Loading
  • 14 de Maio, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Fátima

FÁTIMA, FUTEBOL E FADO


Amália Rodrigues é o rosto do fado recuperado.

Por

Onofre Varela

A trilogia “Fátima, Futebol e Fado” que marcava a sociedade portuguesa no Estado Novo de António Oliveira Salazar, continua actual e o povo acata-a com fervor religioso.

Dos três efes, o Fado consegue saldo positivo. Reconhecido como Património Imaterial da Humanidade, tem nas vozes de Mariza, Carminho, e do meu amigo Filomeno, as mais belas interpretações da arte de Amália e do sentimento do povo português.

Os outros dois efes continuam na senda da miserável conspurcação da mente da maioria de nós. O Futebol (dito profissional) é cada vez mais um coio de interesses que pouco têm a ver com o Desporto; e Fátima já não tem salvação possível. A única parte em que se lhe pode encontrar algo de “benéfico” para os religiosos, é a anestesia da fé que, como placebo que é, permite esquecer as amarguras da vida e alimenta a esperança de que ocorra um milagre. Milagre que, definitivamente, não acontecerá se o crente se mantiver passivo e nada fizer, social e politicamente, para construir essa mudança.

Apenas rezas e meditações… não fazem caminho. Os dois, e cada um por si, arrebanham mais gente do que a que foi possível juntar nas praças das cidades portuguesas nos últimos 25 de Abril e Primeiro de Maio em luta por melhores salários e políticas sociais. A maioria dos portugueses espera mais dos dirigentes desportivos e dos milagres marianos, do que dos políticos que nos fazem cada vez mais miseráveis e que pretendem convencer-nos de que o desemprego e a fome são óptimas oportunidades de vida (!?!).

Relativamente a Fátima, deixo aqui as palavras de Lúcia em testemunho das aparições de 1917, que colhi de um livro insuspeito, escrito por António Augusto Borelli Machado, editado pelo Centro Cultural Reconquista, uma organização católica, com “Nihil Obstate” do P. Fernando Leite e “Imprimatur” do Con. Dr. Eduardo de Melo Peixoto, Vigário-Geral. Teve a primeira tiragem em 1967 e já alcançou mais de 120 edições, em dez línguas.

Nesse livro, a “sexta e última aparição”, registada a 13 de Outubro de 1917, é descrita assim, com base nos depoimentos de Lúcia:
“Chovera durante toda a aparição. Ao encerrar-se o colóquio de Nossa Senhora com Lúcia, no momento em que a Santíssima Virgem se eleva e que Lúcia grita: Olhem Para o Sol; as nuvens entreabriam-se, deixando ver o sol como um imenso disco de prata. Brilhava com intensidade jamais vista, mas não cegava. Isto durou apenas um instante. A imensa bola começou a bailar. Qual gigantesca roda de fogo, o sol girava rapidamente. Parou por certo tempo, para recomeçar, em seguida, a girar sobre si mesmo, vertiginosamente. Depois os seus bordos tornaram-se escarlates e deslizou no céu, como um redemoinho, espargindo chamas vermelhas de fogo. Essa luz reflectia-se no solo, nas árvores, nos arbustos, nas próprias faces das pessoas e nas roupas, tomando tonalidades brilhantes e diferentes cores. Animado três vezes por um movimento louco, o globo de fogo pareceu tremer, sacudir-se e precipitar-se em ziguezague sobre a multidão aterrorizada. Durou tudo uns dez minutos. Finalmente, o sol voltou em ziguezague para o ponto de onde se tinha precipitado e ficou novamente tranquilo e brilhante, com o mesmo fulgor de todos os dias”.

Como facilmente se compreende, aquilo que Lúcia viu (se acaso viu) foi tudo menos o sol… porque o sol não se movimenta assim, em estilo yó-yó! Se, em vez de no ano de 1917, este fenómeno tivesse sido testemunhado 60 anos depois, na década de 70, era arquivado numa pasta com a etiqueta “Observação de OVNI no lugar da Cova de Iria”. Os três pastorinhos eram esquecidos, os cépticos riam-se muito, e a Igreja não lhes atribuía qualquer  importância. Em consequência, hoje não havia basílica, e a Igreja Católica não possuía a choruda fonte de receitas em que Fátima se transformou!

Onofre Varela
Jornalista
(Carteira profissional nº 1971)

 

52 thoughts on “FÁTIMA, FUTEBOL E FADO”
  • Citadino

    Após a ingestão de um garrafão de vinho o sol baila…ó se baila!

  • Triangulo Da Laranja

    digam-me cá… essa citação do livro da padralhada, não será demasiado poética para a boca de uma analfabeta, um pouco atrasada (segundo “o século” da altura) e aldrabona (segundo o próprio pai da criatura)…?

  • Athan Gene

    A “descrição” de uma gurizinha de roça é coisa de estilo refinado. Agora, Esperança: péga leve; tem água pra rolar neste ano. Ou a teo-pulhítica escafede de vez nos deixando viver ou a coisa vai ficar de tal maneira que vai balançar a roseira toda. Que um grupelho se fez em cima de fenômenos nada paranormais, e nem mesmo a balela de “espirituais”, isso fez. Mas pior, horrenda mesmo é a situação do protestantismo, de como devorou a cabeça de muitas pessoas da década de 90 pra cá. Assim que sair a sentença do Mensalão, no Brasil, temos de pegar pela goela os pastutos evangélicos. arrancar esses pústulas enganadores ladrões da Política e enfiá-los onde já tinham de estar há muito tempo.
    A ânsia por Força e Mando é coisa de subalternos; espécies aquém de um estado psicológico sadio, competente, e evoluído tecnologicamente.
    Seres civis dotados de mentalidade consciente partner com os conceitos da Natureza não precisam de subjugar cidadãos. 
    A Igreja Católica desandou sobre seus calços, e o protestantismo alastrou uma casta de interesseiros subservientes pedantes fingidos que só cachorro os suporta como seus babás, pois são arremêdo de gente, espectros insanos falidos que desfiguram a Sociedade Civil.
    Só começo a perceber se vamos acabar como Sociedade ao virar galinhas na mão da laia de pastores safados que todo dia tomam (com suas “firmas de segurança” cada vez mais tudo que conquistamos para vivermos em liberdade.
    Vi em Angra o PT tomar literalmente conta da Igreja Católica e colocar seus lacaios sobre tudo. Quando os pastores safardanas e esses “padrerastas comprados” infestaram a Sociedade começaram a praga de violento cerceamento civil, e a novela da pedofilia até para cercear garotas e garotos de 14 aos 18 (sabemos que cercear a novidade especulativa nessa faixa não é natural, antes lesa a juventude de suas tentativas de conhecer a vida, com suas próprias proteções naturais — é um guri que está hoje homem, que diz isso: não foi a “Sociedade” que tentou me desgraçar, foi de crentes que tive de correr léguas e ter pés firmes e decididos para não ter servido como mariquinha pra ‘mirnistrus’ da ‘palávra’). Garotos soltos e garotas livres são menos vulneráveis à ataques covardes do que novilhos submissos de rebanhos de gente falsa e vendida.
     
     

    • Pedro_RC

      Percebi pouco do teu português. Não sei para que vai servir o acordo se tu não usas o português para a comunicação escrita.

      O que eu sei, das várias vezes que foi ao Brasil e das várias cidades que visitei, é que essa de “pedofilia” com garotas e garotos de 14 a 18 anos, além de ser absurda, é uma acusação palerma. 

      Já não é pedofilia, e além disso, não sei o que pretendes dizer com isso. Do que eu vi, em várias cidades e varias vezes, prostituição de rapazes e raparigas com essa idade é tão banal e comum que até chateia. Ora, estes e estas rameiritas de rua e bar não estão apenas a ser usadas pelos padres e pelos pastores, mas pela grande maioria dos turistas, que são gente do mundo desenvolvido,  sobretudo da Europa e EUA, com boa situação económica e bem-formados, incluindo politicos, juízes, advogados, universitários, casais insuspeitos, quer crentes quer ateus e agnósticos. 

      No Carnaval do Rio de 2009, um juiz espanhol que estava no meu hotel, ateu ferrenho e que se oferecia para condenar todos os padres pedófilos o mundo, pelo menos “comeu” duas mulatinhas de 15 anos (diziam elas, mas um da delas devia ter bem menos). Pagou em dólares e quem emprestou o dinheiro fui eu, pois ele sido roubado no dia anterior quando aceitou fazer o mesmo num outro local escolhido por uma garota. 

      Deixa-te dessa cara de indignado, pois falar com a pedofilia dos padres que “comem” raparigas ou rapazes de 14 a 18 anos, quando isso é banal para toda a gente, é uma forma de ser desonesto. 

      • HAMONBAAL

        Ah.

        Então não faz mal os padres andarem a comer putos de 13 anos.

        Os homosexuais quererem casar é que é um grande pecado contra a natureza.

        E os padres que querem casar iem.

        E o preservativo idem.

        E a educação sexual idem.

        Já o senhor prior enrabar um puto entre duas missas onde perorou veementemente contra o sexo livre é que não tem mal nenhum, antes pelo contrário.

        Eu não sei porque se perde tempo a escrever com tarados de merda como vocês.

        Enfim, dá para rir.

        • stefano666

           seria interessante enviar esses padrecos pra prisao… ser enrabado por um monte de homem… e ainda com cabo de vassoura com cola e vidro moido na ponta.

          • Pedro_RC

            Enrabar, enrabar… estás a falar assim por que eles são gays, já percebi!

        • Athan Gene

          Não tem nada a ver a liberdade de tentativas de conhecer de garotos e garotas com a libertinagem e prostituição como o meliante mexeu os argumentos mais aí acima. De qualquer forma, os que fazem votos de cativeiro em suas crenças são extremamente desonestos se utilizam a já lamentável deterioração da juventude com turismo sexual.
          Fatos de que velhacos em carros (até comprados com dinheiro da lacaíce em que sub-vivem — geralmente dinheiro de dízimos e de serviços públicos fantasmas ou mal desempenhados) se aproveitam de jovens desfavorecidos, e os abusam, e os largam a subir as ladeiras com uns tostões tão desgraçados, enquanto os pederastas se gabam nas mesas de botecos e clubecos e churrascos de fanfarrões, de terem feito mais um tanto de sordidez para aumentar a infelicidade de vidas já tão desgastadas e desgraçadas, são fatos que nos agridem civilmente. E são esses pulhas que arranjam desculpas para que continue tudo na mesma, e são esses canalhas que vigiam a vida de cada um de nós na Sociedade; de cada um que não precisa desses negócios e costumes pervertidos; e vivem naturalmente sem estropiar as pessoas na Sociedade.

          • Pedro_RC

            Meliante  deves ser tu.
            Pelas queixas que apresentas, plangente porque te baniram e te relegaram para segundo, acrescendo isso à forma nada honesta como te expressas, vê-se quem é meliante,

            Tu tentas desculpar os clientes dos miúdos e miúdas de 14 ou 15 anos, desde que não sejam padres. E tu sabes bem que no Brasil o numero de padres “frequentadores” dessas miudas é quase insignificante, pois a maioria dos que procuram a prostituição juvenil nada tem a ver com o clero.

            Para mim, e para qualquer pessoa que não seja crente mas e seja honesta, o problema do que os padres fazem acaba no domínio do direito criminal. A questão religiosa não nos interessa nada. Se a religião os proibe ou nada, se a religião condena ou não, para um não crente é assunto que não conta. 
            Tu, como és desonesto, queres julgar o padre numa perspectiva religiosa. Isso é hipocrisia, isso é desonestidade, isso é que é ser meliante, velhaco e imbecil.

            Já agora, e como tu estás a ser desonesto, fica sabendo que muitas das denuncias que chegam à justiça e que envolvem padres, são exactamente por aproximação abusiva e não pela consumação de acto sexual com penetração. 

            Isso que tu chamas ” liberdade de tentativas de conhecer de garotos e garotas” é exactamente grave para padres ou para ateus, para crentes ou descrentes, para católicos ou satânicos. Percebeste?

          • HAMONBAAL

            É ?

            É que não parece nada.

            Vocês são capazes de andar a insultar quem dê uma queca à namorada.  e que é uma prova da ideologia “animalesca” da sociedade materialista que necessariamente conduzirá a esses crimes etc etc.

            Mas se for padre até a pedofilia deixa de ter grande importância e de repente já não representa nada em termos ideológicos.

            Isto é, um crime sexual cometido por uma pessoa normal é uma prova da corrupção dos valores da sociedade laicisante.

            Mas um crime sexual cometido por um padre já não se pode dizer que seja uma prova da currupção da VOSSA sociedade supostamente ideal – a igreja. 

            Como se a igreja não fosse feita por homens, incluindo os que cometem crimes.

            Ou seja, os podres da sociedade laicisante são prova ideológica da sua falsidade.

            São usados por vocês para avaliar a sociedade.

            Mas o podres da igreja já não podem ser usados para a avaliar.

            Porque a igreja só pode ser avaliada pelas partes boas, que as más não contam – essencialmente porque tu não queres.

            Vocês é só tretas.

          • Alves_pr

            Tu não percebeste ou finges que não percebes o que este outro ateu diz?

            O que ele disse é razoável do ponto de vista ateu: um acto não ou menos grave por ser cometido por um padre. Um crime é ilícito enquanto crime e não porque o agente é padre, muita mais porque o que a religião diz não é assunto em  que os ateus tenham que se meter. 
            Ou seja: um pecado não aquece nem arrefece para um ateu. Ou tu tens medo de ir para o o inferno.

            A moral é um património cultural que resulta da base valorativa da sociedade. Numa sociedade cristã e católica e natural que a  moral e valores defendidos como padrão sejam os valores cristãos. Nem doutra forma poderia ser. Defender o contrário é delinquir contra a sociedade e cultura. 

          • HAMONBAAL

            Moralmente é muito mais grave alguém andar todos os dias bêbado ao mesmo tempo que faz discursos todos os dias contra os bêbados.

            É a vossa hipocrisia que está em causa.

            É o serem mentirosos por sistema .

            Continua a fazer de conta que não percebes.

            Mas eu já disse que vos compreendo.

            Um mentiroso não pode compreender que a mentira sistemática seja um insulto a toda a sociedade.

            É natural que não consigas raciocinar em termos morais porque tu não tens moral.

          • Pedro_RC

            SE tu soubesses o que é a moral nem te atrevias a dizer tantas asneiras.

            Pela tua ordem de ideias, quem é ateu não pode falar de religião, mas tu falas.

          • HAMONBAAL

            A moral é ser um mentiroso de merda como tu ?

            Toda a gente pode falar sobre tudo, eu nunca disse que ninguém poderia falar.

            Mas o que vocês pretendem não é falar, é MANDAR em toda a gente meu salafrariosinho.

            Eu nunca defendi que proibissem a porra da tua missa, como tu pretendes que proibam o casamento homo etc etc tec.

          • HAMONBAAL

            Pois.

            A onda deles é fazermos como eles dizem, não como eles fazem…

        • Pedro_RC

          A tua forma velhaca de falar torna-te mais hipócrita do que tu pareces.
          Um padre ter sexo com uma miúda ou um miúdo de 15, 16 ou17 anos é tão grave como qualquer pessoa. As relações entre adultos (que não são padres) e jovens dessas idades (que se dedicam à prostituição e não só), no Brasil é a coisa mais banal do mundo. 
          Por que razão estás a fazer-te de estúpido, vendo um gravidade nos actos dos ‘padres que não vês nas restantes pessoas?

          Tu é que és tarado e palerma.

          O casamento gay é assunto que eu também não aceito, mas já o restante não entendo a tua critica.
          O preservativo, eu uso.
          Educação sexual concordo, desde que seja pedagógica e adaptada ao publico alvo, na forma e conteúdo, não seja para banalizar mas para esclarecer e formar, e esteja de acordo com os valores e cultura do nosso país.
          O casamento dos padres é assunto que não me diz respeito. Isso é com eles e com os dirigentes da religião e os crentes da religião católica. Não é assunto em que eu me deva meter. Quem se mete nos assuntos particulares dos outros é um imbecil, um crápula, um patife,um escroque que merece enxovalhado em todo o lado e escorraçado de entre as pessoas sérias e com carácter. 

          Aqui o único merdas que não merece resposta és tu.  

          • stefano666

             oh.. padre pode transar?? e o celibato ??

          • HAMONBAAL

            Ora.

            As regras morais da igreja servem apenas para destruir a vida a terceiros e para terem um pretexto para nos insultar.

            Porque eles próprios são os primeiros a não as cumprir.

            E quando são apanhados com a boca na botija aparece sempre um badalhoco de merda como o pedrinho a dizer que afinal já não faz mal, que aquilo foi só um fait divers etc.

            Mas se fosse eu ou tu a sermos apanhados de repente a coisa tornava-se um crime horrível e a prova da perversidade da nossa ideologia.

            O problema de falarmos com bandalhos é termos de levar com conversa de bandalhos.

          • Alves_pr

            Perguntas simples: 

            Um padre “transar” ofende-te em quê?

            (estamos a imaginar um padre adulto com um outra pessoa adulta livre e de mútuo acordo).

            Para ti é mau e condenável um  padre “transar”?

            Tens alguma legitimidade para criticar ou combater a vida sexual particular dos padres?

          • HAMONBAAL

            Para mim não me ofende em nada.

            Eu tanto respeito quem vai às putas todos os dias como quem decide ir para um convento e ser casto toda a vida.

            Só me chateia que palhaços como tu me venham insultar por eu gostar de ir às putas e depois já achem natural que o senhor abade faça o mesmo.

            São os vossos insultos constantes a quem não tenha o vosso tipo de vida, isto é, o tipo de vida que vocês DIZEM que têm que está em causa.

            Escusas de te fazer de parvalhão que todos sabemos que tu sabes do que estamos a aflar.

          • Pedro_RC

            Então não te metas na vida dos padres. 

            Uma coisa é a igreja deles, outra é a vida deles. Tu estás a pegar com a vida particular deles. 

          • HAMONBAAL

            A questão aqui é vocês pretenderem OBRIGAR as pessoas meu escroquezinho.

            Alguma vez eu te disse o que tens de fazer na tua vida pessoal como vocês costumam meter-se na minha ?

          • HAMONBAAL

            Eu é que me meto na vida dos padres meu cabrão ?

            Gostas mesmo de provocar não é ?

            Tu é que te metes na minha vida animal.

            Se eu fosse homosexual decidias que eu não podia casar, como sou a favor da eutanásia decides unilateralmente que eu tenho de sofrer até ao ultimo minuto, porque te apetece que sim.

            Como os teus amigos não gostam de preservativos fazem campanha contra eles em plena epidemia de sida aumentando os riscos para toda a gente etc etc etc.

            E EU é qque me meto na tua vida.

            Por mim até podes comer capim todos os dias, afasta é as manápulas de mim e da minha família animal.

          • Alves_pr

            Lá está a questão que o Pedro levantou:
            O celibato não é assunto que os ateus tenham nada a ver.  Cumpram os padres ou não é um assunto interno da religião. 
            Do ponto de vista ateu, um padres não deixa de ser mais  menos digno se respeitar ou não o celibato.
            SE transar, o que é que um ateu tem a ver com isso?
            Se não o fizer o que é que um ateu tem a ver com isso? 

          • HAMONBAAL

            Temos tudo a ver.

            Porque a partir do momento que é sabido que muitos padres são contra o celibato mas são pressionados pela sua seita a mantê-lo isso passa ao domínio público.

            Tal como passaria com os abusos psicológicos de qualquer outra seita.

            Se fosse uma opção pessoal não pressionada não teríamos nada a ver, embora se pudesse analisar a questão em debate, para compreenção dos verdadeiros objectivos das seitas religiosas e das suas consequências sobre a vida das pessoas.

            Entretanto,  os padres que são apanhados com a boca nas putas ou nos putos são os mesmos que atacam constantemente toda sociedade com provocações ignóbeis, dando a entender que quem tem sexo com a namorada ou é homosexual será inferior por causa disso.

            Por isso,  evidentemente que é um ESCÃNDALO público esses mesmos padres serem constantemente apanhados em escãndalos de pedofilia ou putanhice.

            Só alguém completamente desprovido de moral, como tu, pode pretender não perceber a enormidade da JAVARDICE envolvida.

            Significa que tudo oq ue vocês dizem é mentira, é só o dizem para tentar controlar os outros por meio de superstições e preconceitos boçais.

          • Tnt_fr

            Se muitos padres são contra o celibato, porque não deixam de ser padres?
            Quem os impede`?

          • HAMONBAAL

            E o que me impede a mim de concluir que uma igreja que impõe a destruição da vida sexual dos seus membros é desumana ?

            E o que me impede a mim de concluir que um padre que prega contra o sexo livre e depois é apanhado a ir ás putas é mentiroso ?

            São vocês que me vão impedir ?

            Voc~es que passam a vida a insultar toda a gente que não faz tudo o que vocês querem, depois ficam muito sensivelsinhos e já não se pode tocar em nenhum assunto relacionado convosco porque é do âmbito particular ?

            Também a minha vida é do âmbito particular e tu não te calas com ela.

          • Tnt_fr

            Se tu tens a ver com o celibato dos padres, por que razão os padres não têm nada a ver com o casamento dos gays?

          • Pedro_RC

            E X A C T A M E N T E!!!!

          • HAMONBAAL

            Exactamente o quê ?

            Exactamente passaste a respeitar o direito dos homos ao casamento ?

            Exactamente passaste a respeitar o meu direito à eutanásia ?

            Exactamente passaste a respeitar o meu direito a que o meu dinheiro não seja distribuido entre vocês com os apoios do estado à igreja ?

            Exactamente passaste a resp+eitar o meu tipo de vida e os meus valores ?

            Hipocrita de merda.

            Se tu pudesses até nos matavas a todos.

          • HAMONBAAL

            Onde é eu ataquei o celibato voluntário ?

            Bota aí copy pastes de textos meus a atacar o celibato voluntário meu aldrabão de merda.

            Eu não tenha nada a ver se os padres querem casar ou não.  Respeito o celibato.  Voluntário.

            Simplesmente existe um movimento de padres, dentro da igreja, que é contra esse sistema e diz-se pressionado pela igreja nesse sentido.  No sentido do celibato OBRIGATÓRIO.

            Ora eu sou livre de ter uma opinião acerca desse movimento.

            Quanto aos gays se poderem casar, eu não conheço nenhum movimento gay que pressione as pessoas a casarem-se em casamentos gay.

             Apenas pressionam no sentido de que, quem quiser, se possa casar.

            Por isso a tua comparação não passa do costume.

             Uma provocação de merda.

          • HAMONBAAL

            Olá badalhoco de merda.

            A gravidade de um crime desses num padre é muito mais grave, de um ponto de vista moral, porque esse padre é o representante de uma organização que tenta constantemente interferir na vida sexual dos outros no sentido de a limitar.

            Alguém que passa a vida a urrar contra o sexo livre, preservativo, homosexualidade etc etc é mil vezes mais porco quando é apanhado a praticar tudo aquilo que passa a vida a tentar proibir aos outros – com a agravante da constante ligação de padres com pedofilia.

            Eu seu que para vocês a mentira e a hipocrisia são modos de vida e até acham muito bem.  Mas para quem está de fora do vosso sistema imoral essas contradições são particularmente nojentas.

            Quanto a dizeres que não aceitas o casamento gay, eu respondo com as tuas palavras.

            “Quem se mete nos assuntos particulares dos outros é um imbecil, um crápula, um patife,um escroque que merece enxovalhado em todo o lado e escorraçado de entre as pessoas sérias e com carácter. ”

             É exactamente o que tu és.  

            Com a agravante de seres um  mentiroso de merda, porque és tu que te metes na vida particular dos outros enquanto te gabas de não meter.

            PS

            Quanto a usares preservativo não tenho nada a ver com isso.

            A tua igreja é que o tenta impedir, o que nos leva às tuas palavras outra vez, com uma pequena adaptação à sua identidade institucional :

            “Uma igreja quem se mete nos assuntos particulares dos outros é uma igreja de  imbecis, de crápulas, de patifes , de escroques que merece enxovalhada em todo o lado e escorraçada de entre as pessoas sérias e com carácter. ”

            Sem mais !  Estás a ver como tu sabes ?

          • Alves_pr

            A tua educação e a do Pedro são muito diferentes. 
            Tu não consegues argumentar sem insultar as pessoas. Tu não dizes nada sem se malcriado e sem demonstrar ódio às pessoas, apenas pelas suas opiniões. 

            Para quem não segue a região católica e a sua moral,  falar de “de um ponto de vista moral” é insultar as pessoas e ser hipócrita. Porque é que tu queres que as pessoas sigam aquilo que tu combates? è para ter inimigos de estimação? 

            Lá ves tu com o casamento dos homossexuais. O casamento não é um acto da vida privada mas sim uma instituição pública. É legitimo a toda a gente pugnar pelo seu respeito. 
            Por isso mesmo existem muitos,  talvez até a maioria dos ateus e agnóstico que não concordam com ele, tal como com o aborto. 

          • HAMONBAAL

            Caro hipócrita de merda.

            O teu amigo Pedrinho (se é que não és tu) chamou-me :

             imbecil, um crápula, um patife,um escroque que merece enxovalhado em todo o lado

            Portanto, segundo a tua teoria eu deveria responder-lhe por senhor doutor ?Vai gozar com a matilha lá da paróquia está bem ?Quanto à tua pretenção de que vocês, mentirosos compulsivos até ao ponto de meter nojo, lambe botas dos chefes e ocultadores dos crimes mais abomináveis pretnderem serem os únicos a ter moral apenas revela o animal que tu és.Estás simplesmente a provocar não é meu “moralistazinho” ?Quanto ao aspecto da moral com que não concordamos e que os padres pregam mas não seguem, a questão mentém-se, porque significa que estão a MENTIR, a enganar toda a sociedade.São capazes de destruir a vida de pessoas simplesmente por essas pessoas não terem a vida que a igreja quer mas depois, ás escondidas, fazem tudo e muito mais do que essas pessoas fazem.É simplesmente animalesco.Não espero que um animal como tu seja capaz de compreender.Tu estás bem é para marrar contra quem te mandam.

  • Athan Gene

    FHC, ateu, ex-presidente, competente, no Brasil, recebeu hoje uma condecoração dos EUA; ele tem como evitar que um Anibal seja apunhalado hoje por uma Serra que nunca foi oposição, e que ninguém sabe sequer o que é, porque como político é menos que bosta, e como oposição não passa de um farsante.
    Cá, o Brasil tem de mudar, não pode ser uma fachada de Teo-Nazismo; pois não sabemos a quantas anda a intenção de socar as crianças em pó para pílulas. 
    Governos não têm de dar “bolsas” para amarrar a população ao pé da servidão, tem sim é de dispor EMPREGOS, e a Justiça tem de deter os ladrões safados vestidos de políticos. 

  • Sinn-Klyss

    Athan Gene é pseudônimo para Haddammann, utilizado para publicação de compêndio didático de Matemática (a saber: Número-Primo–Arte & Natureza). Foi assim porque quando diante de irretorquíveis explicações de como a Natureza procede os movimentos nas exposições de Lógica Conjuntural do ESPAÇO, tentaram assustar o Pensador com essa frase: “Se tentar publicar vão destruí-lo, e se publicar vão levá-lo ao ostracismo ou ao excentrismo, e daí até ao manicômio forçado”.
    Então meus caros, comecei a recorrer aos blogues; e na condição de mendigo que me impuseram; pois não podia opinar sobre nada — em palestras, antes tinham de saber se eu faria pregação anti-aborto, quando abertamente afirmava ser essa uma questão de fôro íntimo da mulher, e tal — então, com cincoenta centavos de moeda brasileira, punha o que podia escrever em 30 minutos na Internet.
    Hoje tentam não deixar que nenhum estudante se aproxime do que faço; mas a garotada reluta, e coisa vai indo, com as mentiras do desgoverno do ladrão-mentiroso que enganou o Brasil e lucrou quando a lacaiada conivente usurpou meus labores.
    Portanto vou resumir aqui um dos textos que publiquei quando todo esse tolhimento da Sociedade surgiu com o Bush e o lularápio impondo cerceamento civil e espalhando apodrecimento nas Sociedades, com as lorotas de “proteção das famílias”, e “crise”:
    “…A proposição de Sócio-Física; consonante com a súmula de incursões na Lógica Espacial prospectada pelo Pensador Haddammann Veron Sinn-Kliss — em conceitos comunicados no LAFEX – RJ ao Prof. Dr. em Física de Partículas Sebastião Alves Dias e outros acadêmicos no Brasil — quando da proposição de tese como logicista-autodidata, especialista em interações lógico-espaciais, com labor resultante de 32 anos de investigações sobre comportamentos da Natureza.  

    … a Lógica Espacial é tudo num todo, e seus conceitos consistem também em suporte para instituirmos o convívio com Mérito-Civil, por preestabelecer diretrizes e parâmetros que dão susteio para haver Sociedade de seres conscientes a proverem-se de fundamentos estruturais estabelecidos pela própria Natureza …

    O conceito de família não foi instituído na espécie humana para “prender” em laços por pseudo-moralismo, mas associar biologicamente, por virtude de suporte à consciência.  Foi instituído para que o indivíduo não se “apagasse” psicologicamente por preguiça: em não procurar outra(s) opções para preservar-se em espécie.  Isto porque o freio natural do instinto sexual pelo convívio atua como código de associamento por parceria de gratuidade-recíproca (faço por mim, faço por você, você faz por você, você faz por mim).  É uma versão do princípio da serventia, norteador geral da natureza.  Este é o código de enlace de “família”.  Do bebê ao adolescente que se forma, a “quebra” do código se dá por um dos pontos se achar no direito de possessão e poder.  Para a Meritocracia (uma sociedade de indivíduos conscientes) o direito parcial de pátrio-poder expirar-se-á sobre a idade dos 11 anos; daí em diante passa a passe de instrução; aos dezesseis a formação de vontade (e até renomeação para a vida civil).  A deturpação dos “laços de família” consiste em a família impor a um indivíduo vontades daninhas a seu desenvolvimento,  usando o poder financeiro para subjugar um descontentamento com a submissão (Há máfias por aí agindo com forte psicologia para dominar a sociedade com tutelamento das famílias: fazendo suas psicologias de submissão descer sobre os familiares em carreirinha; ficando todos sob um aguilhão opressor disfarçado de “pacificador”.)   Um parâmetro para procedimento familiar é o Amor. O amor não impõe determinações, antes dispõe possibilidades de caminhos, porque é impossível cercear talentos e vocações, pois resvalam em produções tormentosas fortes que a sociedade colhe; ou escapolem em sucessos que a sociedade tem de tardia e vergonhosamente admitir.  A lei familiar deve ser uma diretriz que indique um parâmetro de ação. A voz familiar não deve ser pautada em disciplina , mas em proposição de consciência.  Sabemos por sabedoria da Natureza que a certas coisas precisam o lugar e condições específicas para estar e frutificar; não porque são melhores, mas porque têm teor de qualidade, raridade, prioridade, que exige condições que lhes faculte ser o que são.  Os inúmeros casos de sucessos pessoais e de empresas e também até de nós mesmo não estarmos escondidos em tribos arcaicas com sofrível produção histórico-cultural já mostra o quanto podemos ser prejudiciais com opiniões sobre o que não atinamos, sobre o que só atina quem se dedica.   Exemplos paralelos de quanto o ser humano é campeão e supera limites podem ser vistos em carreiras em que uns disseram:  “Você é velha” ( e a Natureza dizia: Você é máxima),  “Isto não vai dar em nada” ( e a Natureza dizia:  Há dois títulos de melhor do mundo para você).  “O diabo quer os melhores” ( e a Natureza dizia: Os melhores não dão bola pra os medíocres que dizem isso).  “Deus capacita os que escolhe” (E a Natureza dizia:  A vocação é gerada no ser, a capacidade é adquirida com dedicação, não com amancomunação; “esperteza”, falta de escrúpulos não é destreza, A Natureza dá o talento, não dá o invento).  A mãe que diz: “Não corre filhinho, vai cair … se cair vou bater”, é diferente da mãe que diz: “Cuidado filhinho para não cair”.  A vó que  diz: “Mesa malvada, bateu no meu netinho”, é diferente da vó que diz: “ Ainda não aparamos a quina da mesa,  você precisa se lembrar dela quando estiver brincando”.  As evocações de comportamento são muito fortes nas frases.  É  bem diferente dizer-se:  “Tire a mão daí que é sujo”; do que dizer: “Não coloque as mãos sujas aí”.  Muito se deve fazer numa sociedade subvertida por depreciável psicologia de quantos cursam  psicologia para doutrinar e enriquecer às custas do que a Ciência provê (e ainda metendo o pau na Ciência, se vangloriam de serem “formados” nela).   Se soubéssemos ver o quanto é preciso ser responsável e ter destreza para conduzir um ônibus em alta velocidade em uma pista estreita com mil carros passando do ladinho, motos também difíceis de serem pilotadas, passando, cruzando na frente dos carros acelerados … quem pode dizer que o ser humano tem de ser submisso a idiotices que travariam a desprendimento de todos os dias cumprir tais proezas?  As mães devem conhecer os filhos, não “mandar” com muitos nãos, com muitos medos.  Quem vive e incita muitos medos  e espreitamento e vigias, decerto tem interesses escusos, recalque, inveja, e dissimulação.  O livre viver é diretriz máxima na Natureza para a mente consciente.   

    Sobre solidão, família, e amizade … 

    Em nossa escrita ancestral, um conto nos diz que:
    Quando foi oferecido ao homem um conforto como um paraíso; por um certo tempo o homem aceitou-o em viver nele por obediência; depois o que quis mesmo, tendo livre-arbítrio como tinha, conviver com uma mulher. Talvez por maturidade preferiu uma pena a um conforto em submissão.  Quando simbolicamente rascunhamos uma representação do Princípio Máximo de Justiça recolococando (no meridiano dos tempos) um novo rumo:  que um pai/diretor/governante deveria observar; apresentamo-nos com o consenso de que a melhor vontade era que ao invés de submissão se estabelecesse a amizade.  Seria melhor que os que têm direito ao livre-arbítrio tivessem o direito à amizade, porque haveria maior gosto em conversar do que impor dominação de mando.  Porque por mais superior que fosse uma existência, melhor seria ter o prazer de conversar com um amigo do que dobrar uma vontade pelo mando.   Melhor seria a convivência, o consenso e o poli-merecimento.   

    Haddammann   segunda-feira, 8 de outubro de 2007

    Ao Diário Ateísta cabe agradecimentos, por tanto préstimo que teve nesse período todo, e por hoje uma equipe ter o blog Clube Natureza Gleam.

        

     

  • Catellius

    Caro Carlos Esperança,

    O Pugnacitas foi reativado, após um ano. O último artigo é sobre Jesus.
     De Condenador a Completo Inútil

    Abraços
    Catellius

  • JoaoC

    Incomoda, não é?

    Tão previsível a reacção desta gente, diante das manifestações de Fé, que os fazem sentir ainda mais marginais e parasitas da sociedade do que o que já são…

    • Ateu sim, e daí ?

      marginais ? no sentido de “estar a margem” ? ok. ótimo. Prefiro não fazer parte da  trapaça e nem ser um dos trapaceados. O que é seu caso, evidentemente.
      parasitas ? sou trabalhador, produzo e gero riqueza para a sociedade. Parasitas são os chefes da treta e os associados que insistem em obter mais membros para a palhaçada religiosa.
      E mais uma coisa, seu doido de pedra, não gostou ? tchau ! já vai tarde. Siga o caminho do antonto e vá pentear macacos.

      • JoaoC

        Não sou eu que estou incomodado… Os latidos vêm desse lado 🙂

        • Ateu sim, e daí ?

          Não está incomodado com os ateus ? 
          então porque vem aqui constantemente deitar falação sobre a palermice religiosa ?
          deveria estar rezando, seu cagalhão cristão ajoelhável.
          Fala para a cadela da sua mãe que eu passo lá mais tarde !

          • JoaoC

            Esta é a parte em que se deixam os animais a ladrar sozinhos e a fazerem sozinhos as figuras mais indignas daquilo que desejariam ser: seres humanos.

          • HAMONBAAL

            Realmente é estranho.

            Se não estás incomodado porque vens para aqui insultar toda a gente ?

            Oh !  

            Pergunta estúpida, sorry.

            A agressão gratuita, para vocês é o maior prazer da vida.

            Que tenhas muitos orgasmos a insultar toda a gente.

  • Pedro_RC

    A verdade é que Fátima, Futebol e Fado continuam a ser as imagens de marca de Portugal.

    O mundo inteiro conhece Portugal por isto e não pelo discurso destrutivo e cheio de ódio de alguns (sublinho: ALGUNS!) ateus.

    Não sei, mas talvez o futebol esteja antes de Fátima como imagem do país. Já o Fado é, actualmente, de uma importância muito menor.  

    Fátima, neste dia 13 de Maio, foi citada em quase todo o mundo e as imagens impressionam quem as vê. Até a mim, pouco dado a estas coisas da religião, impressionam como um espectáculo comovente, tal como Meca ou Medina.

    Não sou crente mas sou humano. 

    • Analista

       Olá, Toni. Tudo bem?
      O que foi que o psiquiatra te disse? Que podia voltar, durante uns dias, ao DA?
      Pois, mas olha: não abuses. Podes ter uma recaída. E os sintomas já estão a aparecer.
      Não te esqueças das gotas, sim?

      • HAMONBAAL

        Gotas ?

        Ao ponto a que o doido chegou Isto só lá vai com um clister para cavalos.

    • HAMONBAAL

      OHHHH !

      O pedrinho não é crente !

      Temos novo desenvolvimento na criação de personagens do fifi.

      Destas é que eu gosto !

      E então é o quê pedrinho ?

      O que te leva a defender cegamente a máfia da igreja católica ?

      O que te leva a dar a entender que a farsa de fátima foi mesmo milagre de deus ?

      É o teu ateísmo convicto ?   Talvez um agnosticismo entranhado ?

      Diz !  Diz !

      Para a gente se rir.

      PS

      Para lá, deixa-me ir chamar o pessoal.

      Não podemos perder a tua demonstração do milagre dos pastorinhos inteiramente baseado em premissas ateias e agnósticas.

      Podes começar.

      Eu ajudo.

      Portanto, o verdadeiro ateu e agnóstico aceita inteiramente o milagre da nossa senhora de fátima…

      Podes continuar !

    • Citadino

      Oh que pena afinal não ser crente! Assim não vai poder usufruir da vida eterna…

      • HAMONBAAL

        Não vás mais longe.

        Daqui a bocado o pedrinho doido, que por acaso TAMBÉM casou com uma mulher ateia, vai-te explicar por A + B que o verdadeiro ateu é o ateu que acredita na bida eterna ao lado da beatífica nossa senhora e do anjo gabriel.

        Ainda não te apercebeste do género de doidos com quem estamos a falar.

  • stefano666

    Por coincidencia.. o apogeu do futebol luso ocorreu na era salazarista. o Benfica foi bicampeão europeu em 1961/62 com Eusebio, Coluna, Torres, Costa Pereira…  e a Seleção Lusa foi semifinalista do Mundial de 1966 na Inglaterra com  Eusebio, Coluna, Torres, Costa Pereira….

  • stefano666

    Eusebio e Fatima ja rivalizaram em popularidade…. entao

You must be logged in to post a comment.