Loading
  • 31 de Maio, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Só excluiu o mordomo…

Bento XVI renovou hoje a confiança nos colaboradores mais próximos e considerou que as hipóteses difundidas na imprensa, na sequência do escândalo das fugas de informação, dão uma imagem do Vaticano que não corresponde à realidade.

16 thoughts on “Só excluiu o mordomo…”
  • André Catelli

    Olá, Ricardo,

    Li seu artigo “Ódio Ateísta”.

    Sou um ateu e tenho um blog. Confesso que rio muito de alguns artigos do Carlos Esperança. Não vejo neles ódio mas deboche. Sinto um clima semelhante àquele de O Guardador de Rebanhos, de Pessoa. Na minha opinião, hoje o deboche é mais importante do que a indiferença, o ódio e a crítica aberta – esta necessária nos casos de afronta ao secularismo e de violência por parte de religiosos. Li várias vezes por aqui a defesa da liberdade de religião. Ludwig Krippahl escreve textos lógicos, sóbrios, com pouca afetação.

    A caixa de comentários sim foi tomada por ateus hidrófobos, que até soltam um ou outro argumento perdido em meio a um turbilhão de palavrões.

    Destaco o trecho de seu post: “nem sequer ouvir as missas de Mozart, Bach, nada (porque um bom fundamentalista é um bom ignorante)”

    Em meu blog acabei de publicar um vídeo com pinturas religiosas que fiz quando era católico. Também aprecio a arte cristã, embora ache que os artistas também se inspiram com temas mitológicos, por exemplo. Sem falar que muitos compositores de missas eram agnósticos.

    Link para meu post:

    http://pugnacitas.blogspot.com.br/2012/05/pinturas-e-trio-para-cordas.html

    Abraço

    • Hunig Borne

      Meteu o jabá bunitu, meteu u pau nu Esperança, babou u ôrvu du irmãounzin lurcidin i tudu. Cômu é bão u D. A. num discrirmina ninguém; i a rênti arpruvêita i méti u ispetão. U Esperança é dêrbochádu? Pernsei qui éra u rudrigu dais pirntura. Us irmãoum dus aristótulus e dus vôrtéiri ficam puto com us arteu qui cunhécim u Aristarco e o Lavoisier; ô disgraicáda di Liberdade de Imprensa num tira us firltru dais coisa; ô rai!

      • kavkaz

        Eheheh… Vi-me aflito para ler e entender o seu acordo ortográfico!
        Está bom!

        • Laico

          Imitando na escrita o jeito caipira (pacóvio – saloio) de falar, de pessoas sem instrução.

    • Pedro_RC

      Junto-me ao Ricardo e ao André, como já aqui o tenho referido.

      Concordo em tudo o que o Ricardo diz, excepto na sua afirmação: “sou suficientemente inteligente e erudito,”.
      A prova da Inteligência, da cultura e do carácter sublime da sua pessoa está, exactamente na rectidão de princípios de plena defesa de um ateísmo sério e honesto.

      Nunca fui crente, nasci e cresci numa família de não crentes, mas transmitiram-me valores que sempre prezei: honestidade, seriedade, severidade de carácter, velar pela paz e pela liberdade, respeitar os outros independentemente da sua ideologia ou crença, respeitar a vida, as aspirações, a cultura e forma de viver de cada um e de todos.

      Por isso gostei do que li.

      A forma como este blog se expressa, em nome do ateísmo, acaba por sem mais ofensivo e destrutivo para o ateísmo do que para as religiões ou os crentes.

      Também eu devo partir, antes que seja tarde.

      Já fui insultado, já me tomaram por crente, já me chamaram nomes variados, tudo porque não alinho nesta forma obscena e criminosa de ser praticar um tipo de fundamentalismo a que chamam “ateu”.

      Convido a gestão deste blogue a aderir ao ateísmo sério. Um blogue ateísta que apenas fala de religião é arrepiante e indigno.
      A cultura, a inteligência… a erudição… vêm-se pelos actos e falam por si.

      • Pedro_RC

        Concordo em tudo o que o Ricardo diz, excepto na sua afirmação: ” NÃO sou suficientemente inteligente e erudito,”.

      • HAMONBAAL

        Sim.

        E na tua qualidade de “ateu” já aqui defendeste a “veracidade” do milagre de fátima, a colaboração da igreja com as ditaduras sul-americanas etc etc etc.

        Coitadinho que é tão inocentinho.

        Deve ser essa a “honestidade” que te ensinaram em casa.

        • Ateu sim, e daí ?

          Isso é tática. Criticam, provocam, arrumam confusão e depois dizem que “nunca ofenderam ninguém” e se vão. Após algum tempo, retornam com outro apelido e voltam a fazer as mesmas provocações.
          Posteriormente dizem: aí, os ateus são radicais, tratam todos mal. Por isso que o ateísmo é ruim, etc, etc.

          • Citadino

            Exactamente!

      • Citadino

        Nunca tomei conhecimento de pessoa mais falsa e desonesta que tu! Que grande lata!

    • HAMONBAAL

      Caro André.

      Concordo que muitas vezes se exagera contra os crentes.

      Já aqui o disse muitas vezes.

      Entretanto só aos crentes aqui vi defender coisas como a prisão para quem não pense como eles, a censura e destruição de livros e jornais que não tenham as ideias deles, a perseguição aos homosexuais, a justificação dos massacres religiosos, a total perversão dos textos tentando apresentar as ameaças bíblicas de morte e tortura como provas de de amor ternurento etc etc.

      São também os únicos que falsificam nicks e roubam identidades, fazem ameaças de morte etc.

      Se muitos ateus se portam mal, o comportamento habitual da maior parte dos crentes que aqui se apresentam é simplesmente MONTRUOSO e justifica toda a resposta à altura.

      Quanto à tua posição, acho muito, muito estranho que não vejas estes factos e apenas critiques os teus “correligionários” ateus.

      Aqui temos de ler coisas como que os nossos livros deviam ser queimados, que a inquisição foi muito útil, que os homosexuais devem ser “internados para reeducação” ou que passagens da bíblia como o genocídio universal do dilúvio devem ser “interpretadas” como demonstração da ternura que deus tem por nós etc etc etc.

      ISTO SÃO INSULTOS.

      Eles estão a insultar as vitímas das perseguições religiosas e a todos os presentes, que seriam suas vitímas se os tempos de teocracia voltassem.

      A teoria de que temos de ser insultados e tratar com muito respeito quem nos está a insultar, apenas reparando tu no vernáculo das respostas a esses insultos é MUITO estranho da tua parte.

  • stefano666

    O mordomo é sempre o culpado, my dear Watson!

  • Hunig Borne

    Parece meio irmão cruzado com o lula;a Mídia que eles compram é a “mírdia du béim” e a Imprensa que não se vende é a “iscurmungáda”. Qui péna, agoira u moirdômu é até um pouco “bãozin” igual u lula que disse para um Ministro do Supremo Tribunal Federal no Brasil: “Árchu qui num vai sê báum pá tu jurgá um Mêirnsálãoum in antis dáis eleissãoum; a rênti pódi ti guêntá na curva. Tu qui sábi!”. Depois vem um aparecidd e diz: “Não tem nada de mais o irmão-lularápio ameaçar um Juiz com bôca aberta de chantagem”.
    U Cóllu i u luladrão sempri fôru “du béin”, a Imprensa que góista derssi pôrvu istúpidu é qui num góista deles pur que êlis sãoum ôrmi “árbençuádus” qui botáru u Bársil lá in cima naís cóista, qui neum jéósuis.
    Vê! U têrremórtu néim balançõ ais pérna deis, eis néim gárgueja pá minti, i néim precisáru di iscóla pra fazê tanto “béin”.
    Sá garôta tamém i pará lá dêntu du varticânu pus pádri passá ela na cára é tudu intriga da irmprênsa rissentida e irntriga dus arteu; êlis num qué néim qui a rênti pisa néim um porquin em cima deis, sãoum tudu uns margradecidus.

  • kavkaz

    O mordomo era o elo mais fraco… Adeus!

    A culpa é sempre dos últimos da rede. Os chefes, esses, são as vítimas…

    Coitados dos responsáveis, metem dó!

You must be logged in to post a comment.