Loading

A ICAR não precisa que os ateus a ridicularizem

FÁTIMA VAI RECEBER ‘CRISTOTECA’, UMA DISCOTECA CRISTÃ
QUARTA, 20 JUNHO 2012 21:14

Proporcionar aos jovens uma “diversão santa” durante a noite é o objectivo da «Cristoteca» – um espaço de dança que não esquece a oração e a evangelização. Ideia que foi concebida pela Aliança de Misericórdia, comunidade católica originária do Brasil, está a dar os primeiros passos em Portugal.

Para Carlos Marques, da Kerygma, esta iniciativa visa cativar os jovens para um convívio cristão, saudável, “sem bebidas, consumos e extravagancias que normalmente acontecem nas discotecas normais”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Vanessa Bueri, missionária brasileira da Aliança de Misericórdia, referiu que o conceito pretende cortar com a visão “muito quadrada” que os jovens têm da Igreja.

À imagem do que acontece em todas as «Cristotecas», a que se vai realizar no próximo dia 18 de julho, em Fátima, começará com a missa, às 20 horas. A pista de dança, que abrirá uma hora mais tarde, será servida por «Cristodrinks», bebidas sem álcool. As entradas são gratuitas e não há consumo obrigatório.

Durante a noite, far-se-á a “evangelização corpo a corpo”: “abordamos os jovens enquanto eles dançam e se divertem, para poder falar um pouco de Deus com eles”, refere a missionária. Quem o desejar, poderá participar no dia seguinte num encontro espiritual e formativo promovido pela Comunidade Canção Nova.

O local onde decorrerá a iniciativa – Centro Pastoral Paulo VI – obriga ao seu encerramento à meia-noite e meia, correndo-se o risco de os jovens partirem para outras discotecas: “Ficamos tristes por terminar nesse horário e por não termos condições para continuar pela madrugada”, à semelhança do que sucede no Brasil, em que o fecho não ocorre antes das 5 horas. Para Vanessa Bueri “é preciso proporcionar uma experiência de tal maneira intensa, que os jovens não tenham vontade de ir para outros espaços de diversão.”

Para que este “trabalho de formiguinha” crie raízes, é preciso encontrar um local fixo, onde os jovens se possam dirigir todos os fins-de-semana, à semelhança do que acontece em S. Paulo.

Até lá, a «Cristoteca» realiza-se onde é possível. Recorde-se que no passado dia 13 de junho, o Café Cristão, no Seixal, onde recebeu cerca de 90 pessoas, naquela que foi a primeira iniciativa na zona de Lisboa. “Os jovens gostaram bastante. Alguns, que nunca tinham frequentado a Igreja, ouviram o barulho e entraram, sem se aperceberem que era um local cristão; e lá dentro, falámos de Deus para eles”, referiu Vanessa Bueri, que acrescentou: “nós sentimos que a «Cristoteca» tem a particularidade de ser uma rede que atiramos no meio do mar para poder pescar essas pessoas para Deus”.

Fonte: Agência de Notícias da Igreja Católica em Portugal.
15 thoughts on “A ICAR não precisa que os ateus a ridicularizem”
  • José Gonçalves Cravinho

    O judeu lendário Jesus a quem mais tarde foi dado o nome grego de Cristo,é segundo os cristãos,filho do Deus bíblico-judaico.Mas então eu pergunto a êstes cristãos:-Que Deus é êsse assim tão mau/tão cruel,tirano e sanguinário/que se porta pior que um marau/e mata o filho no Calvário??!!

    • cínico

      Achei muito curiosa a sua página do facebook. Sobretudo aquela parte em que, apesar do seu tom supostamente muito ético, você adicionou como um dos seus favoritos ” o grupo associado ao movimento anarquista que vandalizou sedes do BE e do PP”. Será que foi também Deus que mandou esses vândalos atacarem as sedes do BE e do PP ?

  • kavkaz

    A crise obriga a ICAR a procurar novos negócios para atrair clientes…

    Uma discoteca com o cantor Roberto Leal, uns shots de “sangue de Cristo”, um fundo com a imagem de um boneco crucificado intimidador é a fórmula pirosa para novos milagres à maneira da ICAR!

    Vão falar aos dançarinos de “Deus”, mas nunca o mostrarão, pois não existe!

    A imaginação da ICAR passa por copiar o que já existe no mercado de diversão. Tentam “inventar a bicicleta”!

  • stefano666

    A Cristoteca irá tocar http://letras.mus.br/village-people/41876/
    http://en.wikipedia.org/wiki/YMCA
    Young Men’s Christian Association

    Y.M.C.A.Village People

  • José

    Também não aprecio a ideia da chamada ” cristoteca”. Mas respeito quem concorda com ela. Para o esperança, afinal, nesta matéria, não será, para ele, necessário que ” os ateus a ridicularizem”, como se todos os ateus fossem da mesma jaez do desnorteado escriba, como se não houvesse ateus gentis que, discordando dessa ideia, o pudessem fazer, sem baixarem ao nível rasteiro do dito esperança. Mas agora pergunto: ainda que essa ideia seja censurável, não é bem melhor que alguns antros de toxicodependência e de alcoolismo, em que se transformaram muitas discotecas ditas ” normais” ? Sobre esta matéria, o esperança lembrou-se de alguma pertinente objecção ? Há muito tempo que os ateus gentis, que os há, te toparam a pinta, esperança. Por isso, é que este diário anti-católico é motivo de contestação em vários ateus, que não se revêem no constante e,mesquinho comportamento, de esperança e similares.

    • kavkaz

      A religião é o ópio do Povo!

    • JoaoC

      Não se elimina um mal com outro mal!

    • Ateu sim, e daí ?

      Se o joaoc é contra, yo soy a favor !
      Bacana a ideia da cristoteca. Só não pode ter matinê; se tiver vai virar um antro de padréfilos = padres pedófilos. O que facilitará em muito a vida dos pilantras; terão a disposição muitos coroinhas…

  • António Parente

    quando é que os primos ateus deixam de ser tão macambúzios e comçam a viver a vida com alegria? já não digo uma discoteca mas, caramba, uns bailes, uns arraiais para relembrar a primeira república, tudo regado com bom tinto e umas sardinhadas

  • JoaoC

    Ridículo, insano, patético!

    Esta iniciativa, vinda de um bando de hereges disfarçados, não passa de uma falsa espiritualidade, tão infernal como o paganismo e protestantismo agora declaradamente infiltrado na Santa Igreja, por mão de próprios “católicos”!
    Matilha pestilenta, que fizeram do lugar escolhido pela Mãe de Deus para falar ao mundo? Não basta terem-Na silenciado, ainda querem perverter os jovens, roubandi-lhes espaços e tempos de oração para essas diabólicas “cristotecas”?
    Profanam o lugar mariano, blasfemam contra o Nome Santíssimo de Jesus Cristo e fazem-se passar por grupos “católicos!”
    Onde andam os responsáveis pelo local onde ocorrerá tamanha estupidez!?
    AJAM! ACORDEM! SALVEM O REBANHO QUE VOS FOI CONFIADO!
    Que se saiba que essa corja NÃO É CATÓLICA, apesar de se afirmarem e serem reconhecidos como tal!
    Tristeza, vergonha e indignação com a abominação cometida contra os lugares santos.

  • JDC

    Este é o post mais ridículo do ateismo.net dos últimos meses. Não faz qualquer sentido. Uma iniciativa, parva ou não, que só merece destaque neste site, por ser da ICAR. Afinal, o ateismo.net é um espaço de debate e abertura do ateísmo é a polícia do bom gosto da ICAR? Afinal, qual a motivação, achincalhar a ICAR ou promover a discussão em torno da religião?

    • Ateu sim, e daí ?

      Deixe-me ver o que ocorreu nos últimos meses:
      1- escândalos diversos no banco do bairro
      2 – escândalos de pedofilia e assassinatos na Irlanda
      3- Escândalos financeiros na Grécia ( por trás a icar grega – a gregocar..hehe)
      4- bispos pegos com a boca onde não deviam
      5- mordomos larápios no bairro de larápios
      6-..
      É fica difícil encontrar uma (boa) iniciativa da icar…Ou quer contabilizar o eterno anúncio da vinda do paneleiro pregado na cruz ? ou a reunião de milhares de míopes em Fatima que juram que viram a moçoila em cima de um galhos ? ou qualquer outra da inúmeras tretas como uma boa ação da icar ?

      • stefano666

        nao é icar… e sim io !!!

      • JDC

        No estudo da lógica isto é um “non sequitur”. Quando argumentar contra o que eu escrevi, podemos conversar. Até lá fica a falar sozinho.

  • carlos cardoso

    É a primeira vez
    que vejo o C. Esperança e o JoãoC de acordo. O que quererá isto dizer?

You must be logged in to post a comment.