Loading
  • 8 de Junho, 2012
  • Por Ricardo Alves
  • Ateísmo

Correlação entre religiosidade e racismo?

Segundo uma sondagem da Universidade de Tel-Aviv, 52% dos judeus (de Israel) concordam que os imigrantes africanos são «um cancro no corpo do Estado de Israel» (45% não concordam, 3% «não sabem»). Dado muito interessante da sondagem: 81,5% dos ultra-ortodoxos («haredim») concordam, 66% dos ortodoxos também, mas apenas 38% dos «judeus seculares» (o que vai desde judeus crentes mas não praticantes até ateus). Conclusão: a irracionalidade do racismo parece acompanhar (em parte) a da religiosidade. Pelo menos, no caso dos judeus israelitas.
[Diário Ateísta/Esquerda Republicana]
10 thoughts on “Correlação entre religiosidade e racismo?”
  • stefano666

    Impressionante isso… e ainda falam mal de Hitler!

    • Citadino

      No fundo os judeus têm inveja de Hitler. Se tivesse exterminado os palestinianos teriam achado muito bem.

  • kavkaz

    O problema dos imigrantes africanos em Israel é a questão da ilegalidade, apenas. Eles entram ilegalmente em Israel para fugirem à miséria dos seus países de origem e tentam encontrar nesse país bem mais rico que os deles a esperança de uma vida bem melhor que lá tentarão encontrar.

    Uma grande quantidade de ilegais a entrarem num país bem pequeno como Israel levanta questões sociais bem sérias. Precisam de tudo e alguém terá de os apoiar e financiar. Se fosses poucos não haveria dificuldades. Mas a pequena sociedade israelita não tem espaço para tantos ilegais… E acabam por colocar em risco todo o colectivo por incapacidade de absorção de tanta gente pobre.

    Em Portugal, com fronteiras praticamente abertas, também podemos ler sobre esses problemas. Vêm de muitos países e, quando não há casas e trabalho para tantos, acabam por cair em situações dramáticas.

    A expressão do “cancro” é forte. Mas entendo que é a constatação da incapacidade do país pequeno que é Israel de conseguir sustentar os milhares de imigrantes africanos que constantemente lá entram sem ficarem em risco de colapso.

    Israel está até a construir muros no deserto para tentar travar a emigração ilegal. Uma casa mais rica e de portas abertas a todos acabará por ficar totalmente saturada de mais pobres e ingovernável. Se querem viver organizadamente e com nível capaz não poderão deixar entrar imigrantes ilegais aos milhares, quem quiser.

    • stefano666

      imagina se Le Pen agisse igual aos israelense e chamasse os imigrantes de cancro. imagina o escandalo midiatico.

      • kavkaz

        Stefano666,

        Israel não consegue albergar tantos ilegais e está a ter problemas sérios, pois eles chegam em quantidades tais que não os conseguem integrar na sociedade israelita. Não se trata de questão religiosa, mas económica e social.

        Também a Arábia Saudita construiu muros à volta do seu país para travar a entrada de ilegais de vários países vizinhos. Mas pouco se fala disto. E os muros sauditas são muito mais extensos.

        Pesquisem no Google a frase “muro da Arábia Saudita” e percebem que a questão não é menor…

        • stefano666

          A.Saudita tambem nao é santinha.. isso eu sei…. mas… o “politicamente correto” adora linchar Le Pen e desculpar sauditas e israelis.

        • Ateu sim, e daí ?

          Pesquise também sobre a desertificação da Etiópia e verifique se os europeus também não tem nada com isso.
          Olhe também sobre exploração mineral e veja se Israel é inocente.
          Na lista de paraísos fiscais vai também encontrar Israel.
          Sugam os africanos e lhes dão o pé na bunda em troca ?
          São chamados de cancro. Isso é “obrigado” em hipocritês ?

          • kavkaz

            Está-se a questionar a possibilidade de um país receber um número muito grande de imigrantes ilegais, maior do que aquele que pode acolher com condições desejáveis. Não tem que ver com mais nada, além da capacidade de integração económica e social dos imigrantes nesse país. Apenas isso. Há sempre um momento em que já serão demasiados para os conseguir integrar.

            O mesmo acontece em Espanha com os imigrantes africanos que entram pela fronteira de Marrocos, o mesmo no sul de Itália. Se não travarem a imigração ilegal entram em desgovernação.

          • stefano666

            verdade…

          • stefano666

            verdade… queria lembrar tambem da parceria de Tel Aviv com Pretoria (na era do apartheid)… foi simplesmente uma vergonha

You must be logged in to post a comment.