Loading
  • 27 de Maio, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Escândalo no Vaticano ou o Fim do ‘Império Teocrático’?

Por

E – Pá

A detenção de Paolo Gabriele, mordomo de Bento 16, levanta ‘fumos’ (o ‘fumo branco’ é simbólico neste minúsculo Estado) de estar em marcha, na Cúria romana, um complexo processo de destituição do actual papa. link

Nada de transcendente ou de original nos sobressaltos históricos que ocorrem em qualquer Estado se não estivéssemos perante um ‘sistema de governação’ medievo e autocrático, com características particulares. Na verdade o poder (no Vaticano) assenta numa total miscigenação entre a legitimidade secular e a divina.

Interessa recordar que acordo com a herança do ‘santo império romano (!)’, o titular deste cargo é eleito (nomeado) por um colégio seleccionado e selectivo, que decide sob ‘inspiração do espírito santo’. Portanto, tudo leva a crer que o processo em curso representa um ‘voto de desconfiança’ ou de ‘rejeição’ do deus dos católicos em relação ao seu putativo representante no Vaticano.

Estaremos perante o ruir dos dogmas, i.e., da base teológica que tem sustentado, ao longo de séculos, esta religião ?…

7 thoughts on “Escândalo no Vaticano ou o Fim do ‘Império Teocrático’?”
  • JoaoC

    LOL 🙂

    Sonhem…

    • Citadino

      Sinceramente, não sei como é possível acreditar na fantochada da religião.
      Ainda ontem estive a observar a missa dominical, que a RTP tem a lata de continuar a emitir, e aquilo é demasiado ridiculo para o Séc.XXI.
      Abram os olhos!

      • Hunig Borne

        “Demasiado ridículo para o Século XXI”. Até os conceitos necessariamente versionam evolutivamente. A estagnação apodrece, “o eterno” vira ridículo, e se torna daninho. A incompetência desse personagem ridículo e nocivo que forjou o Nazi-pulhismo vigente com fumaça de “terror”, “pedofilia”, e “proteção das família”, e montou os coringas, lula, kirchiner, chaves, lagarde, etc. E com o conluio disfarçado de “ecumenismo” espizucou na Sociedade com as “firmas de segurança” dos “varões-fiéis” e cobriu a Economia Mundial com a fuligem de subserviência das nações à “crise”, tudo isso, só nos faz lastimar essa misura toda; porque a televisão se tornou um lixo, a música um ruído, e a internet pena com os fakebooks, e coisas por trás de máscaras e espectros medonhos vestidos de preto.

  • GriloFalante

    Não me parece que seja o fim. Aquilo funciona mais ou menos como as ervas daninhas, a gente arranca e aquilo volta a crescer.
    Aliás, a História está cheia de “casos” bem piores que este, e aquela rapaziada lá segue cantando e rindo. Eles sabem que há milhões pessoas com o nome de de “JoãoC”, “antóniofernando” e outra rapaziada da mesmo calibre, que não tem dois dedos de testa para pensar e que acham que mesmo a podridão é sagrada. Porventura, o próprio “espirro santo” é conivente com a pouca-vergonha. Não tarda nada, e eles aí vão aparecer, a berrar que é “para os pôr à prova”, que “Deus tem planos” (como se posse possível um deus ter planos…), que a notícia é falsa, que é um complô dos ateus comunistas ou, em último caso e à falta de melhores argumentos, atiram-se ao articulista ou aos comentadores que não sigam a carneirada.
    Nem que seja à custa de uma miserável “gralha”.

  • moreirinha

    Cá por mim, não me peçam para falar, que eu posso pensar que me estão a proibir…

  • Agnóstico

    São todos uma cambada de halucinados. Quero mesmo é pensar nas mamas da Samantha Fox.

  • Hunig Borne

    A “Lagarte” fez a pior de todas as discriminações, mais até que a de idade (que se penaliza o amor, penaliza a comunicação, entre pessoas — discriminação pérfida camuflada de “pedofilia” para jovens, e “proteção das famílias”; situação em que todos se olham como pretensos criminosos; mas o que se visa é o molho de novilhos prontos para o abate em sacrifícios e para a rede de prostituição dos chefetas-parasitas-divinos); essa esquisita figura mal maquiada fez discriminação entre CRIANÇAS; e de quebra fez côro para a discriminação do racismo, puxando brasa para adulação dos negros — que ao mesmo tempo que os massacram, usam entre eles também os interesseiros-traíras da Sociedade, que se acovardam como capachos-fiéis-“abençoados” para engrossar as “milícias” com crachá legalizado como “firmas de segurança” encurralando as cidades.

You must be logged in to post a comment.