Loading
  • 22 de Junho, 2012
  • Por Ricardo Alves
  • Ateísmo

Austrália: «sem religião» já são 20%

Segundo o censo australiano de 2011, os «sem religião» ultrapassaram os 20%. Pela primeira vez, houve mais pessoas a responder «sem religião» (4,8 milhões), do que «anglicano» (3,7 milhões). O único grupo maior do que os «sem religião» são os «católicos» (5, 4 milhões). Por enquanto.

17 thoughts on “Austrália: «sem religião» já são 20%”
  • Citadino

    Esses 5,4 milhões de católicos devem ser imigrantes europeus e seus descendentes. E religião está a diminuir mas com a crise da globalização liberal é natural que volte a aumentar porque vive da miséria.

  • cínico

    O único grupo maior do que os ” sem religião” são os católicos ? Notável capacidade do Ricardo Alves distorcer essa notícia:

    “To be sure,
    Christianity remains the dominant religious category by far in the census—with
    a hefty 13.2 million followers”

    • Ricardo Alves

      Distorcer o quê? As respostas possíveis ao census eram «católico», «anglicano», «sem religião», «hindu», entre outras. Agora pode somar algumas das categorias e dizer que a soma é maior do que uma delas. Até lhe dou sugestões: a soma anglicano+católicos+hindus é maior do que «sem religião»…

      • kavkaz

        A preocupação desse antolo não é saber quais os deuses existentes e quantos são!

        O problema dele é saber quantas ovelhas consegue controlar… O n€gócio religioso é o que lhe interessa!

        • Ateu sim, e daí ?

          O antolo nem sabe quantos gzuis existem…
          E o que adianta saber quantos seguidores de gzuis existem, se os seguidores nem mesmo sabem qual dos diversos gzuis(es) estão seguindo ?
          Parecem ovelhinhas pela estrada; a única coisa que tem em comum é o amééééééénnnn ( diga com voz de ovelha; é engraçado e deve ser daí que vei o amém. )

      • cínico

        ” To be sure Christianity remains the dominant religious category by far in the census—with ” a hefty 13.2 million followers” significa que há mais para se concluir nessa notícia, ou seja, que o grupo dos cristãos possui 13,2 milhões de seguidores. E mais ainda que se retira dos apenas 20% que não possuem religião: 80% dos australianos possuem religião. Até que este número é bem jeitoso.

      • Ateu sim, e daí ?

        Não se preocupe com esse doido. Ele é capaz de somar judeus aos nazistas para dizer que o número de cristãos era a totalidade dos alemães em 1940…

  • kavkaz

    O título da notícia é “Os australianos perdem a sua fé”.

    Eu acrescentaria:

    – E ganham juízo!

  • stefano666

    O “bigot” Mel Gibson envergonha a Australia…. Oh, my Dog!!!

  • kavkaz

    «Os negócios obscuros do Banco secreto do Vaticano

    – A sede fica ao pé dos aposentos do Papa e tem paredes com nove metros de espessura

    – nem o presidente do banco conhece o nome dos titulares das contas

    – Aceita depósitos em barras de ouro e um dos clientes levantou meio milhão de euros por dia em notas»

    (da revista “Sábado” desta semana)

  • kavkaz

    «Vaticano. O misterioso Instituto para as obras da religião

    Como funciona o banco mais secreto do mundo

    Tem ligações à máfia, à política e às ilhas Caimão.

    Os titulares das contas são anónimos e tudo o resto é segredo. Uma das poucas coisas que se sabe é que aceita depósitos em barras de ouro.

    O Papa é o único dono do mais obscuro banco do mundo, que nunca, em 70 anos, foi auditado»

    (na revista “Sábado” desta semana)

    • stefano666

      o banco foi criado em 1942 ? imagina quanto $ujo não movimentou durante a guerra!!

    • Helder_sp

      Não alinho com o Vaticano, mas esta citação está incorrecta.

      São muitos os bancos que nunca foram auditados, no mundo inteiro, Se dissesse na Europa Ocidental estaria mais próximo da realidade, mas, mesmo assim faltaria o caso do Leichtenstein. O caso do Vaticano não muito diferente de alguns Emiratos.

      A razão é simples: sendo o Vaticano um estado independente, a última palavra nas regras do pais é do seu aparelho de estado. Portanto, não foi auditado porque também não tinha que ser.

  • Mille Banpa

    Pessoal, gente do juízo arejado! Saquem essa! Olhem isso!
    http://www.youtube.com/watch?v=r50rD_Mra7k&feature=relatedJá estavam trancando ele num cárcere civil.com os “vigiazinhos” filhus da p*ta (genti “boazinha”) futricando e todo mundo indo atrás das fofoquices que desgraçam nossas vidas. FODA-SE SE O PUTU QUER U FILIN AMORDAÇADO, COM RABO ENTRE AS PERNAS, PROTEGIDIN, MIMADINHO, COMENDO BOLSA DI GOVERNO CORRUPTO, E ENCOSTADO EM VAGUINHA “ABENÇOADA”.
    É o seguinte: Se derem tiro na cara de adolescentes na porta de bailes, para assustar os pais, e depois só terem as “casinhas divinas” para arriarem as costas e as orelhas (e colocarem a bunda à mercê dos depravados enquanto os paiszinhos acovardados rezam crentes que os filhos estão “protegidinhos”), ou só os “gaiolas do funk” para terem a “proteção” de bandidos du “béin” e vício como saída; ENTÃO, vão atrás das pistas e ACHEM os CANALHAS.

  • Mille Banpa

    A quantas anda a mudança de domínio do blog? Como está essa pendenga? Podem informar aos leitores?

  • Helder_sp

    Sou daqueles que não se deixa influenciar pelas estatísticas, e que sabe, à partida, que estes números não traduzem a realidade.
    No caso da Suiça, que eu conheço pessoalmente, é completamente absurdo pensar que o grupo que mais sobe são os “sem religião”, quando nos últimos 8 a 10 anos a presença de muçulmanos é assustadora. Estamos ante mentiras, evidentemente.
    E, não sendo adepto de nenhuma religião, penso que só um palerma não quer ver o que se está a passar no mundo: os crentes não estão a diminuir mas a aumentar, apenas têm tendência a alargar o leque das religiões. O Egipto, por exemplo, a instauração de um sistema mais democrático levou ao acentuar da influencia e do poder religioso no país. Onde estão os libertários egípcios que gritavam e lutavam pela instauração de um regime laico e até ateu?
    De repente desapareceram e passaram a existir crentes mais ou menos moderados/reformadores e uma maioria de crentes mais reformadores. O único partido conectado com o ateísmo poucos mais votos tem do que os seus candidatos.
    O Exemplo da Tunísia é também frustrante,
    O crescimento religioso no Leste Europeu e na China é assustador.

    estas estatísticas velem o que valem e tem os objectivos que lhes quiserem dar, mas que não corresponde à prática, objectivamente, NÃO!

  • Helder_sp

    Aqui fica uma correcção
    Onde se lê: “De repente desapareceram e passaram a existir crentes mais ou menos moderados/reformadores e uma maioria de crentes mais reformadores.”

    deve lêr-se: “De repente desapareceram e passaram a existir crentes mais ou menos moderados/reformadores e uma maioria de crentes mais conservadores.

You must be logged in to post a comment.