Loading
  • 5 de Junho, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Um comentário oportuno de um leitor

Por

Kavkaz

O Cardeal espanhol Rouco Varela tenta aproveitar-se do momento de crise financeira em alguns países europeus para ludibriar e criar falsas ideias e saídas da conjuntura. Disse ele: “Não sairemos da crise se não nos convertermos” e que a crise actual “não é só económica e financeira; estamos também sofrendo uma profunda crise moral e de valores”.

Este discurso é do tipo “chapa 5”. Ele repete o mesmo que já temos ouvido há décadas e se procurarmos mais longe o encontraremos também. Nada de novo. Apenas repete o que não foi ele que inventou.

Os padres gostam muito de falar no plural. “Nós” (os ricos), “estamos também sofrendo…”, isto e aquilo…

Em primeiro lugar diria que estarão a colher o que semearam e que “Deus” lhe deu, se existisse; o Espírito Santo inexistente faltou no apoio à Igreja, esta foi abandonada pelos deuses inexistentes, caíram na crise! Dão razão aos ateus que dizem que os deuses não existem. Se existissem deuses seriam pouco solidários ou nada com a Igreja Católica. Não colaboram em nada nesta crise!

Em segundo lugar, o Clero gosta de confundir a Sociedade como um todo, como se tivesse interesses unidireccionais, onde incluem a entidade pública, o Estado, e a Igreja Católica, entidade privada que pertence a um Estado estrangeiro (o Vaticano, essa multinacional). As pessoas têm dificuldade em perceber esta diferença abismal da realidade e o discurso falacioso dos padres. Os interesses públicos e privados são frequentemente contraditórios (veja-se a questão da Igreja não pagar IMI ao Estado espanhol, como exemplo, mostrando uma falta de solidariedade com os espanhóis e as necessidades do Estado em superar os seus défices financeiros).

É sabido que a Igreja Católica presta serviços religiosos e quanto mais clientes tiver, mais rendimentos conseguirá. Então, o Cardeal espanhol tenta passar a ideia de que com a “conversão” tudo ficará bom. Sabemos que os espanhóis têm sido durante muitos anos maioritariamente ligados ao catolicismo. Isto não os livrou da ditadura, nem da guerra civil, nem da actual crise financeira.

Assim, uma vida normal e com bem-estar nada tem a ver com “conversão”. É uma Mentira religiosa do cardeal Rouco Varela. E a Igreja Católica não transformará a vida dos espanhóis. Ela vive dela. É o seu negócio!

31 thoughts on “Um comentário oportuno de um leitor”
  • kavkaz

    Ops…

    Obrigado pelo destaque, estimado e respeitado Carlos Esperança.

    Um abraço.

    • cínico

      Agora o Diário Ateista até já tem que se socorrer dos teus comentários.
      Enfim, ao que isto chegou…

  • Manuel

    – E na Espanha também há IMI? LOL…. Só eu é que, na modesta casita que tenho em Espanha, pago IBI
    – Na Espanha as isenções escandalosas de IBI não serão o património cultural das igrejas, mas o dos partidos políticos, dos clubes de futebol, das associações dos mais variados fins, de algumas cooperativas, de muitas empresas, das universidades… não será mais escandaloso a Igreja não pagar do que o estado não pagar, retirando o pagamento do pessoal ao serviço do Estado, pois quem suporta o da Igreja também são os seus crentes.

    • kavkaz

      Em Espanha chama-se IBI, o que corresponde em Portugal ao IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis.

      • Manuel

        E tu sabes, por exemplo, quantos museus e universidades (cooperativas, particulares e estatais) não pagam IBI em Espanha?

        Tu pegas na parte errada da frase, e não acredito que tenha sido isso que ele disse. Pega no resto da frase, que inquestionável: “não é só económica e financeira; estamos também sofrendo uma profunda crise moral e de valores”.
        A crise económica e financeira deriva, precisamente de uma crise moral e de valores.

        O que se passa em todos os países da Europa, em termos de actuação da finança e dos agentes económicos é a mais despudorada falta de moral e de valores.
        Os próprios políticos, de todos os países, são exemplos mais do que suficientes dessa falta de moral e de valores.

        Ao contrário do que estás a insinuar, Rouco Varela é uma pessoa com grande apoio e muito apreciada em Espanha. As acusações e os actos da sobrinha para o desacreditar, alguns instigados e a pedidos de sectores ateus, resultaram exactamente ao contrário. A vossa ideia de empolar algo para tentar demonstrar o que não é verdade, constitui uma verdadeira doença. Quem vos lê até pensa que toda a Espanha está revoltada com a Rouco Varela ou com a religião – É MENTIRA!

        A religião, sobretudo a católica, tem uma aceitação crescente entre os jovens e são muito poucas as vozes discordantes (poucas e de pouco valor).

  • cínico

    Aquilo que o Kavkaz diz não é para confiar. Já aqui andou todo histérico a afirmar que a Igreja Católica não pagava IMI em Portugal, quando a verdade é que, no nosso país, estão sujeitos a IMT e a IMI todos os prédios adquiridos para rendimento pelas pessoas canónicas, estando ainda os respectivos rendimentos auferidos sujeitos a IRC, independentemente da sua afectação:

    http://www.ucp.pt/site/resources/documents/ISDC/Circular%2021Novembro2005.htm

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf44.htm

    Quanto a Espanha, o Kavkak que demonstre, através da legislação espanhola, que é verdade o que afirma. Mas ele está-se a borrifar para a exactidão dos factos, desde que a mentira sirva os seus propósitos histéricos.

    • kavkaz

      Um cínico é um cínico! E é bem católico, apesar de o desmentir descaradamente.

      Esse cínico afirmou: “Já aqui andou todo histérico a afirmar que a Igreja Católica não pagava IMI em Portugal”. É evidente que as bestas cínicas recorrem a todos os truques baixos. São porcos demais! Eu não falei de Portugal no caso do IMI e a Igreja Católica. Apresentei os links que remetiam para a vizinha Espanha.

      O que os cínicos cristãos não querem é reconhecer que a Igreja Católica não paga IMI em Espanha. Numa altura em que se pede um esforço financeiro maior a todos, a Igreja Católica passa por debaixo da mesa. É sagrado!

      P.S. Não tenho que demonstrar nada a cínicos e palhaços. São porcos demais. São bem cristãos! Peçam ao “Deus” deles que lhes dê a informação pretendida já que nem souberam ler os links que postei anteriormente. A inteligência não é apanágio dos cínicos…

      • cínico

        Um trafulha é um trafulha e tu és um grande trafulha. Mas é muito fácil desmascarar-te, ora repara:

        “Onde estão os honestos cristãos que acham que a Igreja Católica deve
        pagar IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis?

        Nem um para amostra!

        Paguem mais impostos que a Igreja Católica gosta de enriquecer à vossa custa!”

        Kavkaz

        http://www.ateismo.net/2012/06/03/fatima-a-fe-e-a-industria-hoteleira/

        P.S. Põe ainda a legislação espanhola sobre as isenções do IBI, que é para nós vermos até que ponto vai o teu conhecimento ou a tua trafulhice. Não falaste do IMI em Portugal ? Mas em Espanha não há nenhum imposto chamado IMI. E, além do mais, nem sequer acautelaste nenhuma destrinça no comentário inicial que fizeste em FÁTIMA- A FÉ E A INDÚSTRIA HOTELEIRA, e só puseste os links de Espanha depois de eu te ter descoberto a tramóia, prova que continuas a mentir de uma forma absolutamente reles.

        Em boa hora, o Ricardo Pinho meteu o Luís Grave Rodrigues nos eixos.

        • kavkaz

          Vai rezar para a tua igreja, CÍNICO! Tu próprio reconheces quem és ao ver-te ao espelho…

          • cínico

            Quando se trata de argumentar ficas-te nas covas, nada que eu já não soubesse…

  • Joaquim Silva

    Já ouviram falar da Caritas ? É uma organização da Igreja Católica com relevante acção social em todo o mundo.Agora, indiquem-me uma única organização de ateus com reconhecida intervenção filantrópica.

    http://www.caritas.pt/site/nacional/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=398&Itemid=8

    • kavkaz

      Há muitos ateus com intervenção filantrópica! Eles não (lhe) publicitam. Já aqui lhe escrevi isso. Quem quiser ajudar não precisa de bater com a mão no peito e afirmar que é o maior e/ou afixar isso. Não se vê os ateus a exigirem o monopólio do jogo em Portugal e a criar excêntricos, uma coisa que deve ser muito católica…

      Você se deseja ajudar alguém ajude. Ninguém lho proíbe e até se achará isso altruísta da sua parte. Mas não pense que passará a ser mais e melhor que os outros e que os deuses existem por ser filantrópico.

      Há muitas maneiras de ajudar. E uma delas é dizer às pessoas para não terem MEDO das ameaças religiosas e que não percam tempo e dinheiro a financiar gananciosos na Igreja. Transmitir a Verdade: os deuses NÃO existem. É bonito falar-se Verdade!

      Já aqui lhe falei disto várias vezes, mas você volta ao mesmo tipo de questões comigo. Deve ser falta de atenção ao que escrevo ou esquecimento devido a algum problema seu. Vamos marcar a repetição desta conversa para daqui a dois meses, altura em que deve fazer a mesma pergunta. Está bem assim?

      Entretanto pode-nos dizer onde param os seus deuses a serem filantrópicos e ajudarem os pobres e necessitados. É que não há notícia deles nem de qualquer ajuda. Sabe alguma coisa aqui?

      • Manuel

        Não vais dizer que o Gates da Microsoft é ateu, pois a isso ele responde-te como responde-te na CBS: tão ateu como religioso como apreciador de mac.

        • kavkaz

          Manuel, eu vou perguntar-te o que é que os vossos deuses fazem, qual é a intervenção filantrópica Omnipotente deles? Fico à espera dos relatos concretos da actividade enérgica dos vossos deuses…

          Basta-me dar 1 cêntimo a um necessitado que já lhe dei mais do que todos os vossos deuses.

          – Capiche ou é difícil?

    • Ateu sim, e daí ?

      Essa é uma que o papalhaço deseja uma “reorientação” para uma linha mais proselitista ?
      Deixar de ser uma instituição de ajuda e torna-se mais uma associada a pregar a existência do et jamais visto ?
      É a mesma que o papalhaço reclamou de não poder interferir na ações dela ?
      e por isso vai mudou a direção da empresa ?
      É. Vamos voltar a lenga-lenga. Esse assunto já foi tratado em um posta anterior. E Kavkaz lhe deu a merecida resposta.

    • HAMONBAAL

      A maior parte do dinheiro da cáritas vem dos nossos impostos, inclusive dos meus.

      Fazer caridade com o dinheiro dos outros é fácil.

      Gostava era de ver o papa deixar de viver em palácios para ir morar num bairro da lata, nas mesmas condições do outros habitantes, doando o dinheiro que gasta nos seus luxos aos pobres.

      Isso é que era caridade.

      Agora caridade com o meu dinheiro, para se exibirem à minha custa e ainda por cima me insultarem é simplesmente burla e mau carácter.

  • Ateu sim, e daí ?

    Depois dizem que tenho um ódio gratuito às religiões.
    Filipinas é um país 100 % convertido à sagrada icar – instituição canalha arrogante e rapineira – e mesmo assim está à deriva. è uma miséria total ( houve um ditadorzinho lá que se manteve na mordomia graças a ajuda de quem ? um doce para quem responder corretamente). Só um exemplo, há dezenas.
    A Europa só se livrou das tensões após o retrocesso do vaticano – vez ou outra tente mostrar os dentes, mas a França o faz calar-se – e da união européia. Curiosamente – sem nenhum juízo de valor – os países que estão em pior situação são exatamente os mais religiosos !!!
    Conversão ? só se for ao ateísmo.

    • cínico

      Curiosamente – sem nenhum juízo de valor – os países que estão em pior situação são exatamente os mais religiosos !!!

      Deve ser por isso que o Brasil, com larguíssima percentagem de crentes, ocupa o 6º lugar dos países mais ricos do mundo em 2012, pelo critério do PIB.
      Os EUA em 1º, a Alemanha em 4º, a França em 5º, O Reino Unido em 7º, a Itália em 8º e a Índia em 10º

      Pelo critério do rendimento per capita, em 1º lugar aparece o Qatar, em 2º o Luxemburgo, em 3º Singapura, em 4º a Noruega, em 5º o Brunei, em 6º os Emirados Árabes, em 7º Os EUA, em 8º Hong Kong, em 9º Suiça e em 10º Holanda.

      És outro trafulha, a juntar ao trafulha do Kavkaz. Vocês mentem sistematicamente com quantos dentes têm.

      • Ateu sim, e daí ?

        Nem sei porque perco meu tempo tentando debater com um louco.
        Ah, lembrei. É porque sou ateu e não tenho preconceitos e nem saio por aí xingando qualquer demente que aparece. Só o Antolo, mas ele gosta !
        Vamos lá.
        Nenhum juízo de valor é porque não fiz nenhum comentário sobre a situação dos países estar ruim, Apenas afirmei o que todo o mundo sabe. Portugal, Espanha, Grécia, Itália e Irlanda estão em situação crítica e, na Europa, são os países com maior número de crentes. Vai negar isso, Antolo ?
        O Brasil é laico. Atente para a recentes declarações do Supremo e do Ministério Público em relação aos símbolos religiosos e aos prosélitos de plantão. Tal coisa não existe nos países acima citados.
        Quanto ao rendimento per capita, não significa muito. A sua lista contém diversas ditaduras e inclusive uma desinformação: Hong Kong pertence à China e nunca foi país. Luxemburgo é um paraíso fiscal. Singapura também.
        Se quer uma discussão com algum conteúdo, coloque o IDH. è mais correto.
        Por último. Apareceu um crentóide aqui dizendo que eu não conversava, apenas debochava e xingava. Conhece-o, Antolo ?

        E sobre as Filipinas ? nenhum reparo ?

        • cínico

          1) Curiosa a tese de que o Brasil é laico para evitar a questão essencial de que é um dos países do mundo com maior quantidade proporcional de crentes. É a chamada ” lógica da batata”. Está ao teu nível bem rasteiro de inteligência.

          2) Portugal e os restantes países europeus estão em dificuldades, é verdade. Tão verdade como o Brasil figurar no 6~º lugar dos países mais ricos do mundo pelo critério do PIB. Não é nada mau, mesmo sabendo-se das enormes assimetrias sociais do Brasil;

          3) O essencial está à vista dos olhos para quem quiser ver: das duas listas que citei ( e que incluía, já originariamente, o erro de figurar Hong Kong como país autónomo) a enorme maioria possui habitantes onde os crentes largamente predominam;

          4) O único país europeu onde os crentes não serão maioritários é a República Checa, todos os demais são países, católicos ou protestantes, onde os crentes largamente predominam e onde os níveis de riqueza permanecem do mais elevados à escala mundial

          5) A Itália, em 7º lugar nos países mais ricos do mundo, em 2012, até que me parece bem jeitoso.

          6) Quanto a países onde vigora o ateísmo de estado, como a Coreia do Norte, têm tanto armamento como já lá grassou muita fome. Nada que a história não tenha já registado com as experiência trágicas da União Soviética, como a fome generalizada na Ucrância e o genocídio de Holodomor, ou a desgraça do Cambodja de Pol Pot, ou a miséria da Albânia. Todos países regidos pelos facínoras ateus e comunistas de Estaline, Pol Pot e Enver Hoxha de tão má memória.

          São esses os teus heróis ? São esses os modelos de ” riqueza” e ” progresso” em que te revês, ó inteligência rasteira ?

          • Ateu sim, e daí ?

            Vou inverter a ordem, se me permite, Antolo.
            1) quando eu disse que a Coréia do Norte era modelo para qualquer coisa ? senão de atraso e ignorância. É apenas uma ditadura. O fato de ser comunista assemelha-se ao vaticano defender os pobres. Uma total hipocrisia.
            2) Não negou que os países em maiores dificuldades são os países mais acentuadamente religiosos. Não disse ( como você certamente entendeu, mas assobiou para o lado ) que eram apenas países de população católica, mas sim países com interferência católica. Países nos quais a liberdade de crença ou de não-crença existe apenas no papel dadas as imensas vantagens destinadas ao vaticano.
            3) Verifique as suas fontes. São mentirosas. Colocar França, Noruega, Suécia, Alemanha no mesmo barco da Itália é uma mentira da grossa. Não são países de população majoritariamente religiosa. Não minta deliberadamente. Faz papel de bobo.
            4) Honestamente, nada sei da república Tcheca. Sei apenas que a capital é considerada uma das cidades mais lindas do mundo. Deve ser para manter isso que o povo é ateu.
            5) Sim. O Brasil é um país com larga proporção de crentes. Mas também é verdade que é laico. Ninguém aqui contesta isto, nem mesmo a icar – salvo um ou outro padreco mais fanático. Mas isso ainda não altera o que eu disse. A religião dos meus conterrâneos pode ser descrita como “cristinianóide “. Uma mistura de troçentas religiões distintas formando uma mistureba danada. Não temos tabus aqui. E a icar não influencia o governo.
            Resumindo: todos os países sob influência (real, efetiva ) da icar estão em situação ruim. Coincidência ?
            Eu mesmo respondo. Não. A icar é rapineira, pega tudo o que pode e quando não dá mais, apela para vinda futura do gzuis. Se o caboclo não aparecer é uma pena, o papalhaço fez o que pôde.

          • Ateu sim, e daí ?

            Só para completar: desafio você a mostrar um só post no qual eu tenha declarado qualquer simpatia pelo comunismo.

          • cínico

            As contas são muito fáceis de fazer. A enorme maioria dos países à escala mundial é composta por crentes. Os ateus , na melhor das hipóteses rondam os 3% de aderentes, como mostram os diversos estudos sociológicos. Logo, os países mais ricos e desenvolvidos do mundo, possuem forte predomínio dos crentes, seja no Cristianismo, católico ou protestante, seja no Hinduísmo ou Budismo, como é o caso da Índia ou Japão.
            Na Europa, exceptuando o caso único da República Checa, a larga maioria dos países são religiosa, cultural e sociologicamente cristãos. Por isso, países com predominância ateísta, exceptuando também o caso da Coreia do Norte, não existem.
            Quando a Albânia era dominada pelo Enver Hoxha, a população era oficialmente ateia, pois quem confessasse a sua crença, arriscava-se a ser perseguido ou morto.
            Hoje, após a instauração da democracia, já os crentes preponderam largamente na Albânia.
            Ou seja, a enormíssima maioria dos países, à escala mundial, é composta por crentes.
            E, no grupo dos 10 países mais ricos do mundo, seja pelo critério do PIB, seja pelo do critério per capita, a enorme maioria é também composta por crentes.
            Estes são factos objectivos e sociologicamente confirmáveis.
            Quanto a eles nada podes. É chato, eu sei, teres que aguentar estas verdades, mas a vida é assim mesmo, nem sempre corre a nosso gosto.

          • Ateu sim, e daí ?

            Nossa ! Vou relembrar qual é o tema: Os países da Europa que estão enfrentado uma grave crise são os países nos quais a icar tem larga influência.
            Não tente desviar o assunto. Conteste ou confirme isso. A icar é rapineira.
            Não misture cristianismo com budismo, xintoísmo e outros mais “ismos”.
            Os países de mais alto IDH não estão atrelados a nenhuma religião. Agora, uma lista dos mais pobres certamente incluirá todas as teocracias de fato e de direito – menos o vaticano, é claro.

          • HAMONBAAL

            A crise da Grécia começou com uma burla financeira do complexo de conventos do monte Athos, considerado o Vaticano da igreja ortodoxa.

          • Ateu sim, e daí ?

            Grato pela informação.
            Qual a relação do que você me disse com as falsificações de balanços promovidas pelo governo grego de forma e poder se associar à união européia ?

          • HAMONBAAL

            Apenas uma participação activa na corrupção geral.

            Esta crise começou quando o governo direitista caiu, devido a um escândalo de corrupção em que o monte athos comprou funcionários desse governo para que fizessem um negócio ruinoso para o estado em que a santérrima instituição lesava o país em milhões.

            Aí o Pasok ganhou as eleições, descobriu as outras contas todas aldrabadas e teve a honestidade de as denunciar, com as consequências que hoje todos sofremos.

            Curiosamente toda a gente ficou com ódio foi do Pasok, que, embora co-responsável pela governação passada, teve muito menos responsabilidades do que o governo de direita, que literalmente se afogou em corrupção. O Pasok até teve a coragem de denunciar o estado das finanças publicas.

            Deve ser pelo milagre divino da estupidificação dos povos que o partido de direita esteja outra vez em primeiro nas sondagens apesar de ser o maior responsável.

            Os monges do monte Athos devem ter rezado muito pelos seus colegas de corrupção.

            O mosteiro não é o responsável pela crise gerega, mas é um dos responsáveis, um agente corruptor, que contribuiu para o descalabro da sociedade helénica.

            Claro que, “bem interpretado” pelos nossos amigos crentes, o escândalo de corrupção em que o mosteiro afundou o governo, apenas prova que as igrejas são muito honestas e inspiradas e blá blá blá zzzzz.

          • stefano666

            sei ateismo de estado…. agora fale da aliança da igreja com Hitler.. isso ke foi bom..ne??

          • Ateu sim, e daí ?

            As alianças realizadas entre ditadores e a icar sempre produziram miséria. Filipinas, Haiti, Argentina, as monarquias europeias até a segunda guerra, a Russia dos Czares, etc. Foram alianças entre a religião e o estado. O que isso produziu ? fome e guerras.
            A democracia pode até não ser o melhor dos sistemas, mas é uma forma de, em períodos regulares de votação, modificar todo o sistema de governo.
            A França recentemente deu uma guiada optando por um governo socialista mas anteriormente havia optado por um governo de centro-direita. Vê ? de tempos em tempos o governo muda de mãos. E nas teocracias ? nada muda. Ficam paradinhos na idade média, inertes. É por isso que países com porte influência religiosa no governo estão entre os mais atrasados.
            Bom, e os EUA ? é verdade de que se trata de um país de larga maioria de protestantes, mas também é inegável que o sistema político impede o avanço da religião sobre o governo. O mesmo ocorre no Brasil e em várias outra nações seculares mesmo tendo população majoritariamente religiosa.

          • stefano666

            existe lobby religioso na Casa Branca

You must be logged in to post a comment.