vaticano é a última teocracia.

Pio 12 não foi um celerado que arrancasse olhos aos sérvios, um carrasco que estivesse nos campos de concentração a assassinar judeus, um biltre que usasse as próprias mãos para despachar hereges a caminho do Inferno.

Pio 12 foi apenas um Papa católico, amigo da ordem e da paz, antissemita como os seus pios antecessores e anticomunista como os sucessores. Foi com muita mágoa – dizem os panegiristas de serviço –, que assistiu em silêncio ao extermínio dos judeus e, depois da guerra, para compensar, converteu conventos e seminários em refúgios nazis, enquanto a diplomacia do Vaticano arranjava passaportes para a América do sul.

Não se pode condenar Pio 12 pelo antissemitismo. É um dever que o Novo Testamento impõe, é o culto de uma tradição que alimentou as fogueiras do santo Ofício e um preito de gratidão a todos os santos que perseguiram judeus e moiros e dilataram a fé.

Pio 12 apenas queria celebrar concordatas com os Estados fascistas, proteger as famílias cristãs dos malefícios do divórcio e assegurar às crianças o ensino obrigatório da sua fé. Haverá odor que mais agrade a Deus do que o de um herege a ser queimado? Ou maior delícia de quem segue uma religião verdadeira do que a tortura de quem siga uma falsa?

Claro que Pio 12 deve ser canonizado. Quantos biltres o não foram já? O problema que lhe complica a vida é não ser incluído em levas de centenas e, na sua singularidade, ter ainda quem se lembre de que o Vaticano foi um antro de conivência com o fascismo.

Mas não aconteceu o mesmo com JP2, um papa que fazia milagres em vida, apesar de só os mortos terem alvará para o negócio?

Ora, canonize-se o cadáver. Com os anos que já leva de morto, há muito que não fede.

10 thoughts on “Canonize-se Pio 12. Já.”
  • stefano666

    Pio XII se calou até mesmo ante esse crime barbaro! e o ironico é que praticamente todas as vitimas eram catolicas!
    http://en.wikipedia.org/wiki/Manila_massacre
    http://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_Massacre_of_De_La_Salle_Brothers#The_February_12.2C_1945_massacre

  • stefano666

    Pio XII sa calou tambem ante o martirio de ciganos, servios, test. de jeova, antinazis… e inclusive massacre de filipinos .
    segundo um escritor alemão… Pio XII foi conivente com a invasão nazi e eslovaca contra a Polonia pq soube ke esta se tornaria um trampolim pra Operação Barbarossa!

  • cínico

    A canalhice de qualquer velhaco não apaga os insuspeitos testemunhos históricos de Golda Meir e Einstein sobre Pio XII:

    http://pioxiicaluniado.blogspot.pt/2009/05/judeus-declaram-pio-xii.html

    • stefano666

      e essas fotos destroem esse blog que voce citou.

      • cínico

        Os panfletos não destroem coisa nenhuma. Os testemunhos de Golda Meir e de Einstein sobre Pio XII é que arrasam qualquer canalha que tente subverter a história real sobre Pio XII.

        • stefano666

          testemunhos inventados!!! eles nunca disseram isso.

          • cínico

            Tu é que distorces completamente a verdade dos factos e, perante os mesmos, negas a pés juntos o que constituem testemunhos históricos fidedignos e verificáveis. Devias ter vergonha do nojento papel que por aqui andas a fazer. Quando alguém, como tu, chega ao ponto de negar ou branquear o Holocausto, Holodomor e os atentados terroristas ás torres gémeas, está tudo dito sobre o teu carácter.

          • stefano666

            sei sei… continue com suas mentiras!

  • Bufarinheiro

    Aproveitem e canonizem também o 13.
    Sempre vão adiantando serviço.

  • JoaoC

    O Venerável Servo de Deus, o Papa Pio XII é mais santo e merece mais estar nas honras dos altares que os seus sucessores todos juntos, incluindo o (infelizmente) “beato” João XXIII e o burocratica e convenientemente beatificado a jacto (com um milagre completamente questionável!!!) João Paulo II. Guardou o depósito da Fé até ao fim e não se vendeu aos humanismos anti-cristãos, ecumenismos e liberalismos que se foram infiltrando perfidamente na Igreja. Mais lastimável, horripilante e medonho é a existência do processo de beatificação de Paulo VI. Uma verdadeira afronta aos mártires que deram a sua vida pela Fé Católica.
    Pio XII, Santo Subito!

You must be logged in to post a comment.